MELHORES PRAIAS de FORTALEZA e arredores

Avalie este artigo

Quando se fala em verão, férias e mar, o Ceará logo vem à cabeça de muita gente. O estado é um dos mais procurados do Nordeste por turistas do Brasil e do mundo, principalmente na alta temporada, devido ao grande número de opções de praias e muitas delas já pertinho de Fortaleza, evitando grandes deslocamentos.

A capital cearense tem a sua boa cota de praias incríveis, com todo aquele clima que só o Nordeste tem para relaxar e aproveitar o verão. Não à toa, em 2015 a cidade recebeu o número impressionante de 3 milhões de turistas ao longo do ano e a imensa maioria deles atraídos justamente por seu litoral belíssimo e aconchegante.

Reserve seu Hotel em Fortaleza

Praia de Iracema, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Junto a Salvador e Recife, Fortaleza já se firmou como uma das capitais mais importantes da região. E isso ajuda a trazer mais e mais visitantes interessados em conhecer todas as suas belezas. Entre as praias da cidade e outras próximas, nos arredores, é possível fazer um roteiro completo para as férias em que não vão faltar muita sombra e água fresca. Afinal, é o que todo mundo quer na hora do descanso.

Confira então as melhores praias de Fortaleza e arredores para se planejar para a próxima visita à deliciosa capital do Ceará.

1 – Praia do Futuro

Se é mar que você quer em Fortaleza, a Praia do Futuro é logo a mais badalada da cidade e sempre repleta de gente. Não dá para deixar de visitar o local com seu mar verdinho, grande faixa de areia e muitos praticantes de esportes radicais na água. Pois é, as ondas por lá são mais fortes e cobiçadas por surfistas, kitesurfistas, windsurfistas, etc. O mergulho também é bastante praticado nela.

Na Praia do Futuro há a melhor estrutura de Fortaleza para servir os banhistas. São inúmeras barracas oferecendo guarda-sóis, mesas e cadeiras, comes e bebes e o que mais precisar para o conforto na estadia na areia. Existem delas para todos os gostos, desde as mais procuradas por jovens até aquelas perfeitas para a família. Em comum, a incrível culinária cearense para encher o estômago enquanto curte a praia. Durante a noite o local também fica cheia, virando point de boemia na capital.

Praia do Futuro, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Mar da Praia do Futuro, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Piscina na Praia do Futuro, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

2 – Porto das Dunas

Muita gente considera Porto das Dunas a melhor praia da Grande Fortaleza. Localizada no município vizinho de Aquiraz, a apenas 25 km do centro da capital. Os coqueiros dominam a paisagem, e a cidade também é conhecida por abrigar o Beach Park, um parque aquático que atrai turistas de todos os cantos.

BEACH PARK: emoção e adrenalina na praia

A beleza e a tranquilidade do cenário paradisíaco são o que a torna tão bem avaliada por quem já visitou Porto das Dunas. O movimento é bem menor que nas praias urbanas de Fortaleza, mas também não há muita estrutura – apenas algumas poucas barracas. De toda forma, olhar para a extensa faixa de areia vendo o azul do mar de um lado e o verde dos coqueirais do outro é uma experiência que qualquer um deveria ter.

Surfistas na Praia Porto das Dunas, em Aquiraz, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Pôr do Sol na Praia Porto das Dunas, em Aquiraz, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Surfistas no fim de tarde no Praia Porto das Dunas, em Aquiraz, CE.
Foto: Ricardo Junior.

3 – Iracema e Meireles

Bem do lado da Praia do Futuro, cruzando a Ponta do Farol de Mucuripe, ficam outras duas praias urbanas de Fortaleza bastante conhecidas: a Praia de Iracema e a Praia do Meireles. Ambas estão na mesma extensão de areia, coladas uma na outra, em dois dos bairros mais importantes da cidade.

