MELHORES PRAIAS e LAGOAS de JERICOACOARA

Avalie este artigo

Todo mundo já ouviu falar em Jericoacoara. Um dos destinos mais procurados no litoral do Brasil, essa verdadeira joia do Ceará começou a ser mais explorada por turistas de todos os cantos a partir da década de 90, quando foi incluída em uma lista internacional das praias mais bonitas do mundo. Desde então, seu mar e suas lagoas passaram a ser visitados por centenas de milhares de pessoas todos os anos.

Reserve seu Hotel em Jericoacoara

Somente em 2016 foram quase 800 mil turistas por lá. O litoral cearense sempre esteve no imaginário de muita gente, e agora Jeri pode ser considerado seu maior paraíso. Localizada em Jijoca, a 300 km da capital Fortaleza, não é dos lugares mais fáceis de chegar. Sua incrível beleza, no entanto, certamente compensa o esforço.É preciso passar por estradas de terra no caminho de Fortaleza até Jijoca: são 7 horas de ônibus ou um pouco menos para quem tiver coragem de encarar o trajeto dirigindo. Depois, quase uma hora de pau-de-arara até a costa da vila. E é justamente essa dificuldade de acesso que ajuda a manter o local bastante preservado e sempre exuberante aos aventureiros que lá chegam. Praias e lagos ditam o tom, além de um pôr do sol dos mais belos do Brasil e muita sombra e água fresca nas redes dentro da água.

Roteiro de 3, 5 e 7 dias por JERICOACOARA e região

Conhecendo tudo o que puder de Jericoacoara e região, você logo vai perceber porque ela foi eleito uma das dez mais bonitas do planeta. E vai agradecer por haver um paraíso ainda tão intocado, apesar da fama, bem pertinho em pleno Brasil. Como Parque Nacional e a mistura de mar, lagoas, dunas e mangues, não há lugar mais belo. E com o bônus do ritmo devagar de uma vila de pescadores quase parada no tempo.

Quem deseja curtir as férias com aquela combinação deliciosa de belezas naturais e muito descanso pode ter certeza que Jeri é a melhor opção. Para se preparar, conheça as melhores atrações de um dos destinos mais lindos de todo o território nacional.

1- Praia de Jericoacoara

A praia que dá nome ao local é a principal da região. Com acesso mais fácil por ficar bem na vila, é uma das mais procuradas pelos visitantes. É rápida de chegar e ideal para curtir logo que chega na cidade ou caminhar nos momentos de intervalo entre um passeio e outro. A faixa de areia é bastante grande, com o mar calminho ótimo para os mergulhos – na maré baixa fica ainda mais tranquilo. Em seu canto esquerdo ainda fica a famosa Duna do Pôr do Sol, com o crepúsculo mais famoso do Ceará.

Ainda assim, os ventos fortes do Nordeste formam ondas nos cantos da praia, onde são praticados esportes como kitesurf e windsurf (cada tribo de um lado), além de ser point de surfistas também, é claro. Em geral a estrutura é boa – a melhor entre todas – por estar perto do centro, com opções de quiosques, bares e restaurantes para comer e beber enquanto admira a paisagem. Por ser bem localizada, existem muitos hotéis e pousadas próximos, tornando a região a base perfeita para ficar em Jeri.

2- Lagoa do Paraíso

Quem gosta de variar um pouco encontra um paraíso incrível em Jericoacoara. As lagoas também são muito requisitadas pelos turistas… já viu aquelas fotos com as redes dentro da água? A maioria delas é na Lagoa do Paraíso, que é um pedaço da Lagoa de Jijoca. Ela fica a cerca de 15 km da vila e possui uma coloração deslumbrante em variados tons de azul. Local perfeito para descansar e tirar as fotos mais lindas da viagem – e com a certeza de que ele faz jus ao nome que recebeu.

Reserve seu Hotel em Jericoacoara

Os restaurantes da lagoa costumam servir dentro da água, nas redes e também com mesas e cadeiras na beira da água. Quer coisa mais relaxante? Você pode ficar ali apenas curtindo o visual enquanto é servido com deliciosos quitutes cearenses de frutos do mar e bebendo uma água de coco, suco, cerveja, caipirinha… tudo de melhor para as férias.

3- Lagoa Azul

A outra metade da Lagoa de Jijoca é chamada de Lagoa Azul e se destaca pelos bancos de areia dentro da água que são um verdadeiro convite a apenas sentar lá e relaxar. E se o lado do Paraíso é mais sofisticado, com restaurantes e redes, esse canto é o mais rústico entre os dois por conta da pouca estrutura.

