Turismo no MARANHÃO para todos os Estilos de Viagem

Publicidade

Translator / Tradutor

O Maranhão desponta, meio que timidamente, entre as capitais do Nordeste que são destino turístico para pessoas do Brasil inteiro. Respirando cultura por todos os cantos, você chega em qualquer cidade desse estado – da capital até aquela mais tímida vila no interior – e encontra atrativos encantadores.

Quem pensa que o Maranhão é apenas o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se engana bastante. Aqui há atrativos para os viajantes mais aventureiros, os mais românticos, os mais novos ou mais velhos, aqueles que só querem curtir muita festa e até mesmo quem viaja com crianças e a família inteira.

Queremos, neste post, mostrar o quando o turismo no Maranhão pode ser para todos os estilos de viajante. Destacamos algumas atrações como forma de dica para você. Escolha o seu tipo de viagem e não esqueça de conhecer todos os pontos turísticos que iremos listar!

Viagem para Aventureiros

Trilhas, escaladas e alguns destinos sustentáveis são atrativos para turistas mais aventureiros. Se você tem alguns dias de férias e quer desbravar o estado, algumas oportunidades e locais estão esperando você.

Lençóis Maranhenses

E quando falamos em aventura pelo Maranhão, com certeza um tour pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a primeira coisa que nos vem em mente. Não é à toa que isso acontece porque o destino é de fato maravilhoso. Nós já publicamos um roteiro completo de 3, 5 e 7 dias pelos Lençóis Maranhenses, com as principais atrações do parque e uma forma bem democrática de dividir os dias e os passeios.

Uma boa dica para explorar esse parque natural é fazer a Rota das Emoções, onde de quebra você também conhece belezas naturais de outros dois estados: Piauí e Ceará.

rota das emocoes

Não deixe também de explorar as trilhas dos povoados de Caburé, Vassouras e Mandacaru. Algumas dessas caminhadas levarão você para pequenas praias que estão praticamente escondidas de qualquer mapa, frequentadas muitas vezes somente pelos moradores da região. Para quem adora um litoral mais deserto, essa dica é essencial.

farol-circuito-cabure-barreirinhas-ma

Araioses

Um pouco mais afastado você encontrará uma cidadezinha chamada Araioses. Pouco turística, aqui é uma das portas de entrada para quem deseja curtir o Delta do Rio Parnaíba. Araioses foi considerado por muitos jornais e revistas de turismo internacional como um dos mais imponentes santuários ecológicos do Brasil. Tire pelo menos três dias para explorar essa região, pois há muito o que ver e fazer.

Delta Parnaíba - Parnaíba - Foto-1537

Santo Amaro do Maranhão

A Lagoa da Gaivota, no município de Santo Amaro do Maranhão também é outra dica de destino para quem busca aventura no estado. Uma cidadezinha bem rústica, com poucas ruas e muitas dunas, serve como base para quem deseja explorar a região. É indispensável ter um carro com tração nas quatro rodas para circular por aqui, pois a maioria das estradas é apenas de areia.

mergulho-santo-amaro-do-maranhao-ma

O pôr do sol nas dunas de Santo Amaro do Maranhão é inesquecível! Portanto, já sabe: no mínimo dois dias de passeios para curtir esse belo espetáculo!

familia-santo-amaro-do-maranhao-ma

Chapada das Mesas

Uma das maiores chapadas do Nordeste, a Chapada das Mesas também fica no Maranhão. Cânions e morros podem ser livremente explorados em trilhas que chegam a durar mais de um dia. É importante consultar agências nas cidades de Carolina, Riachão ou Imperatriz, onde fica a reserva, para saber quais os pontos onde é necessário a ajuda de um guia turístico para atravessar.

Você está conferindo Maranhão para todos os Estilos de Viagem. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Viagem a Dois e muito Romantismo pelo Maranhão

Claro que o Parque dos Lençóis Maranhenses já seria uma grande opção para quem deseja fazer aquela viagem de lua de mel ou simplesmente para passar um tempo a dois. Para quem procura um destino tranquilo e barato, a capital, São Luís, tem muito para oferecer ao casal.

Indicamos que você programe a sua viagem para o inverno – é difícil pensar em inverno quando se fala em Nordeste -, pois é uma época do ano bem diferenciada. Esse período desponta por aqui de janeiro até março ou de julho até dezembro. No primeiro intervalo de meses as chuvas são mais intensas e dá para fazer apenas programas voltados ao centro histórico, museus e outros ambientes similares. Já para o segundo período você consegue associar esses passeios também com praias próximas, pois as chuvas não são tão intensas.

O Maranhão também tem muita História e Cultura para mostrar

E já que estamos falando de história, há muito o que aprender pelo Maranhão.

Em São Luís

O centro histórico de São Luís é muito rico e merece alguns dias de caminhada para conhecê-lo detalhadamente. Você encontrará imensos casarões coloniais, ainda com suas fachadas preservadas. Muitos guardam museus incríveis e únicos. Indicamos que você entre na Casa do Maranhão, na Casa da Festa e na Casa de Nhozinho, os museus mais conhecidos e importantes da cidade.

arvore-praca-centro-historico-sao-luis-ma

A Lagoa da Jansen, o Palácio dos Leões e o Ceprama também merecem paradas. Esse último ponto é aquele onde você compra lembrancinhas para amigos e familiares.

