GAROPABA COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Avalie este artigo

O litoral de Santa Catarina está na lista de desejos de qualquer turista que goste de praias e badalação. A capital Florianópolis e a agitada Balneário Camboriú são as principais pedidas, mas não só delas vive a região. Aqueles que viajam em família e preferem o contato com a natureza e um pouco de paz podem se voltar para o sul do estado, onde Garopaba e arredores oferecem tudo isso e mais um pouco.

O sul catarinense está ficando famoso por conta de alguns desses destinos em Garopaba – ou bem próximos da cidade, principalmente a Praia do Rosa, a Praia da Ferrugem e a Guarda do Embaú, onde ainda é possível encontrar muito verde, um mar lindo para completar a paisagem exuberante e boas vibrações dos frequentadores, sempre em paz e ligados aos esportes. O clima rústico dessas pequenas vilas também ajuda a garantir mais sossego para quem viaja com crianças e com toda família!

Reserve seu Hotel em Garopaba

Garoto surfista na Praia da Ferrugem, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Apesar do ambiente de cidade pequena, as praias ao redor de Garopaba possuem boa infraestrutura para atender turistas de todas as idades e todos os gostos, além de estarem sendo cada vez mais badaladas. E mesmo no verão esses destinos não ficam lotados como é o caso de Floripa e Balneário. Ou seja, são perfeitos para as férias em família, com a combinação entre belas praias, muita natureza e um pouco mais de tranquilidade no litoral sul catarinense.

Fique de olho nas nossas dicas para aproveitar tudo que há de bom em Garopaba e região e planeje sua viagem hoje mesmo!

Como chegar em Garopaba

Chegar em Garopaba é fácil e rápido. A cidade se encontra a pouco menos de 100 km de Florianópolis, então o ideal é encontrar voos até a capital de Santa Catarina. A partir do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, é possível encontrar opções de ônibus na rodoviária local ou ainda alugar um carro logo que chegar – o que pode ser melhor ao viajar com crianças.

Uma terceira alternativa é negociar com táxis ou ubers – a preços que podem ser menos de 200 reais no total. Por fim, existem transfers no aeroporto de Floripa onde é possível contratar o traslado até Garopaba. Escolha a melhor maneira pensando sempre no conforto da família.

Quando ir

O verão é a estação que vibra em Garopaba e adjacências. Nessa época existem mais opções de comércio abertas e a cidade e suas vilas próximas ficam mais cheias e com muita coisa para fazer. Ainda assim, dá para visitar a região fora da alta temporada e se divertir bastante.

Reserve seu hotel ou pousada em Garopaba aqui!

Para ir no meio do ano, porém, é preciso lembrar que em Santa Catarina pode fazer muito frio e Garopaba está no sul do estado. A vantagem é a cidade menos cheia e a possibilidade de avistar baleias francas, que frequentam os mares locais (principalmente na Praia do Rosa, que fica perto) entre junho e novembro.

As baleias francas são realmente um grande atrativo do sul catarinense. Mesmo de Garopaba saem passeios de barco para observá-las durante o período, em geral organizados pelas próprias pousadas ou ainda por agências de turismo especializadas. É tudo autorizado pelo Instituto Baleia Franca e, em geral, levam três horas no mar a uma distância segura tanto para as pessoas quanto para os animais.

Ainda sim, por ter mais opções de lazer e de estabelecimentos abertos, pelo clima quente ideal para curtir as praias e pelas cidades com mais vida, o melhor mesmo pode ser visitar a região no verão. Apesar de ser alta temporada, não costumam ficar tão lotadas e nem tão caras.

O que fazer em Garopaba com crianças

Garopaba em si é um município relativamente pequeno, com menos de 20 mil habitantes e seu nome de origem indígena (índios Carijós) significando “Enseada de Barcos”. Possui oito praias dentro de seus limites, mas quem vai até lá costuma também conhecer a região, já que tudo é bem perto: Palhoça, onde fica Guarda do Embaú, e Imbituba, onde está a Praia do Rosa, são as mais procuradas.

Você está conferindo dicas para curtir GAROPABA COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

E justamente pelo deslocamento entre as praias, famílias que viajam a Garopaba com crianças devem pensar seriamente em alugar um carro. É a melhor opção para chegar em todas as melhores praias dos arredores com conforto e a bom preço – já que negociar sempre táxis locais pode sair bem caro para usar o tempo todo.

Um dos locais mais procurados por família fica bem no centro e tem fácil acesso, a Praia de Garopaba. Por ser bem urbanizada, com estrutura de restaurantes, mercados e tudo mais, e contar com o mar calminho (por ser em uma enseada), é ideal para aqueles que viajam com os filhos. Tem mais de 2 km de faixa de areia e é bem segura, boa para caminhar ou pedalar na orla. Por essas e outras, pode ser a melhor opção para se hospedar de maneira central, perto de tudo e com uma ótima praia logo ali.

