MELHORES PRAIAS de BERTIOGA no litoral norte de São Paulo

Avalie este artigo

Não é de hoje que o litoral norte de São Paulo vem ganhando mais e mais adeptos na hora de escolher um destino para as férias. Com diversas praias de muita beleza e opções para todos os gostos, primeiro foram os moradores da capital do estado que ‘descobriram’ a região, mas hoje turistas de todo o Brasil já chegam por lá o tempo inteiro.

E a pequena Bertioga é uma das joias do litoral norte. Com menos de 50 mil habitantes, tem mesmo no turismo sua maior fonte de renda, e tudo graças às excelentes praias que oferece para qualquer um que aprecie sombra e água fresca. E, é claro, ajuda bastante o fato de estar colada a Santos (era distrito santista até 1991) e bem próxima a São Paulo capital – a pouco mais de 100 km e cerca de 2 horas de estrada. Tudo isso facilita o acesso e coloca o município também como opção para finais de semana e feriados prolongados para moradores de todo o estado.

Reserve seu Hotel em Bertioga

Embora Bertioga possa não ser tão famosa para muita gente quanto algumas de suas vizinhas – como Santos, Guarujá, Praia Grande, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba – não é por isso que a cidade deixar de merecer a visita. E muito pelo contrário. Com o título de Estância Balneária e repleta de condomínios, ela possui ótima estrutura para atender os visitantes e ainda oferece praias que podem estar entre as melhores do estado.

Em geral, Bertioga é mais visitada por famílias com crianças, já que as praias são adequadas para os pequenos brincarem sem maiores preocupações para os pais – e também a essa excelente estrutura para receber turistas, devida a uma recente reurbanização organizada pela Prefeitura. Mas os amantes de natureza e esportes radicais também marcam presença, com muito verde ao redor do litoral e mar em muitos pontos ao feitio do surfe e de outras atividades náuticas.

E para você descobrir de vez os muitos motivos para uma visita a Bertioga, vamos te ajudar a conhecer melhor as praias da cidade e tudo mais que seu litoral de 33 km de extensão tem a oferecer. Depois é só arrumar as malas… e não pode esquecer a sunga ou biquíni em casa!

Praia de Itaguaré

A Praia de Itaguaré pode ser considerada o maior paraíso de Bertioga e região. Sua natureza intocada destoa da parte urbana do resto da cidade e atrai muitos turistas em busca de paz em meio a uma paisagem estonteante. Fica a cerca de 20 km do centro e é protegida por lei estando dentro do Parque Estadual da Restinga de Bertioga – o que ajuda a garantir a preservação mesmo com o grande número de visitantes, e que segue crescendo.

Viaje por Bertioga com imagens em 360 graus.

Com 3 km de faixa de areia, é perfeita tanto para quem deseja apenas tomar banho de mar e apreciar o contato com a natureza quanto por quem vai para praticar esportes. Com suas boas ondas, é comum ver surfistas na água o dia inteiro. Quem gosta de pesca também encontra ótimas opções por lá. E nos trechos com riachos chegando ao mar ainda há a possibilidade de remar com canoas, caiaques e pranchas de stand up paddle.

Com muito verde da Mata Atlântica ao redor e os riachos cortando a praia em alguns pontos, não dá para não se impressionar com a beleza da Praia do Itaguaré. Seja em grupo de amigos, em casal ou em família, definitivamente o local merece a visita de todos que chegam a Bertioga.

Praia da Boracéia

Bem no limite entre Bertioga e a vizinha São Sebastião, a Praia da Boracéia é o principal ponto de cultura caiçara na cidade, concentrada principalmente no Canto do Itaguá. Também bastante preservada e com muita área verde, fica a 35 km do centro comercial na direção sul do estado. Apesar de ser mais distante, costuma receber um grande número de pessoas em finais de semana e feriados.

Sua faixa de areia de 5 km de extensão também é bastante larga, o que ajuda a não ficar lotada mesmo em períodos mais cheios. A orla é urbanizada e possui uma boa infraestrutura, com opções de quiosques. A Boracéia ainda possui campings para quem gosta de acampar e aproveitar melhor a estadia. Mas o canto sul, mais próximo a São Sebastião, é menos estruturado e mais vazio – então leve seus comes e bebes se for ficar por lá.

