Roteiro Completo de 3, 5 e 7 dias por FORTALEZA e arredores

3.2/5 - (13 votes)

A “Fortaleza Bela” é destino de turistas de todos os cantos do mundo. Um dos cenários mais completos do nosso litoral, a pequena cidade acomoda com carinho todos que chegam por aqui. Com um sorriso diferenciado, o povo fortalezense sempre está disposto a ajudar e fazer uma graça. Ficar triste aqui é proibido.

Se for a sua primeira vez na cidade, um bom roteiro vai com certeza lhe ajudar a se orientar melhor pela capital cearense. Se já conhece a cidade, o que acha de experimentar reconhecê-la sob uma perspectiva diferente? Muitas vezes, empresas de turismo realizam passeios rápidos e que não contam muito sobre aquele lugar.

Seja qual for o motivo que lhe traz para cidade, preparamos um roteiro de 3, 5 e 7 dias por Fortaleza e arredores para você aproveitar ao máximo as suas férias!

Roteiro de 3 dias por Fortaleza e arredores

Os três primeiros dias na cidade indicamos que você conheça a capital como um todo. Faremos um city tour rápido, mas pelos principais pontos turísticos da capital. Também circularemos pelos centros de artesanatos, um dos cartões-postais das capitais nordestinas e, por último, tiraremos um dia nas belas praias de Fortaleza.

Dia 1 – City Tour pela antiga e nova Fortaleza

Não há uma maneira mais completa de conhecer uma cidade que não seja pelos city tours. Sabemos que em Fortaleza ou qualquer outra capital você encontrará inúmeras empresas ofertando esse tipo de passeio, mas também resolvemos criar um tour próprio. O motivo? Dar liberdade para você explorar mais os lugares da cidade e poder excluir aquele que lhe é menos interessante.

O nosso city tour está em ordem de deslocamento, partindo da 10ª Região Militar de Fortaleza, ponto de chegada das primeiras embarcações na época da colonização. Você pode conhecer os seguintes locais:

  • 10ª Região Militar de Fortaleza: ou a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, foi o primeiro grande prédio da capital cearense. Aqui está guardada boa parte da história da cidade, em um lindo museu aberto. Indicamos que você chegue umas 9 horas da manhã, para poder aproveitar as outras atrações da cidade ainda durante o dia. O passeio vai durar cerca de 30 minutos;
  • Passeio Público: da 10ª Região Militar você anda poucos metros até a Praça dos Mártires. Por muitos anos o Passeio Público ficou abandonado, mas recebeu uma reforma em 2007, com uma restauração completa. Hoje é um dos locais preferidos das famílias para passeio piquenique. Todos os domingos tem chorinho gratuito aqui a partir das 17 horas. O passeio vai durar cerca de 30 minutos;
  • Igreja da Sé: descendo a avenida do Passeio Público, você chegará até a imponente Igreja da Sé. A Catedral Metropolitana de Fortaleza é considerada uma das mais bonitas do Brasil e, ao observá-la, você entenderá o porquê da consideração. Essa foi a primeira capela da cidade e, além do poder histórico que guarda, também há o destaque arquitetônico. A Igreja da Sé possui elementos bem ecléticos, mas com destaque aos elementos góticos e românticos. O seu passeio durará cerca de 30 minutos por toda a igreja;
  • Theatro José de Alencar: referência artística e arquitetônica para o Ceará, o primeiro grande teatro da cidade é um dos pontos turísticos mais visitados da capital. Ele recebe o nome de um dos grandes escritores cearenses e se apresenta com salas clássicas e mantidas cuidadosamente desde 1910;
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: do Theatro José de Alencar pode pegar um carro ou ônibus e chegará ao Centro Cultural Dragão do Mar. Durante o dia aqui você encontrará exposições, apresentações, teatro, cinema e muito mais para engrandecer o seu passeio. No site do Dragão do Mar(www.dragaodomar.org.br) você encontra toda a programação disponível. A duração do passeio aqui é cerca de 1 hora.
  • Ponte dos Ingleses: bem próximo do Centro Dragão do Mar está a famosa Ponte dos Ingleses. Construída para receber as antigas embarcações, que vinham com produtos para o comércio cearense, hoje serve de ponto de encontro de moradores e turistas locais. É lindo estar aqui em qualquer horário. Você pode, inclusive, voltar para aproveitar o pôr do sol, que é grandioso. O seu passeio na ponte durará de 30 minutos a 1 hora, dependendo da sua vontade de ficar observando esse cenário lindo e curtindo essa brisa deliciosa;

