Quer saber quais são as MELHORES PRAIAS DO BRASIL? Confira agora!

Avalie este artigo

Já era de se esperar que os quase 7.500 km de litoral que o Brasil possui reservassem incontáveis maravilhas para aqueles que se aventuram percorrendo a 16ª costa mais extensa do mundo. E como alguns dos locais posicionados acima não são lá conhecidos pela beleza das praias – Grã Bretanha, Japão, Canadá, Noruega e Groenlândia, por exemplo – dá para entender porque nosso país é tão procurado quando o assunto é o mar.

Com tantas opções e variedade, é natural que por aqui existam praias de todos os tipos, para todos os gostos e todas as tribos. Para te ajudar a escolher, vamos listar as 20 praias que são consideradas por muita gente como as melhores do Brasil – e não é surpresa que o Nordeste domine a lista, já que possui a maior extensão da costa tupiniquim -, mas o Sudeste também está muito representado, e o Sul vem logo atrás e tão bonito quanto. A tarefa não é nada fácil, e muita coisa boa pode ficar de fora, mas vamos lá.

1. Baía do Sancho – Fernando de Noronha (PE)

O Havaí Brasileiro, Fernando de Noronha, é bastante exclusivo por ser Parque Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade. Apesar da proteção ambiental, é um dos lugares mais visitados do Brasil e apontado pela maioria como o destino mais bonito do país.

E a Baía do Sancho, ou Praia do Sancho, pode ser considerada sua atração mais famosa e a praia mais linda do Brasil (também já ficou entre as três primeiras em uma votação mundial!).

Ser figurinha certa em qualquer lista de praias mais bonitas do Brasi não é à toa: a Praia do Sancho oferece vista espetacular, águas mornas e cristalinas em um cenário de cinema, e é perfeita para mergulho e observação de corais e da vida marinha. Só conferir as fotos.

2. Praia do Atalaia – Fernando de Noronha (PE)

Outra praia maravilhosa em Noronha é a Praia do Atalaia, com suas piscinas naturais formadas pelos recifes e inúmeros peixinhos ao alcance das mãos. Por ser calma e agradável, tornou-se ideal para receber famílias com crianças que podem praticar o mergulho e ver toda fauna e flora marinha que são exeberantes em Noronha.

Clique aqui e veja Fernando de Noronha em 360 graus!

Mas, o acesso a Praia do Atalaia é controlado pelo Ibama e apenas grupos pequenos entram por dia após percorrer uma trilha de 1,5 km – podendo ficar somente 30 minutos na água. Então, ao visitar o arquipélago, não se esqueça de agendar esse passeio imperdível antecipadamente.

3. Baía dos Porcos – Fernando de Noronha (PE)

Fechando a trinca de praias inesquecíveis de Noronha está a Baía dos Porcos. Acessível através da Cacimba do Padre, com caminhada pela areia e por pedras, o visual incrível de lá compensa a energia necessária para chegar.

Procurando pousada em Noronha? Encontrou! Clique aqui!

A faixa de areia é bem curta, mas as pedras no mar formam piscinas protegidas que são excelentes para banho e mergulho em suas águas cristalinas. Completando a paisagem, o Morro Dois Irmãos garante uma bela vista para quem se aventura até lá.

4. Guarda do Embaú – Palhoça (SC)

Encravada em um cantinho da cidade de Palhoça, no sul de Santa Catarina, Guarda do Embaú impressiona a todos pela beleza exótica de sua paisagem e pelo charme de cidade pequena – possui apenas 400 moradores fixos.

Antiga vila de pescadores, Guarda do Embaú é hoje reduto de surfistas, hippies e famílias em busca de uma praia bonita e agradável, cheia de opções de lazer para todos. Entre trilhas e esportes aquáticos como o stand up paddle e o caiaque, não falta o que fazer por lá enquanto se admira a beleza da Guarda.

 

5. Praia Mole – Florianópolis (SC)

Um dos principais, se não o principal, points de surfe de Floripa, a Praia Mole fica próxima ao coração da cidade, a Lagoa da Conceição. Com ótima estrutura, bares e quiosques garantem o agito com música o tempo inteiro e muita galera jovem em busca de esportes e agito.

Com tanta badalação, a Praia Mole costuma ficar cheia o ano inteiro, já que as ondas também contribuem para quem deseja surfar a qualquer momento. Definitivamente, é a praia que encarna o melhor do espírito da Ilha da Magia.

6. Praia da Lagoinha – Bombinhas (SC)

Junto de Prainha e Embrulho, a Praia da Lagoinha forma um grupo de praias agradáveis e mais reservadas na sempre cheia Bombinhas. Entre as três, a Lagoinha se destaca pelas rochas formando piscinas naturais, muito propícias ao mergulho com snorkel para observar a vida marinha.

