Top destinos de CRUZEIROS marítimos pelo Brasil

Avalie este artigo

Quem nunca sonhou em tirar férias viajando pelo litoral, conhecendo praias lindas e com toda mordomia? Ideais para todos os tipos de pessoa e gostos, os cruzeiros marítimos seguem em alta não só mundo afora, mas também no Brasil.

Via cruzeiros é possível conhecer e aproveitar diversos lugares diferentes em apenas uma viagem, evitando o desgaste de arrumar malas frequentemente e ainda com tudo que precisa sempre ao seu redor no navio. Por aqui, a popularidade desse tipo de passeio também aumentou com o crescimento das opções de linhas e companhias oferecendo cruzeiros em território nacional.

 

A variedade de tipos de cruzeiro também é grande. Existem os cruzeiros familiares, para solteiros, universitários, público gls, os de carnaval… E como funciona uma viagem dessas? Se você pensa que ficará no tédio durante o trajeto marítimo entre cidades, está muito enganado: os navios costumam apresentar uma variedade enorme de opções de entretenimento para o período em que estão em alto-mar. Existe uma programação definida e atividades gratuitas. Além disso, é claro, não faltam piscinas, bares, boates, shows e muito mais.

 

A comida costuma estar inclusa no pacote, com restaurantes e lanchonetes espalhados pelo navio – mas as bebidas alcoólicas precisam de um pacote especial, ou serem compradas a parte. Existem outros serviços opcionais, também cobrados separadamente, como spa, tratamentos estéticos e de beleza, passeios turísticos nos pontos de parada, entre outros. O importante é sempre consultar os detalhes do que se tem direito com a agência contratada.

Com a beleza incrível do litoral brasileiro, nada melhor do que se aventurar nas mais diversas praias e ainda observar a paisagem de outro ângulo! Então, confira os principais destinos de cruzeiros no Brasil e escolha o seu!

Santos – Rio

A maioria dos roteiros marítimos nacionais sai dos portos do Rio de Janeiro ou de Santos. E existe uma rota apenas entre as duas cidades, perfeita para quem não dispõe de muito tempo para viajar. A mais curta – a partir de dois dias – contempla apenas esses dois portos e é ideal para conhecer a Cidade Maravilhosa.

lindo-cristo-redentor-corcovado-rj

Com alguns dias a mais, algumas cidades no caminho se tornam paradas. Ainda no estado de São Paulo, Ilhabela é o paraíso do ecoturismo. Entre suas cachoeiras, trilhas e, claro, belas praias, todos podem curtir um pouquinho do contato com a natureza que o local permite. Mais a frente, outra ilha oferece do mesmo: a Ilha Grande, já no estado do Rio de Janeiro. Por lá, é possível mergulhar em águas transparentes e se maravilhar com a vida marinha da Costa Verde.

belezas-praia-do-bonete-ilhabela-sp

Ali pertinho fica Angra dos Reis, cidade que também aparece em alguns cruzeiros – com suas badaladas praias e piscinas naturais.

 

 

No Rio, a badalação de Ipanema e o charme de Copacabana são os destinos mais procurados dos turistas durante a parada. Há também a possibilidade de conhecer a renovada zona portuária, o centro histórico, a boemia da Lapa e de Santa Teresa… e, naturalmente, os dois pontos turísticos mais famosos do país: o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

bonde-alto-pao-de-acucar-rj

Passando do Rio, outra cidade litorânea que possui parada é a luxuosa Búzios. Os mares límpidos e belas praias são as principais atrações locais, ainda podendo dar um passeio pela Rua das Pedras.

monumento-bronze-praia-da-armacao-buzios-rj

Rio – Salvador

Búzios também aparece bastante quando o roteiro do cruzeiro vai do Rio de Janeiro até Salvador. Lá perto, saindo da capital carioca, também pode haver parada em Cabo Frio, com suas dunas e a Praia do Forte.