Iracema tem uma parte aterrada e costuma receber muitos eventos em sua orla. A estátua de Iracema é um dos pontos mais reconhecidos dela, assim como a Ponte dos Ingleses. O mar é agitado e procurado por surfistas, mas o por do sol é considerado um dos mais bonitos de Fortaleza. Já Meireles costuma ser bem cheia e tem mar mais tranquilo, melhor para mergulhar. Há uma feirinha de artesanato e um jardim japonês próximos, além de quadras esportivas diversas. Ambas possuem muitos restaurantes e casas noturnas nos arredores.

Praia de Iracema, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Calçadão na Praia de Iracema, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

4 – Cumbuco

A 30 km de distância do centro de Fortaleza, seguindo no sentido Oeste, é possível alcançar a Praia do Cumbuco, situada na cidade de Caucaia. Ela é procurada por moradores da capital por ser bastante calma e por ter o passeio de bugue ou quadriciclo pelas dunas e por outros pontos da região – e o piloto sempre pergunta se você quer com ou sem emoção.

Confira um roteiro de 3, 5 e 7 dias por FORTALEZA e arredores

A Lagoa do Cauípe, próxima a ela, é point de prática de kitesurf e oferece um cenário bem bonito. Com boa estrutura para receber os turistas, há a vantagem de também não ser muito cheia, mesmo estando relativamente perto da capital. Para quem visita Fortaleza, é imperdível ir a Cumbuco e passear por suas dunas apreciando o mar e os coqueiros – que formam uma bela paisagem de natureza preservada tão próxima a uma grande cidade.

Reserve seu Hotel em Cumbuco

Praia de Cumbuco é uma grande piscina natural, em Caicaia, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Jangada na Praia de Cumbuco, em Caicaia, CE.
Foto: Ricardo Junior.

5 – Prainha

Sempre lotada por moradores locais em finais de semana e feriados prolongados, a Prainha fica a 40 km do centro de Fortaleza, a leste de Porto das Dunas. Através do próprio Beach Park é possível contratar um passeio de bugue até ela, em belíssimo trajeto de um ponto até outro conhecendo o belo litoral cearense. Quando possível, é melhor visitar o local durante a semana por ser mais tranquilo.

A Prainha ainda oferece piscinas naturais durante a maré baixa, perfeitas para deixar crianças brincando ou se banhar sem as ondas fortes de algumas praias da capital. A ambientação rústica da pequena vila dá aquele clima de interior, completado pelo Centro de Rendeiras, onde são confeccionados diversos produtos em renda – ideal para as comprinhas da viagem.

Prainha, em Aquiraz, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Você está conferindo as MELHORES PRAIAS de FORTALEZA e arredores. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Morro Branco

Ainda mais a leste de Fortaleza, a cerca de 100 km e uma hora e meia de estrada, a Praia do Morro Branco fica em Beberibe e conta com mais dunas para garantir a beleza da paisagem. O cenário é completado por belas falésias, diferenciando um pouco das praias mais próximas da capital. E é realmente a beleza natural que dita o tom por lá.

Roteiro de 5 DIAS EM FORTALEZA

Cada vez mais procuradas por moradores de Fortaleza e também por turistas que chegam de lá, Morro Branco já oferece boa estrutura para atender os visitantes, com muitas barracas e opções para o banhista passar o dia na praia. O windsurf é um esporte bastante praticado graças ao vento, e também vale sair da beira da água para explorar os arredores no meio das dunas e das falésias – é garantia de belas fotos para levar da viagem.

Praia de Morro Branco, em Beberibe, CE.
Foto: Ricardo Junior.

O Labirinto das Falésias, na Praia de Morro Branco, em Beberibe, CE.
Foto: Ricardo Junior.

A bela Praia de Morro Branco, em Beberibe, CE.
Foto: Ricardo Junior.

7 – Praia das Fontes

Também em Beberibe, a Praia das Fontes apresenta mais falésias avermelhadas para encantar a todos que chegam nela. Entre elas e as dunas, formam-se incríveis lagos de água doce que deixam o ambiente ainda mais incrível. Com quiosques em forma de bangalô ao redor deles, há ainda um clima de mais requinte e não tão rústico quanto o resto da praia.

