São Luís

Publicidade

Translator / Tradutor

Com 401 anos, São Luís merece ser respeitada por sua história. Praças, ruelas e largos recontam a história da fundação e conquista de São Luís. Seu legado arquitetônico e clássico foi deixado principalmente pelo povo francês que fundou a cidade, mas também reúne traços portugueses, africanos e indígenas. As inúmeras construções históricas que são encontradas de ponta a ponta da cidade são reflexos de uma história que insiste em ser preservada. Assim como a história, os casarões e sobrados em ruínas são preservados, sendo que grande parte das construções foram tombadas pelo Iphan. Ruas de pedra e becos estreitos desembocam em museus, igrejas e praias. A Ilha do Amor, como Maranhão também é conhecida, revela uma vida noturna intensa na Avenida dos Holandeses e a Lagoa do Jansen com seus bares e restaurantes charmosos.

Além dos pontos turísticos que remetem à tradição do povo, alguns festejos como o famoso Bumba Meu Boi tomam as ruas da cidade com grupos folclóricos que se apresentam com muita música, dança e teatro em junho e julho. A festa não para, mesmo em meses em que não há eventos, os bares da cidade reservam música ao vivo que vão do MPB ao reggae, uma vez que São Luís é a capital nacional da Jamaica. Alguns lugares como a Casa das Tulhas abrigam apresentações esporádicas nas noites de sexta-feira com o clássico Tambor da Crioula, dança de roda regional.

Apesar das praias não serem as melhores de Maranhão, ainda assim abrigam dunas e permitem mergulhos refrescantes aos banhistas. Vale observar que o ideal é reservar mais de um dia para conhecer calmamente as incontáveis construções a pé. Caso seja necessário contrate um guia, pois apesar da cidade ser pequena, as ruelas não tem numeração o que pode dificultar o trajeto de turistas despreparados. Para facilitar, basta lembrar que a maioria dos restaurantes e bares fica na Ponta D’Areia, Renascença I e II e Calhau. Já o Centro Histórico fica logo após cruzar a Ponte José Sarney. Outra dica é evitar realizar os passeios na segunda-feira, pois todos os atrativos permanecem fechados neste dia.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site