Roteiro de 3, 5 e 7 dias por JERICOACOARA e região

1/5 - (1 vote)

Perguntar quantos dias são ideais para conhecer a região de Jericoacoara, no Ceará, é algo bem subjetivo. O destino tem muito o que oferecer para seus turistas e, quanto mais tempo você tiver disponível para cá, mais encontrará o que fazer. Levando em conta quem tem apenas 3, 5 ou 7 dias em Jeri, criamos um roteiro inteligente. A partir das nossas dicas dá para conhecer toda a região e os seus principais pontos turísticos. Aproveite!

Roteiro de 3 dias em Jericoacoara e Região

Um final de semana em Jericoacoara é o suficiente para conhecer a vila. Alguns cantinhos que você consegue chegar a partir de pequenas e médias caminhadas devem ser prioridade neste primeiro momento.

Dia 1 – Conhecendo a vila de Jericoacoara

A vila de Jericoacoara mantém-se basicamente a partir de duas ruas: a Rua do Forró e a Rua Principal. Aqui estão os comércios do local, a grande parte de hotéis, hostels e pousadas, algumas casas de veraneio e bares que à noite ficam completamente lotados. Para esse primeiro dia que você chega em Jeri, nós indicamos um passeio por toda a vila para você conhecer os pontos de venda de artesanato, as casinhas que são uma graça, além de outros atrativos que destacam a cultura e a história da pequena cidade.

praia-jericoacoara-ceara-foto-1323

É comum, nesses passeios a pé, encontrar cancioneiros, contadores de causos e outros artistas locais que se apresentam em praças, ruas, bares e restaurantes, destacando o que a região tem de mais próprio: história! É uma forma interessante e divertida até, para conhecer como se formou a vila de Jericoacoara e porque o destino é tão desejado por todos.

Para terminar seu dia, dedique o final da tarde para a Duna do Pôr do Sol. Você encontrará muitas dunas e outros pontos para ver o sol se pôr, mas esse cantinho é tradicional e bem especial.

frescocol-praia-jericoacoara-ceara

Vale lembrar que o sol em toda a região Nordeste começa a se pôr a partir das 17h horas, então é bom chegar cedo para pegar um cantinho bom para sentar. Outra dica fundamental: dê preferência à calça. A região venta bastante e se você vai se saia ou short pode sentir um incômodo dos grãos de areia batendo na sua perna. A sensação é de pequenas fagulhas tocando a pele.

Já à noite, aproveite a Rua do Forró para escolher uma casa onde bandinhas de forró pé de serra se apresentam para dançar bastante!

Dia 2 – Muita Praia

A Praia de Jericoacoara é a que você provavelmente terá mais acesso durante seus dias por aqui. É possível pegar um passeio de bugue para outros litorais, mas se não tiver tempo – ou não quiser investir nisso, não tem problema! A região do centro de Jeri é muito linda e tem uma praia que você vai gostar com certeza.

coqueiro-praia-jericoacoara-ceara

Indicamos, então, você tirar esse segundo dia de viagem para curtir bastante essa praia. Dá para explorar os diferentes pontos dela, pois há alguns com barracas e outros totalmente desertos. Independente do ponto que você escolheu ficar, o mar é sempre quentinho e calmo. Quem viaja com crianças aproveitará bastante, pois há muitas piscinas em toda a extensão dessa costa.

praia-jericoacoara-ceara-foto-0463

Atenção apenas para as lanchas e surfistas que visitam o local. Como não há tanta onda no mar, eles geralmente ficam mais próximos da areia!

Dia 3 – Passeio de bugue e cavalo

Cartão-postal de Jericoacoara, a Pedra Furada, não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem, concorda? Então, usaremos o terceiro dia para conhecer esse lugar. Você pode fazer o trajeto a pé, se gostar de caminhar à beira mar. Ainda assim, indicamos contratar um bugueiro que levará você para conhecer toda a região até a pedra e ainda circulará pelas dunas da cidade. Você pode trocar o passeio de bugue pelo de cavalo, caso ache mais divertido ou atraente.

turistas-pedra-furada-jericoacoara

No primeiro caso é possível alugar um bugue com ou sem motorista, mas a segunda opção só indicamos para quem já tem experiência de andar sobre dunas, pois evita acidentes. No segundo caso, os donos dos cavalos disponibilizam o passeio em grupo ou individual. É preciso, nos dois casos, tomar dois cuidados importantes. É indicado que você só contrate passeios feitos por profissionais devidamente regulamentados para a sua segurança. Observe, também, as condições do animal ou do veículo contratado. Em caso de dúvida ou insegurança, evite pagar pelo serviço.

bela-pedra-furada-jericoacoara

Se preferir, você pegar um passeio completo de um dia até as Lagoas, que vamos descrever abaixo.

Você está conferindo uma sugestão de roteiro de 3, 5 e 7 dias por Jeri! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Roteiro de 5 dias em Jericoacoara e Região

Com mais dois dias de viagem, reservamos passeios pela região que você com certeza vai adorar.

