São João do Assú: Quase 300 anos de tradição no RN

Avalie este artigo

No mês de junho as festas de São João pipocam pelo país inteiro, principalmente no nordeste, onde é mais forte e popular. Um lugarejo arretado no interior do Rio Grande do Norte faz uma festa incrível com mais de 280 anos de tradição. É Assú, a 207 quilômetros de Natal.

Assú (ou Açu a grafia correta pela origem do tupi ‘taba-açu’, que significa ‘aldeia grande’) é uma das cidades mais antigas do país que tem São João Batista como seu padroeiro e, por isso, promove as celebrações a 289 anos.

Às margens do Rio Açu, na paróquia da cidade, a festa começa com ritos religiosos e também com o grande Cortejo Junino, que é acompanhado por cerca de 5 mil pessoas vestidas a caráter, incluindo quadrilhas, rainhas dos arraiás, carroças decoradas e um trio elétrico para animar e abrir a programação que segue até dia 24 de junho, dia oficial de São João.

A imagem do padroeiro percorre a zona rural e os bairros, com celebração eucarística em vários dias. Os amantes das duas rodas não ficam de fora das comemorações, que incluiu a Pedalada de São João e a Moto Romaria.

A Praça da Matriz, que também leva o nome do santo, São João Batista, vira palco do lindo Festival de Quadrilhas, onde oito agremiações disputam uma premiação, mas já ganharam 10 no quesito alegria contagiante. Complementando as danças, há show de mamulengos e muito forró pé-de-serra.

Vários artistas se apresentam na festa e este ano a programação é intensa com Aviões do Forró (18), Dorgival Dantas (19), Ferro na Boneca (20), João Neto (21), Zé Sanfoneiro (23) e Solteirões do Forró (24).

No dia 24 tem o ‘Acorda João’, quando às 6 horas todas as famílias da cidade que possuem um parente com o nome João vão soltar fogos e homenagear o padroeiro e todos os ‘Joões’ da região. Uma grande procissão encerra a festa às 17 horas e você não vai perder, vai?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 16 de junho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.