Guia Completo de PIPA e arredores

Avalie este artigo

Dependendo da época que você visitar a Praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN), encontrará um local bem diferente. Claro que as belezas naturais permanecem ali, sempre intactas, mas os atrativos da região mudam e se multiplicam a cada ano. A Praia de Pipa é um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte e é quase irresistível passar pelo estado e não conhecer aqui.

foto-praia-de-pipa-em-pipa-brasil-9490

Nós já conversamos em outro post sobre o charme e as belezas naturais da Praia da Pipa, mas dessa vez queremos montar aquele super e completo guia de turismo para você ter atrativos suficientes para todos os dias de sua viagem. Não está sabendo o que fazer em cada dia que passará na Praia da Pipa? A gente tem alguns cantinhos especiais para indicar. Confira!

Praias da região

Em toda a região de Tibau do Sul você encontra lindas praias para aproveitar por muitos dias de férias. Destacamos aquelas que achamos as mais belas, mas não deixe de fazer aquela parada em algumas outras que não entraram na lista, combinado?

Praia da Pipa

Nada melhor que começar um guia sobre a Praia de Pipa, falando do próprio destino. Essa pequena praia é quase que o centro de Tibau do Sul, onde praticamente se concentram as principais atrações da região. Se de um lado você encontra uma paisagem mais rústica, ainda herança da antiga vila de pescadores do local, do outro lado há toda uma estrutura moderna, cheia de casarões de veraneio e alguns hotéis e resorts.

foto-praia-de-pipa-em-natal-brasil-9614

Principalmente no final do ano, a Praia da Pipa é bastante movimentada. O Réveillon daqui é considerado um dos melhores do Brasil. Hotéis, barracas de praia e alguns barcos realizam eventos especiais para o período. Para quem gosta de música eletrônica, essa praia pode proporcionar um dos melhores Réveillon da sua vida!

As águas são sempre mornas e o mar sempre chamativo para banho ou para aquele surfe. Mesmo não sendo um surfista profissional, você encontrará instrutores de um dia, com dicas especiais para você também pegar suas ondas. Já na maré baixa, muitas piscinas naturais se formam em todos os pontos da Praia da Pipa, sendo propícias principalmente para quem viaja com crianças ou pessoas de pouca mobilidade.

foto-praia-de-pipa-em-natal-brasil-9543

O sol fervente, típico das praias do Nordeste, sempre atraem turistas de todas as idades, que vêm passar algumas horas por aqui. Dá para encontrar algumas barracas de praia em toda a Pipa, desde aquelas mais simples, apenas com serviço de bebida, até as com estrutura completa, com parque aquático e restaurante.

Praia do Curral

Até aqui você pode chegar caminhando, a partir da Praia da Pipa ou do centro de Tibau do Sul. Na maré baixa são formados bancos de areia de até 2 quilômetros que favorecem a caminhada e deixam o passeio ainda mais agradável até a Praia do Curral.

praia-do-curral-timbau-do-sul-rn-2484

Indicamos, porém, a Praia do Curral apenas para aquelas pessoas que buscam uma costa totalmente deserta. Você não encontrará barracas ou pequenas estruturas de suporte ao turista. É preciso trazer sua própria bebida ou comprar nos pequenos comércios que ficam nas proximidades, mas não na beira-mar.

A Praia do Curral é toda cercada por imensas falésias. Os mais aventureiros podem praticar escalada aqui ou fazer uma trilha por entre essas rochas, descobrindo grutas e pequenas piscinas naturais. Mais abaixo falaremos dos golfinhos, que são bem comuns nessa região e, se você procura um bom lugar para observá-los, aqui é o point. Esse ficou conhecido de Baía dos Golfinhos e há muitas oportunidades de passeios incríveis.

foto-praia-do-curral-em-pipa-brasil-9650

Praia do Amor

O nome não foi dado à toa. A Praia do Amor é apaixonante de fato, mas não foi por isso que ela foi batizada assim. Na verdade, toda a região tem um formato de coração e você pode notar isso de cima do Mirante do Chapadão. Se você perguntar aos moradores de Tibau do Sul qual a praia mais bela do município, a probabilidade de ouvir que é a Praia do Amor é bem grande.

imagem-praia-do-amor-pipa-rn

Clique aqui e veja em 360 graus as belas imagens da Praia do Amor.