trajeto-mirante-praia-do-centro-fortaleza-ce

  • Avenida Beira Mar: seguindo da Ponte dos Ingleses, você encontrará uma das avenidas mais movimentadas de Fortaleza. A Avenida Beira Mar corta a orla da cidade quase que completamente e atrai turistas por dezenas de motivos. O passeio aqui é bem rápido, durando no máximo 1 hora, caso vá caminhando. Uma boa dica é optar pelos Trenzinhos da Alegria. Eles já foram destinados apenas para as crianças, mas hoje é bem eclético e uma boa saída para quem não deseja andar tanto;

calcadao-praia-do-centro-fortaleza-ce

  • Estátua de Iracema: existem três estátuas da famosa índia Iracema em Fortaleza. A mais antiga está no final da Avenida Beira Mar. Desde os primeiros anos de urbanização dessa via, esse monumento foi construído e até hoje é mantido no mesmo lugar. A segunda estátua construída fica no Aterro da Praia de Iracema e possui uma leitura arquitetônica bem moderna. A terceira e mais recente estátua está na Lagoa de Messejana, para aqueles que desejam conhecer as três. Não mais do que 15 minutos você passará aqui, pois turistas visitam esse ponto mais para registrar em foto o lindo cenário;
  • Mercado dos Peixes: terminaremos o nosso city tour no Mercado dos Peixes, que fica no final da Avenida Beira Mar. Esse mercado não tem nenhuma arquitetura especial ou alguma importância histórica para a cidade. Contudo, é aqui onde você encontrará uma linda comunidade de pescadores e uma das vistas mais lindas da cidade. É comum ver pessoas aqui no final da tarde para curtir o pôr do sol. Essa é nossa dica.

Após esse dia de passeio, você pode aproveitar alguns dos restaurantes da Avenida Beira Mar para saborear deliciosos frutos do mar, muito comuns por essa região.

Dia 2 – Conhecendo os principais Centros de Artesanato e compras da cidade

Você certamente sentiu falta de alguns locais importantes no seu primeiro dia de passeio em Fortaleza. Deixamos os centros de artesanato e compras para esse segundo dia por um motivo bem simples: eles são encantadores e nos enchem de dúvidas. Você encontrará tantos produtos lindos que se sentirá um pouco perdido no tempo. Então, nada melhor do que um dia todo dedicado para esses locais, concorda?

A primeira parada é no EMCETUR, o Centro de Turismo do Ceará. Aqui você faz um passeio de volta ao passado da capital e ainda confere lindos artigos de artesanato. O prédio onde funciona o EMCETUR foi, há muitos anos, a primeira cadeia pública da capital. Após receber uma reforma, as antigas celas viraram boxes para artesãos de todo o estado exporem seus trabalhos. Dois museus também estão instalados aqui. O Museu da Mineralogia e o Museu da Antiga Cadeia. É possível visitar os dois sem pagar nada.

Do EMCETUR descemos a avenida alguns metros e encontraremos o Mercado Central de Fortaleza. O antigo mercado de carnes e couros também é um dos pontos preferidos para quem gosta de comprar peças artesanais. Diferente do EMCETUR, aqui você encontra da roupa até o acessório – como brincos, tiaras, pulseiras, etc. -. O Mercado Central abriga mais de 400 boxes com todo estilo de produtos.

