Turismo no PARANÁ para todos os estilos de viagem

Avalie este artigo

Falando no Paraná logo pensamos nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba, sua capital. Esses são destinos indiscutivelmente incríveis e ótimos para incluir em qualquer férias ou feriado. Porém, o Estado reserva muitas atrações e ainda para todos os estilos de viajantes. Famílias com crianças, mochileiros, a galera da terceira idade, os românticos, os religiosos e os aventureiros têm muitas opções de destino para curtir muito o Estado todo.

Pensando em dicas para todos os gostos, criamos este guia de turismo no Paraná para todos os estilos. Escolha o seu lugar ideal e boa viagem!

Viagens com Crianças

Os baixinhos têm uma energia constante e uma vontade imensa de conhecer de tudo um pouco. Por isto, nosso primeiro destino recomendado é Foz do Iguaçu! Não só os pequenos ficarão encantados com as maravilhas do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, como os adultos se apaixonarão pelo local.

foto-parque-nacional-iguacu-em-foz-do-iguacu-parana-brasil-foto-6866

A primeira parada, sem dúvida, é o parque para visitar todas as 275 quedas d´água que chegam a 90 metros. Um espetáculo, que foi tombado como Patrimônio da Humanidade e é considerado uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. No parque, além de caminhar nas passarelas, há ainda opção de passeio de barco e helicóptero.

Saindo do parque, que ainda tem o lado argentino para visitar, você pode conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu, onde há uma visita guiada que leva até às turbinas desta gigante que gera muito de nossa energia diária.

foto-usina-de-itaipu-em-foz-do-iguacu-parana-brasil-foto-8092

Em outro dia de passeio visite o Parque das Aves. Estes as crianças adoram, com os bichanos circulando livremente e até pousando nas pessoas para aquela foto!

foto-aves-parque-das-aves-em-foz-do-iguacu-parana-brasil-foto-7303

Em Foz do Iguaçu há também o Museu de Cera Dreamland, o mesmo que existe em Gramado (RS). São 16 ambientes diferentes que abrigam o Papa, Michael Jackson, Airton Senna, entre tantas outras celebridades. Bem ao lado está o Vale dos Dinossauros, onde você vai se sentir entrando no Jurassic Park! São 60 mil metros quadrados de área com várias réplicas dos animais pré-históricos em tamanho natural. As crianças poderão conhecer muito da história, além de se divertir.

Natureza e Aventura

Para os amantes da natureza e ecoturistas o que não faltam são destinos incríveis no Paraná. Vamos a cada um deles.

Ponta Grossa

A natureza é exuberante em Ponta Grossa. Só no Parque Estadual de Vila Velha são três grandes atrações:

1. As formações rochosas incríveis que dão o nome ao local;
2. As furnas – imensas crateras com lagos internos; e
3. A lagoa dourada, com suas águas cristalinas e muitos peixinhos, que dá um espetáculo de cores ao entardecer.

 

Mas, ainda tem mais! O Parque Estadual dos Campos Gerais está ainda em processo de criação, mas você já pode conhecer o Buraco do Padre e a Cascata da Mariquinha. O primeiro ponto é uma antiga furna que possui uma queda d’água interna com 30 metros, formada pelo Rio Quebra Perna, que entra no subsolo na superfície e reaparece ali alguns metros adiante.

E a Cascata da Mariquinha possui também 30 metros e forma aos pés da queda um balneário excelente para relaxar e tomar aquele banho refrescante!

Tibagi e Castro

Não podemos falar da natureza do Paraná sem mencionar o Cânion do Guartelá. Ele fica entre os municípios de Tibagi e Castro, e é considerado o mais longo do Brasil, com 30 km de extensão. Foi cavado pelo Rio Iapó e faz parte do Parque Estadual do Guartelá.

 

As trilhas pelo parque são guiadas e há a possibilidade de conhecer bem a fauna e flora locais, além de ver pinturas rupestres e muitas belezas, que já falamos nesse outro post. Confira lá!

Estando na região não deixe de visitar Guarapuava e o Parque Municipal São Francisco da Esperança, que abriga uma das maiores cachoeiras do Brasil, com 196 metros de queda d’água livre em um cânion lindíssimo! Falamos dela neste outro post.

Caminho de Itupava

Para os trilheiros de plantão, um passeio imperdível é a travessia pelo Caminho de Itupava, o trajeto mais antigo do Paraná que liga os municípios de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, à Morretes, no litoral.

Seu trajeto de 22 quilômetros só pode ser feito a pé e passa por pontos históricos como o Santuário de Nossa Senhora do Cadeado, a Casa do Ipiranga e a Estação Marumbi, além de cruzar com a Estrada de Ferro que faz o passeio de trem da linha litorina e a bela Estrada da Graciosa, tudo com a Serra do Mar emoldurando a paisagem.

foto-estrada-da-graciosa-curitiba-parana-brasil-foto-5784

Já falamos da Estrada da Graciosa neste outro post. Ela também é um dos pontos lindo para conhecer e se aventurar no Paraná, seja a pé, de bike, moto ou carro.

