MORRO DE SÃO PAULO: morra de amores por este pequeno paraíso

Avalie este artigo

Repleto de praias de águas verdes claras, areia dura e coqueiros de tirar o fôlego, a Bahia é conhecida como a capital da alegria, e é quase impossível não se contagiar pela hospitalidade e felicidade do povo baiano.

As opções de praias são tão grandes que fica difícil escolher apenas uma para visitar. Porém, quem viaja à Bahia tem parada obrigatória em uma ilha situada bem perto de Salvador, conhecida como Morro de São Paulo. Basta ir a primeira vez e pronto: é paixão a primeira vista!

Morro de São Paulo  fica na Ilha de Tinharé, a 248 km de Salvador. E para chegar até lá é fácil: basta ir até o Terminal Marítimo de Salvador, situado em frente ao Mercado Modelo, e comprar as passagens de catamarã ou lancha. Outra opção é ir até Valença, a 120 km da capital, de carro ou ônibus, e de lá seguir por mar até Morro. E, para quem gosta de comodidade e rapidez, ainda dá para pegar um voo transfer direto para o Morro de São Paulo, a partir do aeroporto Deputado Luis Eduardo Magalhães, com duração de 25 minutos, bem menos que as 2 horas de lancha rápida. Para todo visitante é cobrada uma taxa turística para conhecer a ilha.

Por do sol na travessia Salvador-Morro de São Paulo, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

A chegada em Morro de São Paulo é no porto localizado na vila, ao lado da Fortaleza de Tapirandú, que é a primeira atração do local. E se você for direto ao hotel, não se desespere com a subida que irá enfrentar cheia de malas: alguns carregadores ficam na base e levam suas bagagens com agilidade até a parte de cima, quando carrinhos de mão viram os táxis locais.

Datada de 1630, a Fortaleza Tapirandú protegia a região da Baía de Todos os Santos contra ataques inimigos. Para quem gosta de história é só passear pela ilha que verá mais algumas edificações de época, como a Fonte Grande, que o Rei André de Melo Castro mandou construir em 1746 para que a população e as tropas tivessem água, além da Igreja Nossa Senhora da Luz, que ficou em obras de 1628 a 1845 (sim, isto mesmo, mais de 200 anos de obras!) para construir a igreja em estilo barroco e o sobrado em frente à Praça Aureliano Lima, chamado de O Casarão, que foi a primeira casa de grande porte que abrigou Dom Pedro II e a Marquesa de Santos no ano 1859 em sua visita a ilha, hoje O Casarão é um restaurante e pousada. Ainda um antigo Farol chama atenção no alto do Morro. Ele teve sua construção iniciada em 1848 e finalizada em 1855 e ainda guia embarcações para seu destino correto.

Igreja Nossa Senhora da Luz, construção barroca preservada no Centro da Vila de Morro de São Paulo, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Por ser um vilarejo bem calmo, Morro de São Paulo é procurado por quem quer sossego, sol e praias que parecem tiradas de um filme.

Morro de São Paulo é dividido em 7 praias, sendo 4 bem movimentadas e 3 quase desertas. Para chegar até a Quinta Praia é possível ir caminhando pela orla, em um agradável passeio com paisagem de areias claras, águas azuis ou verdes e coqueiros a beira mar.

A Primeira e a Segunda Praias são bem movimentadas, próximas da Vila e é onde se concentram a maioria das barracas a beira-mar e também algumas pousadas.

Primeira Praia a mais próxima a vila, com o Farol visto no alto do Morro, em Morro de São Paulo, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Segunda Praia, onde a maioria das barracas, restaurantes e pousadas se concentra, em Morro de São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Você está lendo sobre a paradisíaca Morro de São Paulo na Bahia. Se você está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para conhecer esse paraíso baiano!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

A Terceira Praia é “dobrando a esquina” da Segunda Praia e se destaca pela faixa de corais que reúne diversos peixinhos coloridos e outras espécies, sendo ideal para mergulho e observação com snorkel.

Terceira Praia ideal para prática de snorkel devido a faixa de corais e vida subaquática, em Morro de São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Já a Quarta Praia, com 4 km de extensão, e a Praia do Encanto (Quinta Praia) são ideais para quem quer descansar, mais longe e mais desertas. A Quinta Praia é acessível caminhando da Quarta, mas com maré alta fica difícil voltar pela orla.

Quarta Praia, a mais extensa, com 4 km, se une a Quinta Praia, com águas cristalinas e bancos de corais, em Morro de São Paulo, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

As outras Praias são a Garapuá e Gamboa, que ficam em vilas de pescadores e é difícil de chegar. Na primeira são duas horas a pé (ou uma de barco) e a outra são 40 minutos de caminhada (ou 15 de barco). Ambas possuem piscinas naturais ideais para mergulho ou prática de esportes como vela e caiaque.

Para os baladeiros, a Toca do Morcego é o lugar ideal para ir na sexta-feira a noite já para ver o por do sol. A casa faz um happy hour regado a MPB e as caipifrutas mais conhecidas da Bahia. Além disso, na Segunda Praia as barracas fazem luau em diferentes dias da semana, que ficam irresistíveis com a Lua Cheia.

As barracas da Segunda Praia promovem luaus durante a semana. Badalação a céu aberto, em Morro de São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Já para quem gosta de aventuras radicais, a Tirolesa é a pedida ideal. O trajeto tem 340 metros, saindo do alto dos 57 metros ao lado do Farol (em cima do Morro) até a Primeira Praia, aos pés da vila. Aproveite e curta o mirante, que dá uma vista panorâmica da região.

Tirolesa do Farol a Primeira Praia é a diversão para quem gosta de adrenalina, em Morro de São Paulo, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Você conferiu o artigo completo sobre Morro de São Paulo. Se você gostou das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 09 de fevereiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.