Turismo no CEARÁ para todos os estilos de viagem

Avalie este artigo

Viajando sozinho ou em grupo, buscando atrações mais turísticas ou culturais, independentemente do motivo da sua viagem, todo tipo de atrativo você encontrará no Ceará. Terra do sol, do baião de dois, do forró e de lindas praias, esse é um dos destinos mais buscado no verão por turistas brasileiros e estrangeiros. Na nossa série de posts sobre todos os estilos de viagens, queremos mostrar dessa vez as principais atrações para o Ceará e seu estilo diversificado de encantar os visitantes que andam por aqui. Confira.

Turismo Romântico

O Ceará tem alguns destinos aconchegantes para qualquer casal. Aquele destino bastante romântico e com cenários privilegiados. A Serra de Guaramiranga é a nossa primeira dica. Com uma distância de aproximadamente 100 quilômetros da capital, Fortaleza, você encontra uma cidade bastante bonita e pacata.

O clima romântico predomina por aqui. É muito comum ver casais circulando por essas pequenas ruas de pedras ou curtindo o pôr do sol no Pico da Serra. O ano inteiro você também encontra festas típicas, como o Festival de Jazz e Blues durante o carnaval, o Festival Nordestino de Teatro em setembro, a Oktobeerfest em novembro e o Festival de Letras, Chopes e Vinhos que sempre acontece entra a última semana de outubro e a primeira de novembro.

 

Turismo com Família e Crianças

Se você pensou que indicássemos o Beach Park como atração para esse tópico, acertou. De fato, é praticamente impossível falar dos atrativos do Ceará e não citar esse parque aquático. Considerado o maior de toda a América Latina, o Beach Park oferece toboáguas, piscinas temáticas e diversos brinquedos aquáticos para toda a família.

Ainda assim, outros destinos menos agitados e mais baratos também podem entrar na sua lista. O Engenhoca Parque é uma atração ecoeducativa, criada em um espaço de diversos ecossistemas. Aqui você encontra lagoas, praia, mangues e atividades direcionadas para todas as idades. É possível praticar arvorismo, tirolesa, passear de pedalinho ou de caiaque, entre outras opções. O Engenhosa Parque fica na cidade de Aquiraz, distante apenas 30 quilômetros de Fortaleza.

 

Turismo na Terceira Idade

A cidade de Fortaleza já foi considerada o segundo destino preferido dos idosos, de acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo. Não poderíamos indicar outro destino para esse tópico se não a capital do estado. Além de ser um destino barato, Fortaleza é bastante tranquila e possui programa culturais e históricos.

Você pode fazer um tour pelo Centro de Fortaleza, região onde a cidade começou a nascer. Vá até o Mercado Central, passando pela Catedral Metropolitana de Fortaleza (Igreja da Sé), visite a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção (10ª Região Militar e primeiro forte da capital), suba um pouco mais até a Praça do Passeio Público e termine o passeio no Centro de Turismo do Ceará (Emcetur).

Você está conferindo dicas de turismo no Ceará para todos os estilos de viagem! Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Além desses pontos turísticos, também podemos indicar o Jardim Japonês, o Mercado dos Peixes, a Feirinha da Praia e toda a Avenida Beira Mar que é repleta de bons atrativos. Vá também passar um dia na Praia do Futuro e experimentar aquele caranguejo fresquinho com água de coco. Temos certeza que será uma viagem bastante atrativa.

Turismo Cultural, Histórico e Religioso

Cultura

Em todo o Estado você também encontra destinos para aproveitar mais a cultura, a história e a religião local. Na capital Fortaleza explore mais a cultura cearense. Aproveite para experimentar os melhores pratos da culinária regional, como o baião de dois, o camarão e outros frutos do mar, a tapioca nos centros da tapioqueira e os sorvetes de frutas locais.

Veja aqui opções de Hotéis e Pousadas em Fortaleza!

 

História

Sabemos que praticamente todas as cidades de um Estado têm história para contar. Contudo, algumas conseguem se destacar devido a sua participação em momentos importantes para o Brasil.

A cidade de Icó é pouco explorada, inclusive pelos próprios cearenses, mas guarda um patrimônio histórico muito rico. Esse pequeno município fez parte do Ciclo do Ouro no Ceará, conseguindo controlar por muitos anos a economia do estado.  Há também as cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, que foram importantes para todo o Vale do Cariri. Barbalha foi uma das cidades com ocupação militar em meados de 1838 que bloqueavam a ação de tropeiros de gado na região.

Além dessas quatro, podemos destacar Sobral, Aquiraz, Aracati e Fortaleza para você também visitar e conhecer mais da história do Ceará.

Religião

Quando se fala em turismo religioso, duas cidades se destacam bastante: Canindé e Juazeiro do Norte. A primeira está no sertão central do Estado, onde fica a Igreja de São Francisco da Chagas, a maior de todo o Ceará. A Festa de São Francisco do Canindé acontece todos os anos entre outubro e novembro e movimenta religiosos de todas as partes do Brasil.

Já Juazeiro do Norte é uma grande conhecida de todos nós. Terra de Padre Cícero Romão, o Padim Ciço, que traz milhares de romeiros todos os anos para honrarem com suas promessas. Em toda a cidade você sente uma atmosfera religiosa, o que a torna completamente atrativa e diferente.

 

Turismo Ecológico

Explorar a ecologia do Ceará também é uma ótima opção para viajantes aventureiros. O Estado inteiro possui um cenário natural único e que permite ótimos registros. A Praia de Jericoacoara e a Praia de Canoa Quebrada são dois patrimônios naturais incríveis quando se fala em turismo ecológico. Dunas, falésias, lagoas e um mar de águas cristalinas faz parte dos atrativos locais. Jeri ainda é berço de várias espécies, sendo um santuário ecológico de tranquilidade intimamente vinculado à natureza.

Que tal você curtindo essa rede na Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, CE? Não precisa de mais nada para suas férias, não é?
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Saindo um pouco do litoral, indicamos também a exploração do Maciço de Baturité, onde você encontra algumas serras incríveis e reservas da Mata Atlântica que são preservadas. A serra de Quixadá também permite ótimos passeios, com trilhas para trekking e contemplação.

***
Podemos concluir que o Ceará é um estado completo, não é? Você já encontrou seu destino certo para as suas próximas férias por lá? Agora é só planejar o roteiro e fazer as malas!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 29 de agosto de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.