A Praia da Lagoinha é, sem dúvida, um cartão-postal e um lugar lindo para visitar nas suas férias em Santa Catarina.

7. Praia dos Carneiros – Tamandaré (PE)

Quer uma praia nordestina com pouca gente, uma natureza incrível e água transparente? Não precisa ir muito além da Praia dos Carneiros. Localizada em Tamandaré, fica a 113 km de Recife e nunca está cheia mesmo na alta temporada – graças a extensa faixa de areia.

Procurando hotel para Praia dos Carneiros? Clique aqui!

O ponto alto é o rio que se junta ao mar durante a maré alta, mas o lugar ainda oferece a Igrejinha de São Benedito, quase na beira do mar, cercada de coqueiros e destoando de uma forma belíssima do resto da paisagem. Em Carneiros ainda dá para passear de jangada, a cavalo, ou praticar stand up paddle e caiaque enquanto admira tudo ao redor. Paisagem de cinema!

8. Porto de Galinhas (PE)

Atualmente o destino mais famoso de Pernambuco, a badalada Porto de Galinhas faz jus à fama. Por estar pertinho de Recife, a 70 km da capital, é de fácil acesso para turistas de todo o Brasil, que passaram a descobrir o local nos anos 90.

Confira mais imagens de Porto de Galinhas clicando aqui!

Com piscinas naturais e água morna, tem rica vida marinha bem fácil de apreciar no mar cristalino. Coqueiros e jangadas dominam a paisagem de Porto de Galinhas, mas ainda dá para curtir diversos esportes náuticos para quebrar um pouco o clima bucólico. E não se engane com a pequena vila de pescadores: no verão tudo fica mais cheio e o agito toma conta.

9. Praia do Espelho – Trancoso (BA)

Não é novidade que o sul da Bahia esconde algumas das mais belas praias do Brasil. E a região de Trancoso se destaca, principalmente por conta da Praia do Espelho. Esse paraíso encravado a meio caminho de Caraíva – outra cidade conhecida pelas belezas do litoral – chama atenção com suas falésias avermelhadas e o ambiente rústico que possui.

A Praia do Espelho segue o roteiro da maioria dos melhores destinos litorâneos da Bahia: mar calmo e transparente, com piscinas naturais e facilidade para avistar peixinhos. Há poucas coisas melhores na vida do que deitar em uma rede sob coqueiros na Praia do Espelho e apenas relaxar.

10. Taipu de Fora – Barra Grande (BA)

Seguindo pela costa baiana ao norte, não muito antes da capital Salvador, chega-se ao município de Barra Grande, onde está a Península de Maraú. E se você nunca tinha ouvido falar nele antes, agora já sabe que vale a pena parar um pouquinho por lá e visitar a Praia de Taipu de Fora.

Clique aqui e confira imagens em 360 graus da Península de Maraú.

A belíssima praia, lotada de coqueiros, também é ótima para mergulhar com snorkel e ver o fundo do mar. A região possui muitos quiosques e é possível apenas sentar para apreciar as belezas do mar da Bahia. Você não vai querer ir embora!

Você está conferindo as melhores praias do Brasil! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

11. Praia do Bonete – Ilhabela (SP)

Mar bastante azul cercado por verde que não acaba mais das florestas ao redor. Essa é a Praia do Bonete, em Ilhabela, e você pode apreciar essa vista sem igual no Mirante de mesmo nome.

Procurando hoteis em Ilhabela? Encontrou!

Bastante isolada, sem espaço para tecnologia, nem parece que esse recanto especial está apenas a 4 horas de São Paulo capital. Os barquinhos de pesca não deixam esconder o passado – e presente – como vila de pescadores. E é justamente o clima de interior, tão bucólico quanto você pode imaginar, que atrai tantos turistas em busca de paz e contato com a natureza.

12. Praia de Castelhanos – Ilhabela (SP)

Outra praia que sem dúvidas merece a visita de quem for à Ilhabela (na verdade toda a ilha merece, não é?) é a de Castelhanos. Sempre indicada com uma das mais bonitas do Brasil, ela só é acessível por estrada de terra, com carros 4×4, motos e bikes – se quiser ir andando, saiba que são 22 km de trilha.

Com pouco mais de um quilômetro de extensão, a Praia de Castelhanos em si é propícia ao surfe e abriga uma comunidade caiçara. Vale a pena subir no mirante para observar a beleza da baía e a mata ao redor.

13. Praia de Maresias – São Sebastião (SP)

Maresias é extremamente badalada no norte de São Paulo, sendo um dos maiores paraísos do surfe brasileiro – e, por isso mesmo, a terra do campeão mundial Gabriel Medina. De clima alternativo, é repleta de jovens e possui boa estrutura para atender a demanda de turistas – que só aumenta.

