TURISMO NA AVENIDA PAULISTA: um passeio pelo principal cartão postal de São Paulo

Publicidade

Translator / Tradutor

Com 2,7 quilômetros de extensão e algumas dezenas de metros de largura, a avenida Paulista retrata em toneladas de concreto a vida cotidiana do paulistano: a corriqueira pressa em um vai e vê constante, em busca de um pouco de tudo no mesmo lugar.

Foto do MASP na Avenida Paulista em São Paulo, Capital

Foto do MASP na Avenida Paulista em São Paulo, Capital
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E, realmente, variedade é o que não falta nesta extensa via. Por iniciativa de Joaquim Eugênio de Lima e do Dr. Clementino de Souza e Castro, a Paulista inicialmente não dispunha de tanta verticalidade urbana, mas não tardou para que andares e mais andares preenchessem a extensão de um dos pontos mais altos da cidade de São Paulo.

Hoje, engravatados perambulam pelo mesmo caminho que jovens universitários, artistas em geral e toda a gama de gente, em busca de completar o seu dia a dia.

Para satisfazer a necessidade de todos, bares costumam se apinhar de trabalhadores em busca de uma hora extra de diversão pós-labuta, apreciadores de arte encontram na Casa das Rosas, no acervo e exposições do Masp (Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand) ou mesmo em uma sessão de cinema em salas do Conjunto Nacional ou dos shoppings Center 3 ou Paulista, o seu reduto.

Fotos da Avenida Paulista em São Paulo, Capital -   Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Há, inclusive, formas de fugir da fumaça asfixiante da rotina adentrando o Parque Villon (popularmente conhecido como Trianon), que preserva vida animal e um pouco de Mata Atlântica, mesmo diante de tantos carros e prédios ao redor.

É uma área cosmopolita, com arroz e feijão, no almoço, e cardápios internacionais aos montes, para qualquer hora. Os casarões de outrora que corriam a sua extensão são raridade hoje em dia, mas os poucos que ainda resistem chocam pela temporalidade entre passado e presente quebrada nesta arquitetura tão singular.

A Avenida Paulista é roteiro obrigatório para o turista – e para o paulista –, pois sua variedade abriga sem nenhuma distinção pessoas de todos os portes, idades e objetivos, 24 horas por dia e em todas as outras que compõem um ano.

Artigos relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  22 de agosto de 2013

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

GUIAS DE VIAGENS GRÁTIS - BAIXE AGORA O SEU!

Loja
Encontre os melhores ebooks de dicas de viagem pelo Brasil

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site