Turismo em ALAGOAS para todos os Estilos de Viagem

Avalie este artigo

Terra de lindas praias e roteiros ecológicos que merecem destaque. O estado de Alagoas está entre os menores do Nordeste, mas acumula uma grandiosidade de atrativos para os turistas que escolhem passar suas férias por aqui. É até difícil ser sucinto quando se fala de Maceió, Maragogi, São Gonçalo e outras cidades que se dedicam a receber visitantes de todas as partes do mundo.

Como sabemos que há todo tipo de turista, preparos um post sobre Alagoas, focando em diferentes tipos de viagens também. Você está partindo com sua turma ou família? Está levando crianças? É uma viagem mais aventureira ou histórica? As dicas abaixo com certeza lhe ajudarão melhor a conhecer Alagoas. Confira.

Viagem com crianças

O litoral de Alagoas é praticamente todo ideal para quem viaja com crianças. A maioria dos mares possui suas águas mais tranquilas e em uma temperatura ideal. Sem falar nas piscininhas naturais, presentes também em muitas praias. Não será difícil achar um cantinho para você passar um dia aqui com os pequenos. Indicamos priorizar o litoral sul, pois é onde as praias são também mais tranquilas.

Comece pelo Pontal do Peba, no município de Piaçabuçu, uma pequena e bem rústica praia dessa parte do litoral. Aqui torna-se atrativo por ser uma parte da costa bem tranquila também, com opções de passeios familiares. Você pode ir até a Foz do Rio São Francisco ou aproveitar as inúmeras piscinas e lagoas formadas por toda a praia.

foto-praia-da-foz-do-rio-sao-francisco-em-alagoas-brasil-2708

Barra de São Miguel, Duas Barras e, para se quiser também aproveitar o litoral norte, Maragogi é a uma ótima opção, onde as crianças se divertem nas piscinas naturais – as Galés – e ainda veem de pertinho os peixinhos coloridos nas águas transparentes.

foto-pisicna-natural-em-maragogi-alagoas-7761

Natureza e Aventura

De uma forma geral, todos os lugares de Alagoas você encontrará atrações para explorar o turismo ecológico. O Estado é bem completo quanto à sua natureza e, por muitas vezes, você passará por pequenas cidades que mais parecem um paraíso. Buscamos listar, porém, algumas trilhas que são importantes e merecem ser conhecidas.

Maceió

Na própria capital é possível conferir uma trilha ecológica muito popular, por sinal. No Parque Municipal de Maceió há uma caminhada leve, onde você conhecer mais do local e suas belezas naturais. O passeio é muito gostoso e também pode ser realizado por crianças de 7 a 12 anos sem dificuldades.

Barra de Santo Antônio

Essa trilha é possível fazer andando ou de bicicleta, como preferem alguns viajantes. Esse trecho de Barra de Santo Antônio já é mais longo, mesmo que seja simples (sem obstáculos ou grandes subidas). São 8 quilômetros do ponto de partida até a praia. No final do passeio você terá em vista uma linda costa, deserta, com um mar de águas cristalinas e refrescantes. Vale muito a pena.

foto-praia-carro-quebrado-em-barra-de-santo-antonio-alagoas-5338

Maragogi

São muitas trilhas em Maragogi, mas a mais famosa delas é a Trilha do Visgueiro. São 5 quilômetros de caminhada, passando por pequenos vilarejos e com paradas em algumas bicas para tomar aquele banho e recuperar as energias. Apesar de ter placa por todo o caminho, é indicado contratar um guia, caso seja a primeira vez que você se aventura por aqui.

Viagem romântica com praias paradisíacas

Se você escolheu Alagoas para a sua lua de mel ou para comemorar o seu relacionamento, o destino não poderia ser melhor. Há todo aquele aconchego especial para casais, onde encontram nas praias desertas do estado um refúgio para alguns dias sozinhos. Vocês podem explorar bastante o litoral norte, passando pela Costa dos Corais, fazendo a Rota Ecológica, entre outras praias da região.

foto-praia-lage-e-praia-patacho-em-alagoas-7581

Os passeios também são ótimas pedidas para o casal. Barra de Santo Antônio e a Praia de Paripueira têm lindas falésias e parrachos que são visitação obrigatória para os turistas. Além de ser um passeio incrível é o cenário perfeito para aquele álbum do casal.