amigas-praia-da-dunas-cabo-frio-rj

Já em mares baianos, a principal parada é em Ilhéus, além, é claro, das praias de tirar o fôlego do sul da Bahia. A cidade também conta com um forte turismo histórico, pois está localizada na Costa do Cacau, onde suas igrejas e prédios culturais recebem milhares de turistas anualmente interessados em conhecer o lugar em que Jorge Amado ambientou muitos de seus romances.

mirante-ilheus-bahia

Saindo de Ilhéus, o cruzeiro segue para a capital baiana. Em Salvador, embarque na chance de se esbaldar com a culinária local: acarajé, vatapá, sarapatel, etc. Além da boa gastronomia, os principais pontos turísticos incluem: o Mercado Modelo, com sua infinidade de itens para lembrancinhas; o Elevador Lacerda, ligando a cidade baixa à cidade alta com sua vista estonteante; a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, visita obrigatória não só para os religiosos, mas também para admirar sua arquitetura barroca; o Pelourinho, bairro colonial no centro histórico; e o Farol de Santo Antônio, na Barra, antigo ponto de vigia.

foto-pelourinho-salvador-bahia-brasil-0758

As praias mais próximas próprias para banho – Flamengo, Stella Maris, Itapoã – ficam um pouco longe do centro e da região portuária. Mas, a Praia da Barra costuma ser limpa, ficar cheia e atrair banhistas, principalmente ao pôr do sol!

foto-praia-porto-da-barra-salvador-bahia-brasil-1029

Você está conferindo os motivos os Top destinos de CRUZEIROS marítimos pelo Brasil. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Santos – Santa Catarina

Outros cruzeiros tomam o caminho do sul do Brasil, principalmente para as imperdíveis praias de Santa Catarina. A primeira parada em mares catarinenses fica em Itajaí. Embora não tão famosa, a cidade é colada com a badaladíssima Balneário Camboriú. Por lá, a Praia Central está sempre cheia e apresenta inúmeras opções de bares e restaurantes – é o ponto mais conhecido e turístico. Outras praias um pouco mais afastadas do centro são famosas pela beleza, principalmente Laranjeiras, Estaleiro e Estaleirinho. É bom também aproveitar a especialidade local nos frutos do mar na hora em que bater a fome.

praia-do-estaleiro-balneario-camboriu-

Já em Itajaí, uma praia se destaca: a Praia Brava, que leva o nome justamente pela força das ondas, e é bastante procurada por surfistas. É uma das mais famosas de todo o estado, com muitas celebridades – incluindo Neymar – possuindo apartamento por lá. A infraestrutura é boa, com muitos restaurantes e bares. Vale a pena um pulinho lá na Praia Brava e curtir o pôr do sol, durante a parada no Porto de Itajaí, que é o maior de Santa Catarina e o segundo do Brasil.

por-do-sol-praia-brava-itajai-sc

Um pouco mais ao sul fica Porto Belo, também destino de luxo e tradicional parada de transatlânticos do mundo todo! Porto Belo tem como principal atração a Ilha de Porto Belo e suas águas cristalinas, ideais para mergulhos e prática de snorkel. Já a Enseada do Caixa D’Aço é sempre cheia de iates e lanchas com festas sem parar nos bares flutuantes.

linda-ilha-porto-belo-sc

Roteiros no Nordeste

Não dá pra falar em litoral brasileiro sem pensar no Nordeste. Com praias lindas sendo ‘descobertas’ pelo grande público o tempo inteiro, cada estado possui maravilhas únicas e merece uma visita. Alguns cruzeiros também se destinam à região, em especial a algumas capitais e, naturalmente, Fernando de Noronha – um dos destinos mais procurados do Brasil.

