PÁSCOA NO CORAÇÃO DO BRASIL: Paixão de Cristo em Planaltina/DF

Avalie este artigo

O feriado da Semana Santa movimenta muitas cidades ao redor do Brasil. Algumas destas apresentam programação diferente e já se tornaram tradição para a data. É o caso de Planaltina, no Distrito Federal, a 40 km de Brasília.

Anualmente, mais de 150 mil pessoas circulam pela cidade satélite da capital do Brasil, buscando os atrativos oferecidos aos turistas e moradores locais, em especial o espetáculo da Via Sacra.

 

Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal

O espetáculo da Via Sacra de Planaltina é tão notório que foi considerado um Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. Mesmo com altas temperaturas da época, os turistas e moradores não deixam de se reunir para conferir a apresentação que mostra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O evento acontece no Morro da Capelinha e conta também com uma programação especial distribuída em todo o feriado.

A tradição da Via Sacra já existe há 41 anos e reúne mais de 1 mil atores em cena. Em 2014, um imenso coração iluminado e com a imagem de Jesus Cristo foi erguido no alto do morro, como uma homenagem extra pelos 40 anos do evento.

O cenário recebeu itens mais modernos, uma iluminação diferente e mais produção na encenação. Tudo para Planaltina se transformar na Jerusalém do século I.

Quem visita Planaltina em tempos diferentes da Semana Santa, vai achar um lugar totalmente diferente. Isso porque o Morro da Capelinha inteiro recebe um cenário diferenciado, simulando a Jerusalém na época em que Jesus Cristo viveu por lá. Tudo é muito real e a sensação é que você está mesmo em tempos passados. Não somente o cenário, mas as pessoas caracterizam-se de forma tradicional.

No total são 4,5 km reformulados com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e alguns patrocinadores, que financiam da montagem do cenário e contratação de atores e profissionais à segurança do período.

Planaltina

O Distrito Federal é um ótimo destino para o feriado de Páscoa. Além das belezas arquitetônicas da capital do Brasil e do intrigante Cerrado, o bioma da região, Planaltina apresenta o espetáculo da Via Sacra.

E por ser uma época festiva na cidade, as pousadas, os hotéis e os restaurantes apresentam uma concorrência um pouco maior que em outros períodos. Há uma estrutura confortável para todos os turistas que vêm ao Distrito Federal, mas a dica é não deixar para reservar em cima da hora. Além de correr o risco de não encontrar vagas, você pode acabar tendo que pagar mais caro por um quarto.

Uma opção é buscar por pousadas que fiquem fora do eixo central de Planaltina. Sobradinho, por exemplo, fica a apenas 16 km de Planaltina e 35 km de Brasília e é um ponto central com fácil para deslocamento de carro para qualquer ponto turístico.

Brasília e as cidades satélites não possuem variadas linhas de ônibus, por isso, se você quer aproveitar bem a região, o ideal é ir de carro ou alugar um para o período da visita.

A Páscoa de Planaltina é considerada uma das mais bonitas do país e merece ser conhecida. Aproveite o feriado e conheça também um pouco da capital do Brasil!

Brasília

Projetada por Oscar Niemeyer e construída em meio ao Cerrado no coração do Brasil, Brasília respira história, política e belezas arquitetônicas.

Brasília é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e tem nos prédios governamentais sua principal atração. A Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada são os pontos que mais recebem visitantes, além de toda a Esplanada dos Ministérios, Catedral e da Torre de TV, um ótimo mirante da estrutura e eixos do avião, formato escolhido para a cidade.

Para um final de tarde agradável, vá às margens do Lago Paranoá, onde os amantes dos esportes náuticos se divertem e o por do sol fica mais bonito.

A capital do Brasil também tem uma noite agitada, ideal para quem gosta de bons restaurantes, conversa e petiscos nos bares, e dança e paquera nas casas noturnas.

Visitar Brasília é conhecer como o Brasil acontece!

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Banco de Imagem 23 de março de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.