SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE: O maior São João do Mundo

Avalie este artigo

Quem pretende experienciar uma das mais tradicionais festas de São João do Nordeste tem destino certo: a cidade de Campina Grande, na região do agreste paraibano. A charmosa Campina, como é popularmente conhecida, gaba-se por sediar o maior evento do mundo inteiramente dedicado ao santo. Todos os anos, dois milhões de pessoas visitam o Parque do Povo, quartel-general da folia junina desde 1986.

Fotos da Festa de São João em Campina Grande, na Paraíba - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.brE não é para menos: o espaço cultural é palco de atrações musicais todos os dias de junho – são trinta noites ininterruptas de forró. E os principais representantes do gênero no Brasil fazem a festa por lá. Pelos seis palcos do Parque do Povo, já passaram Elba Ramalho, Fala Mansa, Aviões do Forró, além de grupos e cantores paraibanos. Embora seja destaque, o ritmo também cede lugar a músicos de outras veias artísticas. A diversidade de sons é notável, indo da Música Popular Brasileira ao Gospel: a festa já recebeu shows de Gilberto Gil, Padre Fábio de Melo, Banda Calypso, o cantor Fagner e mais.

Quem quiser vivenciar mais da cultura nordestina está no lugar certo. É só interromper o dois-para-lá, dois-para-cá ao som dos músicos para conferir o embate das melhores quadrilhas juninas na Pirâmide – tenda gigante montada para abrigar os espetáculos de dança. Ou então apreciar as rimas dos tradicionais repentistas, poetas que se apresentam diariamente, e as instalações cenográficas que decoram a festa. Dentre elas, uma réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campina Grande, e uma fogueira com 20 metros de altura.

A culinária também tem seu lugar cativo. Diversos restaurantes, onde pode-se descansar do arrasta-pé, servem o melhor da gastronomia junina. No cardápio, iguarias da região: carne de sol com manteiga de garrafa, buchada de bode, queijo coalho, bolo de macaxeira com calda de caramelo, e muitos outros pratos irresistíveis. O destaque é para os produtos feitos a partir do milho, cuja colheita se dá no mês de junho, o que justifica sua relação cultural e histórica com a festa. Para curtir o São João de forma tradicional, portanto, é imprescindível degustar a pamonha, a canjica e, é claro, o milho cozido.

Foto da quadrilha na festa de São João em Campina Grande, Paraíba - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Parque do Povo também celebra um casamento coletivo durante os festejos. Mais de uma centena de casais trocam alianças e votos de fidelidade todos os anos no Maior São João do Mundo e dançam sua primeira valsa ao som das sanfonas. O casório tem direito até a bolo, encomendado especialmente pela prefeitura. Depois, a pedida é cair no autêntico forró pé-de-serra, ao som de grupos especializados no ritmo, que montam “ilhas” musicais em áreas específicas do parque. Ao todo, cerca de 90 trios de forró se apresentam nestes espaços improvisados, no qual os foliões podem ter contato direto com os músicos.

O São João de Campina Grande, contudo, vai além do Parque do Povo. Mais especificamente até o município de Galante, para onde se dirige o Trem do Forró nos fins de semana de junho. Em cada vagão do transporte, uma festa: cerca de 800 forrozeiros viajam, dançando, ao som de trios até chegar no destino, onde a diversão inclui mais forró, degustação da culinária local e exposição de artesanato. Uma experiência junina que pode ser pouco tradicional, mas que vale o ingresso por seu caráter inusitado e irreverente.

Quem preferir ficar longe do agito, tem no Sítio São João, no bairro do Alto Branco, parada obrigatória. Trata-se de um espaço cenográfico de um antigo vilarejo rural do Nordeste, com igreja, casa de farinha, engenho de cana de açúcar e outras construções – tudo para preservar e divulgar o modo de vida histórico da região.

Artigos relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Renato Oselame Fotos:  Ricardo Junior 11 de agosto de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.