GRAMADO E CANELA COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Avalie este artigo

Para quem viaja com crianças, a Serra Gaúcha possui uma grande quantidade de opções para garantir a diversão nas férias ou feriados. Gramado e Canela, naturalmente, são o principal destino daqueles que visitam a parte mais montanhosa do Rio Grande do Sul. Ambas estão razoavelmente perto de Porto Alegre, com acesso fácil, e possuem todo um charme cultivado ao longo de décadas de turismo em qualquer estação – há desde os que preferem ir no inverno para curtir o friozinho até aqueles que querem justamente fugir disso e visitam a região no verão.

GRAMADO E CANELA: lindo destino para ir com as crianças

As duas cidades possuem influências tanto alemãs quanto italianas – as colônias que estabeleceram em peso o interior gaúcho no século 19. Mesmo com apenas 77 mil habitantes somadas, Gramado e Canela conseguem receber cerca de um milhão e meio de turistas anualmente. E, é claro, tudo tem um motivo. Entre belezas naturais e o clima aconchegante da arquitetura e gastronomia influenciadas pela colonização europeia, existem muitas razões para visitar a Serra Gaúcha. E com crianças tudo fica ainda melhor e mais divertido!

Confira nossas dicas para aproveitar ao máximo Gramado e Canela com a família e planeje a sua viagem!

Como chegar em Gramado

A forma mais comum e prática de chegar a Gramado é através de Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul recebe voos diários e frequentes de todo o Brasil e está a apenas 115 km da Serra, com algumas alternativas para chegar ao destino final. O aeroporto mais próximo, porém, é o de Caxias do Sul – mas com menos opções de cidades atendidas e pouca estrutura.

DICAS PARA VIAJAR COM CRIANÇAS

Para chegar a Gramado também existem ônibus saindo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, até a rodoviária da cidade – que fica bem localizada no centro. Em geral, as passagens custam menos de R$ 50 por pessoa. Outro meio é a contratação de transfers privados, um pouco mais caros. Há ainda a possibilidade de alugar um carro e dirigir pelo trajeto de cerca de duas horas. O normal é ir por Novo Hamburgo, pegando as rodovias BR 290, BR 116, RS 239 e RS 115. De qualquer maneira, o melhor é pensar no que será mais confortável para viajar com os filhos.

E para chegar em Canela é rapidinho, só 10km a partir do centro de Gramado, sendo que as duas cidades estão grudadinhas!

Quando ir

Tudo varia muito da preferência da família para a viagem. Gramado e Canela são cidades completamente voltadas ao turismo, então há muita gente por lá o ano todo. E nos dois períodos de férias escolares, tanto em dezembro e janeiro quanto em julho, fica tudo ainda mais cheio. Mas são, também, as principais temporadas na região.

NATAL LUZ EM GRAMADO

De novembro até janeiro é o período do famoso Natal Luz. Nesses meses, Gramado fica toda decorada para a data e se torna um verdadeiro espetáculo com suas luzes e enfeites. É considerada a melhor festa de Natal do Brasil, e costuma encantar crianças de todas as idades com a ambientação da cidade. Por outro lado, é uma época cheia, sendo quase obrigatório fazer reservas e comprar ingresso para os shows com antecedência.

Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

CANELA NA PÁSCOA

Já no meio do ano o que atrai muito público às duas cidades é o frio. Casais e famílias buscam encontrar um clima de inverno que é muito difícil de se ter na maior parte do país. As temperaturas podem ficar abaixo de neve e, com sorte (ou azar, para alguns), há incidência de neve. O mais normal, no entanto, são apenas geadas. Em agosto ainda há o badalado Festival de Cinema de Gramado. E em outubro, no mês das crianças, Canela recebe o Festival Internacional de Teatro de Bonecos.

Castelinho do Caracol, em Canela, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Escolha a preferência das crianças e vá sem medo: Gramado e Canela são incríveis o ano inteiro.

Você está conferindo dicas para curtir GRAMADO E CANELA COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O que fazer em Gramado e Canela com crianças

Para começar, é bom procurar uma hospedagem que ofereça atrações infantis. E existem algumas do tipo em Gramado, com atividades de recreação para a criançada – ao menos em épocas como o Dia das Crianças e o Natal.

