MELHORES LUGARES para viajar no BRASIL

Avalie este artigo

Com mais de 6 milhões de visitantes em 2016, o Brasil se consolidou no mapa turístico mundial graças a eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e com tantas belezas naturais e riqueza cultural, o país tem seu lugar de honra no coração de muita gente.

Nesse post vamos abordar os principais destinos turísticos em território nacional para você escolher na sua próxima viagem e esteja avisado: não faltam opções para todos os gostos e estilo de viajante.

1 – Foz do Iguaçu (PR)

As Cataratas na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai atraem gente de todos os cantos do planeta. Tudo pela incrível mistura de cores que formada pelas 275 quedas de altura máxima de 82 metros. Quem visita Foz do Iguaçu sempre se encanta com a força da natureza, e com o bônus de ainda poder visitar o Paraguai para fazer compras.

Confira um Roteiro Completo por Foz do Iguaçu.

2 – Florianópolis (SC)

A Ilha da Magia reúne o lazer em suas belas praias com o agito de ótimos bares e baladas. Point de surfistas e gente rica, há diversão para todos os gostos. Na Costa Norte, os beach clubs da badalada Jurerê Internacional com festas sem parar. No Sul e Leste, praias selvagens e trilhas deslumbrantes. E ainda a Lagoa da Conceição com sua vida noturna e alta gastronomia.

Procurando hotel em Floripa? Encontrou!

3 – Jericoacoara (CE)

Destino mais procurado do litoral cearense, Jeri é uma antiga vila de pescadores “descoberta” há duas décadas pela indústria do turismo. Entre praias exuberantes e redes dentro da água para relaxar bebendo um coco, qualquer um pode encontrar paz enquanto admira a natureza depois de um dos deliciosos passeios de buggy ou jangada.

Curta 3, 5 ou 7 dias em Jeri e arredores. Veja dicas.

4 – Fernando de Noronha (PE)

Talvez o destino mais desejado do Brasil, Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso ecológico. E por isso mesmo fica protegida como Parque Nacional, com limitação de pessoas por vez. São 21 ilhas no arquipélago, com uma praia mais bonita que a outra – principalmente as baías do Sancho, dos Porcos e dos Golfinhos e a Cacimba do Padre. Uma das atividades mais procuradas é o mergulho, por conta da incrível vida marinha.

Veja imagens em 360 graus de Fernando de Noronha.

5 – Porto de Galinhas (PE)

Outra praia pernambucana na lista, fica bem perto de Recife e costuma atrair muita gente da capital do estado. E o grande atrativo de Porto de Galinhas é a água morninha e cristalina de suas piscinas naturais, formada por corais, além das areias bem brancas e dos coqueirais que completam a paisagem. Um dos melhores lugares do Brasil para levar ao pé da letra a frase ‘sombra e água fresca’.

6 – Ilha Grande (RJ)

Um dos lugares mais bonitos do Sudeste, a Ilha Grande fica na famosa Costa Verde do Rio de Janeiro, bem perto de Paraty e Angra dos Reis. Com trilhas sem fim e muitas praias de enorme beleza, atrai turistas do mundo todo – mas principalmente do Rio e de São Paulo, por serem mais próximos. Lugares de tirar o fôlego como Lopes Mendes, Aventureiro, Saco do Céu, Dois Rios, Lagoa Azul e Lagoa Verde ajudam a fazer a merecida fama de lá.

Hotéis e pousadas em Ilha Grande.

 

7 – Maceió (AL)

A capital alagoana merece uma vaga na lista principalmente por conta de seu litoral. São 40 km de praias, com um mar inacreditável que varia do transparente ao verde claro e ao azul turquesa. E muitas delas formam piscinas naturais para facilitar o banho dos turistas. Caminhar pelo calçadão de Maceió enquanto come uma tapioca pode ser uma ótima experiência, já que as praias urbanas não deixam em nada a desejar.

Hotel ou pousada em Maceió? Veja dicas aqui!

