Os destinos de Natal mais bonitos do Brasil

Avalie este artigo

Dezembro é sempre época de reunir toda a família para festejar o Natal e o Ano Novo. Há todo aquele tradicionalismo na ceia do dia 24 e no almoço do dia 25, mas algumas pessoas fogem dessa rotina e escolhem viajar. Unir o recesso do trabalho às férias escolares das crianças possibilita você conhecer cantinhos bem especiais do nosso Brasil. Isso porque, exatamente nesta época do ano, cidades se transformam por inteiro para os festejos natalinos.

Se você está nesse grupo que procura um destino para passar o Natal com a família, amigos ou até mesmo sozinho, listamos os mais bonitos do país. Escolha o seu, arrume as malas e viaje! Ainda é tempo de aproveitar as festas da época nos melhores destinos brasileiros.

Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

Impossível deixar essas duas cidades de fora da lista. O Natal em Gramado e Canela é, um dos mais tradicionais do Brasil. Tudo começa com aquele clima de serra, frio e aconchegante. As cidades também se transformam completamente e você tem a sensação de estar no Polo Norte e que vai encontrar o Papai Noel na próxima esquina – e isso pode de fato acontecer.

perfil-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Os festejos do Natal Luz, nome da festa tradicional que ocorre em Gramado, começam já em novembro. São apresentações diárias de musicais, exposições, feiras, abertura oficial do Natal, entre outros atrativos. Quem não pode aproveitar o mês inteiro, não vai se sentir em desvantagem. É tanto para ver e se encantar que você não sentirá falta de absolutamente nada.

renas-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Além dos pontos centrais em que acontecem as festas do Natal Luz, você ainda encontrará uma cidade inteira decorada com luzes de Natal, pinheiros, pisca-pisca e até mesmo bonecos de neve sintética. Algumas das atrações locais são pagas e os ingressos são vendidos com bastante antecedência. Os eventos mais populares, como é o caso do Nativitaten, sempre esgotam, portanto, se você não quer correr o risco de ver a apresentação, vale a pena reservar seus tickets antes.

arvore-natal-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Para conhecer a programação do Natal Luz, comprar ingressos e conhecer mais a festa, você deve acessar o site oficial do evento(www.natalluzdegramado.com.br).

chamine-aldeia-papai-noel-gramado-rs (1)

Em Gramado, ainda é possível curtir o clima natalino longe de dezembro. A Aldeia do Papai Noel, no Parque Knorr, é aberta o ano todo. Tem a casa do Bom Velhinho, lindamente decorada, rodeada por uma área verde agradável.

aldeia-papai-noel-gramado-rs

Campos do Jordão – São Paulo

O clima de serra favorece completamente o Natal em Campos do Jordão. Esse pequeno município fica no alto da Serra da Mantiqueira, sendo considerada a cidade de maior altitude do Brasil. Para quem gosta de frio, é o melhor destino para essa época.

O Uma Vila de Natal, nome oficial do evento natalino de Campos do Jordão também começa em novembro. Geralmente a festa vai da última semana desse mês até a primeira semana de janeiro. Em 2015 acontece a terceira edição do evento e, apesar de novo, já é conhecido no Brasil inteiro.

foto-campos-do-jordao-sp-brasil-0304

A cidade de Campos do Jordão se transforma em uma imensa vila de Natal, com direito a todo aquele cenário lúdico dessa época do ano. Já na abertura tem a chegada do Papai Noel com apresentações de corais e musicais. Por alguns pontos estratégicos você tem acesso às barracas de comidas típicas dos festejos natalinos, além de apresentações diárias para todos os turistas e moradores da cidade.

Para quem quer uma opção mais barata do que o Natal de Gramado e Canela, Campos do Jordão é bastante atraente. A maioria das festas daqui são gratuitas e acontecem em praça pública. Você conhecerá bem mais do ‘Uma Vila de Natal’, assim como a programação oficial, pelo site oficial do evento(www.umaviladenatal.com.br).

Você está conferindo os mais belos destinos de Natal no Brasil. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Petrópolis – Rio de Janeiro

Mais um destino com clima frio e típico da atmosfera natalina: Petrópolis. O centro desse pequeno município se transforma completamente para receber os festejos da época, com apresentação de coral, chegada do Papai Noel e outras comemorações. O Natal de Luz de Petrópolis sempre inicia no dia 01 de dezembro e vai até a véspera do Natal, dia 24 do mesmo mês.

Além das apresentações que acontecem ao longo do mês, paralelamente há o Festival de Cinema Natal de Luz no Centro de Cultura Raul de Leoni, com exibições apenas na primeira semana de festa. A Parada de Luz na Rua do Imperador é outro ponto alto do Natal em Petrópolis. É quando também se apresentam o coral As Meninas Cantoras de Petrópolis, conhecido como um dos maiores do país.

Não há um site, como nos dois destinos acima, destinado à programação e informações sobre o Natal de Luz de Petrópolis. No entanto, por se tratar de um evento gratuito e feito de fato para os visitantes e moradores que ficam pela cidade, você não terá dificuldades alguma de aproveitar esse momento!

Curitiba – Paraná

Para muitos, Curitiba, a capital do Paraná, é considerada também como a Capital do Natal no Brasil. As festas natalinas sempre foram destaque por aqui e antes mesmo de surgir o Natal Luz em Gramado, turistas tinham Curitiba como a cidade para passar essa época do ano. Já no início de dezembro a cidade se transforma e as decorações com luzes e árvores por todos os cantos aparecem. Prédios históricos, assim como casa, recebem uma decoração mais que caprichada para encantar quem visita a cidade durante o mês do Natal.

Alguns eventos e apresentações são bastante tradicionais: o Coral do Palácio Avenida, a Árvore Encantada do Radisson, o Natal do Paço da Liberdade e o Auto de Natal na Praça Santos Andrade são programações que não podem ficar de fora dos seus dias em Curitiba. O melhor desse destino é a possibilidade de curtir tudo isso de graça. Há os eventos pagos, mas a maioria é aberto ao público, possibilitando muito mais pessoas aproveitarem a comemoração.

Natal – Rio Grande do Norte

Não há destino mais certo para passar o Natal do que em Natal, no Rio Grande do Norte. A cidade que nasceu em pleno 25 de dezembro, realiza um festival de apresentações natalinas para toda a família. Shows musicais, peças teatrais, movimentações literárias, exposições de artistas plásticos e muito mais faz parte de um mês inteiro de festas nesse cantinho do Nordeste brasileiro.

Geralmente o Natal em Natal tem início já no comecinho de novembro e vai até o final de dezembro, tendo o Réveillon como encerramento das festas. Alguns eventos são totalmente gratuitos e acontecem em pontos estratégicos da cidade. Outros, são pagos, mas com valores acessíveis. Você precisa conferir o Festival de Repentistas, mostrando a nata de compositores do Nordeste que fazem canções puramente culturais. Marque também em seu calendário o Natal dos Violeiros, com apresentação de grandes nomes da viola no Rio Grande do Norte.

O Festival Literário de Natal – FLIN vem como uma forma de incentivar a leitura para pessoas em diversas faixas de idade. Geralmente são dois ou três dias de apresentações na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, e com a presença de grandes nomes da literatura do Brasil. São apresentados contos de Natal, histórias, cantorias, concursos também acontecem e muito mais.

E então? Já escolheu seu destino? Conta pra gente, para onde você pretende ir nesse Natal! Sabe de mais algum destino tradicional que não entrou para essa lista? Deixe seu comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 17 de dezembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.