Top 5 coisas para fazer em ARRAIAL D’AJUDA

Avalie este artigo

O estado da Bahia é atrativo para todos. O que mais agrada aqui é que você encontra lugares para todos os tipos de turistas. Arraial D’Ajuda é um desses exemplos. De ponta a ponta tem aquele cantinho para os visitantes que querem tranquilidade, enquanto na outra ponta há agitação o ano inteiro. Para quem está por Porto Seguro, chegar aqui é moleza. São apenas 4 quilômetros que dividem as duas praias. Já partindo de Salvador a viagem é um pouco mais longa, com cerca de 600 quilômetros, mas que com certeza valerão muito a pena.

Preparamos um post-guia com as top cinco coisas para fazer em Arraial D’Ajuda e você descobrir o porquê aqui é aquele cantinho para chamar de seu. Confira a nossa lista!

1 – Conhecer as principais praias da região

Existem muitas formas de conhecer as praias de Arraial D’Ajuda. Se você está com mais tempo em sua viagem, é possível curtir todas em dias diferentes e aproveitar muito mais. Contudo, se está naquela viagem de final de semana, dá para conhecer todas também, mesmo com o tempo mais apertado.

Em uma caminhada de aproximadamente duas horas – sem incluir o tempo de parada – você conhece o litoral de Arraial D’Ajuda de ponta a ponta. De carro, ainda dá para conhecer ainda mais, incluindo as melhores praias entre Trancoso e Arraial D’Ajuda, que são em número ainda maior e beleza imperdível.

Dá para começar o circuito pela Praia Apago-Fogo, a primeira do litoral de Arraial D’Ajuda. Ela fica na foz do Rio Buranhém, lugar que serve de porto para as balsas que trazem os turistas de Porto Seguro. Aqui você encontrará muita concentração de turistas e, devido o mar, muitos kitesurfistas e windsurfistas aproveitando o vendo da região, que é muito bom para a prática desses esportes.

Reserve seu Hotel em Arraial D’AjudaSiga então até a Praia de Pitinga, onde estão ótimas barracas. Passe pela Praia de Mucugê, também muito popular entre os turistas. Essa é a praia central de Arraial D’Ajuda e onde acontecem grandes eventos o ano inteiro. De Mucugê siga até a Praia de Taípe, que é a mais deserta da região.

Não deixe de fora a Praia da Lagoa Azul, a Praia do Parracho que é também muito visitada por windsurfistas e mergulhadores, a Praia de Araçaípe e a Praia dos Pescadores, considerada com a melhor vista de toda Arraial D’Ajuda.

2 – Explorar os Parques de Ecoturismo

Com uma quantidade imensa de belezas naturais, seria quase injusto se não tivessem parques voltados para o ecoturismo em Arraial D’Ajuda. O Arraial D’Ajuda Eco Parque é o mais popular de todos e o mais procurado por turistas. O espaço é muito completo, com toboáguas que caem em piscinas naturais e de água doce.

Para quem busca mais aventura, indicamos o Awaventura, que tem algumas trilhas de nível difícil, mas quem busca caminhadas de nível fácil e médio também poderá aproveitar muito a paisagem. Aqui você também consegue praticar o arvorismo e descer de tirolesas aproveitando o cenário único de Arraial D’Ajuda.

3 – Redescobrir a história do Brasil no Centro histórico de Arraial D’Ajuda

O Largo D’Ajuda é onde está todo o Centro histórico de Arraial D’Ajuda e onde você pode redescobrir muita coisa sobre a história do nosso país, além de saber como surgiu essa pequena vila.  Tombado pelo Iphan, ele guarda construções seculares e que permanecem intactas, mesmo com a ação do tempo. A Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda é a principal construção do Centro Histórico. Ela foi erguida em 1551, sendo uma das primeiras do Brasil.  Pequenina, ela mantém toda a estrutura ainda instalada pelos nossos descobridores. Alguns objetos que estão aqui ainda são dessa época.

Reserve seu Hotel em Arraial D’Ajuda

No espaço da Igreja Matriz você também descobre um lindo mirante que dá para avistar quase toda a Arraial D’Ajuda e a Estrada da Balsa, aquele pequeno porto que citamos mais acima, por onde os barcos turísticos chegam. A praça que está em frente à Igreja também é encantadora. Ao redor, casinhas coloridas antigas, que hoje abrigam lojas de artesanatos e cafés.

4 – Visitar o Projeto Coral Vivo

A natureza é muito generosa em toda a pequena Arraial D’Ajuda. E em 2012 foi criado o Projeto Coral Vivo, na Rua Mucugê, justamente para aqueles turistas que passam rápido pela cidade saber mais um pouco sobre esse ecossistema. Em todo o estado da Bahia existem cinco espécies diferentes de corais. Uma amostra de cada um deles foi recolhida e exposta aqui. Além dos corais, você tem um espaço com painéis interativos que mostram os arrecifes, a biodiversidade marinha e muito mais que pode ser encontrado pelos mares de Arraial D’Ajuda.

O melhor de tudo é que nada é cobrado para visitar o Projeto Coral Vivo de Mucugê. Para quem viaja com crianças, esse é um passeio imperdível. Vale a pena passar por aqui e receber uma verdadeira aula sobre natureza!

Obs: o espaço só não funciona aos domingos. Nos demais dias ele fica aberto das 16h às 23h

Você está conferindo 5 top coisas imperdíveis para fazer em Arraial D’Ajuda. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

5 – Saborear a culinária local

Deixamos essa dica por último por ser aquela que você pode fazer sempre no final do dia. A culinária de Arraial D’Ajuda não sobrevive apenas de acarajés, carurus e outras comidas baianas. Há uma diversidade incrível aqui que se tornou, inclusive, um dos atrativos turísticos do local. Toda a vila conta com incríveis restaurantes e charmosos cafés, mas são as barracas de praia que ofertam os pratos mais saborosos.

Principalmente em Mucugê, você encontra pratos feitos a partir de frutos do mar frescos. Algumas barracas fornecem, inclusive, um cardápio vivo, onde você escolhe o peixe, camarão, caranguejo, etc., para depois o cozinheiro local preparar como o cliente deseja.

Experimente as casquinhas de siri com todos os tipos de temperos. O aipim cozido e frito, o camarão gigante e tudo o que você puder. Dá para comer um pouco de cada durante toda a sua viagem! Deixe a dieta de lado por uns dias e experimente!

***
Gostou das dicas sobre Arraial D’Ajuda? Cada cantinho citado em nossa lista é bem especial e você merece conhecer nas suas próximas férias! Não deixe de colocá-los em seu roteiro!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 22 de junho de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.