Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelo Rio São Francisco

Avalie este artigo

Apesar de nascer em Minas Gerais, foi no Nordeste que o Rio São Francisco ganhou vida. Poderia ser apenas mais um grande rio brasileiro, mas a importância das suas águas para o povo dessa região transformou o Velho Chico em uma espécie de parente querido. Primeiro, vieram as explorações para a agricultura, de onde muitos tiravam seu sustento nas terras sofridas do sertão. Posteriormente, as cidades ao seu redor perceberam a potência dessa correnteza e então inaugurou-se a primeira hidrelétrica – a Hidrelétrica de Angiquinho – no século 20.

foto-praia-da-foz-do-rio-sao-francisco-em-alagoas-brasil-2848

A necessidade de exploração cresceu um pouco mais, quando na década de 80 a Hidrelétrica do Xingó foi inaugurada. E foi justamente aí que os turistas chegaram. Despertou-se uma curiosidade por esse velho senhor de 240 quilômetros de extensão e não foi em vão. Passeios e cidades de importância histórica estão pelo seu caminho, transformando o turismo no Velho Chico uma experiência inesquecível.

Pensando então nessa possibilidade, criamos esse roteiro prático e rápido para quem vai passar 3, 5 e 7 dias explorando uma pequena parte do Rio São Francisco, entre Sergipe e Alagoas. Confira.

Roteiro de 1 a 3 dias pelo Rio São Francisco

Se você tem só três dias de passeio por essa região, então eles precisam ser marcantes de fato. E quando falamos em marcante, queremos que sua viagem tenha aquela vista de encantar e passeios imperdíveis! Para isto, a Foz do Rio São Francisco tem tudo isso e muito mais!

Dia 1: Passeio à Foz do Rio São Francisco

O cenário formado pelo encontro das águas do Velho Chico com o mar de Alagoas é praticamente um desenho de Deus. Água limpa, tranquila, boa para um mergulho e, ao fundo, uma paisagem preenchida com dunas de areias douradas e lindos coqueirais.

foto-praia-da-foz-do-rio-sao-francisco-em-alagoas-brasil-2803

Pertinho do encontro das águas, você avista o Farol do Rio São Francisco, também conhecido Farol do Cabeço. Atualmente, ele está parcialmente submerso junto com o antigo povoado da Vila do Cabeço, mas ainda serve de referência e preserva a história da região. Na maré baixa, quando as areias aparecem, o ponto é utilizado para apoio dos pescadores.

foto-praia-da-foz-do-rio-sao-francisco-em-alagoas-brasil-2701

Em toda a extensão da Foz você encontra também lagoas para aproveitar o dia. Em todas elas, o banho é revigorante e dá, inclusive, para fazer um roteiro de um dia pelas principais. O passeio pode ser feito de catamarã, que dura aproximadamente 45 minutos e que parte do pequeno distrito de Piaçabuçu. Para quem vem de Maceió, é uma viagem de apenas 130 quilômetros.

foto-praia-da-foz-do-rio-sao-francisco-em-alagoas-brasil-2676

Dia 2: Piaçabuçu – dunas e lagoas

Piaçabuçu (AL) tem apenas 12 mil habitantes. É pequenina em tamanho e estrutura, mas possui uma beleza sem igual. Apesar de existirem habitantes aqui desde 1662, a região sobreviveu como povoado de Penedo e tornou-se oficialmente uma cidade apenas em 1952.

Na costa desse município você em de um lado o Rio São Francisco e do outro o mar que, na maré baixa, forma um banco de areia possível de caminhar por muitos quilômetros sobre dunas belíssimas. Do contrário, só é possível explorar a região de barco. As dunas ocupam uma área enorme e algumas chegam a 40 metros de altura! Na época das chuvas, entre as dunas formam-se muitas lagoas, ideais para banhos refrescantes após as caminhadas nas areias finas.

foto-praia-da-foz-do-rio-sao-francisco-em-alagoas-brasil-2808

Parando aqui, antes de tomar seu Catamarã para conhecer o Rio São Francisco, não deixe de experimentar aquele camarão fresquinho. Piaçabuçu possui o maior banco de camarão do Nordeste, sendo um dos mais importantes polos pesqueiros do nosso país. Com isso você já pode imaginar a variedade de pratos a preços populares que a cidade oferece, certo?