Toda a região da Praia do Amor é muito bem estruturada e frequentada. Você sempre encontrará muitos turistas por aqui, principalmente surfistas. É o point preferido de estrangeiros e praticantes de esportes marítimos. Surfe, windsurfe, kitesurf e muitos outros são bem populares por aqui.

O mar é sempre muito verde, com águas mornas e agitadas. Ainda assim, principalmente na maré baixa, é possível encontrará piscinas naturais para quem não quer enfrentar o mar. Quem vem da Praia da Pipa ou da Baía do Golfinho tem a opção de caminhar até a Praia do Amor ou optar por vans que fazem o trajeto constantemente.

Praia das Minas

Podemos dizer que a Praia das Minas é uma mistura da Praia da Pipa com a Baía dos Golfinhos – ou Praia do Curral -. Você encontrará alguns pontos mais movimentados e outros totalmente desertos. Ainda assim, a Praia das Minas é perfeito para quem viaja em família ou quer um cantinho mais sossegado, sem tantas festas – o que é bem comum por aqui.

foto-praia-das-minas-em-pipa-brasil-9373

Ao contrário das outras praias que citamos antes, a Praia das Minas tem um mar muito agitado. Não recomendamos nadar por aqui a não ser que você curta mares com muitas ondas. Por outro lado, os surfistas adoram esse pedacinho de Tibau do Sul, por conseguirem praticar o surfe tranquilamente, pois a praia sempre dá onda.

Há também algumas falésias que cercam a região. Você encontrará algumas opções de trilhas para fazer entre elas que valem muito a pena.

Praia de Sibaúma

O movimento da Praia de Sibaúma se concentra completamente na região da vila de pescadores. Aqui você encontra algumas barracas de praia, que oferecem os melhores petiscos e cervejas sempre geladas.

foto-praia-de-simbauma-em-pipa-brasil-8892

Já no outro canto da praia você encontrará apenas um visual muito bonito, mas sem nenhum tipo de estrutura. Isso favorece os passeios de buggy. Na região da Praia de Sibaúma você encontra muitas dunas – o que é um dos cartões-postais de todo o Rio Grande do Norte -, então se estiver disposto a se aventurar em um veículo 4 x 4, esse é o lugar.

O mar também é muito propício para banho, principalmente na maré baixa. É bem comum encontrar piscinas naturais e dá para aproveitar bastante. Uma boa dica também para aproveitar essa região são as balsas que realizam passeio por toda a Praia de Sibaúma. Elas são bem rústicas e servem tanto para fazer a travessia de carros como para passeios.

Você está conferindo o Guia Completo de PIPA e arredores. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Praia de Tibau do Sul

A Praia de Tibau do Sul é no centro da cidade. Mesmo sendo uma praia pequena e pouco movimentada, vale a pena passar por aqui para conhecer. O destaque fica por conta dos coqueirais que são encontrados na região.

A faixa de areia é sempre branca e fofa. Você pode caminhar à vontade e aproveitar ao máximo a paisagem. As barracas encontradas na Praia de Tibau do Sul possuem aquele aspecto bem rústico, mas completamente versáteis. Dá para encontrar opções de petiscos e drinques para passar o dia curtindo a paisagem e esse mar bem convidativo.

