PRAIA DE MARESIAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Publicidade

Translator / Tradutor

O litoral de São Paulo não possui tanta fama quando se fala em belas praias quanto outros lugares do Brasil – como o Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Nordeste em geral. Mas, definitivamente, a região merecia ter mais reconhecimento turístico. E entre os seus points costeiros mais procurados estão destinos como o Guarujá, Santos, Ilhabela e a Praia de Maresias.

Situada na cidade de São Sebastião, a Praia de Maresias na verdade é um bairro local de mesmo nome, conhecido como uma das capitais do surfe brasileiro. Terra de Gabriel Medina, campeão mundial em 2014 e que cresceu treinando lá, entre outros surfistas reconhecidos nacional e internacionalmente, as ondas em Maresias podem chegar até 4,5 metros – estão entre as maiores do país. Hoje, recebe campeonatos do esporte de todos os tipos, consolidando-se como uma das melhores opções do país para quem pratica o esporte.

Mas engana-se quem pensa que Maresias é só para surfistas, para jovens ou para adeptos de esportes radicais, agito e badalação. A praia e a região em si oferecem muito mais ao visitante que procura conhecer melhor a costa paulista e se deliciar com o destino litorâneo – e tudo que esse tipo de viagem proporciona. São Sebastião ainda carrega um certo clima de cidade pequena com seus pouco mais de 80 mil habitantes, sendo ideal para quem procura fugir da correria das grandes metrópoles e curtir o mar e o sol.

Quer conhecer uma das praias mais legais do litoral paulista e se encantar com algumas das melhores ondas do Brasil? Então vamos ajudá-lo a planejar sua viagem para Maresias com tudo que você precisa saber.

Como chegar em Maresias

Por ser localizada a menos de 200 km de São Paulo, é natural que São Sebastião tenha conquistado o coração dos paulistanos. Para os moradores da capital, são apenas cerca de 3 horas de carro para chegar no litoral, tornando-se um destino muito procurado por quem gosta de praia em finais de semana e feriados prolongados. A cidade também é porta de entrada para a deslumbrante Ilhabela, um dos maiores paraísos do Brasil, então muita gente de passagem acaba parando por lá antes no caminho.

O acesso da capital até Maresias é feito pela BR 101, a principal estrada do país, então não há muitos problemas em ir de carro para quem está acostumado a dirigir por ela. Ainda existem opções de ônibus saindo tanto do Aeroporto de Congonhas quanto de Guarulhos, além do Terminal Rodoviário do Tietê. Assim, o turista de outras partes do Brasil também pode chegar à praia de maneira fácil e rápida após desembarcar em São Paulo.

Veja aqui opções de hotéis e pousadas em Maresias.

Ainda existem outros aeroportos próximos para quem chega de avião. Viracopos, em Campinas, fica a 4 horas de carro de São Sebastião. Já os aeroportos de São José dos Campos e de Ubatuba estão mais próximos, a 2 horas de distância. Mas, sem dúvidas, os dois aeroportos da capital contam com mais voos chegando de todo o Brasil e por isso são alternativas melhores e mais baratas.

Moradores de capitais próximas como Rio de Janeiro e Curitiba também podem fazer o percurso até lá de carro – em aproximadamente 7 horas de estrada cada.

O que fazer na Praia de Maresias

A Praia de Maresias possui 4 km de faixa de areia, o que é mais que suficiente para distribuir bem as pessoas, sem precisar concentrar todo mundo em pouco espaço e causar tumulto na alta temporada. E o local acaba ficando dividido adequadamente entre os diferentes públicos de frequentadores. A maior parte da orla é ocupada por surfistas e a galera jovem em busca de agito e azaração e da vida noturna próxima, mas essa não é a única tribo presente. A parte mais à esquerda reúne as famílias com crianças, que estão lá apenas para curtir o ambiente e o mar mais tranquilo naquele pedaço e aproveitar as férias sem estresse.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA DE MARESIAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

E realmente não falta o que fazer para quem visita a praia. Aqueles que gostam de surfar logo descobrem que Maresias e adjacências são prato cheio em relação a boas ondas. Além da praia principal, a região ainda conta com alternativas para os atletas nas praias de Paúba, Guaecá, Brava e Cambury.

