PENÍNSULA DE MARAÚ: um paraíso na Bahia

5/5 - (1 vote)

Já imaginou como é difícil para qualquer viajante apaixonado por praia eleger aquela mais bonita do nosso país? O Brasil é de uma riqueza praticamente infinita quando o assunto é litoral. Aqui mesmo no Guia Viagens Brasil a gente já conversou muito sobre esses destinos de tirar o fôlego. Do Norte até o Sul você encontra praias incríveis, mas vira e mexe voltamos para o Nordeste para falar desses mares.

Neste post não será diferente. Quando publicamos nosso Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelo Sul da Bahia, falamos um pouco sobre a Península de Maraú, um cantinho especial para esquecer qualquer problema de nossas vidas. Geralmente Maraú divide atenção com Barra Grande, mas queremos dedicar um post inteiro para esse destino. O motivo? Você vai descobrir mais abaixo.

As praias mais bonitas da Bahia

A Península de Maraú possui cerca de 40 quilômetros de litoral, contando com algumas das praias mais bonitas de todo o estado. As cidades vizinhas – Itacaré e Morro de São Paulo – já são cartões-postais, o que favoreceu a natureza de toda a região. Com águas majoritariamente claras e mornas o ano inteiro, você consegue circular por cada uma dessas pequenas praias e se encantar de fato.

Taipu de Fora pode ser seu ponto de partida, pois é considerada a principal dessa região. Muitos recifes enfeitam o mar, que ainda assim apresenta ondas fortes. Os coqueirais também chamam bastante atenção, assim como as suas piscinas naturais.

Reserve Hotel em Península de Maraú

A Ponta do Mutá já é o outro extremo quando o assunto é o mar. As águas daqui são bastante tranquilas, o que atrai muitos turistas também.

Você também pode conhecer a Praia dos Três Coqueiros, que possui uma estrutura muito grande de pousadas, sendo também bastante turística. Há a Praia de Bombaça, que diferente da anterior possui poucas pousadas, mas aglomera o maior número de casas de veraneio da região.

Há também outras praias como Cassange, Saquaíra, Algodões, Arandi e Piraganga. Todas sempre exaltando as belezas naturais da região. Você encontrará opções para todo tipo de viagem.

Aproveite os passeios mais tradicionais da região

Com tanta beleza natural é comum que alguns passeios se tornem tradicionais na Península de Maraú. O Jipe Tour, por exemplo, leva você para conhecer pontos incríveis de toda a região. São mirantes incríveis para ver– como os do Morro do Celular e o Mirante do Farol -, ou dar um mergulho na Lagoa Azul e também nas piscinas de Taipu de Fora, que como citamos antes são as mais desejadas por turistas.

Há também algumas paradas estratégicas para quem faz o Jipe Tour e quer conhecer mais da culinária local. Na Península da Muraú o Pasteu de Sururu é o carro-chefe gastronômico, mas há muito caranguejo e siri na região. Se você gosta desses pratos, encontrará uma grande variedade por aqui.

Outra opção muito boa de passeio tradicional fazer um tour de barco pela Baía da Camamu. O passeio geralmente sai da Barra Grande e passa pelas principais ilhas da Península de Muraú.  Você vai conhecer de pertinho a Ilha da Pedra Furada, a principal ilha da região, por exemplo. O passeio de barco também para em manguezais, florestas e muitas áreas preservadas. Tire um dia inteiro para fazê-lo.

Descansar e curtir os Barés, aqueles beach clubs bem estilosos, também é um dos programas tradicionais para os turistas que estão de férias na Península de Muraú. Eles reúnem serviços de bar e restaurante, além de apresentarem-se com uma decoração bem descolada e confortável.

Outros pontos turísticos

Além de todos os atrativos que citamos no texto até agora, a Península de Muraú ainda tem muito mais para lhe oferecer. Destacamos dois importantes pontos turísticos para você colocar em sua lista e visitar quando estiver por aqui.

Você está conferindo informações sobre a PENÍNSULA DE MARAÚ: um paraíso na Bahia. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Povoado de Campinhos

O pequeno povoado de Campinhos passaria despercebido se não fosse por um visitante ilustre que passou por aqui. Na década de 30, o escritor Antoine de Saint Exupéry escolheu a Península de Muraú como destino para as suas férias e ficou uma longa temporada neste povoado. A casa onde o autor do clássico O Pequeno Príncipe se hospedou é mantida até hoje e ponto de referência para visitantes.

Além desse detalhe, Campinhos também guarda uma linda praia, com ondas calmas, mas com mar de águas profundas.

Clique aqui para ver imagens em 360 graus da Península de Maraú.

Ilha Grande

A Ilha Grande é parada para quem faz o passeio de barco, que citamos no tópico anterior, mas vale a pena voltar aqui para explorar as terras. Ela é a maior de toda a Península de Maraú, com 4 quilômetros quadrados e cerca de 1500 habitantes. Ilha Grande chama a atenção pelo seu cenário cinematográfico e por um estilo de vida pacato e sem tanta modernidade. Por aqui não há carros e as ruas são feitas de forma artesanal.

Quando visitar e onde ficar

Essas são duas questões bem simples de resolver. A Península de Maraú é destino turístico o ano inteiro. De março até início de junho o clima está bastante favorável para aproveitar as praias e, por ser baixa estação, os preços estão bem mais acessíveis. De Junho até final de agosto é inverno e, mesmo com chuvas mais escassas, o sol não está tão convidativo. Ainda assim dá para aproveitar bastante o destino.

Reserve Hotel em Península de Maraú
Para quem vem de setembro até início de dezembro também pega um período de baixa estação e com bons dias de sol. A Península de Maraú começa a ficar mais agitada no início de dezembro e o turismo cresce até final de fevereiro. Nesse período as casas de veraneio e as pousadas locais são bastante disputadas, mesmo com a elevação dos valores.

Local para ficar também não será um problema. A Península de Maraú é recheada de pousadas e casas de veraneio para todos os gostos e bolsos. Você encontrará lugares confortáveis e que com certeza caberão dentro do seu orçamento.

***
Sabendo de todas essas dicas, o que falta para você visitar a Península de Maraú? Vem para cá!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 13 de junho de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.