Chegando a Morretes, quem tiver disposição pode ainda fazer um rafting no Rio Nhundiaquara, ou apenas comer um Barreado – prato típico da região a base de carne cozida – para repor as energias.

Guaraqueçaba

Quase na divisa com São Paulo, há um lugarejo delicioso para relaxar, descansar e curtir muito a natureza: é Guaraqueçaba, às margens da baía de Paranaguá.

Um dos pontos obrigatórios para visitar é a Reserva Natural Salto Morato, que possui trilhas ecológicas e uma belíssima cachoeira de 130 metros. A trilha até ela não é difícil e há ainda muitos poços naturais para banho no trajeto.

Outra trilha imperdível é a do Quitumbê. Ela é curtinha com 800 metros e chega até um mirante de onde dá para ver toda Guaraqueçaba e também a baía de Paranaguá.

Mas, o ponto alto do passeio é chegar até o Parque Nacional do Superagui, uma área protegido e distante do continente, que abriga as ilhas Superagui, das Peças, Pinheiro e Pinheirinho. Nelas vivem vários animais ameaçados de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta. A região é linda e rústica. Alguns poucos moradores das ilhas oferecem suas casas como pousadas e há alguns restaurantes simples, mas com pratos saborosos após um dia de muita beleza natural.

Você está conferindo dicas de destino de turismo no PARANÁ para todos os estilos de viagem. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Viagens Românticas

O Paraná também possui ótimos roteiros românticos. O primeiro dele, sem dúvida, é a Ilha do Mel. Ela poderia estar em nossa lista de natureza e aventura também, mas é a preferida dos casais pela tranquilidade, conforto, infraestrutura e belezas para aquele momento a dois.

foto-praia-das-encantadas-em-ilha-do-mel-parana-brasil-foto-5603_640

A Ilha do Mel fica distante 30 minutos de barco a partir de Pontal do Paraná (Pontal do Sul), ou 1h30 minutos a partir de Paranaguá. Você pode escolher chegar a uma das duas vilas: Nova Brasília – no centro da ilha – ou Encantadas – no sul. Nas vilas estão as pousadas e os restaurantes.

foto-praia-do-forte-nossa-senhora-dos-prazeres-em-ilha-do-mel-parana-brasil-foto-5435

Estando lá, a cada dia é só escolher uma trilha, sempre feita a pé, pois não há nenhum veículo motorizado na ilha, apenas algumas bicicletas, ou curtir a praia que fica pertinho de você. Não deixe de visitar o Farol, que proporciona uma bela vista da região, a Gruta das Encantadas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, subindo de lá ao Morro das Baleias, onde é possível apreciar um dos mais belos visuais do Paraná.

Fizemos um post exclusivo da Ilha do Mel com várias outras dicas. Veja aqui.

Terceira Idade

Curitiba

A turma da terceira idade adora curtir Curitiba. E não é para menos. Cidade linda, bem cuidada, com muitas atrações e facilidades de hospedagem e transporte.

foto-jardim-botanico-curitiba-parana-brasil-foto-6112

Os parques são os pontos preferidos das visitas, principalmente o Jardim Botânico, o Parque Tanguá, o Bosque do Papa e o Memorial Ucraniano. Mas, há muito outros que abordamos neste outro post.

foto-memorial-ucraniano-curitiba-parana-brasil-foto-6409

O Bairro de Santa Felicidade é parada obrigatória, principalmente na hora do almoço, para saborear os melhores pratos italianos das cantinas e restaurantes do local.

foto-bairro-santa-felicidade-curitiba-parana-brasil-foto-6487

Falando em tradição, há também a visita ao Caminho do Vinho, que fica em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Muitas histórias, café colonial e paisagens bucólicas agradam qualquer turista. Já o incluímos em um Roteiro de 3, 5 ou 7 dias por Curitiba, confira aqui.

Também na região metropolitana de Curitiba, em Campo Largo, está o Parque Ecológico Ouro Fino, com a Estância Hidromineral Ouro Fino, uma área de preservação ambiental de cerca de 600 mil metros quadrados, onde vivem diversas espécies raras de fauna e flora. No local há trilhas em meio à natureza e várias piscinas de água mineral. Passeio revigorante!

Tire um dia para fazer o passeio de trem até Morretes! Paisagens sensacionais em um tour muito agradável.

Campo Mourão

Já ao norte do Paraná, em Campo Mourão, está o famoso complexo de Termas de Jurema, um parque e spa com águas termais que oferece vários tratamentos e muita diversão.