Praia de Cacimbinhas

Paraíso dos Kitesurfistas no Rio Grande do Norte. A Praia de Cacimbinhas possui muito vento, o que favorece a prática do esporte. O mar é bastante aberto, fazendo com que a paisagem daqui seja também bem especial. Para quem gosta de dar aquele mergulho, dá para aproveitar bastante aqui. O mar é o mais profundo de todas as praias de Tibau do Sul, mas é preciso também bastante cuidado, principalmente se você não sabe nadar.

praia-cacimbinhas-timbau-do-sul-rn-1364

Outro grande atrativo da Praia de Cacimbinhas é as dunas. Do alto desses morros de areia você encontra alguns mirantes perfeitos para admirar a paisagem de toda a região. É aqui que você encontrará o pôr do sol mais bonito de toda Tibau do Sul. Vale a pena conferir.

Praia de Guaraíras

A Praia de Guaraíras é perfeita para aqueles que querem curtir um litoral totalmente deserto e com um mar bem tranquilo. Essa praia é, na verdade, uma extensão da Lagoa de Guaraíras. Apesar de desérticas, essa parte de Tibau do Sul possui algumas barracas e quiosques para atender aos clientes que vêm passar o dia por aqui.

foto-lagoa-de-guarairas-em-tibau-do-sul-brasil-9059

É justamente a estrutura dos quiosques que chama a atenção de quem vem visitar a Praia de Guaraíras. Há espelhos d’águas em quase todos esses espaços, onde os visitantes podem parar por algumas horas para admirar o pôr do sol.

Praia do Madeiro

Outra praia muito atrativa para quem deseja ver os golfinhos que vivem na região. É uma segunda opção para quem não deseja ficar na Praia do Curral. Daqui também saem muitos e ótimos passeios de barco. A Praia do Madeiro é cercada de falésias, permitindo caminhadas por toda a região.

praia-do-madeiro-timbau-do-sul-rn-2310

Clique aqui para ver as belezas de Pipa em imagens 360 graus.

Quem desejar passear pelas falésias da Praia do Madeiro, deve aproveitar as escadarias rústicas, presentes em diversos pontos. Caso você não tenha preparo físico para subir todas, vale a pena explorar um pouco, até o seu limite.

Os passeios de barco também são bem comuns na Praia do Madeiro. Dá para encontrar travessias para as principais praias da região ou passeios que saem e chegam aqui, circulando pela costa. Você conseguirá admirar a Praia do Madeiro do além-mar e registrar lindas fotos, com certeza!

Praia do Giz

As falésias cor de rosa da Praia do Giz é o principal cartão-postal da região. Essas formações rochosas são provenientes de pedras vulcânicas e vale muito a pena conhecer e explorar. Para quem gosta de banho de mar, essa região também é maravilhosa. É mar é bastante tranquilo e mais parece uma imensa piscina natural.

praia-do-giz-timbau-do-sul-rn-foto-1948

Na Praia do Giz você também encontra algumas barracas e passeios de barco pela região. Uma boa dica é programar o seu passeio em noite de lua minguante ou crescente. Nesse período os pescadores da região fazem um luau bem divertido e preparam o Aratu no Facho, um prato típico dessa região do Rio Grande do Norte, tendo como base o peixe que leva o nome.

Passeios indispensáveis

É quase impossível passar um tempo pelo Rio Grande do Norte e não aproveitar os passeios disponíveis. Na Praia da Pipa há algumas opções para deixar suas férias ainda melhores e mais divertidas. Destacamos algumas opções para você.

Passeio de bugue

Os bugues são quase que parte de um pacote turístico para cá. A maioria dos hotéis e pousadas já ofertam o serviço como parte de suas diárias ou como serviço extra. A nossa dica é que você faça um passeio passando pelo Mirante do Chapadão, seguindo pelas dunas de Sibaúma, passando pela Barra do Cunhaú e terminando o dia na Lagoa do Catu. Caso ainda tenha tempo disponível ou queira fazer um segundo passeio, vale incluir as dunas da Praia das Cacimbinhas e a Lagoa de Guaraíras.

