PENEDO (RJ): um destino finlandês no Brasil

Avalie este artigo

Uma coisa que nunca faltará no Brasil é cultura. Seja nacional ou de outros países, você sempre encontrará lugares com heranças culturais muito grandes e importantes. No Rio de Janeiro está Penedo, um pequeno pedaço da Finlândia escondido e que vem atraindo cada vez mais turistas em suas férias.

Considerada a Pequena Finlândia brasileira, o lugar guarda uma série atrativos turísticos para você aproveitar. O que acha de um pequeno tour pela cidade de Penedo? Preparamos um post com dias imperdíveis para se fazer por aqui. Aproveite!

Quando visitar Penedo

Mesmo tendo seus ares natalinos, Penedo é uma cidade que você pode curtir em qualquer época do ano. O clima é sempre aconchegante, já que o município fica na região da Serra da Mantiqueira. Então independente da época do ano que você esteja planejando visitar Penedo, encontrará muito o que ver e fazer por aqui.

Reserve seu Hotel em Penedo

Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil

Os primeiros imigrantes chegaram por aqui em 1929, sendo todos da família de Toivo Suni. Até então a região não era tão desenvolvida. Conta-se que a ideia inicial que primeiro morador de Penedo teve foi de criar uma comunidade ecológica e vegetariana dentro de uma fazenda. O grupo foi crescendo à medida que os anos passaram e tomando forma de cidade.

A antiga Fazenda Penedo então tornou-se uma vila e, posteriormente, ganhou o título de cidade. Casas no estilo finlandês eram construídas e, com o passar do tempo, Penedo era vista como o pedacinho da Finlândia aqui no Brasil.

A Fazenda Penedo ainda é um dos maiores atrativos turísticos da cidade e onde você encontrará muito da história local. É possível conhecer toda a estrutura que foi criada por Toivo Suni e alguns de seus pertences.

Papai Noel também mora no Brasil

Como a história do Papei Noel começou na Finlândia, nada mais justo do que dá-lo essa nacionalidade. Com uma cidade inteira de imigrantes finlandeses também seria praticamente impossível deixar o bom velhinho de fora! Uma casa completamente decorada foi construída e merece a sua visita, claro!

O Museu Finlandês em Penedo guarda um espaço ornamentado com roupas, itens decorativos e tudo o que pertence ao Papai Noel. Algumas dessas peças foram, inclusive, trazidas da casa original que já existe na Finlândia. Hoje, a Casa do Papai Noel em Penedo é a única em todo o Hemisfério Sul.

Um imenso centro comercial e gastronômico

Mesmo que você não goste tanto dos atrativos culturais e históricos de Penedo, dá para aproveitar a cidade de outra forma. Podemos até dizer que aqui é um grande shopping center a céu aberto. Por todas as ruas da pequena cidade é possível encontrar lojas com produtos artesanais, cafés, pubs e tudo o que você precisa para fazer compras durante vários dias.

Indicamos que você conheça a Casa do Bolo Húngaro e experimente essas especiarias. Dá vontade de levar um bolinho de cada tipo para casa! As fábricas de chocolate também são muito comuns em toda a cidade. Dá para fazer paradas estratégicas e experimentar um pouco em cada uma delas. Penedo é, inclusive, especialista em trufas de chocolate, exportando o doce para diversas partes do mundo.

Natal em Penedo

Claro que a cidade onde o Papai Noel tem casa não pode deixar de ter um Natal mais que especial! Todos os anos, durante todo o mês de dezembro a cidade se transforma mais ainda e promove uma das festas mais bonitas do país.

O texto original do Arauto da Paz de Natal de Turku é lido para os moradores e visitantes. Esse texto foi escrito há mais de 700 anos e traz uma linda mensagem de paz e prosperidade que deve ser emanada durante todo o ano. Na Finlândia é muito tradicional fazer a leitura desse arauto a cada Natal e em Penedo não poderia ser diferente.

Além do arauto, muitas apresentações artísticas e outras festas acontecem na cidade. Vale a pena visita-la nesse período. Essa é, inclusive, uma das mais antigas festas natalinas do Brasil.

Conhecer a sauna mais antiga do Brasil

Isso mesmo! A primeira sauna do Brasil foi trazida por esses imigrantes. Ainda quando era apenas uma fazenda, os moradores de Penedo aproveitavam suas horas vagas em uma sauna tipicamente finlandesa. Inclusive, foi esse país o responsável pela primeira sauna do planeta, há cerca de 8 mil anos.

Na antiga fazenda você pode aproveitar a primeira sauna da cidade e do Brasil ou apenas visitá-la. Em toda a Penedo também há diversas saunas e SPAs para quem deseja ter momentos de relaxamento ou vem para cá em busca de descanso total.

Você está conferindo dicas de Penedo, a cidade mais finlandesa do Brasil. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Curtir as cachoeiras dos arredores

Pela localização montanhosa e repleta de rios, Penedo tem muitas cachoeiras ao seu redor, algumas de bem fácil acesso e próximas do centro.

As mais famosas são as Três Cachoeiras, as Três Bacias e a Cachoeira de Deus, com a maior queda: 15 metros.

Explorar o Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia é um dos mais importantes do Brasil e você estando por Penedo pode conhecer toda essa região. São apenas 27 quilômetros a partir do centro da cidade até o parque, percurso que você faz em cerca de 30 minutos de ônibus. É comum ver trilheiros que vem explorar o Itatiaia ficarem por aqui e organizarem-se em grupos para fazer as trilhas.

Há muitas atrações, entre trilhas, lagoas e cachoeiras. Caso esse não seja o foco da sua viagem, experimente tirar um dia para visitar o Parque Nacional do Itatiaia e conhecer mais um pouco da fauna e flora dessa região.

Lembrando que o parque é uma área de preservação ambiental, portanto, alguns lugares só são acessíveis desde que você esteja acompanhado de guias devidamente credenciados.

Reserve seu Hotel em Penedo

E então? Se encantou por Penedo assim como a gente? Não perca a oportunidade de conhecer essa linda cidade e um pedacinho da Finlândia aqui no Brasil! Depois não esquece de voltar aqui e contar nos comentário o que achou!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 22 de agosto de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.