Essas formações de falésias, dunas e lagos são chamadas por lá de Labirinto, e são a verdadeira joia da região. Nada melhor que se refrescar na água doce após um banho de mar logo ali do lado, e com a vantagem de ter boa estrutura para parar e sentar, pedir um drink e comer algo enquanto aprecia o cenário paradisíaco da Praia das Fontes.

Praia das Fontes, em Beberibe, CE.
Foto: Ricardo Junior.

8 – Flecheiras

Voltando para o Oeste, a 150 km e duas horas e meia de carro de Fortaleza, chega-se a Flecheiras. Parte do município de Trairi, a praia vem ganhando notoriedade mais recentemente, ficando por anos e anos escondida dos olhos do grande público. E é justamente por ser considerada um paraíso intocado que vem ganhando cada vez mais visitas nos últimos tempos.

Veja todas as informações de TRAIRI

Com clima aconchegante de vila de pescadores. Flecheiras é ideal para fugir do agito de Fortaleza e apenas descansar admirando o trabalho lindíssimo que a natureza fez ali. As piscinas naturais formadas por recifes são perfeitas para flutuar e mergulhar com snorkel. Em dias de mais vento, kitesurfes e windsurfes dominam o mar. Passeios de bugue pelas dunas ou de barco pelo Mundaú e seus manguezais também são boas pedidas. E apesar da estrutura ainda pequena, a gastronomia da região é famosa no Ceará – então aproveite para comer muito e bem enquanto estiver em Trairi.

Quiosques na Praia de Flecheiras, em Trairi, CE.
Foto: Ricardo Junior.

A calma Praia de Flecheiras, em Trairi, CE.
Foto: Ricardo Junior.

9 – Guajiru

Também em Trairi, um pouco antes de Flecheiras, fica a Praia de Guajiru. Também reconhecida nos últimos anos por sua natureza selvagem e ainda bastante preservada, é ótima opção para combinar um passeio saindo da capital e conhecendo as duas praias vizinhas a apenas duas horas e meia de viagem. O cenário é parecido, com coqueiros, areia branquinha e muitas piscinas naturais para o agrado de todos.

Reserve seu hotel em Trairi aqui!

A barreira de corais na maré baixa forma um cenário paradisíaco, assim como sua vizinha Flecheiras, repleta de peixinhos coloridos que fazem a alegria dos turistas. Por isso, é bom sempre verificar a previsão de marés antes de planejar a ida, do contrário pode perder o principal espetáculo de Guajiru. As pousadas da região costumam oferecer também uma boa culinária para completar com chave de ouro a estadia por lá.

Praia de Guajiru, em Trairi, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Kitesurf na Praia de Guajiru, em Trairi, CE.
Foto: Ricardo Junior.

10 – Lagoinha

Ainda antes de chegar em Trairi, é possível parar na cidadezinha de Paraipaba para curtir a bela Praia da Lagoinha. A cerca de duas horas de estrada, oferece o visual deslumbrante de natureza intocada combinado a uma boa estrutura para atender os visitantes – incluindo alguns quiosques bastante confortáveis. Com muitas dunas e coqueiros, ainda assim não dá para cansar da paisagem de tirar o fôlego do litoral cearense.

Em Lagoinha você pode aproveitar alguns passeios interessantes como o de bugue pela região e o de barco para a Lagoa das Almécegas, bem próxima e com um cenário um pouco diferente da costa. Há ainda a Lagoa dos Jegues como opção, mas o melhor mesmo é curtir as águas cristalinas da Lagoinha enquanto puder.

Reserve seu Hotel em Fortaleza

A bela Praia da Lagoinha, em Paraipaba, CE.
Foto: Ricardo Junior.

O cenário paradisíaco da Praia da Lagoinha, em Paraipaba, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Praia da Lagoinha, em Paraipaba, CE.
Foto: Ricardo Junior.

***
Então, gostou da nossa lista? Arrume as malas e nos vemos em Fortaleza curtindo as melhores praias da região!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 19 de dezembro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.