chapadao-timbau-do-sul-rn-1858

Passeio de Barco

Outro passeio que indicamos é de barco. Praticamente toda a costa da Praia da Pipa e região pode ser explorada de barco. Alguns passeios são apenas um circuito pela costa e outros têm paradas estratégicas para explorar a região ou realizar mergulhos – esses podem ser livres ou supervisionados. É sempre bom perguntar ao instrutor do passeio o tipo oferecido para evitar surpresas.

foto-praia-de-pipa-em-natal-brasil-9495

Indicamos que você faça um passeio em particular. Ele sai da Praia de Pipa, sempre entre 9 e 11 da manhã e o levará até a Baía dos Golfinhos, passando pelas Praias do Curral e também do Madeiro. Esse passeio ainda faz parada na Lagoa de Guaraíras e na orla de Tibau do Sul. Dependendo da época do ano, você pode ter a sorte de ver os golfinhos que vivem por aqui. Esse passeio dura o dia inteiro e no valor sempre está incluso as paradas e almoço.

Circular pelo Santuário Ecológico de Pipa

Um espaço verde com 120 hectares de Mata Atlântica, você encontrará muitos atrativos no Santuário Ecológico de Pipa. São 14 trilhas ecológicas, todas consideradas leves e que podem ser feitas por todas as pessoas. O caminho também não precisa ser seguido por guia, pois há placas de sinalização por todo o trajeto. Também há pontos de parada para observar a fauna e flora local. Aves, répteis e, principalmente, os saguis são a atração principal do Santuário.

Aproveite para passar alguns minutos no mirante do Santuário. Também há saída para algumas praias, o que é uma ótima pedida para dar aquele mergulho relaxante. Indicamos a parada no Mirante da Praia das Tartarugas, principalmente se a sua viagem for de janeiro até junho. Nesse período, todos os visitantes podem acompanhar a soltura das tartarugas, feitas pelo Projeto Tamar, que funciona dentro do Santuário Ecológico de Pipa.

Vida noturna da Praia de Pipa e arredores

A vida noturna na Praia de Pipa pode ser muito tranquila ou muito agitada, dependendo da época do ano em que é a sua viagem. No verão todos os bares e restaurantes apresentam uma programação especial, com atrações locais ou apresentações culturais. Em novembro e dezembro, em especial, muitas festas e shows acontecem na praia.

Já de março até setembro a movimentação da Praia de Pipa cai um pouco, fazendo com que a vida noturna também dê aquela parada. Você encontrará mais programação voltada para família ou turistas mais calmos. Teatro, feiras, exposições e atrações do tipo são bem comuns dessa época.

Quando ir e onde ficar

A Praia de Pipa é um destino atraente para todas as épocas do ano. No Nordestes inteiro você encontra aquele sol de verão, mesmo nos meses de inverno. Dependendo da época da sua viagem, você pode enfrentar alguns dias com chuvas passageiras. Se você quer aproveitar o sol fervente todos os dias, indicamos evitar os meses de junho até agosto. Nessa época é mais provável – mesmo que rara – a presença de dias com chuva.

Achar uma hospedagem na Praia de Pipa também não será complicado. Você terá a opção de se hospedar na própria praia central ou nas que citamos no início do texto. Dá para escolher entre aquelas mais movimentadas ou as mais pacatas, dependendo do tipo de férias que você deseja tirar nesse litoral.

praia-pipa-timbau-do-sul-rn-1867

Indicamos, porém, que para as viagens feitas em período de alta estação, principalmente no intervalo das festas de final de ano, as reservas sejam feitas com bastante antecedência. É muito comum que todos os hotéis, pousadas e casas de veraneio fiquem escassos nesses períodos e também tenham uma elevação do preço. Para evitar ficar sem hospedagem de última hora, não deixe de garantir bem antes.

***
Gostou dos atrativos turísticos que destacamos em nosso guia completo da Praia de Pipa? Depois nos deixa um comentário dizendo o que achou dessas atrações e se tem outros cantinhos especiais que podem entrar no próximo guia!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 09 de dezembro de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.