8 – Balneário Camboriú (SC)

Um dos destaques do litoral catarinense, Balneário Camboriú é tão badalada quanto Floripa e tem sua boa cota de turismo de luxo. Sempre recebendo visitantes famosos, conta com a beleza da praia do Estaleiro ou a badalação das praias Brava (no limite com a vizinha Itajaí) e de Laranjeiras. Ou dá para ficar no centro, na Avenida Atlântica, sempre repleta de gente e com inúmeras opções de bares e restaurantes.

Confira um Roteiro sensacional por Balneário Camboriú.

9 – Delta do Parnaíba (PI)

O passeio de barco pelo Delta do Rio Parnaíba concentra beleza para todos os gostos. Não é só o encontro do rio com o mar, mas também lagoas, mangues e muitas ilhas fluviais no caminho. O ponto de partida é a cidade de Parnaíba, com seu centro histórico cheio de prédios dos séculos 18 e 19.

Veja mais sobre o passeio pelo Delta do Rio Parnaíba.

10 – Ilhabela (SP)

Bastante parecida com a Ilha Grande, só que maior, a Ilhabela fica de frente para a cidade de São Sebastião. E também reúne uma combinação incrível de belas praias com trilhas que levam a cachoeiras sempre lindas. Ainda há a cultura caiçara da região e alta gastronomia no arquipélago, sempre cheio na alta temporada com turistas do estado. São 40 praias, então é só escolher uma favorita e aproveitar.

Confira aqui dicas de hotéis e pousadas para curtir Ilhabela!

11 – Bombinhas (SC)

Um dos lugares mais bonitos do litoral catarinense, a meio caminho de Florianópolis para Balneário Camboriú, Bombinhas é um destino para quem gosta de contato com a natureza curtindo sol e águas cristalinas. Lugares como a Praia da Sepultura, a de Canto Grande, a da Lagoinha e a de Quatro Ilhas atraem gente de todo o país. Por lá é comum encontrar piscinas naturais em uma das 39 praias da região.

Confira Bombinhas em 360 graus!

12 – Cânion do Xingó (SE/AL)

O passeio de barco pelo Rio São Francisco leva até o Cânion do Xingó, começando na cidade de Canindé, em Sergipe. As águas transparentes e verdinhas ditam o tom da beleza local, e é possível mergulhar durante o trajeto de meia hora. Para os mais aventureiros, há a possibilidade de fazer stand up paddle e rapel no meio dos paredões de pedra que formam a região.

Saiba mais sobre o passeio pelo Cânion do Xingó.

13 – Bonito (MS)

Lagos azuis, grutas com formações exuberantes e algumas das águas mais cristalinas de todo o país. Isso é Bonito, hoje um dos lugares mais procurados no Brasil por quem aprecia o ecoturismo, turismo de aventura e/ou gosta de contato com a natureza. Localizada no Pantanal sul-matogrossense, oferece inúmeras opções de passeios a quem chega lá, e uma só certeza: você vai sair maravilhado.

Confira aqui opções de Hotéis e Pousadas em Bonito!

 

 

 

14 – Rio de Janeiro (RJ)

A Cidade Maravilhosa não recebeu o apelido por acaso. Suas praias são famosas em todo o mundo, principalmente quando se trata de Copacabana e Ipanema. A herança cultural também é inestimável, com sambas a semana toda e os reconhecidos botecos para tomar uma cerveja. De clima sempre quente, também oferece muitas trilhas com um visual panorâmico deslumbrante e outros cartões-postais que você já ouviu falar: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, Santa Teresa e Vidigal, entre tantos mais.

Fotos em 360 graus do Rio de Janeiro!

15 – Lençóis Maranhenses (MA)

Diferente de tudo que se possa encontrar no Brasil, a travessia dos Lençóis Maranhenses é uma experiência única para qualquer turista. São mais de mil quilômetros de dunas de areias brancas, com diversos oásis no meio do caminho. O Parque Nacional, com suas lagoas verdes ou azuis, em toda sua imensidão, deve ser visitado com a ajuda de guias. Seja como for, prepara-se para cenários mais paradisíacos nos passeios de jipe ou barco por lá.

