Quer um lugar delicioso? VÁ PARA SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Avalie este artigo

A tranquilidade reina em São Miguel do Gostoso, uma vila de pescadores a 110 km ao norte de Natal, que continua sossegada mesmo no alto verão, quando as praias do nordeste são invadidas pelos turistas. Se você quer descansar em meio a uma paisagem litorânea maravilhosa, Gostoso é o seu lugar!

Praias desertas de águas mansas de uma grande enseada com ventos constantes: combinação que fez de São Miguel do Gostoso um reduto dos praticantes de kitesurf e windsurf, em especial na Ponta do Santo Cristo, uma das mais movimentadas da região pelos esportes. Alguns moradores disponibilizam os barcos para levar os visitantes para um agradável passeio pelo mar de azul, podendo apreciar a orla de outro ângulo.

Morador no barco a vela passeando pela Ponta do Santo Cristo, em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Morador no barco a vela passeando pela Ponta do Santo Cristo, em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As praias do Cardeiro, Maceió e Xêpa são as mais centrais e urbanas e possuem infraestrutura turística para quem quer curtir a praia com um pouco de mordomias, além das piscinas naturais formadas na maré baixa, uma intimação a banhos de mar.

Quiosque rústico e espreguiçadeiras para sua praia ficar mais confortável, na Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, RN. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Quiosque rústico e espreguiçadeiras para sua praia ficar mais confortável, na Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, RN.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A 2 km da área central está a Praia de Tourinhos, considerada a mais bonita de São Miguel do Gostoso, em especial pelas areias claras e fofas e os recifes no mar, que devido a barreira jorram água para o alto, lembrando uma baleia, sendo conhecido como ‘suspiro da baleira’. O local ainda abriga uma duna petrificada de 8 metros de altura que reúne muitas pessoas para apreciar o belo por do sol. Bugues fazem o trajeto, mas prefira ir caminhando e apreciando e lindo cenário.

Entardecer na Praia de Tourinhos, com vista a partir da duna petrificada, em São Miguel do Gostoso, RN. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Entardecer na Praia de Tourinhos, com vista a partir da duna petrificada, em São Miguel do Gostoso, RN.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia Arraial do Marco é onde, segundo historiadores, a expedição de Gaspar de Lemos ancorou em 7 de agosto de 1501, cravando o primeiro marco colonial do Brasil, hoje um monumento local em memória ao fato.

Monumento do Marco Colonial do Brasil, na Praia Arraial do Marco, em São Miguel do Gostoso, RN. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Monumento do Marco Colonial do Brasil, na Praia Arraial do Marco, em São Miguel do Gostoso, RN.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia da Rendinha, também na área urbana, tem barracas com ótimos petiscos e é muito frequentada por famílias com crianças. Já a Praia dos Morros e a do Reduto são mais rústicas, com águas calmas para pesca, sendo lá a vila dos pescadores.

As mesas dos serviços das barracas da Praia Rendinhas, em São Miguel do Gostoso, no RN. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As mesas dos serviços das barracas da Praia Rendinhas, em São Miguel do Gostoso, no RN.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pela proximidade com o vilarejo de Galinhos, a uma hora de viagem de bugue pela praia, esta é uma opção para passar o dia em uma praia ainda mais deserta e rústica, com total paz e sossego.

Passeando pelo Centro, não deixe de visitar o Museu Casa de Taipa, uma casa de pau a pique que apresenta os costumes, móveis, objetos e um pouco da cultura do sertanejo nordestino. Conheça também a Igreja de São Miguel Arcanjo, oriunda de uma capela construída por um comerciante do século XIX que acabou dando nome ao local. Uma curiosidade: o “Gostoso” do nome foi acrescentado depois, devido a um morador que hospedava muitos viajantes e, conta a lenda, que ele ria gostoso. Estória ou não, o Gostoso apresenta o local mesmo para quem não o conhece!

Casa de pau a pique típica do sertão nordestino, esta na Praia Arraial do Marco, em São Miguel do Gostoso, RN. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Casa de pau a pique típica do sertão nordestino, esta na Praia Arraial do Marco, em São Miguel do Gostoso, RN.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E depois de um dia tranquilo, aproveite a noite de São Miguel do Gostoso, um pouco mais agitada. Os locais mais procurados são o pub J. Sparrow’s, o bar Madame Chita, o ambiente mais romântico do Hibiscus e o restaurante Mar de Estrelas, onde são servidos pratos a base de frutos do mar, além de lagosta e carne de sol e, se pedir direitinho, Dona Maristela faz um risoto de funghi com camarão que não está no cardápio, mas faz valer a pena insistir. E para esticar um pouco mais a noite, o Espaço Mix é a opção, com mirante, almofadas na areia e luz de velas sob o céu gostosense repleto de estrelas. Quer final melhor de passeio?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 23 de fevereiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.