4 Motivos para colocar NOVA FRIBURGO entre seus Próximos Destinos

Avalie este artigo

Chegar a um lugar e se sentir recebido por um abraço acolhedor. Essa é a sensação de quando se conhece Nova Friburgo, cidade da região serrana fluminense, a 142 km do Rio de Janeiro. O ar fresco das montanhas, o grandioso verde da mata Atlântica, o barulho relaxante da água correndo pelos rios e o cheirinho de lenha queimando nas lareiras envolvem o visitante já em seu primeiro contato com o local.

Abençoada pelas belezas naturais da serra, Friburgo tem seu território tomado por mirantes naturais, trilhas, cachoeiras e poços de águas cristalinas, que conquistam os amantes da natureza. Os colonizadores suíços – que chegaram à região no século XIX – e as fortes influências alemãs deixaram suas marcas registradas na culinária. São diversas opções de restaurantes e cervejarias artesanais espalhados por todos os cantos, que fazem a alegria dos viajantes que decidem desbravar os encantos da região, não à toa apelidada de Suíça brasileira.

Se essa breve descrição não for o suficiente para inserir Nova Friburgo em sua lista de próximos destinos, vamos listar mais alguns motivos que vão fazer você querer preparar já as malas e subir a serra fluminense.

O aconchego das Vilas de Lumiar e de São Pedro da Serra

A apenas 30 km de Friburgo estão as vilas de Lumiar e de São Pedro da Serra, refúgio escondido entre as altas montanhas da região. Tranquilo e acolhedor, esse cantinho é procurado por turistas e friburguenses que buscam dias de descanso em meio à natureza.

Os vilarejos encantam por sua simplicidade e charme. As ruelas são decoradas por casinhas coloridas de telhados pontudos que não negam a origem europeia de seus primeiros moradores. Ao caminhar por elas, lojinhas de artesanato de muito bom gosto tornam o passeio pelas vilas ainda mais agradável.

A maior parte de pousadas e restaurantes está concentrada em São Pedro da Serra. É lá também que o turista encontrará o movimento noturno. Já em Lumiar estão os principais passeios na natureza, como o imperdível encontro dos rios Macaé e Bonito – onde é possível praticar rafting –, a cachoeira Indiana Jones e lindas trilhas, como as que conduzem até as pedras Riscada e Aguda.

Muita natureza

As atividades na natureza são sem dúvida o que Nova Friburgo tem de melhor a oferecer. Dentre as opções estão caminhadas, escaladas, canoagem, moutain-bike, rafting, off-road, banhos em piscinas naturais, cachoeiras e voo livre.

A pedra do Cão Sentado, cartão-postal friburguense, é um dos mirantes naturais que descortinam a cidade. Após uma caminhada de um quilômetro o visitante chega a uma altura de 1.100 metros de altitude e uma vista belíssima da região serrana do Rio de Janeiro.

Para quem quer ir ainda mais alto e enxergar ainda mais longe, a opção é o pico da Caledônia, com 2.219 metros de altitude. Lá de cima é possível ver até mesmo as praias da Região dos Lagos. São cerca de duas horas de caminhada e mais uma escalada de 600 degraus para ter acesso a essa vista de tirar o fôlego.

O Parque dos Três Picos das Salinas é o maior parque do estado do Rio de Janeiro, abrangendo as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim e Guapimirim. Como o próprio nome já diz, a grande aventura do local está nas trilhas para chegar aos seus três picos. E pode pôr aventura nisso! O menor deles conta com 2.260 metros de altitude; o médio está a 2.280 metros e, para alcançá-lo, são necessárias três horas de trilha íngreme; e, finalmente, o maior pico, acessível apenas por escalada, que conta com 2.316 metros.

Não deixe de conferir o Jardim do Nêgo, ateliê a céu aberto que leva o apelido do artista plástico cearense que criou o local, situado na estrada entre Friburgo e Teresópolis. Ao passear por esse jardim um tanto quanto especial, o visitante se encanta com figuras esculpidas em forma de crianças, animais e mulheres. O que tem de tão diferente nisso? O artista trabalha com figuras gigantescas, o que traz a sensação de ser um pequeno serzinho caminhando entre gigantes da natureza.

Opções gastronômicas de dar água na boca

Os deliciosos restaurantes da cidade devem estar em seu roteiro para que o tour por Nova Friburgo seja completo. Basta conferir alguns cardápios para ver que os colonizadores suíços deixaram marcas de sua passagem pela região. São diversas opções da cozinha alemã e suíça, além de trutas e carnes de caça. Para acompanhar os pratos, uma seleção infindável de cervejas importadas artesanais para os apreciadores da bebida.

É no distrito de Mury, o polo gastronômico de Friburgo, que está a maior parte dos restaurantes, mas em todos os seus cantinhos é possível encontrar ótimas opções. Confira aqui uma lista de restaurantes da cidade.

Boas compras

Conhecida como capital nacional da lingerie, Nova Friburgo é casa de grandes fábricas de roupas íntimas, pijamas, camisolas e até mesmo vestuário fitness. Sendo assim, vale aproveitar os preços baixíssimos das peças, que são encontradas principalmente nos bairros de Olaria e de Ponte da Saudade.

Mas vá com calma nas compras de roupa, pois os quitutes culinários também merecem um espacinho na sua mala. São biscoitos amanteigados, chocolates caseiros e queijos dos mais variados tipos, principalmente os produzidos com leite de cabra, deixados pelos colonizadores como herança à cidade e que fazem os turistas encherem a boca.

A Queijaria Suíça, localizada na estrada que liga Friburgo à Teresópolis, é uma ótima opção para encontrar essas saborosas opções. O lugar funciona como um complexo turístico que, além dos chocolates, biscoitos e queijos, conta também com a Casa Suíça – um memorial sobre a ocupação da região – e o Museu de Taxidermia de Marco Bohrer, com mais de 200 animais empalhados.

Nova Friburgo é garantia de um passeio completo em meio às riquezas da mata Atlântica e às belezas da região serrana. Prepare já as malas e explore esse lugar tão especial e convidativo.

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Flávia Médici Fotos:  Banco de Imagem 03 de junho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.