O centro histórico de São Luís é tombado como Patrimônio Histórico Nacional e encantará você com certeza!

Veja as fotos em 360 graus de São Luís e encante-se como se estivesse lá!

Em Alcântara

Alcântara é uma cidades históricas mais lindas do nosso país, também tombada como Patrimônio Nacional. Pelo centro de Alcântara ainda paira aquele ar do Brasil-Colônia, época de luxo e muita ostentação, com vários famosos brilhando pela Rua da Amargura onde moravam os ricos Barões, com destaque para as Ruínas do Palacete do Barão Pindaré.

turistas-ruinas-palacio-do-barao-pindare-alcantara-ma-foto-0247

Visite também as igrejas Nossa Senhora do Carmo e a Nossa Senhora do Rosário dos Preto com arquitetura centenária. Passe no Largo da Praça Matriz e observe a bela fachada da Igreja São Matias, hoje em ruínas, cartão-postal de Alcântara.

fachada-igreja-sao-matias-c-pelourinho-alcantara-ma

E para finalizar o tour vá ao mirante da Capela Nossa Senhora do Desterro, que possui uma vista linda da Ilha do Livramento. Não se esqueça da tradição: faça um pedido para Nossa Senhora do Desterro e repita três vezes após o sino soar. Dizem que o desejo se realiza rapidinho! Não custa tentar, não é?

sinos-capela-nossa-senhora-do-destero-alcantara-ma

Viaja com Crianças? Há também muitas atrações para a família no Maranhão

Caso seus filhos ainda sejam muito pequenos, não indicamos os Lençóis Maranhenses. Esse é um passeio muito cansativo e eles podem não aguentar todo o trajeto, mesmo que você tenha um carro 4 x 4.

Para não deixar de lado esse atrativo, você pode explorar a região de Barreirinhas, onde há passeios incríveis, como o que sai pelo Rio Preguiça. Essa atração será com certeza única para seus pequenos. Há muitos animais pelo trajeto e eles se divertirão bastante.

casal-macaco-circuito-cabure-barreirinhas

Outra boa dica para quem viaja com criança é aproveitar a Festa do Bumba Meu Boi, sempre entre junho e julho. Há muito folclore, teatro de rua e apresentações musicais e culturais. As crianças sempre adoram!

foto-fantasia-boi-festa-bumba-meu-boi-sao-luis-ma

Não importa a sua idade, vem para o Maranhão

Ainda indicamos os Lençóis Maranhenses para quem é viajante da terceira idade. Você pode optar por passeios mais leves e correr alguns rios da região sobre as Voadeiras (as embarcações típicas da região). Não deixe também de visitar São Luís e conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Faça um tour virtual em 360 graus pelos Lençóis Maranhenses clicando aqui!

Uma ótima dica de praia, que ainda não tinha entrado neste post, é a Praia de Alcântara, que fica do outro lado da Baía de São Marcos. Só a travesseia já vale bastante a pena e fará você se encantar.

bicicleta-praia-sao-marcos-sao-luis-ma

Visite também a pequena cidade de São José de Ribamar. Essa é conhecida em todo o estado e por todo o Nordeste como o Santuário da Fé Católica no Maranhão. Estando aqui, vá até a Gruta de Lourdes, a Basílica de São José de Ribamar, a Igreja Matriz, o Museu de ex-votos e termine esse tour na imagem do padroeiro da cidade.

Quer festas? Aqui também tem!

Já falamos da festa do Bumba Meu Boi, muito indicada para todas as idades. Você aprenderá bastante sobre a cultura maranhense, além de ver de perto uma festa tradicional, que acontece no estado desde os anos 1800. As festas do Boi Bumbá geralmente são em bairros do centro histórico e da periferia, mas não oferecem risco algum para a segurança do turista. A cidade inteira se mobiliza para essas apresentações.

O Carnaval de São Luís também é muito popular. Durante os quatro dias de festa, as ruas da cidade ficam lotadas de bloquinhos, com bandinhas de fanfarra e muita animação. Se a sua viagem for para essa época, reserve a fantasia e prepare-se para a folia.

Outra festa típica do Maranhão é o Cordão de Reis, que acontece sempre em janeiro, no Dia de Reis (06 de janeiro). A cidade inteira se enfeita e apresentações sobre a chegada dos três reis magos à manjedoura de Jesus. Essa festa chega a ser mais típica do que a Paixão de Cristo, na Semana Santa.

Você também pode aproveitar outra festa chamada Tambor de Mina, mostrando a origem das religiões africanas no estado. Muitas casas e terreiros abrem suas portas e mostram como as festas acontecem nesta cultura, desde as primeiras comemorações aos caboclos.

***
Agora você pode perceber que o Maranhão tem encantos naturais, tem muita história, rica cultura, ótima gastronomia e muita diversão!

Já decidiu qual o melhor tipo de viagem para você? O que você acha de fazer um misto de todas as atrações e aproveitar cada uma delas? Depois nos conta como foi, combinado!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  22 de novembro de 2016

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site