Roteiro de 3, 5 e 7 dias em Florianópolis

Avalie este artigo

Florianópolis é uma cidade que dá para se aproveitar em muitos dias. Atrativos turísticos, principalmente relativos às praias, é o que não falta.

guarda-sol-pantano-do-sul-florianopolis-sc

Você consegue montar um roteiro tranquilamente para uma semana ou mais, mas no caso do nosso post, vamos orientar melhor justamente aqueles que não estão com tanto tempo livre assim. Mesmo com poucos dias na Ilha da Magia, dá para curtir bastante a cidade e algumas atrações nas redondezas. Confira nosso Roteiro especial para 3, 5 e 7 dias em Florianópolis.

Roteiro de 1 a 3 dias em Florianópolis

A primeira sugestão para quem chega na cidade com pouco tempo é optar por hospedar-se no centro da ilha. Por mais que você encontre algumas propostas de hotéis e pousadas mais distantes e atraentes, o seu deslocamento pode ser prejudicado e você perderá um pouco de tempo para visitar os locais que precisa. O transporte público de Floripa é um pouco confuso para que não vive por aqui ou conhece bem os locais.

Dia 1 – Litoral Leste

No primeiro dia, indicamos explorar o litoral leste da cidade. Comece o passeio pelo Morro da Lagoa – esse também pode ser seu ponto final, podendo aproveitar um lindo pôr do sol – onde no alto dá para encontrar e curtir um mirante com uma vista peculiar de toda a região. Aqui não há estrutura alguma, mas vale muito a pena dar uma paradinha e registra o cenário. Depois tire alguns minutos – ou algumas horas – para curtir a Praia Mole. Essa está entre as mais populares do estado e você encontrará muitos turistas circulando, assim como uma ótima estrutura de barracas e quiosques.

foto-praia-mole-florianopolis-sc

Siga então até a Praia da Joaquina, uma das mais famosas e lindas praias de Florianópolis. Lá você curtir mais tempo, apreciando o mar que mais parece uma imensa piscina natural.

praia-joaquina-florianopolis-sc-1838

Em Joaquina também estão as famosas dunas. As grandes elevações de areia fazem a alegria dos praticantes de sandboard, que descem com suas pranchas em manobras radicais. Se você é adepto do esporte já sabe que ficará mais tempo por aqui! Mas, também é possível apenas caminhar e apreciar o belo visual!

moca-dunas-joaquina-florianopolis

A Barra da Lagoa pode ser uma ótima opção também para o primeiro. Aqui você encontra outro mirante espetacular: o Ponto de Vista. A Barra da Lagoa é o maior reduto pesqueiro da capital e os restaurantes da região servem o melhor da culinária açoriana.

Há também uma curiosidade no local: a Pedra do Frade. Antigamente a utilizavam como observatório astronômico e entre suas marcações estão o solstício de verão e inverno! Interessante dar uma passadinha.foto-praia-barra-da-lagoa-florianopolis-sc

O final de tarde pode ficar por conta da Lagoa da Conceição, cartão-postal da cidade. O motivo? Um lindo pôr do sol que lhe espera! No centrinho da lagoa você ainda encontra uma infinidade de opções para diversão. Aqui há bares, restaurantes, lojas de artesanatos locais, feirinhas e uma praça deliciosa. Quem procura diversão para as três noites em Floripa, esse é o lugar.

por-do-sol-lagoa-da-conceicao-florianopolis-sc

Outra dica é parar no Trapiche, que fica na Avenida Beira Mar Norte. Para quem deseja registrar um cenário espetacular em Florianópolis não pode deixar esse píer de fora. É também um ponto excelente para curtir o final de tarde batendo papo com os amigos.

Dia 2 – Passeio Cultural e Histórico

No segundo dia, depois de aproveitar um pouquinho as praias, um passeio cultural e histórico cai muito bem, concorda? Já que você está hospedado no centro da cidade, conhecer os pontos turísticos daqui será bem fácil. Dê uma passada na Praça XV de Novembro e tire uma foto na figueira centenária que é atrativo aqui. Você também vai adorar ouvir as histórias que os moradores contam sobre a árvore. Há alguns passos você também encontra o Memorial Miramar, o Museu Histórico de Santa Catarina – que fica dentro do Palácio Cruz e Sousa – e a Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Também dê uma passada no Mercado Público, no Largo da Alfândega. Coma um pastel e entenda porque a popularidade daqui é tão alta! Chegue até a Praça Hercílio Luz, onde você pode admirar a famosa ponte com o mesmo nome, um dos cartões-postais de Florianópolis. Aqui também está o Forte Santana, construção antiga e importante para a história do estado.

fim-de-tarde-ponte-hercilio-luz-florianopolis-sc

Mais ao norte da ilha você encontrará o distrito de Santo Antônio de Lisboa, um verdadeiro museu ao céu aberto, sendo também uma das primeiras comunidades a serem fundadas em Florianópolis. Aqui está o Forte de São José da Ponta Grossa, que é parada obrigatória para todos os turistas que estão na ilha.