foto-praia-da-foz-do-rio-sao-francisco-em-alagoas-brasil-2793

Dia 3: Penedo e suas histórias

Penedo, a cidade maior que cerca o Rio São Francisco, possui 60 mil habitantes e foi toda erguida sobre um rochedo que fica às margens do rio. Monumentos de grande importância histórica para Maceió são encontrados aqui, principalmente palacetes, conventos e igrejas construídas entre os séculos 17 e 18. Desse lado de cá e onde você terá a maior e mais bela vista do Rio São Francisco no final do dia.

penedo-alagoas-2443

Você também pode inverter os dias: tire o primeiro dia para explorar toda a cidade de Penedo, conhecendo seu centro histórico e curtindo o final do dia às margens do Rio São Francisco. No segundo dia, vá até Piaçabuçu, aproveite o dia na Praia do Peba e também curta o final do dia por aqui. No seu último dia de viagem, explore as águas do rio em um passeio incrível. Que tal a sugestão?

Você está conferindo Roteiros de 3, 5 e 7 dias pelo Rio São Francisco! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

Roteiro de até 5 dias pelo Rio São Francisco

Com mais dois dias de viagem você consegue explorar um pouco mais e conhecer dois atrativos maravilhosos que também cercam o Rio São Francisco: os Cânions do Xingó e Piranhas.

Dia 4: Piranhas – Patrimônio Histórico Nacional

Para visitar os cânions você diversas opções para cidade base. Aracaju é a mais procurada por terem passeios com muita frequência e agências de turismo especializada nesse tipo de roteiro. Mas, também é possível sair de Maceió, com a mesma facilidade. Geralmente a visita dura um dia inteiro, então reserve o quarto dia de sua viagem para isso. Vale ressaltar também que é um passeio longo e de certa forma cansativo, por isso, vale a dica de dormir bem e ter sempre aquele lanchinho e água na bolsa.

Contudo, como você não tem tanto tempo livre assim e, principalmente, se deseja economizar um pouco mais com o passeio, indicamos fazer Piranhas, em Alagoas, a sua cidade-base. O distrito está a 280 quilômetros de Maceió e por ser pequenina e disputada, vale programar a sua viagem antes de chegar aqui. Há  uma ótima estrutura de hotéis, mas eles não são muitos e em meses de alta estação, encontrar uma vaga é raridade.

museu-trilha-do-cangaço-lampiao-piranhas-alagoas

Cercada de morros, Piranhas é toda banhada pelo Rio São Francisco e onde você estacionar por aqui vai poder curtir a vista do rio tranquilamente. Para quem viaja buscando atrativos naturais, vai se encantar por Piranhas. Vários sítios arqueológicos importantes para o Brasil também estão aqui e são um passeio a parte.

morro-trilha-do-cangaço-lampiao-piranhas-alagoas

Tire um dia para desbravar as trilhas da cidade. Elas são muitas e as que merecem destaque são a Trilha da Via Férrea, a Trilha da Pedra do Sino, a Trilha do Rio Capiá e a Trilha do Mirante do Talhado. Todas exigem um pouco mais de disposição, pois têm subidas mais íngremes, mas se você não tem tanta experiência com longas caminhadas, dá também para encarar sem medo. Não deixe também de passar no Mirante Secular, que fica na área externa do Hotel Pedra do Sino. Há duas maneiras de chegar aqui em cima: por uma estrada de carro ou encarando uma escadaria com quase 400 degraus. Apesar de ser alto, a vista aqui de cima é incrível!

praca-trilha-do-cangaço-lampiao-piranhas-alagoasCurta o final de tarde no Centro Histórico de Piranhas, que foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural Nacional pelo Iphan e preserva muita história de nosso país. As ruas de paralelepípedo e os casarões de Cidade Velha trazem nostalgia e o ambiente tranquilo e acolhedor compõe o cenário para um jantarzinho bem gostoso.

