Roteiro das GRUTAS de Minas Gerais

Publicidade

Translator / Tradutor

A geografia de Minas Gerais é de uma beleza indescritível. Cada cantinho que você visitar aqui com certeza tem história para contar e muita natureza para ver. Você sabia que no Brasil há 10.034 mil cavernas catalogadas e 2 mil delas estão apenas em Minas Gerais? Os dados são do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – Cecav, órgão vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

gruta-maquine

Com essa gigantesca diversidade, o turismo ecológico tem se destacado cada vez mais no estado. E quando se fala em rotas tradicionais, o Roteiro das Grutas se destaca. Ele faz parte da lista daqueles passeios obrigatórios para todo turista no estado. Está programando suas férias em Minas Gerais e quer uma linda opção de passeio? Já conhece o estado e não teve a oportunidade de conhecer essa rota? A gente te apresenta com detalhes. Confira.

Conheça o Circuito das Grutas

Inaugurado em 1998, o Circuito das Grutas inclui uma rota turística pelas grutas dos municípios de Baldim, Capim Branco, Cordisburgo, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos e Sete Lagoas, exatamente nessa ordem. De todas essas localidades, a Gruta do Maquiné (Cordisburgo), a Gruta da Lapinha (Lagoa Santa) e a Gruta do Rei do Mato (Sete Lagoas) são as mais famosas e procuradas por turistas que se aventuram por esse caminho.

Em todas as cidades que fazem parte do Circuito das Grutas acontecem eventos periódicos onde você pode curtir festas tradicionais, feiras, encontros e muito mais. Além disso, ainda pode aproveitar os atrativos naturais e turísticos que estão pelo caminho.

O trajeto inteiro não possui uma infraestrutura completa – apesar de existir uma imensa estrutura hoteleira nas cidades vizinhas -, mesmo sendo um destino muito procurado. Acontece que não é permitido realizar intervenções arquitetônicas em determinadas áreas, para não afetar a natureza do espaço. Além disso, esse é um destino completamente ecológico e a graça está em justamente desbravá-lo como é.

Em algumas grutas, só é permitido visitação com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos Renováveis (IBAMA/CECAV). Você pode obter esse certificado entrando em contato com o órgão pelo telefone (31) 3299 0700. Em outras áreas, ainda será necessária a liberação do proprietário, pois há grutas que estão em áreas particulares. Se você incluir grutas com inscrições rupestres em seu roteiro, ainda é necessária a autorização do IEPHA-MG ou o IPHAN. Indicamos que você providencie todos esses documentos antes de sair para fazer a rota.

Se optar por fazer a Rota das Grutas com uma agência de turismo – o que é o mais indicado, principalmente se você não conhece a região -, a empresa já possui todas as liberações e você não precisa se preocupar com esses documentos. Por outro lado, vale assegurar o seu acesso e confirmar se a empresa está em dia com todos.

Atrativos Turísticos

Por todo o caminho você encontra muitos atrativos turísticos. Alguns cantinhos são paradas obrigatórias e escolhemos alguns que você precisa ver pela Rota das Grutas.

Parque Estadual do Sumidouro

São dois mil hectares que compreendem esse parque natural, construído para ajudar a preservar o patrimônio cultural e também natural, situado em Cárstica de Lagoa Santa. A Lapa do Sumidouro é o principal atrativo do parque, além de algumas lagoas que há no espaço e que você pode aproveitar por um dia inteiro.

Você também pode fazer algumas trilhas totalmente interpretativas com acesso ao sítio arqueológico descoberto e escavado por Dr. Peter Lund, um naturalista que ajudou a construir e desenvolver a Rota das Grutas. Nesse espaço ainda há pinturas rupestres que podem ser analisadas, observadas e, dependendo da intenção da sua viagem, estudadas. Existe também um museu dedicado ao naturalista no parque que vale a pena conhecer.

O Parque Estadual do Sumidouro fica localizado no distrito de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. São apenas 50 quilômetros para quem vem de Belo Horizonte. Ele funciona apenas de terça a domingo, das 9h00 às 16h. É cobrada uma taxa de 10 reais pela entrada (valor de maio de 2016) e, se você está viajando em grupos a administração do parque orienta o agendamento da visita. Outras informações podem ser obtidas pelo número (31) 3661 8671.

Gruta Rei do Mato

Localizado na Rodovia BR 040 em Sete Lagoas, a Gruta Rei do Mato é uma das principais do caminho e a primeira das grandes grutas a serem visitadas na rota. São 998 metros de extensão, mas apenas 220 deles está aberto para visitação pública. Justamente esses 220 metros transformaram-se em uma trilha incrível!

1471240_628869540488885_1649912375_n

Você precisa parar para conhecer o Salão das Raridades, onde duas colunas inteira de cristal de calcita estão expostas. Nesse espaço também há algumas pinturas rupestres que datam de mais de seis mil anos. Você também encontrará uma réplica de um mamífero pré-histórico feito em resina. De acordo com estudiosos, essa espécie de animal habitou a região no paleolítico.