Em Noronha, os principais passeios são os de mergulho e snorkel para observar a fauna marinha do arquipélago nos mares transparentes do maior paraíso nacional. Algumas praias são mais conhecidas que outras entre as 21 ilhas de lá. Talvez a principal seja a Cacimba do Padre, destino de surfistas e com larga faixa de areia grande. A Baía do Sancho é considerada por muitos como a praia mais bonita do Brasil – e isso não é pouca coisa.

foto-praia-do-sancho-em-fernando-de-noronha-pe-brasil-4142

A Baía dos Porcos também figura em listas das mais belas do país e é excelente para observação de tartarugas e outras espécies marinhas.

baia-dos-porcos-em-fernando-de-noronha-pe-brasil-4297

Em praticamente todas as praias de Fernando de Noronha é possível encanta-se pela ilha e suas maravilhas. E na pausa para almoço, delicie-se com frutos do mar fresquinhos, principal especialidade de qualquer localidade litorânea brasileira, e não é diferente em Noronha com sua pesca artesanal.

Para chegar a Noronha, é de Recife que saem a maioria dos cruzeiros. A capital de Pernambuco é a terra do frevo e do maracatu, bastante procurada não só pelas praias, mas também pelo Carnaval. A Praia de Boa Viagem é a mais frequentada, mas é perigosa pelos ataques de tubarão. Então, mergulho só no rasinho.

boa-viagem-em-recife-pernambuco-7800

Colada a Recife está Olinda com suas ladeiras e centro histórico, que vale uma visita se o cruzeiro permitir dois dias no local. Outra parada comum também é Porto de Galinhas, com suas piscinas naturais de impressionar qualquer um.

foto-praia-porto-de-galinhas-em-porto-de-galinhas-pernambuco-7673

A capital mais próxima de Fernando de Noronha, porém, é outra: Natal, que também aparece com frequência em rotas de cruzeiros. O bairro de Ponta Negra é o principal da cidade potiguar, reunindo a proximidade da praia com a ótima infraestrutura de restaurantes e opções de lazer. As dunas são famosas e é possível fazer passeios de bugue para conhecê-las. O Forte dos Reis Magos é outro ponto turístico bastante conhecido da capital do Rio Grande do Norte e vale a pena curtir o pôr do sol de lá. A gastronomia também é famosa, principalmente pelos pratos com camarão – mas também vale provar a famosa ginga com tapioca encontrada facilmente no mercado da Praia da Rendinha.

ponta-negra-natal-rn-3236

Antes de chegar ao final do passeio, o navio pode dar uma passadinha em João Pessoa, para os turistas conhecerem as maravilhas da Paraíba, como a Praia do Poço e suas piscinas naturais.

poco-joao-pessoa-pb

Por fim, Fortaleza fecha o grupo das cidades nordestinas paradas de rotas de cruzeiros. A orla urbana da capital do Ceará vive cheia de turistas e moradores, principalmente nas praias de Iracema e do Futuro. A cultura cearense fica sempre em destaque e a culinária também não pode ser deixada de lado: escolher entre tapiocas, baião de dois e pratos especiais com lagosta e caranguejo pode ser tarefa difícil – mas, gostosa!

Praia do Futuro - Fortaleza - CE - Foto-8187

Brasil – Uruguai – Argentina

Não podemos deixar de mencionar também os cruzeiros que saem do Brasil para outros países, tradicionais no Mercosul. A principal rota vai até Buenos Aires, capital da Argentina, passando no Uruguai por Punta del Este e Montevidéu. Antes, no Brasil, costumam parar nas acima citadas Santos e Porto Belo, além de conhecer um pouquinho o litoral do Rio Grande do Sul.

***
Como você pode ver, não faltam alternativas no Brasil para cruzeiros com preços acessíveis para o turista que sonha ter um pouco de luxo e água fresca nas férias. A reconhecida beleza do território brasileiro oferece uma enorme gama de possibilidades para quem deseja não só conhecer melhor o país como também aproveitar as praias, passeios e, entre cidades, ter tudo que precisa à disposição no navio. Escolha o seu roteiro favorito e parta para essa aventura!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 06 de junho de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.