Por outro lado, a Lagoa Azul oferece o mais puro contato com a natureza. Sua areia fina e água cristalina, com tons de azul e verde, garantem a beleza da paisagem. E ainda é possível aproveitar os trampolins de madeira para mergulhar na água. Lá também é point de kitesurfe por conta do vento forte. Passeios de bugue pela região costumam sair da lagoa rumo a destinos no interior da vila.

4- Lagoa da Torta (Tatajuba)

Também conhecida como Lagoa da Tatajuba, a Lagoa da Torta fica no município vizinho de Camocim e exige mais tempo para chegar até ela. O melhor a fazer é aproveitar os passeios de bugue pela região para visitar esse destino, já que a outra opção é ter um veículo 4×4 para chegar lá.

A água calminha da lagoa também conta com redes na parte de dentro e algumas opções para parar e almoçar. É uma boa alternativa para fugir um pouco de Jeri, que pode ser bastante cheia a depender da época do ano. Em Tatajuba é possível descansar sem preocupações enquanto aproveita o cenário, mas o grande atrativo pode mesmo ser o caminho. Durante o percurso de bugue que sai da vila (5 horas no total), o turista passa por dunas incríveis e coqueirais – além da bela vista do mar da praia de Mangue Seco e do rio Guriú.

Você está conferindo as melhores PRAIAS e LAGOAS de JERICOACOARA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

5- Lagoa do Coração

Bem menor que as outras e sem estrutura, a Lagoa do Coração é bem pouco conhecida do grande público. Ainda é preciso contratar um guia para chegar até ela. E quem encarar a aventura vai encontrar um paraíso cercado por dunas branquinha e praticamente intocado. Um dos lugares mais reservados de Jeri, com água calminha e morna – também bom para fugir da badalação da vila.

Os visitantes ainda costumam gostar de descer as dunas deslizando para cair direto dentro da água. Esse oásis no meio do Ceará vale a visita para relaxar, boiar na água e encontrar um ambiente mais tranquilo.

Gosta de lagoas? Você vai adorar o Roteiro das Lagoas de Nísia Floresta, no RN

6- Praia Malhada

Principal point de surfe de Jeri, a Praia Malhada fica no cantão direito da vila, e não muito  afastada do centro (bastam 5 minutos de caminhada). Por isso mesmo, é bem menos frequentada que a principal – e principalmente por praticantes do esporte. A estrutura é pequena, então é bom levar o que pretende consumir no passeio.

A Malhada ainda é procurada por quem deseja um pouco mais de privacidade, já que está quase sempre vazia. Há também um clube de praticantes de windsurf que oferece espreguiçadeiras e conta com serviço de bar – mas fora isso, nada mais. Em geral, a praia serve como parada a caminho da renomada Pedra Furada, com os turistas se refrescando nela a caminho da outra mais famosa.

7- Praia da Pedra Furada

O grande cartão-postal de Jericoacoara é, definitivamente, a Pedra Furada. Nada mais é que uma estrutura rochosa com um buraco no meio que chama atenção pelo seu formato e pelo espetáculo que proporciona no pôr do sol no mês de julho, quando o Astro-Rei se põe bem “através” do furo. Fica a meia hora de caminhada desde o centro da vila, através da Praia Malhada.

JERICOACOARA: santuário ecológico do Ceará

Com a maré baixa é possível seguir pela própria areia, mas na alta é preciso pegar a trilha do Serrote – que é rápida e tranquila. Outra opção é visitar o local com os passeios de bugue que vão até a Lagoa Azul (pode pedir para incluir) ou ainda nos passeios de cavalo. Ainda existem outras pedras interessantes nos arredores, como a do Jacaré e a da Tartaruga. No caminho de volta ainda dá para observar o Farol no morro em frente à praia. Em geral, é um trajeto bem bonito, com ótimas possibilidades de foto antes, durante e depois.

Reserve seu Hotel em Jericoacoara

8- Praia do Preá

A Praia do Preá fica um pouco mais distante, a 12 km de Jeri, mas de carro o percurso leva menos de meia hora. Localizada em Cruz, outra cidade vizinha, fica a leste da vila e também é muito requisitada por praticantes de windsurf e kitesurf – os ventos são bem fortes. E é tão propícia aos esportes, principalmente o kite, que atletas estrangeiros vão até lá para velejar.

Para quem tem mais tempo e pode esticar a viagem, definitivamente o Preá merece a visita. Com tanta beleza quanto as praias da vila, a paisagem fica ainda mais exótica com os inúmeros kites voando no céu e seus respectivos donos fazendo manobras nas ondas violentas do mar aberto.

***
Então malas prontas para Jericoacoara para aproveitar as melhores praias e lagoas da nossa lista?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 18 de dezembro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.