Oktoberfest: a festa mais alemã do Brasil

Avalie este artigo

Você já ouviu falar na Oktoberfest, não é? A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, todo mês de outubro recebe milhares de visitantes e apreciadores de cerveja para uma celebração grandiosa, que cresceu em seus 22 anos de realização e hoje é a maior festa alemã do Brasil. Confira a seguir dicas e curiosidades e vá festar em Blumenau!

desfile-oktoberfest

História da Oktoberfest

Tudo começou em 1810 na Alemanha. O Rei Luis I casou-se com a Princesa Tereza Saxônica no dia 12 de outubro e para comemorar a união fizeram aquela festa! Tudo bem, naquela época foi uma corrida de cavalos e sem cerveja (!) já que esta era uma bebida considerada “não nobre”.

O sucesso da festa foi tanto que todo ano o povo da região realizava uma comemoração, até que em 1840 ela chegou a Munique, uma cidade grande da Baviera, e ganhou um novo sentido: barraquinhas dos produtores locais passaram a oferecer comidas, muitas atrações diferentes começaram a ser organizadas e os artistas viam a reunião de pessoas como um ótimo local para divulgar seus trabalhos. Pronto! Assim estava criada uma festa enorme e popular. Mas, você deve estar se perguntando: e a cerveja?

Bom, a cerveja só começou a ser servida mesmo em 1918 e o consumo atual médio na Oktoberfest de Munique é de cerca de 7 milhões de litros!

E no Brasil?

A Oktoberfest de Blumenau teve sua primeira edição em 1984, com 10 dias de festa que reuniu nada menos que 102 mil pessoas! O sucesso foi enorme e no ano seguinte muitos turistas das cidades vizinhas já aguardavam a data do evento, que só aumentou.

Hoje, a Oktoberfest está em sua 22ª edição e não conta só com cervejas não! A cultura, gastronomia e tradições alemãs estão em cada cantinho da festa.

carro-alegorico-desfile-oktoberfest

Você está conferindo dicas da Oktoberfest: a festa mais alemã do Brasil. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Programação da Oktoberfest

Em 2016 a Oktoberfest terá 18 dias de intensa programação. O primeiro dia tem a abertura oficial do evento com o desfile de carros enfeitados e a sangria do primeiro barril de chope da festa! O desfile acontece nas principais ruas de Blumenau e segue até o Parque Vila Germânica, que ganhou este nome devido à arquitetura típica do País de origem da festa.

carro-desfile-oktoberfest-blumenau-sc

Os demais dias contam com apresentações folclóricas de grupos de dança alemã, bandas de música tradicional e muita gastronomia típica!

banda-boktoberfest-blumenau-sc

No dia do encerramento é realizado o Concurso Realeza, que escolhe a Rainha e as Princesas que divulgarão o evento e o deixarão ainda mais belo para no próximo ano.

mocas-oktoberfest

Você conferir a programação completa no site da Oktoberfest(www.oktoberfestblumenau.com.br).

Então anota aí: em 2016 a festa é do dia 05/10 a 23/10.

Onde ficar em Blumenau

Blumenau tem uma ótima rede hoteleira, até pela infraestrutura que foi criada em função da festa ter se tornado gigante para a cidade de 300 mil habitantes.

Para quem procura opções com ótimo custo-benefício e fácil deslocamento para a Oktoberfest os hotéis e pousadas da Rua de Setembro são as melhores escolhas. Porém, nos dias da festa, há várias conduções por toda a cidade levando ao Parque Vila Germânica.

Turistando em Blumenau

Após a festança (ou antes dela!) reserve um período do dia para conhecer Blumenau e um pouco mais da cultura alemã tão forte na cidade.

O centro de Blumenau é o ponto de início do seu passeio. Por toda a Rua XV de Novembro – a principal da cidade – você verá construções no estilo enxaimel, que usa um conjunto de estacas e caibros para fazer a sustentação da casa, marca registrada dos alemãs. As construções abrigam teatros, casas de cultura, órgãos do governo, além de hotéis, pousadas, restaurantes e comércio em geral. Conheça também a histórica Ponte da Estrada de Ferro, datada de 1929, e a Catedral de São Paulo Apóstolo.

E, claro, não deixe de conhecer o Museu da Cerveja – com toda história desta bebida muito apreciada pelos alemães – e o Museu da Família Colonial – que resgata a história dos imigrantes e toda a sua cultura.

Após os passeios, parem em um dos restaurantes tradicionais e provem os pratos típicos, como o Marreco Recheado com Repolho Roxo, o Einsbein (joelho de porco cozido) e a Hackepeter – feito a base de carne crua e temperos fortes.

Outro belo passeio que fica a 25 quilômetros de Blumenau é pela Vila Itoupava, uma típica colônia rural alemã, onde não faltarão histórias, causos da cidade e as delícias da culinária alemã como as famosas cucas, a Apfelstrudel (torta de maçã) e as geleias regadas a um saboroso cafezinho. Quem resiste?

Então, pronto para curtir a maior festa alemã no Brasil? Planeje sua ida a Oktoberfest e conte para gente como foi!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 07 de outubro de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.