Porto Belo (SC) e arredores: você vai querer conhecer!

5/5 - (1 vote)

Falar de Porto Belo é falar de um pedacinho paradisíaco na costa de Santa Catarina. Não foi à toa que o município ganhou o título de “Capital Catarinense dos Transatlânticos”, pois é lá que as gigantes embarcações atracam para seus passageiros curtirem toda beleza do local.

mar-azul-praia-caixa-daco-porto-belo-sc

O local foi escolhido a dedo para parada dos transatlânticos, pois são dezenas de praias deliciosas, com mar calmo e águas cristalinas, além de uma boa infraestrutura para receber os visitantes. Dentre vários lugares incríveis para conhecer, o destaque é para a Ilha de Porto Belo, com várias atrações.

Selecionamos alguns lugares em Porto Belo e arredores que farão você querer conhecer essa bela região! Confira.

As belas praias de Porto Belo

As praias de Porto Belo são praticamente grandes piscinas naturais. Devido ao recorte do litoral, várias praias são enseadas e portos naturais, de águas tranquilas e cristalinas. Há aquelas mais agitadas e também as pacatas; as ideais para banho e as propícias para esportes náuticos. Veja.

Praia do Perequê

Logo na chegada, o visitante se depara com a Praia do Perequê, a maior em extensão do município. Ela é muito movimentada, principalmente na alta temporada e fica distante do centro de Porto Belo apenas 4 quilômetros. Com mar aberto, porém calmo, a praia é requisitada pelos praticantes dos esportes náuticos e também por banhistas e o pessoal que adora praticar frescobol, voleibol e futebol de areia.

praia-pereque-porto-belo-sc

A noite a Praia do Perequê segue com animação nas casas noturnas, onde DJ’s organizam a balada eletrônica que vai até o amanhecer.

Praia Caixa D’Aço

Para quem tem ou alugou uma embarcação, o local ideal é a Praia Caixa D’Aço, um porto natural de águas tranquilas, onde estão os famosos bares flutuantes, que agitam o verão!

restaurante-flutuante-praia-caixa-daco-porto-belo-sc

A Praia da Caixa D’Aço fica a 11 quilômetros do centro e para chegar lá é preciso percorrer uma trilha de 5 minutos, rapidinha e fácil. O visual de costões rochosos e muita natureza compensa!

foto-praia-caixa-daco-porto-belo-sc

Praia do Estaleiro

Para quem prefere tranquilidade, a Praia do Estaleiro é o lugar ideal em Porto Belo. Tranquila e afastada do centro da cidade 13 quilômetros, é acessada por uma trilha de 10 minutos após a Praia da Caixa D’Aço, sendo muito frequentada pelos moradores. As águas cristalinas são sensacionais para mergulhos e prática de snorkel.

crianca-praia-do-estaleiro-porto-belo-sc

Praia Araçá

Amantes da pescaria vão adorar a Praia Araçá. Frequentada principalmente por pescadores, Araçá tem uma tranquilidade sem igual, estrutura rústica e seus moradores conservam as tradições dos primeiros colonizadores, com manifestações populares como o boi-de-mamão, terno-de-reis e pau-de-fita.

barco-praia-araca-porto-belo-sc

Praia de Porto Belo ou Central

A Praia de Porto Belo, também conhecida como Praia Central, é o local de encontro de todos os turistas. Como o nome indica, a Praia é bem localizada e com ótima infraestrutura para recepcionar os visitantes. O mar calmo é ótimo para curtir um banho refrescante e também para práticas de esportes como como jet ski, caiaque e stand up paddle. A larga faixa de areia é tomada pelos jogadores de vôlei e futevôlei e também pelos castelinhos de areia dos pequenos. Diversão garantida!

volei-praia-central-porto-belo-porto-belo-sc

E é da Praia Central que saem vários passeios de barco pela região, sendo o principal até a Ilha de Porto Belo.

A Ilha de Porto Belo

Porto Belo tem lindas praias. Isto é fato. Mas, o destaque mesmo fica por conta da Ilha de Porto Belo, considerada uma das mais bonitas do Brasil. O local abriga várias atrações, dentre elas:

  • Sítio arqueológico com pinturas rupestres milenares.
  • Eco-Museu Univali – cujo acervo conta com uma coleção de fósseis de 20 mil anos.
  • Trilhas ecológicas entre a mata nativa
  • Trilhas subaquáticas para mergulhos e prática de snorkel
  • Opções variadas de esportes náuticos

Deu para sentir que o seu dia passará rapidinho na Ilha e ainda faltarão horas para ver tanta coisa.

pedras-ilha-porto-belo-sc

Porto Belo é um ótimo lugar para mergulhar. Há pontos para a prática e a beleza subaquática é incrível! Mesmo se você não tiver experiência, vale fazer o ‘batismo’ (o primeiro mergulho) nessas águas.