Confira aqui as 10 PRAIAS MAIS PARADISÍACAS de SANTA CATARINA

Outra muito procurada por quem quer levar a criançada é a Praia da Barrinha. Repleta de casas de veraneio, não possui estrutura de quiosques, então é bom levar o que quiser para passar o dia. Ela fica entre a Lagoa de Garopaba e o mar – com o canal formando uma verdadeira piscina ótima para os pequenos brincarem. O belo cenário se completa com as dunas próximas, tornando o lugar perfeito para aproveitar e relaxar. Vale a pena também fazer passeio de bate e volta saindo do centro por estar mais afastada de bares e restaurantes.

A Praia da Ferrugem é a mais famosa da cidade e muito bonita. No entanto, costuma ser um point mais jovem e com mais agito, mas de toda forma merece a visita da família. Apesar de ser procurada por surfistas com suas ondas grandes, existe um lado dela de águas calmas ideal para crianças no lado direto da praia. O centrinho da vila é próximo e é possível encontrar opções de almoço a poucos minutos andando. O mar cristalino tem tudo para conquistar os filhos.

Praia Central de Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Barra, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Crianças na piscina natural da Praia da Barra, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Ferrugem, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outro lugar que deve cair nas graças da criançada é a Praia do Siriú. Ela faz parte do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro e a preservação da natureza domina o ambiente. Areia branquinha para brincarem e correrem, mar tranquilo e limpinho para mergulharem, piscinas naturais na maré baixa… a receita completa para agradar os pequenos. E sem muita gente em volta para garantir o sossego.

Confira aqui imagens em 360 graus de Garopaba

Melhor ainda é aproveitar para conhecer as Dunas do Siriú. Com até 5 km de extensão, as imensas montanhas de areia (chegam a 40 metros de altura) oferecem uma bela diversão para a garotada, já que é possível alugar pranchas para descer em pé ou sentados. O sandboard é a principal atividade, mas quem não tiver prancha pode encarar e descer de esquibunda mesmo. Certeza de muito lazer e risos para todos. Para completar, os arredores do Siriú são conhecidos pelas opções interessantes para comer e beber.

Aluguel das pranchas de sandboard, nas Dunas de Siriú, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Descer as Dunas de Siriú é a brincadeira favorita em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E, a apenas 17 km e meia hora de carro do centro de Garopaba, a Praia do Rosa é outra das mais badaladas da região, já em Imbituba, a cidade vizinha. Ela é repleta de natureza ao redor e tem um clima ainda mais rústico – mesmo sendo point de jovens e agitada durante o verão. A Praia do Rosa é destino obrigatório de qualquer um que esteja visitando a região, pois é cheia de costões e lagoas próximas, ótimas para as crianças brincarem. Também é possível alugar caiaque e stand up paddle para toda família se divertir. O lado sul da Praia do Rosa é mais frequentado por famílias, e também existem trilhas próximas para outras praias – todas muito bonitas e cheias de área verde ao redor. E é lá o melhor ponto de observação para ver as baleias francas no segundo semestre.

Reserve seu Hotel em Garopaba

Praia do Rosa, em Imbituba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Também perto de Garopaba fica a famosa Guarda do Embaú. Ao contrário do Rosa, é preciso dirigir 30 km ao norte para chegar até a vila, que fica na cidade de Palhoça. Pode parecer difícil, mas a Guarda é ainda mais rústica e oferece mais belezas naturais que as outras da região. Com muitas trilhas, lagoas e cachoeiras próximas, é um verdadeiro paraíso do Parque da Serra do Tabuleiro. A natureza intocada e o clima de colônia de pescadores são perfeitos para o descanso nas férias – enquanto as crianças se deslumbram com tudo que verem por lá. Não dá para perder esse passeio tão pertinho de Garopaba.

9 motivos para você conhecer GUARDA DO EMBAÚ

Esses são os principais destinos de Garopaba e região, um pedacinho de Santa Catarina completamente marcado pela preservação ambiental e pela ambientação rústica de vilas de pescadores. Vale a pena também procurar outras praias da cidade ou próximas, todas no mesmo estilo: Gamboa, Preguiça (ou Prainha), Ouvidor, Silveira, Barra, Vigia, Pinheira, Pedras Altas, Luz… não faltam opções para todos os gostos.

E, quem ainda conseguir esticar as férias, ou pegar um final de semana, pode ir até o parque temático do Beto Carrero World. Ele fica em Penha, a cerca de 190km ao norte de Garopaba, passando Florianópolis. O parque é sensacional para os pequenos que podem aproveitar diversos brinquedos e muitos espetáculos!

***
Você pôde ver que Garopaba e região tem tudo para as férias com as crianças. Diversão, natureza, boas vibrações e muita paz para todos. Agora é só planejar a viagem e partir!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 09 de janeiro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.