Nas piscinas com águas que naturalmente chegam a 42°C o relax é total. Há também massagens, drenagens e um banho de lama negra que promete deixar a pele ainda mais bonita! Além disso, há quadras poliesportivas, passeios a cavalo, playground e ótima estrutura no hotel, com restaurante que servem pratos com ingredientes de fabricação própria.

Turismo Histórico

Para os amantes da história, destacamos duas cidades em especial: Castro e Paranaguá.

Castro

Castro é uma das principais cidades da Rota dos Tropeiros, com museus e casarios de época preservando a história e contando um pouco de como era a vida no período em que o gado precisava ser transportado por quilômetros e os tropeiros os orientavam. No centro histórico de Castro está o Museu do Tropeiro, a Casa da Cultura Emilia Erichsen, a Casa da Praça e a antiga Estação Ferroviária, que abrigam objetos, fotos, móveis, utensílios, entre outros itens de época.

Paranaguá

E em Paranaguá a história fica por conta da vida no litoral. Passear pela Rua da Praia no centro histórico é como cruzar um túnel do tempo até meados do século passado. Pertinho do centro saem os passeios de barco pela baía de Paranaguá, imperdível par observar de outro ângulo todos os detalhes da região. A cidade abriga ainda um dos principais portos do País e pode ser ponto de parada para observar os gigantes do mar indo e vindo, movimentando a economia do mundo.

Turismo Religioso

Para aqueles viajantes que gostam de praticar a sua fé em lugares especiais, ou simplesmente conhecer monumentos religiosos importantes, damos dicas também.

Lapa

Lapa, além de sua história devido a parada dos tropeiros, abriga o Parque Estadual do Monge. Já falamos dele aqui nesse outro post. A Gruta do Monge é a principal atração do local. Ela teria abrigado o ermitão João Maria D’Agostinis, que dedicou sua vida às orações e a população local, medicando enfermos com seu conhecimento da fitoterapia da região. Há peregrinação constante para homenagear João Maria.

Campo do Tenente

Pertinho de Lapa, está a cidade de Campo do Tenente, que abriga o único Mosteiro brasileiro da Ordem Cisterciense Trapista: o Mosteiro Trapista. Os monges ficam reclusos e se dedicam totalmente a vida religiosa, tirando seu sustento da venda de produtos fabricados por eles, como mel, bolos, pães, biscoitos, além de livros, terços e imagens sacras.

O conjunto arquitetônico do mosteiro é belíssimo, em meio a bosques e jardins, com destaque para a Capela Nossa Senhora do Novo Mundo, em formato de pirâmide. O local recebe grupos que queiram fazer retiros espirituais e também realizam missas abertas ao público todo domingo às 10h.

Maringá

Conhecida por ser um dos polos da imigração japonesa no Brasil e pela organização e planejamento urbano primoroso, Maringá possui um templo religioso que atrai muitos visitantes pelo seu tamanho: a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. A igreja tem formato cônico, com 50 metros de diâmetro e 114 metros de construção mais 10 metros da cruz no topo, totalizando 124 metros de altura, o que o faz ser considerado o 10º monumento religioso mais alto do mundo e o primeiro da América do Sul.

Apucarana e Lunardelli

Apucarana, no norte do Paraná, recebe muitos peregrinos e visitantes em busca de inspiração e meditação. A cidade está se preparando para ser ponto inicial da Rota da Fé do Vale do Ivaí, que integrará outros 25 municípios.
A cidade possui dois parques ambientais temáticos: o Parque da Bíblia – com murais relatando passagens do livro sagrado – e o Parque da Redenção – com 96 esculturas com 3 metros de altura retratam a vida de Jesus Cristo em 19 cenas. Apucarana também abriga uma Igreja Ortodoxa, na colônia ucraniana que preserva as tradições daquele país, e um templo budista, muito frequentado pelos descendentes orientais da região.

Pertinho de Apucarana, a cidade de Lunardelli, que também fará parte da Rota da Fé, recebe milhares de romeiros todos os finais de semana para visitar o Santuário de Santa Rita de Cássia e participar das novenas realizadas todo domingo.

Foz do Iguaçu

E terminamos nossas dicas do estado do Paraná, por onde começamos: Foz do Iguaçu. A cidade abriga um Templo Budista belíssimo, que é o segundo maior da América Latina – o primeiro é o Zu Lai, em Cotia (SP).

 

No espaço há muitas imagens e um clima excelente para meditações e reflexões. Falamos dele neste outro post, exclusivo de Turismo Zen no Brasil. Veja estas dicas também!

Este foi um resumo de como um único Estado tem opções para todos os gostos e estilos de viagens. Certamente há muitos outros destinos lindos no Paraná, onde você pode descobrir todas as maravilhas locais.

Já decidiu seu destino? Conte pra gente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 17 de setembro de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.