Passeios de Barco

Com tantas belas praias, ilhas e costa espetacular, o passeio de barco em Porto Belo e arredores é praticamente obrigatório! São várias opções de roteiro oferecidas pelas agências locais e também pela Associação dos Pescadores do Trapiche.

barco-passeio-ilha-porto-belo-sc

O passeio mais conhecido e também mais longo tem o trajeto passando pela Praia do Estaleiro, Praia do Caixa D’Aço e Ilha de Porto Belo, com paradas para banhos de mar e caminhadas pela ilha. Este passeio tem duração de 2 a 3 horas, mas há opções mais curtas e sem paradas, só para observação. Os pescadores de plantão podem participar da pescaria do peixe espada, tradicional na região em época liberada pelos órgãos do meio ambiente. A pescaria começa ao entardecer e dura cerca de 4 horas.

Costa Esmeralda

Porto Belo faz parte da chamada Costa Esmeralda, que inclui os municípios de Itapema, Bombinhas e Governador Celso Ramos. Então, você já pode perceber que belezas naturais incríveis não faltarão! Confira algumas.

Itapema

Itapema é um dos destinos mais procurados do litoral de Santa Catarina. O município reúne praias lindas, enseadas deliciosas e uma excelente infraestrutura.

O destaque fica para Meia Praia, urbanizada e com linda orla, onde se concentra a rede hoteleira e também bares e restaurantes, além dos quiosques no calçadão. A Praia Central tem águas tranquilas e o mar esverdeado, ótimo para banhistas e quem viaja com crianças.

linda-meia-praia-itapema-sc

Bombinhas

Bombinhas é o paraíso dos mergulhadores em Santa Catarina! Com mar de águas cristalinas, rica biodiversidade e ótima visibilidade nas profundidades, a cidade passou a ser conhecida como Capital do Mergulho Ecológico. Há vários pontos de mergulho e snorkel, para diferentes níveis de experiência e todas as idades. Alguns naufrágios tornam a prática ainda mais interessante e o fundo do mar ainda mais bonito.

menino-praia-da-lagoinha-bombinhas

Bombinhas também tem praias paradisíacas, com destaque para a Praia de Lagoinha, uma das mais procuradas da região. Os rochedos da orla e a formação de enseada, tornam o mar tranquilo e cristalino, uma verdadeira piscina natural.

pe-de-pato-praia-da-lagoinha-bombinhas

Governador Celso Ramos

A última cidade da Costa Esmeralda é Governador Celso Ramos, que fica em uma península com exuberante beleza natural. As praias são diversificadas, agradando tanto a banhistas com crianças, quanto a surfistas e outros esportistas náuticos.

Entretanto, a maior atração de Governador Celso Ramos é a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, a única do tipo no sul do País. O ambiente protegido é santuário de várias espécies, entre algumas raras da fauna e da flora. A região do entorno é ponto ótimo de mergulho, onde os praticantes podem curtir a rica biodiversidade e também nadar com vários peixes e até golfinhos que habitam o local. A Ilha de Anhatomirim é destaque pela sua infraestrutura e história, pois abriga a Fortaleza de Santa Cruz, um dos fortes construídos pelos portugueses em Santa Catarina na época do Brasil Colônia.

Viu quanta coisa linda você pode visitar na Costa Esmeralda? Mas, as atrações de Porto Belo não param por aí. Veja mais.

Você está conferindo dicas de atrações de Porto Belo e arredores. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Ecoturismo

Porto Belo também tem morros com vistas panorâmicas e muitas trilhas para os amantes do ecoturismo. Logo no centro da cidade está o Morro da TV, com subida leve e uma vista incrível da baía de Porto Belo. Já o Morro de Zimbros abriga uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, que protege a biodiversidade da flora e fauna da região. Caminhar pelas trilhas é gratuito, mas exige um agendamento prévio. Suba devagar apreciando todas as belezas e curta lá do alto o visual belíssimo de Porto Belo.

Já na divisa com Bombinhas, está o Parque Municipal da Galheta, onde há uma trilha da Ponta de Porto Belo – última praia da cidade – até a Praia de Bombas. Ótimo trajeto para curtir o mar e a orla perfeita da Costa Esmeralda.

Artesanato e Gastronomia

Se você é um viajante que gosta de provar os sabores típicos da região que está visitando e também conhecer os trabalhos dos artesãos locais, em Porto Belo você precisa ir na Casa do Turista, visitar o Alambique do Pedro Alemão e também planejar sua viagem para a Semana Internacional de Gastronomia.

Na Casa do Turista – ou Casa da Cultura ‘Seu Lela’ – você encontra o melhor do artesanato do litoral de Santa Catarina, entre peças de madeira, conchas e a belíssima renda de bilro, herança dos açorianos. Já o Alambique do Pedro Alemão funciona desde a década de 60 e produz as melhores cachaças, licores e destilados de Porto Belo. Dentre os mais saborosos estão o de chocolate, de café e o de ervas finas. A visita tem degustação, mas é preciso ir com moderação!

rendas-lagoa-conceicao-florianopolis

E é no final de julho que Porto Belo, Itapema e Bombinhas realizam a Semana Internacional de Gastronomia, onde chefs do mundo inteiro se reúnem para preparar os melhores pratos e os visitantes para saboreá-los. Ostras, mariscos, peixes, dentre outros frutos do mar são destaques entre os diferentes sabores preparados especialmente para este evento. Se você gosta de culinária, este é o momento de visitar a região!

Então? Convencido de visitar Porto Belo e arredores? Tenho certeza que sim! Se você já foi e viu que esquecemos de alguma atração incrível, deixe seu comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 11 de abril de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.