1450170_628870290488810_1003988889_n

É cobrado um valor de 10 reais pelo passeio pela Gruta Rei do Mato (valor de maio de 2016) e ele pode ser feito todos os dias das 8:00 às 16:30min (última entrada às 16h).

Você está conferindo o Roteiro das Grutas de Minas Gerais. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Gruta do Maquiné

A segunda das três grandes paradas da Rota das Grutas é na cidade de Cordisburgo. A Gruta Maquiné foi descoberta por Joaquim Maria Maquiné – por isso o nome do lugar – no ano de 1825. Ele era um fazendeiro muito conhecido na região e cedeu seu terreno para exploração em 1834, quando Peter Lund chegou por aqui.

1466281_628870363822136_685143642_n

Ao todo, a estrutura da Gruta do Maquiné conta com sete salões, cada um com aproximadamente 650 metros de extensão 18 metros de profundidade. Você circula por eles sobre pontes instaladas em toda a gruta e com guias próprios.

1474590_628870427155463_1666816458_n

É cobrado um valor pelo passeio de 14 reais (preço de maio de 2016) e você pode chegar por aqui todos os dias das 8h às 16h30min (última entrada às 16h). A Gruta do Maquiné fica no Km 6, em Cordisburgo.

960088_628870407155465_289203803_n

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Gruta do Maquiné.

Museu Casa Guimarães Rosa

Já que você está em Codisburgo, não deixe de conhecer o acervo do Museu Casa Guimarães Rosa. Muitos dos objetos pessoais do literário estão aqui, lugar onde nasceu e passou grande parte de sua vida. Além de ver de perto a casa onde o escritor morou, você tem acesso à um imenso conjunto de obras documentadas a próprio punho exclusivas.

É cobrada uma taxa simbólica para manutenção da casa, de apenas 2 reais (valor de maio de 2016). É um passeio que vale muito a pena fazer. O Museu está aberto de terça até domingo das 9h às 17horas. Ele fica na Rua Padre João, número 744. Você ainda pode agendar visitas ou obter mais informações pelo email museuguimaraesrosa@cultura.mg.gov.br e pelo telefone (31) 3715 1425.

O agendamento é válido para você conferir outra atração de Codisburgo: os contadores de Estórias Miguilim. Eles apresentam todo o museu narrando a visita com trechos de obras de Guimarães Rosa. É uma delícia de se ver!

Gruta da Lapinha

A última grande gruta da Rota das Grutas fica em Lagoa Santa. A Gruta da Lapinha fica em um maciço que data de mais de 900 milhões de anos. Ele formou-se a partir de restos de fundo de mar que cobria toda essa região. A gruta foi descoberta em 1835 também por Peter Lund e tornou-se uma das principais atrações da região.

lapinha

São 511 metros abertos para visitação e com profundidade que chega a 65 metros em diversos pontos. Os salões da gruta são todos muito bem estruturados e vale a pena parar para observar e registrar as diferentes formas de espeleotemas, que compõem o espaço.

O passeio guiado pela Gruta da Lapinha custa 10 reais (valor de maio de 2016) e você pode fazer de terça a domingo das 9h às 16h.

Sugestão de roteiro

Há um roteiro sugerido pelo site do Circuito das Grutas, onde você também conhece ainda mais sobre eventos, festas e outras atrações do caminho. Você pode fazer toda a rota em apenas três dias de viagem. Veja a sugestão:

Dia 1

  • Comece pelo Parque Estadual do Sumidouro, com vista a Gruta da Lapinha e ao Museu Peter Lund;
  • Passe pela Casa Fernão Dias, que dá acesso à Trilha interpretativa da Lapa do Sumidouro, para conhecer as pinturas rupestres da região. Essa trilha fica no pequeno povoado de Lapinha.

Dia 2

  • Comece o seu dia na Gruta de Maquiné e visite também o Museu da Gruta de Maquiné para conhecer mais sobre a história desse espaço;
  • Vá até o Museu Casa Guimarães Rosa, de preferência com visitação agendada, como indicamos no post.

Dia 3

  • Tire um dia inteiro para explorar a Gruta Rei do Mato e conhecer os sítios arqueológicos da região.
  • Aproveite ao final do passeio para circular pela cidade de Sete Lagoas, que possui um lindo mirante de onde se avista toda a região.
  • No final do roteiro, recarregue as energias saboreando a deliciosa comida mineira em um restaurante da região, fechando com chave de ouro esses três dias de muito conhecimento e belezas naturais!

As cidades da Rota das Grutas ficam próximas umas as outras, facilitando o deslocamento para quem viaja de carro e sendo um ótimo passeio também para os finais de semana de quem está em Belo Horizonte.

***
Pronto para passear pelas grutas e conhecer formações rochosas incríveis! Você já foi? Então deixe seu comentário do que achou do roteiro e dê sua dica!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  31 de maio de 2016

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

GUIAS DE VIAGENS GRÁTIS - BAIXE AGORA O SEU!

Loja
Encontre os melhores ebooks de dicas de viagem pelo Brasil

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site