Dia 5: Cânions do Xingó

No quinto dia, dedique-o completamente para explorar os Cânions do Rio São Francisco. O passeio começa em Piranhas (AL) – onde você já está – e segue até Canindé de São Francisco, do lado sergipano do rio, de onde partem embarcações a partir do Restaurante Karrancas. Além de poder pegar a embarcação para visitar todo o cânion, vale experimentar a comidinha daqui que é bem tradicional e deliciosa. Há opção de fazer o trajeto em catamarãs, com um grupo maior de pessoas, ou de lancha, em pequenos grupos.

foto-canions-do-xingo-em-caninde-sao-francisco-8716

Geralmente o passeio de lancha e de catamarã dura 1 hora até chegar no “point” do cânion: a Gruta do Talhado. Em meio à lindas e gigantescas rochas avermalhadas, além de uma água verdinha e transparente, a embarcação faz uma parada e você pode dar aquele mergulho ou pegar um barco menor para explorar cantinhos dos cânions e algumas grutas onde os catamarãs não alcançam.

foto-canions-do-xingo-em-caninde-sao-francisco-8641

O Cânion do Xingó é considerado um dos maiores cânions do mundo, com 65 quilômetros de extensão, os paredões rochosos com mais de 170 metros de profundidade e largura variável entre 50 e 300 metros. O local também é um sítio arqueológico, pois no interior do cânion ainda é possível encontrar pinturas rupestres e fragmentos de utensílios dos primeiros habitantes do local – datados de mais de 8 mil anos! Por toda beleza e riqueza, o passeio pelos Cânions é obrigatório para quem visita o Rio São Francisco!

Roteiro de até 7 dias pelo Rio São Francisco

Você tem mais dois dias de folga? Então vai adorar conhecer ainda dois cantinhos imperdíveis para as suas férias pelo Rio São Francisco.

Dia 6: Usina Hidrelétrica do Xingó

Você pode aproveitar o sexto dia de passeio para conhecer a Usina Hidrelétrica do Xingó, uma das importantes da região. Se estiver hospedado em Piranhas, pode sair de lá mesmo, de um portinho que fica fora da cidade, na verdade. O caminho também leva a Canindé do São Francisco, do outro lado do rio, e esta travessia é feita de catamarã e dura aproximadamente 1 hora.

No passeio, você conhecerá toda a história da Usina do Xingó e a sua importância para o Nordeste e também para o Brasil. Há uma pequena aula através de vídeo explicativo e depois, instrutores apresentam toda a usina através de uma maquete de madeira, uma atração a parte de tão idêntica que é. O passeio segue pela estrutura da usina, onde você saberá como a água de transforma em energia elétrica! Super interessante, principalmente se estiver com crianças de mais de 10 anos.

foto-canions-do-xingo-em-caninde-sao-francisco-8416

Se você estiver de carro, dá para explorar ainda mais o passeio, circulando por toda a usina e podendo, inclusive, passar por cima da barragem que tem uma vista incrível! Para aproveitar ainda mais o seu dia, dá para esticar daqui até outra importante usina do Nordeste, a Usina de Paulo Afonso, que fica a uma hora de viagem.

Dia 7: Rota do Cangaço

No seu último dia de viagem pelo Rio São Francisco, você pode voltar para Piranhas e explorar a Rota do Cangaço, um trajeto especial que lhe levará até o último esconderijo de Lampião e seu bando. O passeio sai do cais de Piranha (que já é bonito!) e leva cerca de 40 minutos sobre as águas do rio.

foto-trilha-do-cangaço-lampiao-piranhas-alagoas-8110

Você chega então no Cangaço Eco Parque, em Poço Redondo, em Sergipe , para iniciar uma trilha de 3 quilômetros até a Gruta de Angico, onde massacraram o Rei do Cangaço e muito de seus cangaceiros. O trajeto é todo feito por guias devidamente à caráter e que mostram alguns pontos importantes e que marcaram a história da região, como a Casa de Taipa que pertenceu a um dos coiteiros de Lampião, que hoje abriga um pequeno museu e o ponto onde Lampião foi morto.

foto-trilha-do-cangaço-lampiao-piranhas-alagoas-8228

Para quem não é acostumado a caminhar, vai conseguir fazer esse percurso sem nenhuma dificuldade, pois há paradas e a caminhada é bem divertida. Na volta, você conhecerá a vila de Entremontes, onde encontrará graciosas rendeiras dispostas a prepararem as mais lindas peças para que você leve de lembrança da região.

É um passeio extremamente cultural e se você não dispensa conhecer a história e tradição do Nordeste, vai se encantar completamente.

***

E então, gostou da dica de roteiro? Você acrescentaria mais alguns destinos na região? Conta pra gente! Aproveite a sua viagem e depois conte como foi!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 11 de março de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.