Fotógrafo Ricardo Junior viaja mais de 5 mil km registrando serra e litoral

Avalie este artigo

Durante o mês de julho e início de agosto, o fotógrafo Ricardo Junior, do GuiaViagensBrasil.com, viajou mais de 5 mil quilômetros registrando as belas imagens do nosso litoral.

A expedição fotográfica, que durou 40 dias, teve início na capital do Espírito Santo, Vitória, cujo Porto – um dos principais do país – movimenta a região. Uma escapadinha para o interior capixaba teve o objetivo de observar as belezas das montanhas e vales da região, com parada em Domingos Martins, conhecida por sua principal atração, a Pedra Azul, que segundo o fotógrafo “ganha contrastes belíssimo durante o dia, devido à incidência diferenciada da luz do sol”.

Pedra Azul, em Domingos Martins – ES

Pedra Azul, em Domingos Martins - ES - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pedra Azul, em Domingos Martins – ES – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Orla de Vitória – ES

Orla de Vitória - ES - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Orla de Vitória – ES – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A viagem seguiu para o norte, até Itaúnas, já na divisa com a Bahia. “Muitas praias de Itaúnas permanecem selvagens e intocadas, com difícil acesso por trilhas de até 10 km na areia ou pela vegetação até chegar à praia. Isto torna a região ainda mais bela”, destaca Ricardo. Até para chegar a praia mais próxima da vila é preciso caminhar 1 km sobre as dunas. Mas, todo esforço é recompensado.

Dunas de Itaúnas – ES

Dunas de Itaúnas - ES - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dunas de Itaúnas – ES – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Itaúnas – ES

Praia de Itaúnas - ES - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Itaúnas – ES – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Próxima parada: o paradisíaco extremo sul da Bahia. “Para quem quer relaxar e entrar em contato com belezas naturais incríveis e um povo acolhedor, o extremo sul da Bahia é o lugar ideal”, recomenda Ricardo. O fotógrafo passou pelos vilarejos de Prado e Cumuruxatiba, que são bastante rústicos, mas suas praias de águas cristalinas e areias brancas e finas proporcionam belos cenários, praticamente intocados nesta época do ano.

Praia de Japara Grande, em Prado – BA

Praia de Japara Grande, em Prado - BA - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Japara Grande, em Prado – BA – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os cliques seguiram até Porto Seguro, internacionalmente conhecida por suas festas praianas, principalmente em Taperapuã, Mundaí e Itacemirim, e a noite agitada na Passarela do Álcool. Mas, além disso, a região do descobrimento do Brasil preserva muita de nossa história em museus e monumentos. “Circular por Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, sua vizinha, é como viajar um pouco na história do Brasil, conhecendo como viviam nossos índios e como foi o processo de colonização portuguesa”, comenta Ricardo se referindo ao Memorial da Epopeia do Descobrimento – que abriga uma réplica da Nau Capitânia, a Reserva Indígena da Jaqueira – onde vivem os índios pataxós que preservam e apresentam aos visitantes suas tradições e costumes; e a Praia Coroa Vermelha, considerada pelos historiadores como ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvarez Cabral, em 1500, e também local da primeira Missa rezada no Brasil.

Reserva Indígena da Jaqueira, em Porto Seguro – BA

Reserva Indígena da Jaqueira, em Porto Seguro - BA - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Reserva Indígena da Jaqueira, em Porto Seguro – BA – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Seguindo viagem, a parada é nos vilarejos charmosos de Arraial D’Ajuda e Trancoso, que dispensam apresentações. Próximo às vilas, há muita movimentação e festas, pois são vários bares e restaurantes, além das barracas pé-na-areia requintadas que dispõe de muito conforto aos visitantes.

Apesar de toda costa da região ser belíssima, é no trajeto entre Arraial e Trancoso que se encontram as paisagens mais paradisíacas e selvagens. “Para quem tem disposição em caminhar 1 a 2 horas pela orla, vai encontrar cenários de sonho”, comenta Ricardo. Pertinho de Trancoso está a Praia do Espelho. “Ela entrou na lista das praias mais lindas do Brasil e registrando estas paisagens, dá para entender o título”, comenta o fotógrafo, entusiasmado com tamanha beleza natural da região.

Igreja de São João Batista, em Trancoso – BA

Igreja de São João Batista, em Trancoso - BA

Igreja de São João Batista, em Trancoso – BA – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 Quadrado, Trancoso – BA

Quadrado, Trancoso - BA - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Quadrado, Trancoso – BA – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Espelho – BA

Praia do Espelho - BA - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Espelho – BA – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Isto que ele não sabia o que o esperava em Caraíva, sua próxima parada. Um vilarejo de pescadores quase esquecido no litoral baiano faz de Caraíva um destino perfeito para os amantes de belas e tranquilas praias, mas com muitas atrações. “Caraíva tem acesso apenas por barco e é um lugar muito diferente. Tem infraestrutura simples, um modo de vida bem peculiar, muitas histórias de pescadores e uma beleza natural indescritível”, descreve Ricardo.

Caraíva também é porta de entrada para o Parque Nacional de Monte Pascoal, que abriga a Aldeia Mãe Barra Velha, reserva indígena onde é possível conhecer um pouco mais da cultura, dança, culinária, artesanato e da língua Pataxó, nativos da região.

 

Travessia Ponta do Corumbau, Caraíva

Travessia Ponta do Corumbau, Caraíva - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Travessia Ponta do Corumbau, Caraíva – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Finalizando a expedição fotográfica e saindo da tranquilidade do sul do Bahia, Ricardo Junior seguiu direto para a Cidade Maravilhosa, sede das Olimpíadas em 2016. Além das badaladas praias, Ricardo registrou as belas imagens dos parques e dos bairros boêmios da cidade. “Rio de Janeiro é uma cidade fervendo de atrações, tem para todos os estilos e tribos, só chegar”, revela o fotógrafo.

Cristo Redentor – RJ

Cristo Redentor - RJ - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Cristo Redentor – RJ – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto vista panorâmica do Rio de Janeiro

Foto vista panorâmica do Rio de Janeiro - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto vista panorâmica do Rio de Janeiro – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 19 de agosto de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.