praia-paripueira-maceio-alagoas-5610

Tudo isso sem nos alongar muito com a linda Praia do Gunga, a sensacional Praia de Ipióca, Carro Quebrado e todas as belezas das praias de Porto de Pedras.

casal-praia-gunga-alagoas

Você está conferindo dicas de turismo em ALAGOAS para todos os estilos de viagem. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Viagem na terceira idade

Para os turistas da terceira idade também indicamos lindas e calmas praias e lagoas do litoral alagoano. A Lagoa de Manguaba, no município de Massagueira é um cantinho perfeito para aproveitar alguns dias no Estado. Além de aproveitar as águas calmas para um bom banho, é possível realizar passeios ecológicos leves e tranquilos para a faixa de idade.

O Cânion do Xingó, já na divisa com Sergipe, é destino obrigatório não apenas para a terceira idade, mas para todos os turistas que visitam Alagoas.

Os tons verde-esmeraldas do Rio São Francisco contrastam com paredões imensos de rocha avermelhada, que conta também com vegetação nativa, mostrando a fertilidade das águas do Velho Chico. O passeio é sensacional e inesquecível e dá pra fazer no estilo bate-e-volta de Maceió!

foto-canions-do-xingo-em-caninde-sao-francisco-8639

Você pode ir também até a Praia do Francês, um dos cartões-postais do estado para curtir muito. As feiras de artesanato, a culinária local e o bom forró pé-de-serra é tradição aqui. É diversão garantida.

guarda-sol-praia-frances-alagoas

Turismo histórico e cultural

Apesar de ter história e cultura em todo o estado, queremos explorar mais a capital nesse tipo de viagem. É em Maceió que está a maior concentração de prédios históricos e culturais para você conhecer.

Catedral Metropolitana de Maceió

A principal igreja da cidade está aqui desde 1859. Ela traz um estilo mais neoclássico, cercada por candelabros de pratas e cancelas de madeira. É aqui que acontece a festa de Nossa Senhora dos Prazeres, que movimenta toda a capital.

altar-igreja-centro-historico-maceio-al-6096

Museu de Arte Sacra Pierre Chalita

São mais de 3 mil peças com herança histórica e religiosa para o estado. O museu tem um acervo completo de antigas igrejas que existiam em todo o estado de Alagoas, nos séculos 17, 18 e 19. O primeiro andar merece uma atenção especial dos visitantes, por ser todo dedicado às obras de Chalita.

Palácio Mariano Peixoto

Esse foi o primeiro prédio a sediar a Prefeitura de Maceió. Hoje funciona a Assembleia Legislativa e também abriga objetos da grande classe alagoana, como cristais, móveis antigos, pratarias e alguns quadros. Em alguns lugares você pode conferir ambientes completos e mantidos como que na época de inauguração do prédio.

assembleia-legislativa-estadual-centro-historico-maceio-al-6125

Museu Théo Brandão

O Museu Théo Brandãoa é parada obrigatória no Centro Histórico de Maceió, pois é lá que há muitos objetivos, documentos, fotografias, … enfim, um acervo completo contando a história do povo nordestino. Vale a visita!

museu-theo-brandao-centro-historico-maceio-al-6116

Feira de Artesanato de Pajuçara

Nada melhor do que essa feira para você escolher aqueles presentinhos para levar de lembrança. À beira mar, essa é a feira mais conhecida da cidade, com mais de 200 barracas de produtos locais. Difícil será escolher dentre tantas peças lindas!

O centro histórico de Maceió também guarda lindos prédios, além desses que citamos acima. Não deixe de conhecer e circular com calma.

Marechal Deodoro

Outro Centro Histórico imperdível é o de Marechal Deodoro, que fica a 30 km de Maceió. Quem o visita se depara com um verdadeiro museu a céu aberto, com ruelas calçadas de pedras e arquitetura colonial, que mantém as cores de antigamente. Destaque para a antiga Cadeia Pública e a Casa da Câmara, datadas de 1850. Visite também o Palácio Provincial (que abrigou a família imperial), o Convento São Francisco e as igrejas em estilo barroco e colonial.

marechal-deodoro-alagoas-6217

***
Encontrou o melhor estilo de viagem para as suas próximas férias em Alagoas? Conta para nós qual foi nos comentários!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 28 de abril de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.