Você está conferindo sugestões de roteiros de 3, 5 e 7 por Fortaleza e arredores. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Bem ao lado do Mercado Central há galpões onde você encontra peças de roupas por preços muito baixos. Eles foram construídos em 2010 e só crescem no centro de Fortaleza. Uma vez por semana, nas madrugadas de terça para quarta, a Feira da Rua também agita esse espaço. De 3 às 5 da manhã, os comerciantes expõem suas peças por valores à preço de pechincha, como por exemplo, camisetas básicas por 2 ou 3 reais. Vale a pena acordar mais cedo e conhecer se você quer dar aquela renovada no guarda-roupa sem gastar muito.

Do centro de Fortaleza você segue para a Feirinha da Beira Mar. Caso não tenha circulado por todo o seu dia por esses dois lugares que citamos, é importante fazer uma pausa e descansar. A feirinha da Beira Mar só levanta suas primeiras barracas a partir das 18 horas e dura até as 22 horas. Ela acontece todos os dias e não será difícil encontrá-la. Para quem busca por presentinhos para família e amigos, esse é o lugar certo para comprá-los.

Dia 3 – Praia, sol e água de coco

Há, basicamente, uma praia urbana turística em Fortaleza. A cidade conta com mais orlas, mas somente uma torna-se completamente atrativa para turistas, devido ao banho e estrutura. Ainda assim, convidamos você a circular por algumas dessas praias da cidade pois, além do mar, elas têm muito a oferecer aos visitantes.

Praia do Futuro - Fortaleza - CE - Foto-8419

A primeira praia do dia é a Praia do Futuro. É dela que falamos quando dizemos que há apenas uma praia boa para turista em Fortaleza. Aqui você encontra barracas mais que completas e com uma estrutura que tem tudo o que você precisa. O mar também está totalmente liberado para banho, mas você precisa ter atenção com essas ondas, que são quase sempre muito fortes.

Praia do Futuro - Fortaleza - CE - Foto-8187

Depois de uma manhã inteira na Praia do Futuro, convidamos você a ter um almoço com uma linda vista na Praia do Meireles. A maioria dos restaurantes da Avenida Beira Mar tem varanda com frente para o mar. Além de uma comida deliciosa, você aproveita algumas horas com aquela brisa que só Fortaleza tem.

Para descansar e relaxar um pouco, você pode ir até a Praia de Iracema. Aqui, os visitantes e moradores circulam pelo calçadão da Orla do Aterro, onde é possível alugar bicicletas, triciclos e patins. É bastante divertido. Também há o espigão, uma imensa plataforma de pedra que te levará até alto mar.

barco-abandonado-praia-do-centro-fortaleza-ce

Para finalizar o dia, indicamos a barraca Tempero do Mangue, na Praia da Sabiaguaba. O Tempero do Mangue tornou-se mais um ponto turístico para todos que circulam por aqui. O lugar foi construído em meio ao mangue e tem uma das vistas mais bonitas do estado. Aproveitar o pôr do sol daqui é o mais indicado para esse terceiro dia de viagem.

Roteiro de 5 dias por Fortaleza e arredores

Esses próximos dois dias serão mais tranquilos. Queremos levar você para conhecer mais do estilo de vida dos moradores da cidade. Os lugares que destacamos são também turísticos, mas é onde você pode ter um maior contato com quem escolheu Fortaleza como sua casa. passaremos um dia fazendo o circuito do humor, forró e chopp gelado e, no outro dia, voltaremos a ser criança no maior parque aquático da América Latina.

Dia 4 – Muito riso, chopp e forró

No quarto dia de viagem por Fortaleza, nosso passeio começa mais no final da tarde. Você pode aproveitar o dia para curtir a praia novamente ou para visitar algum ponto turístico que ficou de fora no primeiro dia. Sabemos como eles são bonitos e, muitas vezes, leva mais tempo do que o programado.