Já o Canal de São Sebastião – e suas águas mais calmas – oferece espaço para outros esportes náuticos como o stand up paddle, o caiaque, o kitesurf, o windsurf e a vela. Os adeptos do mergulho também estão bem servidos em Maresias e cia, com passeios na Barra do Sahy e nas ilhas próximas para apreciar a vida marinha.

Seguindo nas águas, é possível agendar um passeio agradável de caiaque para remar pelo meio da Mata Atlântica, saindo da Barra do Una e descendo o rio Cubatão – com destino ao encontro dos rios Una ou Cristina, cada um com diferentes níveis de dificuldade (para iniciantes e experientes) e cerca de três horas de aventura. É uma experiência recomendada para quem gosta de emoção e também quer conferir a paisagem da mata nativa da região.

E por falar em Mata Atlântica e mais contato com a natureza próxima a São Sebastião e Maresias, não faltam trilhas para conhecer melhor tudo que há no interior do litoral norte do estado. Através delas, o turista pode conhecer cachoeiras, piscinas naturais, poços e cânions, e ainda praticar esportes como o rapel, o rafting e o cascading – este último é similar ao rapel, mas a descida com corda e equipamentos é feita através de uma cascata.

E a principal é a trilha do Complexo da Cachoeira de Ribeirão do Itu, que leva às quedas de Pedra Lisa (mais fácil e rápida, sempre cheia de gente), Samambaia-Açu (um pouco mais longa) e Serpente (a mais bela de todas). Outra opção bastante procurada é a trilha que vai para a Cachoeira de Cambury, mas para ela é preciso contratar um guia especializado que conheça o caminho.

Outras praias de São Sebastião

Embora Maresias seja a grande joia de São Sebastião, a cidade e suas imediações possui mais de 100 km de litoral, garantindo outras alternativas ao turista que quer conhecer mais e mais da região. Entre o centro e as vilas de pescadores ao redor, não faltam opções para quem procura paz, diversão, sombra e água fresca na costa norte paulista.

As praias de Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno e Paúba ficam próximas à Maresias e são bem mais calmas e tranquilas, ganhando a atenção das famílias que viajam para lá e que preferem fugir da badalação de Maresias. Então é fácil encontrar casais e crianças brincando na areia e no mar calmo sem grandes problemas. Outras praias que seguem a mesma linha ‘família e tranquilidade’ são as de Barra do Sahy, Juquehy e Barra do Una – estas três um pouco mais afastadas.

Já a cidade de São Sebastião em si possui duas praias: Barequeçaba, voltada para a graciosa Ilhabela, e Guaecá, do lado do Canal, ambas também fora do circuito do agito.

Ainda pertinho de Maresias, as praias Brava, de Santiago e de Calhetas são mais intocadas, quase sem público e de acesso difícil. Por isso, quem procura isolamento pode gostar de se aventurar por elas.

A vizinha Cambury conta com quatro praias para o turista. Entre Cambury, Camburizinho, Baleia e Boiçucanga, encontra-se tanto ondas para surfistas e mar calmo para famílias; ambiente estruturado ou algo mais rústico, é só escolher.

E, é claro, não poderia faltar a Ilhabela, tão pertinho de Maresias e de São Sebastião. Quem tem mais tempo pode esticar a viagem para conhecer um dos lugares mais lindos do litoral brasileiro. São muitas praias, trilhas, cachoeiras, natureza e diversão para o turista que visita a ilha, mas ela merece um post próprio.

Vida noturna

A noite também tem vez em Maresias. Quando não há mais sol e os surfistas e jovens já saíram da areia e da água, a galera costuma se encontrar na rua Sebastião Romão César, que concentra as boates e bares da região para quem quer avançar madrugada adentro se divertindo. E para quem vai em épocas de alta temporada ou feriados prolongados, a badalação da cidade se torna maior ainda.

Então, é só escolher a época e aproveitar! São turistas de todos os lugares, principalmente de São Paulo capital, aproveitando a vida noturna da praia de Maresias, que é a principal da região do litoral norte paulista.

***
Entre barzinhos da moda e baladas de música eletrônica, dia ou noite, agito ou sossego, praia ou trilha… não faltam opções para quem quer se divertir em Maresias, São Sebastião e arredores! Bóra aprontar as malas?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  18 de outubro de 2017

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site