Praia da Enseada

Bem no centro de Bertioga, a Praia da Enseada é a principal praia da cidade e a que conta com mais moradores e estrutura para receber visitantes. Foi a primeira a receber o projeto de reurbanização. Mas tantas casas e prédios cobraram um preço caro: hoje, infelizmente, acaba sendo imprópria para banho de mar durante algumas épocas. Mesmo assim, costuma ser bastante movimentada e recebe surfistas em busca de suas ondas em alguns pontos.

Com 12 km de extensão, pode receber turistas de todos os tipos, e acaba sendo muito procurada por famílias com crianças. Suas boas opções de hospedagem e de culinária ajudam a estabelecer a Enseada como base de estadia para a maioria das pessoas que visita o balneário. O Canal de Bertioga fica ali, e é de onde saem passeios de escuna para outras praias e ilhas próximas. O Forte de São João é outro ponto turístico importante, por ser considerado a primeira fortificação portuguesa do Brasil e abrigar um museu.

Reserve seu Hotel em Bertioga

Quem para na Praia da Enseada também pode aproveitar para conhecer o SESC de lá. Como sempre, com muitas atrações, principalmente para a criançada. O parque aquático do clube merece a visita. Por contar com hospedagem e excelente infraestrutura, é a escolha de muitos visitantes para a estadia em Bertioga.

Praia do Indaiá

Também conhecido como Cantão do Indaiá, esse trecho de praia fica no fim da Praia da Enseada e abriga águas mais calmas. É um dos lugares mais procurados na cidade para a prática de esportes náuticos – como o windsurf, o stand up paddle e o caiaque, entre outros. E ainda encanta sempre os visitantes por conta da imensa beleza do verde no costão bem no canto esquerdo, o Morro da Enseada.

Por ser um pedaço mais tranquilo da praia mais central da cidade, costuma atrair pessoas interessadas em ecoturismo e em mais sossego. Não possui tanta estrutura quanto a parte mais movimentada da cidade, embora conte com alguns trailers vendendo coisas para comer e beber. Indaiá é ideal para casais e famílias com crianças por conta da tranquilidade desse canto final da Enseada.

Você está conferindo as melhores praias de Bertioga. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Praia Riviera de São Lourenço

Essa praia está sendo cada vez mais badalada por conta do enorme condomínio da Riviera de São Lourenço, um dos mais impressionantes empreendimentos imobiliários da região. E mesmo repleta de prédios, não deixa de ser bonita com o gramado de coqueiros que segue a orla por quase todos os 4,5 km de extensão. A faixa de areia, no entanto, não é muito larga.

O mar bastante calmo é perfeito para quem está com crianças, e as famílias podem mesmo ser vistas em grande número por lá. Apesar disso, existem boas ondas para surfe nas águas próximas ao píer, então os praticantes do esporte também tem vez em São Lourenço. E a urbanização do bairro conta com uma boa estrutura para atender os turistas, ainda que esteja a 16 km do centro de Bertioga. Ah, e o shopping da Riviera é o local mais indicado para quem deseja sair da cidade com algumas comprinhas – não faltam opções de lojas de todos os tipos.

Praia de Guaratuba

Localizada entre dois rios, o Itaguaré e o Guaratuba, é mais um dos belíssimos cenários que Bertioga oferece ao viajante. Os 8 km de areia com mar de águas cristalinas e calmas, além dos condomínios de casas, tornam a praia uma das preferidas para famílias na região. A Mata Atlântica também dá as caras na paisagem dos arredores, então quem gosta de contato com a natureza se sente em casa. E não é a toa que é considerada por muitos a melhor da cidade.

Reserve seu Hotel em Bertioga

Confira mais dicas de Bertioga!

A 24 km do centro da cidade, é mais reservada do que a maioria, ideal para apenas curtir a beleza do encontro entre rio e mar, e relaxar em uma das mais lindas praias de Bertioga.

Como praticamente todo o litoral norte paulista, Guaratuba pode parecer mais um daqueles pequenos paraísos escondidos que poucos conhecem, o que torna a visita ainda mais divertida para turistas de todos os gostos.

***
Bertioga tem as melhores praias para você curtir seu feriadão, férias ou final de semana! Uma ótima estrutura espera por você, assim como belos cenários. Já está com malas prontas?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 13 de novembro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.