Confira pousadas e hotéis para curtir os Lençóis Maranhenses!

Você está conferindo os melhores lugares para viajar pelo Brasil! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

16 – Foz do Rio São Francisco (AL)

Os rios São Francisco e Penedo se encontram com o mar alagoano e formam um dos pontos mais interessantes do litoral nordestino. A foz se forma em meio a coqueiros, dunas gigantes e muitas lagoas de água azul – paisagem ideal para apreciar a natureza e relaxar. O passeio sai do vilarejo de Piaçabuçu e dura menos de uma hora até chegar no local.

Confira esse roteiro sensacional pelo Rio São Francisco!

17 – Paraty (RJ)

Cidade histórica quase na fronteira com São Paulo, Paraty ganhou fama pelo charme do centrinho, com as igrejas antigas, ruas de pedra e casarões coloniais – ideal para visitas românticas. Ah, e também pelas praias maravilhosas que reúne em seus arredores. Entre elas, estão Trindade, Praia do Sono e Martim de Sá – todas belas e quase desertas. Não se esqueça de visitar os muitos alambiques locais, que produzem algumas das melhores cachaças do país.

Confira as 8 melhores atrações de Paraty.

18 – Gramado e Canela (RS)

E por falar em romance, quer lugar melhor para curtir em casal do que a Serra Gaúcha? Durante o inverno, Gramado e Canela ficam repletas de amantes de todos os cantos, sempre em busca do climinha frio e aconchegante, com lareiras e gastronomia de elite. Já no verão, chega a vez do famoso Natal Luz, com a cidade toda iluminada e decorada para as festas de fim de ano. Ainda pode ser visitada durante seu Festival de Cinema, o mais importante do Brasil. E entre cervejas e chocolates, não falta tradição europeia ainda presente nas duas cidades.

Veja Gramado em imagens 360 graus.

Confira hotéis e pousadas para curtir ao máximo Canela!

19 – Ouro Preto (MG)

Toda a pompa do interior de Minas Gerais com a ambientação de tempos coloniais torna Ouro Preto um dos destinos mais gostosos do país. Sua incrível arquitetura barroca, presente em toda a cidade e suas incontáveis ladeiras, garantiu a ela o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. As igrejas e casarões parecem que ficaram paradas no tempo, assegurando o aconchego de cidadezinha do interior até hoje.

Os melhores hotéis e pousadas em Ouro Preto estão aqui!

20 – Amazônia (AM)

A Floresta Amazônica possui mais de 5 milhões de km² divididos entre nove países. E, para nossa sorte, 60% disso se encontra no Brasil. E a maior parte fica no estado do Amazonas, com a capital Manaus oferecendo diversos passeios para se embrenhar na mata e conhecer de pertinho um dos ecossistemas mais ricos do planeta. Com trilhas, lagos e cachoeiras, além de fauna e flora como nunca imaginou, pode ter certeza que conhecer a Amazônia será uma das experiências mais diferentes que vai ter em vida.

Confira dicas de passeios pela Floresta Amazônica!

21 – Chapada Diamantina (BA)

Sabia que nem só de litoral vive o turismo na Bahia? A Chapada Diamantina apresenta uma natureza também muito rica, e quem chega lá pode conhecer rios, lagos, cachoeiras, cânions, grutas e aproveitar um dos paraísos do ecoturismo no país. Através das cidades de Lençóis e Vale do Capão, entre outras, é possível sair para alguns dos passeios mais incríveis no meio da natureza, além da prática de diversos esportes de aventura – como trekking, rapel, rafting, tirolesa, flutuação, stand up paddle, caiaque e muito mais.

Saiba tudo antes de ir para Chapada Diamantina.