A nossa primeira parada é no final da tarde, no Chopp do Bixiga. Esse bar abre todos os dias às 17h e vai até 01 da manhã servido aquele que é considerado o melhor chopp de vinho do Brasil. Claro que você também encontra o chopp tradicional aqui, mas a bebida de vinho é a mais procurada e vale a pena experimentar.

O Chopp do Bixiga é bastante tradicional e fica dentro do Centro Cultural Dragão do Mar. A grande dica é chegar aqui bem cedo para pegar uma mesa e também poder aproveitar um pouco os outros lugares que separamos para hoje.

Do Bixiga partiremos para um show de humor. Artistas comediantes de Fortaleza se apresentam diariamente em diversos pontos da cidade. Indicamos três lugares e deixamos para a sua escolha:

1. Restaurante Lupus Bier: onde você também encontra chopps de diversos sabores, que fica na Praia de Iracema, próximo da Ponte dos Ingleses;

2. Teatro do Humor e Cultura Cearense: um teatro convencional, mas que apresenta apenas espetáculos cearenses e fica nas proximidades da Avenida Beira Mar;

3. Restaurante Beira Mar Grill, que é a nossa maior indicação. Além de os shows serem diários, você paga o melhor preço dos três lugares e tem grandes nomes no palco como Adamastor Pitaco, Rossicléa e Lailtinho Brega.

Depois de muitas gargalhadas é hora de dançar muito para terminar a noite. Caso seja uma segunda-feira, não haverá lugar melhor para ir do que o Pirata’s Bar. É aqui que acontece o forró mais tradicional de Fortaleza desde a década de 70. Caso o dia seja sexta ou sábado, o Clube Kukukaya é a nossa dica. Aqui tem forró pé de serra todo final de semana e o lugar é todo rústico, para você entrar no clima do bom sertão cearense. Nos outros dias da semana, o forró pé de serra acontece no Restaurante Arre Égua, que fica no bairro Varjota. Com ambiente todo rústico também, você com certeza terá animação para toda a noite.

Dia 5 – Voltando a ser criança no Beach Park

Não há muito o que explicar sobre o seu quinto dia de viagem em Fortaleza. O Beach Park vai, com certeza, tomar todo o seu dia e você ainda irá pedir bis! Esse foi considerado o maior parque aquático da América Latina e quando chegar aqui, entenderá o motivo de tal consideração. Além do parque em si, você encontra todo um complexo turístico com hotéis, restaurantes e muito mais.

 

Não deixe de descer no Insano (se a coragem permitir!), o maior toboágua do continente, com 41 metros de altura. Subir pode parecer cansativo, mas com a fila para descer no brinquedo, você com certeza chegará lá em cima com muita disposição. Além do Insano, outros brinquedos não podem ficar de fora, como o Kalafrio, a Atlantis, o Acqua Show, a Ilha do Tesouro e a Arca de Noé.

Os ingressos para o Beach Park podem ser comprados na bilheteria do parque, mas sempre indicamos adquiri-los antecipadamente. As vendas também são feitas no site do Beach Park(www.beachpark.com.br).

Roteiro de 7 dias por Fortaleza e arredores

Chegamos aos dois últimos dias de férias em Fortaleza. Aquele climinha de despedida já começa a aparecer, mas não podemos desanimar! Nesses próximos dias convidamos você para sair um pouco mais da capital e conhecer o litoral oeste e leste do estado. Todos são passeios que você faz em um dia, portanto, totalmente possíveis para sua viagem.

Dia 6 – O litoral Oeste e seus encantos

O Litoral Oeste é formado de praias mais movimentadas e turísticas. É para esse lado que está a linda Jericoacoara que, apesar de estar no mesmo Estado, infelizmente ficará de fora dessa viagem, pois está há cerca de 7 horas da capital. Logisticamente é impossível conhecer Jeri em um único dia, mesmo você encontrando essas ofertas em algumas agências. Caso queira voltar em uma próxima oportunidade, também já publicamos um guia de 3, 5 e 7 dias por Jericoacoara e região.

