Rio Quente e Caldas Novas

Publicidade

Translator / Tradutor

O circuito entre Caldas Novas e Rio Quente é considerado a maior estância hidrotermal do mundo e, por isso, vivem movimentadas no período de férias. São cidades turísticas em que a economia gira basicamente entorno disso. Há relatos de, na alta temporada, chegar a receber 500 mil turistas! Todos os anos os hotéis e ponto turísticos já se preparam para receber a crescente demanda de turistas. Devido a isso, a região é sempre elogiada como uma das mais organizadas. Os visitantes chegam ao destino já com passagens e reservas compradas incluindo refeições e transporte, o que facilita a organização. Os hotéis, além de propiciar uma hospedagem tranquila, já vem com balneários anexos, contribuindo para a locomoção dos hóspedes até os toboáguas, hidromassagem ao ar livre e praias artificiais. Essas pessoas se dividem entre os passeios principais no Parque das Fontes e Hot Park, com mil e uma atividades aquáticas e de lazer; nos outros parques e lagos da região, além de alguns jardins floridos. Os mesmos turistas que, geralmente viajam em casais ou entre família também aproveitam para degustar as delícias dos pratos tipicamente goianos e os incríveis doces e licores.

A vivência com a natureza é completa, mais do que os mergulhos e passeios aquáticos, as cidades possuem uma vasta área verde por estar às margens do lago da represa de Corumbá e a Serra de Caldas, o que possibilita o ecoturismo. Assim, a prática do trekking é permitida em meio às cachoeiras, serras, cerrado nativo com intensa fauna e flora, grutas, chapadões, formações rochosas e riachos em meio às pedras. Enfim, é um prato cheio para os aventureiros que poderão desbravar o solo goiano sem medo de ser feliz.

Entretanto, apesar das inúmeras atividades e atrativos turísticos, não só de lazer vive Caldas Novas e Rio Quente, as cidades são famosas também por possuírem em suas águas tratamentos terapêuticos e medicinais, com temperaturas que variam de 20 a 60 graus e com propriedades específicas para cada caso. Em 1964, o médico Ciro Palmerston descobriu o potencial da água e foi o responsável pela criação da Pousada do Rio Quente, hoje denominado Rio Quente Resorts com um complexo de seis hotéis, com dois parques aquáticos, 19 piscinas, seis toboáguas, a praia artificial do Cerrado, dentre outros atrativos. Alguns visitantes se deslocam para a região apenas pela crença mística e poderosa da água e assim, retornam a sua cidade de origem renovados para um novo ciclo.

Em um breve histórico, Caldas Novas já era conhecida no século XVIII pelos bandeirantes quando estes faziam incursões pelo planalto goiano. No início, Rio Quente pertencia a Caldas Novas, sendo emancipado apenas em 1988. Seu nome se deve ao rio de água quente natural que nasce na serra de Caldas Novas. A temperatura chega aos 42°. Já Caldas Novas tem a estrutura de hoje, por ter recebido altos investimentos em 1960, o que a transformou em polo turístico com uma ampla gama de hotéis, resorts, parques temáticos e clubes termais.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site