 

22 – Praia do Forte (BA)

A Bahia não é só mar, mas seu litoral merece – e muito – a visita. A Praia do Forte, bem perto de Salvador, é um dos destinos mais visitados justamente pela facilidade de acesso. Mas não pense que deixa a desejar em beleza, pelo contrário. Localizada na vila de Mata de São João, oferece praias de mar cristalino, recifes formando piscinas naturais e areias branquinhas, perfeitas para relaxar sob sombra e água fresca. Quer mais? O Projeto Tamar e o Instituto Jubarte possuem sedes lá para estimular a responsabilidade ambiental e ajudar a proteger tartarugas e baleias.

Confira aqui imagens em 360 graus da Praia do Forte e sinta-se lá!

23 – Natal (RN)

A capital potiguar é uma das cidades mais visitadas do Nordeste. Sua região próxima possui 400 km de litoral, com praias de todos os tipos, para todas as tribos. E também ajuda a fama que ganharam as dunas de Natal, enormes e com muitos passeios de buggy. No mais, a paisagem é formada por falésias, piscinas naturais, recifes, águas transparentes e muita natureza, tudo com a estrutura de uma cidade grande conhecida pela ótima culinária e pela vida noturna agitada. Natal é imperdível.

Confira um Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Natal.

24 – Pantanal (MS/MT)

Seja no Mato Grosso ou no Mato Grosso do Sul, é só escolher uma base e descobrir os melhores passeios para conhecer o Pantanal, um dos ecossistemas mais exuberantes de todo o mundo. Campo Grande, Poconé, Miranda, Barra do Garças, Aquidauana, Cuiabá… não faltam cidades de onde sair e rumar para fazendas de gado, rios, cachoeiras, passeios de cavalo e de barco, florestas com trilhas e animais de todos os tipos.

Confira dicas de passeios pelo Pantanal.

 

 

 

25 – Jalapão (TO)

De antes pouco conhecido, agora o Jalapão entrou de vez nos holofotes do turismo nacional. Esse paraíso tocantinense é bastante isolado, e reserva cachoeiras, piscinas naturais, rios, dunas, grutas, mirantes, cânions e muitos esportes de aventura para quem vai até lá. São duas horas e meia da capital Palmas até a entrada do Parque, mas definitivamente compensa o esforço.

Confira dicas sobre o Jalapão!

26 – Morro de São Paulo e Ilha de Boipeba (BA)

Mais dois paraísos baianos para quem quer apenas relaxar com sombra e água fresca no mar do Nordeste. As duas ilhas ficam coladas uma na outra, razoavemente próximas a Salvador, facilitando o acesso para quem procura se maravilhar com a natureza deslumbrante desse pedaço do litoral. Morro de São Paulo tem mais agito em meio a suas piscinas naturais de águas cristalinas. E a Ilha de Boipeba é mais rústica, mas não menos deslumbrante.

Veja Boipeba em 360 graus e sinta-se lá!

Confira pousadinhas em Morro de São Paulo.

27 – Búzios (RJ)

Para quem mora no Rio, Búzios é um prato cheio e destino ideal para finais de semana ou feriados prolongados. Sempre cheia, com turistas de todas as partes do Brasil, oferece a badalação de restaurantes e boates de renome, mas também a beleza natural de suas praias. A Rua das Pedras é o centrinho, mas não deixe de explorar o resto do litoral, mais afastado e ainda mais belo. E na alta temporada a cidade ferve com muita gente de fora.

Procurando hotéis ou pousadas para curtir Búzios? Encontrou!

28 – Belém (PA)

Talvez não seja uma das capitais mais lembradas na hora de viajar, nem mesmo na Região Norte (Manaus costuma ter mais turistas), mas Belém também é uma excelente porta de entrada para conhecer a cultura nortista e ainda visitar as maravilhas da Floresta Amazônica. Além da beleza e da cultura da capital paraense em si, de lá também é possível chegar a outros destinos imperdíveis no estado, principalmente a Ilha de Marajó e Alter do Chão.

 

 

***
Agora é só escolher o melhor destino e viajar curtindo as belezas e cultura do nosso Brasil!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 31 de outubro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.