Reserve seu Hotel em Gramado

De toda forma, não falta o que fazer com as crianças na região. Começando por Gramado, talvez a atração mais esperada pelos pequenas seja a badalada Snowland. O local funciona como um parque temático totalmente voltado para a neve – e lota em finais de semana e feriados. Existem três parte: o Vilarejo Alpino, com patinação no gelo; a Montanha da Neve, com pista de esqui e esquibunda, além de outras atividades infantis; e o Restaurante. Ainda há cafés e lojas, e muita diversão para pais e filhos.O Minimundo é um parque infantil ao ar livre com réplicas em miniatura de castelos, igrejas e tudo que compõe uma cidade – incluindo até um aeroporto. São mais de 2500 bonequinho no local, que ainda conta com atores para interagir com o público. Há também um parquinhos para os pequenos brincarem.Outro ponto turístico imperdível para levar a criançada é o Gramado Zoo. O parque apresenta apenas animais oriundos da fauna brasileira (incluindo onças, pumas e emas) e não tem grades, apenas vidros blindados. É possível ainda entrar no viveiro de passáros, que inclui belos tucanos. As atividades organizadas pela equipe do zoológico são ótimas para os pequenos aprenderem um pouco mais sobre os bichinhos.O famoso Museu de Cera Dreamland é outro programa para agradar a criançada. Com estátuas fiéis de personalidades do cinema, da política, da música, super heróis e muito mais, tem tudo para cair no gosto da família toda e render boas fotos. Bem em frente fica o Reino do Chocolate, parque voltado para a iguaria e para conhecer sobre a história do cacau e dos chocolates. E, claro, comprar várias delícias. Outra alternativa semelhante é o Mundo do Chocolate da Lugano. Nele, a marca expõe estátuas feitas de chocolate com réplicas de animais, esculturas e pontos turísticos de todas as partes – incluindo o Cristo Redentor e a Torre Eiffel.

Vista do Minimundo, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Museu da Independência, em miniatura no Minimundo, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Linha férrea em miniatura, no Minimundo, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Onça no Gramadozoo, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Cenário do Popeye, no Museu de Cera, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Atletas no Museu de Cera, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outro parque temático de Gramado é a Aldeia do Papai Noel. Nele, a história do Natal é contada durante o ano inteiro, com direito a renas, bonecos de neve e vários brinquedos. Outra opção é levar os pequenos no Mundo à Vapor, museu de miniaturas com trens, ferrarias, moinhos e até uma mini siderúrgica – e tudo mais relacionado à indústrias. Nele é possível conhecer como funcionam diversos aparelhos e fábricas. Na entrada, todos se impressionam com a réplica de um acidente de locomotiva em tamanho real.

Para sair um pouco dos parques e curtir a cidade, o Lago Negro é uma boa pedida para aproveitar a natureza e ainda se divertir com pedalinhos e barquinhos para passear em suas águas. O lago é bem aconchegante e ótimo para fotos em família. Já fora da cidade a caminho de Canela, o Ecoparque Sperry é uma reserva ecológica com trilhas, mirantes, cascatas e opções para almoçar.

Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Casa do Papai Noel, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mundo a Vapor, entre Canela e Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Chegando na cidade vizinha, o Alpen Park talvez seja a principal atração voltada para os fillhos por lá. É um parque de diversões que mistura brinquedos como cinema em 4D, montanhas-russas, quadriciclos e trenós com atividades de aventura como rapel, muro de escalada, tirolesa e mais. Tem de tudo, e para crianças das mais variadas idades. E a grande área verde garante o contato com a natureza.

Outro parque destinado à família inteira é a Terra Mágica Florybal. Nele há playgrounds, simuladores de montanhas-russas, cascatas de chocolate, réplicas de animais e de dinossauros e várias atividades lúdicas para os pequenos. Ao lado fica o Vale dos Dinossauros, que também aposta em reproduções gigantes dos bichões para atrair pais e filhos.

Reserve seu Hotel em Canela

Um outro belo passeio em família é o do Parque da Cascata do Caracol. É a cachoeira mais famosa da Serra Gaúcha, e agora há a possibilidade de pegar bondinhos aéreos para ter uma linda visão panorâmica de cima de toda a paisagem dela. Com 131 metros, é a maior queda d’água do Rio Grande do Sul. É possível também apreciar a força da natureza em um elevador ou através de trilhas. Em uma das paradas há esculturas de animais que reproduzem os sons dos bichinhos – grande atrativo para a criançada.

Entrada do Parque Terra Mágica Florybal, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Cascata Véu de Noiva, no Parque do Caracol, em Canela, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Trenzinho para passear pelo Parque do Caracol, em Canela, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E assim como Gramado tem o Snowland, Canela responde com o seu Mundo Gelado. Dentro do parque a temperatura fica sempre na casa de 10 graus abaixo de zero, e os visitantes recebem casacões na entrada. Dentro é uma caverna muito fria e com esculturas de gelo, além de muitas atrações infantis.

***
Já viu que há muita diversão para quem viaja para Gramado e Canela com crianças, não é? Agora é só fazer as malas e contar aos filhos tudo que os espera quando chegarem na incrível Serra Gaúcha e todo o seu delicioso clima europeu.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 29 de dezembro de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.