Mas, iremos para Trairi, um lugar sensacional! Você pode comprar um dos diversos passeios que são ofertados na Avenida Beira Mar, alugar um carro ou contratar um bugueiro para realizar esse passeio. A nossa dica é optar pelo último meio de deslocamento por ser também o mais cheio de aventura.

criancas-praia-mundau-traiti-ce

Partindo de Fortaleza antes do sol nascer, iremos até a Praia de Mundaú e Flecheiras. São cerca de 3 horas até aqui e o ideal é chegar antes das 8 da manhã para poder aproveitar bem. O mar tranquilo e os coqueirais com certeza encantarão você. De bugue é possível circular por toda a costa e admirá-la como ela merece.

guarda-sol-praia-flecheiras-traiti-ce

Nossa segunda parada é a Praia da Lagoinha. Aqui podemos aproveitar cerca de duas horas, curtindo o melhor cenário do litoral oeste e mergulhando nas águas mais calmas da região. Da Praia de Lagoinha podemos parar na Praia do Pecém e curtir o cenário dessas dunas brancas. Aqui é ponto de encontro de kitesurfistas do mundo inteiro. Se você é fã do esporte, vale a pena experimentar!

Da Praia do Pecém, paramos na Praia da Taíba. Se Pecém reúne muitos kitesurfistas, aqui os surfistas predominam. O mar com ondas fortes é presença constante. Infelizmente para banho Taíba não é tão atraente, mas o cenário é encantador. Vá até o Mirante da Taíba e aproveite o cenário da pequena cidade.

Da Taíba você pode descer as famosas dunas da Praia do Cumbuco. Esse é um passeio tradicional e muito procurado por turistas.

foto-praia-cumbuco-canoa-quebrada-ce

A última praia da nossa lista é a rústica Praia de Icaraí de Amontada. Com barracas que oferecem o melhor caranguejo da região, essa parada se torna quase que obrigatória. O pôr no sol por lá também é incrível!

entardecer-praia-icarai-de-amontada-ceara

Dia 7 –  Aproveitando a calmaria do litoral Leste de Fortaleza

Diferente do dia anterior, você circulará por praias mais calmas e menos turísticas. Esse lado do litoral é o preferido dos cearenses, inclusive. Você também pode fazer o passeio com um carro alugar, bugue ou com passeios contratados. Dessa vez, a última opção é a mais sugestiva e barata.

A primeira parada é a linda Praia de Canoa Quebrada. Quase na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. Aqui é possível aproveitar a manhã inteira e onde você encontrará passeios incríveis.

pessoas-praia-canoa-quebrada-ce

A segunda parada é na Praia de Águas Belas. O mar daqui não é tão atrativo para banho, mas o cenário natural compensará você! Aproveite as piscinas naturais que são deliciosas!

De Águas Belas, paramos na Praia da Caponga, considerada a preferida dos cearenses. Aqui você pode aproveitar a culinária local e experimentar os melhores pratos à base de frutos do mar. Seguiremos pela Praia de Morro Branco, onde você pode admirar e circular pelo Labirinto de Falésias e faremos outra parada na Praia de Porto das Dunas, onde você já visitou antes, quando foi ao Beach Park. Porto das Dunas é uma praia deserta, mas com um cenário encantador.

imagem-praia-de-morro-branco-beberibe

Nossa última parada é na charmosa Praia da Prainha, em Aquiraz. Chamada de “Praia de Todos os Povos” devido sua simplicidade, você se sentirá abraçado por esse povo e bem confortável em cada canto que passar. Aproveite o passeio e faça uma parada no Centro de Rendeiras e no Centro das Tapioqueiras para finalizar com chave de outro as suas férias em Fortaleza!

foto-prainha-aquiraz-ce

***
Então, gostou das dicas? Bóra planejar sua viagem à Fortaleza e arredores? Depois é só arrumar as malas e conferir cada um desses cantinhos pessoalmente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 28 de abril de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.