São 4 km de areia e mar verde, e com movimento também durante a noite nas ruas próximas para aproveitar o máximo do verão. A Praia de Maresias é uma das top do litoral de São Paulo.

14. Praia do Puruba – Ubatuba (SP)

Não muito longe do centro de Ubatuba fica a Praia do Puruba. Basta atravessar o riacho nadando ou em um barquinho para chegar na areia e no mar tranquilo, ótimo para se banhar sem maiores preocupações.

Por lá existem alguns poucos quiosques que atendem o público com bebidas, mas ainda assim o clima geral é de muito relaxamento e calmaria, bem rústico e ligado a natureza!

15. Jericoacoara – Jijoca (CE)

Essa com certeza você conhece. Um dos destinos mais populares do Ceará, Jericoacoara merece a fama que tem por conta das incríveis fotos com redes dentro da água (todo mundo tem um amigo que já postou uma assim!). E o local se mantém como um dos melhores lugares para relaxar justamente por não ser tão fácil de chegar, exigindo carros preparados para estradas de terra muito irregulares.

Como Parque, a preservação dita o tom de Jeri, mas nunca se deixa de ver surfistas, caiaques e jangadas enquanto se aprecia o pôr do sol mais belo do Nordeste.

Que tal você curtindo essa rede na Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, CE? Não precisa de mais nada para suas férias, não é?
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

16. Praia do Madeiro – Tibau do Sul (RN)

Você já deve ter ouvido falar na Praia da Pipa, mas pode ainda não conhecer a do Madeiro. As duas ficam na vila de Tibau do Sul, mas enquanto a primeira é famosíssima, a outra merecia ter a mesma badalação com suas falésias de cair o queixo e os golfinhos que podem ser vistos na baía de mesmo nome.

Confira aqui imagens em 360 graus de Tibau do Sul.

Apesar de ser um pouco reservada, a Praia do Madeiro tem estrutura com quiosques e bares para aproveitar o máximo de uma das regiões mais bonitas do Nordeste.

17. Praia do Patacho – Porto de Pedras (AL)

Praia deserta, ideal para quem quer sossegar com muita sombra e água fresca. A Praia do Patacho, em Porto de Pedras, ganha destaque quando a maré baixa e as piscinas naturais se formam muito adentro de onde estava antes o mar.

As águas calmas e rasas, além da tranquilidade que impera, tornam o local um excelente atrativo para famílias com crianças – ou qualquer um procurando relaxar. Não há estrutura de quiosques ou restaurantes, mas vale a pena curtir o cenário dos sonhos! Inesquecível!

Ah, a Praia do Patacho faz parte da Rota Ecológica de Alagoas. Clique aqui para conferir dicas desse roteiro sensacional!

18. Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo (RJ)

A região mais bonita de Arraial do Cabo reúne duas prainhas que, juntas, atraem muita gente interessada em mergulho e apreciação da natureza. Com dunas de areia branca e mar azul (ou verde, dependendo do momento), é impossível não se maravilhar com a vista do alto do morro antes de chegar as prainhas de Pontal do Atalaia. Mas não se assuste, a descida conta com ajuda de degraus.

Confira aqui imagens em 360 graus de Arraial do Cabo.

Quando a maré está baixa, as praias se juntam em uma só faixa de areia. O local possui restaurantes e quiosques, além da Gruta do Amor para registrar algumas belas fotos.

19. Praia de Ipanema – Rio de Janeiro (RJ)

A praia mais charmosa da Cidade Maravilhosa não poderia ficar de fora da lista. Ipanema sempre foi centro de tendências e de famosos, com gente bonita e muitos turistas no Rio justamente pela fama que tem – impulsionada por Vinícius de Moraes e Helô Pinheiro com a canção.

Confira aqui hotéis no Rio de Janeiro.

Do pôr do sol deslumbrante na Pedra do Arpoador, passando pelo famoso Posto 9 com o Coqueirão, até a ponta do Leblon, Ipanema possui um clima de descontração e alegria que os cariocas já bem conhecem, mas que todos merecem conhecer.

20. Lopes Mendes – Ilha Grande (RJ)

Acessível apenas por trilha vinda da Praia do Pouso, o turista que decidir percorrer o 1 km morro acima necessário para descer em Lopes Mendes não vai se arrepender. A praia é a mais conhecida da deslumbrante Ilha Grande, e não é à toa. São 3 km de extensão de areia e uma natureza praticamente intocada ao redor.

A Praia de Lopes Mender é muito procurado por surfistas por conta do mar agitado e ondas propícias, mas o passeio é indicado a todos que desejam desbravar um dos lugares mais bonitos de uma ilha – que já é tão bela por si só – e apreciar a beleza sob a sombra das castanheiras.

***
Então? Curtiu nossa lista das melhores praias do Brasil? Faltou alguma na sua opinião? Deixe seu comentário e sugestão de praia paradisíaca!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 17 de outubro de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.