Se você gostar da vida noturna, pode terminar seu dia em uma balada na Praia de Jurerê, a mais popular e chique do Estado.

badalada-praia-jurere-florianopolis-sc

Dia 3 – Sul da Ilha

Para o último dia em Floripa, escolhemos um roteiro pelo sul da ilha. As principais praias dessa região são a do Campeche e da Armação. Você dividirá seu dia entre as duas. Indicamos aproveitar a Praia de Armação durante a manhã, onde o mar é mais calmo.

imagem-praia-da-armacao-florianopolis-sc

No período da tarde, siga até a Praia do Campeche, onde as águas se agitam mais e você também verá mais circulação de turistas. Se possível, faça o passeio até a Ilha do Campeche. As águas cristalinas são ótimas para mergulhar e praticar snorkel.

criancas-praia-do-campeche-florianopolis-sc

Uma dica também para o terceiro dia é experimentar as ostras de Ribeirão da Ilha. Esse distrito é o maior produtor de ostras do Brasil. Você vai se deliciar!

ostras-praia-ribeira-da-ilha-florianopolis-sc

Roteiro de 4 e 5 dias em Florianópolis

Três dias é pouco, né? Conseguiu ficar mais dois dias na cidade? Há ainda muito para se aproveitar! Nesses dois dias a mais, você pode escolher aproveitar mais alguma das praias de Florianópolis. Há para todos os estilos, desde esportistas, até as mais tranquilas. Basta definir a sua preferência e aconchegar na areia!

Dia 4 – Praias e Esportes

Para quem gosta de trilhas e esportes, Florianópolis é repleta de atrações. Você pode ir caminhando até a bela Praia de Lagoinha do Leste, por uma trilha bela entre a Mata Atlântica. O local não tem infraestrutura, mas o cenário é de tirar o fôlego! Há ainda a opção de ir de barco e ver de outros ângulos a bela Ilha da Magia.

deserta-praia-lagoinha-do-leste-florianopolis-sc

Você está conferindo Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Florianópolis. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O Norte da Ilha também é uma ótima opção para explorar nesses dois dias extras. Comece pela Praia do Santinho, onde dá para conhecer o Costão do Santinho, o resort mais famoso de Florianópolis. Depois você pode aproveitar as trilhas da região e subir até a Praia dos Ingleses, onde vai encontrar os melhores restaurantes do litoral norte do estado, o que é uma ótima pedida para um almoço delicioso. Você pode terminar o seu dia seguindo pela Praia da Lagoinha, passando pela Praia Brava e terminando o dia na Praia de Canasvieiras.

imagem-praia-do-santinho-florianopolis-sc

Dia 5 – Lagoas da Ilha

Florianópolis possui duas lagoas que possuem muitas atividades esportivas e de lazer. A primeira é a Lagoa da Conceição, que já citamos acima. Dia e noite a orla dessa lagoa é agitada. Lá você encontra deste restaurantes, lojas de artesanatos, ao melhor das casas noturnas.

E a segunda, é a Lagoa do Peri, que pertence ao Parque Municipal da Lagoa do Peri. O local é muito frequentado pelos moradores. Há possibilidades de fazer esportes náuticos e também trilhas. A Lagoa do Peri fica próximo às praias da Armação e do Pântano do Sul e do Morro das Pedras, sendo essas opções para terminar o quinto dia!

pessoas-lagoa-peri-florianopolis-sc

Roteiro de 6 e 7 dias em Florianópolis

Se você resolveu esticar para uma semana a sua viagem, temos mais ótimos lugares para você conhecer, tanto em Florianópolis, quanto nos arredores. Como dissemos, há dezenas de praias que você pode curtir o dia todo. Mas, se quiser visitar também outras região, deixamos as dicas:

Dia 6 – Governador Celso Ramos ou Santo Amaro da Imperatriz

Indicamos dois passeios que não levarão mais de três horas de viagem, dando para aproveitar um pouco mais os destinos próximos da capital fazendo aquele velho e bom bate-volta. Você pode curtir as praias do município de Governador Celso Ramos, que fica apenas a 50 quilômetros da capital. A Praia de Palmas é a mais procurada dessa região, mas existem outras menos populares e igualmente bonitas. Para quem gosta de trilhas, esse é o lugar ideal.

Você também pode dar uma esticada até a cidade de Santo Amaro da Imperatriz e curtir as fontes de águas termais que há por aqui. Elas possuem poderes medicinais, o que fez com que a região ganhasse muita popularidade. São apenas 35 quilômetros da capital.

E para quem não dispensa aquele cenário paradisíaco, a dica para aproveitar o sexto dia de viagem e ir até a Praia da Guarda do Embaú, a 53 quilômetros da capital. Um reduto rústico e belíssimo.

guarda-embau-sc-3012

Dia 7 – Balneário Camboriú e o Beto Carrero World

Você poderá explorar Balneário Camboriú no sétimo dia de viagem. Você não precisa ficar hospedado no balneário, principalmente se quiser economizar um pouco. São apenas 80 quilômetros de distância da capital, em um trajeto rápido, feito em pouco mais de 1 hora. Aqui você encontrará opções de diversão para o dia e para a noite.

Não deixe de conhecer o Parque Unipraias. Esse é um passeio obrigatório para todos que vem até Balneário Camboriú, principalmente pela primeira vez. Faça o passeio de bondinho no parque, conhecendo parte da região. Também circule pela orla central, caminhando até o Cristo Luz, principal monumento dessa cidade. A rodovia Interpraias e também o zoológico de Balneário Camboriú são ótimas opções de passeio!

dois-bondinhos-balneario-camboriu-sc

Se você viaja com crianças vá diretamente a um lugar literalmente mágico: o Parque Beto Carrero World. Considerado a Disney brasileira, esse é o maior parque temático de toda a América Latina e você terá muito o que aproveitar durante um dia inteiro. São brinquedos, shows artísticos e muito mais.

entrada-beto-carreiro-penha-sc

Gostou do nosso roteiro? Faltou alguma atração? Tem muito mais o que explorar em Florianópolis. Se você quer dedicar mais dias na cidade, pode também conferir um Guia Completo da capital catarinense que já preparamos para você! Aproveite!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 23 de março de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.