Camocim

Publicidade

Translator / Tradutor

Quer sol, praia, lagos, dunas, agito e sossego, tudo em um só lugar? Camocim, no Ceará, é a escolha ideal. Lá você encontra essa mistura, com cenários paradisíacos e a tradicional hospitalidade dos cearenses.

A cidade de Camocim está a 365 quilômetros da capital Fortaleza e tem uma vizinha famosa, a vila de Jericoacoara. Está localizada próximo à divisa com o estado do Piauí, sendo um dos últimos municípios da parte oeste do litoral.

Em Camocim o turista não tem do que reclamar: são 62 quilômetros de belas praias, algumas desertas, maioria com boa infraestrutura e todas com paisagens maravilhosas.  Por sinal, este é o grande atrativo de Camocim, sua beleza natural.

As tradicionais canoas coloridas, usadas na pesca, estão por toda costa, compondo o cenário típico dessa região do nordeste. Uma curiosidade: elas são tão queridas e importantes para a população, que foram tombadas como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN.

A infraestrutura turística em Camocim é adequada, com boa oferta de pousadas, hotéis, restaurantes, que comportam a multidão que chega, principalmente, no carnaval, ano novo e na micareta do mês de outubro.

As agências de turismo estão preparadas para realizar vários tipos de passeios em Camocim e região. Quem gosta de turismo ecológico e esportes náuticos como kitesurf e windsurf, vai se deliciar. A principal forma de locomoção entre as praias é por meio do aluguel de bugue, ou veículo com tração nas quatro rodas.

Dentro os atrativos principais, o Estuário do Rio Coreaú se destaca. Vale a pena percorrer os mangues e ilhotas formadas no fim do Rio Coreaú. Passeios diários de barco percorrem cerca de 20 quilômetros e pelo trajeto é possível avistar muitas aves, as interessantes salinas e muitas dunas. O delicioso banho nas águas doces do rio faz a alegria dos turistas na parada durante o passeio. Um refresco para o clima quente da região.

As praias de Camocim são belíssimas e merecem ser conhecidas com calma. A Praia de Maceió é agitada no Carnaval, quando mais de 10 mil turistas passam por lá, lotando as barracas, bares e restaurantes. Ao longo do ano, a procura é por tranquilidade e sossego, além das águas calmas e quentes. O vento forte atrai também os praticantes de esportes radicais, como o kitesurf e o windsurf. Distante 15 quilômetros do centro de Camocim, a Praia de Maceió fica numa vila de pescadores com boa infraestrutura de pousadas e casas de veraneio.

Já a Praia da Tatajuba é uma das maiores atrações da região, localizada entre Jericoacoara e Camocim. É impossível não se encantar por este verdadeiro cartão postal do Ceará, formado de dunas brancas, o mar azul, coqueiros e a Lagoa da Torta, onde a pedida é se balançar nas redes submersas. Além de beleza, o lugar mostra a garra de um povo que precisou enfrentar a natureza para se reerguer. O vento constante empurrou as areias das dunas que cobriram o vilarejo ao longo dos anos. Os pouco mais de 700 moradores reconstruíram a cidade.

Aventura faz parte do pacote, afinal, só se chega à praia da Tatajuba de barco, bugue ou veículo com tração nas quatro rodas. Os praticantes de kite e windsurf adoram esse lugar. Está integrada a uma Área de Proteção Ambiental e por isso o cenário é deslumbrante.

A Praia da Barrinha é uma vila pacata de pescadores, lugar perfeito para descansar. Alugue um bugue e se delicie nas áreas brancas e vermelhas desta praia. O coqueiral imenso aumenta a beleza. Um pouco mais à frente está a Praia do Xavier, considerada uma das belas da região e praticamente deserta. Assim como a Praia Barra dos Remédios, ponto de encontro do Rio dos Remédios com o Oceano Atlântico, que é uma das últimas praias desertas do Estado.

A apenas 3 quilômetros do centro de Camocim, está a Praia das Barreiras, que abriga imponentes falésias, de onde se tem uma visão incrível panorâmica. Do alto o visitante contempla o mar aberto, boa parte da cidade, as dunas da Ilha do Amor e os mangues do Rio Coreaú, onde está localizada. Finalizando a seção das praias, a do Farol do Trapiá é acessível passando pela Praia das Barreiras e suas falésias. Bem tranquila é muito procurada para banhos e possui boa infraestrutura e restaurantes de cozinha típica.

Para chegar a outra atração imperdível em Camocim, a Ilha da Testa Branca, também conhecida como Ilha do Amor, é só atravessar o rio Coreaú de balsa para curtir este lugarejo paradisíaco. De lá se tem uma bela visão da cidade e de suas praias. Quem vai à Ilha pode se banhar no mar, saborear caranguejos frescos nos restaurantes e até praticar esqui nas áreas das dunas.

Destino espetacular e delicioso no Ceará.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site