LENÇÓIS MARANHENSES: os Passeios para as Lagoas Azul e Bonita

Avalie este artigo

Visitantes que desembarcam no Maranhão e pretendem dedicar tempo, dinheiro e disposição em explorar as suas totalidades logo percebem que a maioria das caminhadas são compostas por altos e baixos escaldantes em dunas.

Mas que não se enganem: isso torna cada jornada sempre mais emocionante e com recompensas que vão além de paisagens dignas de fotografias e seus consequentes porta-retratos (ou posts em redes sociais). E a Lagoa Azul é um desses exemplos.

Foto da Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

No vai e vem arenoso de longas passadas (nada muito agressivo, no entanto), converge a paisagem, enfim, em um divisor de areias. Uma linha extensa e comprida de água azul. Chega-se a uma (e mais uma, para quem vem percorrendo as lagoas maranhenses) das lagoas mais incríveis do Estado. E que fique um conselho que soa em uníssono por românticos, pensadores e apreciadores de belas paisagens; todos eles revelam: o por do sol ali descortina um cenário daqueles de tirar o fôlego.

Foto da Lagoa Bonita nos Lençóis Maranhenses - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da Lagoa Bonita nos Lençóis Maranhenses
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dizem que é bom dedicar um dia inteiro à Lagoa Azul e outro à Lagoa Bonita. Mas não cobicem um universo de possibilidades em cada uma. O principal motivo para tal conselho é puramente geográfico, estando cada uma debruçada sobre um lado do Parque Nacional. Ou seja: para que cada uma delas sejam apreciadas como bem devem ser – acompanhadas de momentos de contemplação desapressados.

A Lagoa Bonita, no entanto, esboça o que há de mais belo em lagoas no Maranhão. Turistas só tendem a acreditar quando veem, mas as lagoas vistas aqui no Estado são diferentes entre si, e não ‘mais do mesmo’ que faz viajantes se sentirem enganados.

Imagens da Lagoa Bonita nos Lençóis Maranhenses - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagens da Lagoa Bonita nos Lençóis Maranhenses
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Uma caminhada mais penosa por entre dunas (sempre levando em conta que nenhuma travessia é impossível, só mais ‘pesada’) e se encerrando em uma crista de areia com cerca de 40 metros – com auxílio de uma corda, para quando faltar fôlego e força –, a Lagoa Bonita surge diante dos olhos. São montantes de areia, cortados por uma beleza fluvial indiscreta, e que valem a subida, afinal de contas.

 

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Guia Viagens Brasil Fotos:  Ricardo Junior 31 de agosto de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.