Por que Galinhos (RN) vai te conquistar

Avalie este artigo

Antiga vilinha que se transformou em um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. É exatamente assim que descrevemos Galinhos, povoado da região de Pratagil, ao norte do estado. São 160 quilômetros apenas que você precisa seguir a partir de Natal e essa viagem de pouco mais de duas horas valerá muito a pena.

Galinhos é aquele cantinho privilegiado e abençoado pela natureza! O acesso para cá, que não pode ser feito de carro, fez com que muito de sua origem se mantenha intacta, mesmo com a popularidade cada vez mais crescente da praia. Essa ponta de mar fica completamente isolada, por entre dunas que mudam de posição sazonalmente. Muito do que você encontra aqui é único, gracioso e dono de uma delicadeza indescritível. Se você nunca veio ou ouviu falar de Galinhos, não sabe o que está perdendo. E nós te contamos para dar aquela atiçada na vontade de conhecer o destino. Confira.

O cenário daqui é único e privilegiado

Sabe aquele cenário de praia isolada que você só ver em filmes e novelas? Ele existe de verdade e tem aqui em Galinhos! As ruas, ainda muito estreitas, não tem asfalto. Todas são cobertas de areia da praia, fofa e branquinha. Isso também fez com que o acesso de carro fosse dificultado. Contudo, se locomover dentro da pequena Galinhos nem sempre precisa ser a pé – mesmo isso sendo um passeio incrível. Você encontra carrocinhas puxadas por jegues, que funcionam como o principal meio de transporte. Alguns são cobrados e outros são apenas cortesia do povo sempre simpático daqui.

Ao redor da praia, muitas dunas, manguezais e um rio para completar. Tudo preservado completamente e sem aquela obrigatoriedade de leis ou fiscalização severa de órgãos regionais. Cada um dos moradores de Galinhos se responsabiliza por manter o cenário impecável do lugar. E funciona muito bem! Quem chega por aqui se espanta com beleza do povoado.

A chegada já é um passeio maravilhoso

Chegar em Galinhos já vai te deixar feliz, pois você faz passeios incríveis pela região. Na pequena cidade de Pratagil é preciso pegar uma balsa que te levará até a vila, do outro lado do rio. Você é levada para um portinho e a vista desse trajeto é muito bonita.

Os barquinhos até Galinhos não possuem uma estrutura cinco estrelas. Aliás, tudo aqui é muito simples. Por outro lado, eles são completos e muito seguros para fazer a travessia. O valor varia muito de barco para barco. São os populares que oferecem o serviço e cobram por ele. Geralmente esse valor não é caro e geralmente custa o mesmo de uma travessia comum de balsa, cerca de 10 reais por pessoa (valores de janeiro de 2016).

Uma boa dica é contratar uma agência de turismo ainda em Natal. Dessa forma você já sai do hotel com tudo programado e pago, sem ter que pesquisar preço. Apesar de ser um pouco mais caro, no final das contas, é mais cômodo para quem não deseja preocupação com nada.

O pôr do sol na Ponta do Farol é especial

Você pode curtir a Ponta do Farol – a principal praia de Galinhos – em qualquer momento do seu dia. De dia você vai aproveitar para tomar aquele banho de mar refrescante. Não há estrutura alguma de barracas por aqui. Você pode chegar através de caminhadas, mas indicamos que pegue uma charrete, que vem pela beira-mar e engrandece ainda mais o seu passeio.

Anda assim, é no pôr do sol que a Ponta do Farol fica imperdível. Muitos turistas e moradores se reúnem aqui para curtir o final do dia e aproveitar a noite chegando. Dá para trazer algumas bebidas e lanche, fazer aquele piquenique na praia e curtir a paisagem perfeita. Claro, jamais deixe de registrar esse momento porque é perfeito!

Você está conferindo motivos porque Galinhos, no RN, vai te conquistar. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Conhecer as dunas de sal da região

Por toda a praia de Galinhos você encontra dunas de areia. Essas são indiscutivelmente belas e atrativas, mas outro tipo de duna chama a atenção e merece a sua parada: as dunas de sal. Todo o estado do Rio Grande do Norte é rico nesse mineral tão usado por nós, principalmente na cozinha. Praticamente em todas as cidades você encontra reservas de sal e vale a pena dar uma parada para conhecer as salinas, coisa que muitos de nós nunca viu na vida.

Se as dunas de sal também são uma novidade para você, é possível ver de perto essas formações naturais aqui em Galinhos. Se o seu passeio foi contratado e você está conhecendo a região por uma agência de turismo, com certeza passará alguns minutos por aqui. Do contrário, no centro de Galinhos há charretes que te levam até essas dunas. Você pode ver, tocar e conhecer o sal in natura de pertinho!

A cooperativa de artesanatos e as lembrancinhas locais

Uma coisa que sabemos com toda certeza é que o artesanato nordestino é um dos mais bonitos do Brasil! Apesar de viver basicamente do turismo, o trabalho manual também movimenta muito a economia local. Há uma cooperativa de artesanato no centro de Galinhos que vale a pena parar, mesmo que você não tenha pretensão de gastar com presentinhos na vila.

É possível ver de perto todo o processo de criação de diversos produtos, que são vendidos para turistas que querem levar uma recordação daqui. Ainda dá para conhecer mais de perto como é o trabalho desses homens e mulheres que dedicam muitas horas com carinho e bom gosto ao funcionamento do espaço.

***
Galinhos é um destino para todos! Se você gosta de passeios com tranquilidade esse é o lugar certo! Dá para se divertir muito, de forma simples e sem tantos gastos. Aproveite a dica e venha conhecer a praia!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 09 de junho de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.