Dia 4 – Litoral Leste

Nesse dia, indicamos que você o dedique para as lagoas que formam o Litoral Leste de Jericoacoara. Há diversas formas que chegar até aqui, mas alugar um bugue e ir pela areia é um atrativo a mais. Uma dica muito importante é sempre reservar o seu passeio com antecedência. Além de ser muito procurado, é bom sair bem cedo para poder aproveitar bem todas as lagoas. Do contrário, você apenas as verá de passagem, sem dispensar algumas horinhas para bons mergulhos.

imagem-praia-deserta-jericoacoara

O bugueiro com certeza passará pela Pedra Furada, mas você pode seguir, já que a conheceu no dia anterior. Ele também irá sugerir parar no Parque Nacional, que merece alguns minutos para registrar o momento. A chamada Árvore da Preguiça também é uma parada obrigatória para aquela foto de lembrança.

praia-deserta-jericoacoara

A Praia do Preá será a sua primeira parada do Litoral Leste de Jericoacoara. Depois siga para a Lagoa Azul e termine o dia na Lagoa do Paraíso. Aqui, vale aproveitar o pôr do sol.

lagoa-azul-lagoas-de-jijoca

Muitos bugueiros oferecem o roteiro inverso ao que indicamos, começando pela Lagoa do Paraíso, passando pela Lagoa Azul e terminando na Praia do Preá. Vale a pena fazer assim também, mas você acaba pegando a primeira lagoa muito lotada e pode não aproveitar tanto.

redes-balanco-lagoa-do-paraiso-lagoas-de-jijoca

Dia 5 – Jangada, Windsurfe e Kitesurfe

O quinto dia você pode tirar para se divertir em um passeio de jangada por toda a costa, praticar windsurfe ou kitesurfe pela região. Dá para contratar os passeios e aulas no centro da vila de Jericoacoara, mas as atividades geralmente acontecem na Praia do Preá. O valor cobrado pelas empresas geralmente também inclui o deslocamento até lá, que já é por si só um atrativo.

foto-praia-deserta-jericoacoara

Por mais que você não seja adepto, vale muito a pena e é bastante divertido. Existem grupos de todas as idades e você encontrará o ideal, com certeza.

O passeio de jangada tem duração de aproximadamente 3 horas e faz parada em alto mar, onde existem alguns bancos de areia para mergulho. Quanto mais baixa estiver a maré, mais divertido será o seu passeio, pois há mais paradas.

praia-jericoacoara-ceara-foto-0583

Roteiro de 7 dias por Jericoacoara e Região

Com uma semana dedicada ao paraíso que é Jericoacoara, você pode aproveitar ainda mais as praias da vila e dar um pulinho em outras duas cidades vizinhas que são igualmente lindas.

Dia 6 – Tatajuba e região

Toda a região da Praia de Tatajuba guarda mares lindos e uma costa bem deserta. Para quem gosta de tranquilidade, vai se apaixonar por esse cantinho. É possível chegar aqui através de bugue ou quadriciclos. Para quem viaja sozinho, indicamos o segundo meio de transporte, por ser também o mais barato. De Jericoacoara para Tatajuba é preciso atravessar o mar em uma balsa, então prefira contratar passeio já com tudo pago. Não dá para correr o risco de chegar na travessia e não ter mais barcos.

Tatajuba tem muitas piscinas naturais – já falamos delas neste outro post, se você viaja com crianças, elas com certeza adorarão tudo por aqui. A paisagem local também é muito bonita e natural. Há algumas casas de veraneio e restaurantes, mas você não encontrará uma estrutura como em Jeri.

Dia 7 – Mundaú, Flexeiras e Guajiru

No seu último dia de viagem, indicamos conhecer três praias que ficam um pouco distantes do centro de Jericoacoara, mas que são igualmente lindas. Mundaú, Flexeiras e Guajiru ficam no município de Trairi, onde você consegue chegar de balsa ou de carro 4×4 a partir de Jericoacoara.

criancas-praia-mundau-traiti-ce

Todas as três praias são muito bem estruturadas, permitindo também que você durma em pousadas, hotéis ou hostels, caso não queira ou precise voltar para Jeri – já que esse é seu último dia de viagem e daqui dá para seguir em direção à Fortaleza, que fica mais próximo que Jeri.

foto-praia-guajiru-traiti-ce

Este é uma sugestão de roteiro de 3, 5 e 7 dias por Jericoacoara, mas você pode alterá-lo à vontade para permanecer mais tempo na sua atração preferida, como nas Lagoas Azul e do Paraíso.

Jeri é um paraíso ecológico belíssimo, que certamente você não vai querer sair de lá!

Aliás, todo o litoral cearense é lindo! Você pode conferir as 10 melhores praias do Ceará para aproveitar mais o estado inteiro!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 26 de setembro de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.