Itaúnas

Publicidade

Translator / Tradutor

Itaúnas leva um nome característico. Localizado em Espirito Santo, mas na divisa com a Bahia, o antigo vilarejo de pescadores vive preso no passado com os moradores vivendo com simplicidade em casinhas rústicas na beira de riachos e praias. Nos anos 60 chegou a ser soterrada por dunas, mas isso não espantou seus moradores, pelo contrário. Hoje essas dunas que chegam a até 30 metros são os principais atrativos da região. Nos anos 80 o local passou a receber mochileiros curiosos que encontraram o paraíso quase que por acaso. Encantados com tanta beleza começaram a espalhar e indicar o destino para outras pessoas. O boca a boca fez com que a vila hoje receba inúmeros visitantes, principalmente na alta temporada. Porém, isso não a faz ser menos rústica e principalmente preservada.

Suas praias permanecem selvagens e intocadas. Essa característica talvez se explique pelo difícil acesso a algumas delas. As estradas de terra que levam até elas são precárias, cheias de bifurcações e lembram mais um labirinto. A escassez de placas não ajuda, é preciso seguir o instinto de turista ou contar com a ajuda de um bom samaritano que viva nas proximidades. Outra alternativa é chegar as praias por meio de trilhas, caminhando algumas vezes 10 km na areia ou rente à vegetação. Uma alternativa moderna para os que preferem menos aventura é realizar os passeios rústicos de bugue e à cavalo que levam até as praias de maneira mais fácil, rápida e divertida. Visite as praias distantes do Guesel e Costa Dourada e algumas mais próximas ao centro como a Riacho Doce com intensa vegetação de mangue.

As belezas emolduradas por falésias de 10 metros, dunas de 30 metros, lagoas escuras, águas mansas, corais, coqueiros e até mangue coexistem em Itaúnas. A vila, como era de se esperar não abriga postos de gasolina nem caixas eletrônicos. É importante levar dinheiro vivo e ir com o tanque cheio. Caso seja necessário abastecer ou sacar, deve-se percorrer 27 km até a cidade de Conceição da Barra. Ao cair da noite, reserve energia para dançar até cair nas casas de forró e apreciar os saborosos quitutes e cachaças artesanais nos bares e barracas do entorno.

Dicas Recentes do Blog sobre Itaúnas

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site