FLORIANÓPOLIS COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Avalie este artigo

Todo mundo já sonhou em conhecer Florianópolis um dia. A capital de Santa Catarina é constantemente incluída em listas de melhores destinos do Brasil e considerada um dos lugares mais bonitos para se visitar. Com grande diversidade de praias e opções de lazer, pode ser a melhor opção para passar as férias em família na próxima oportunidade, principalmente curtir o destino com as crianças.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

Mãe e filha na Praia da Joaquina, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Embora o mar seja o grande destaque da Ilha da Magia, ela também apresenta sua boa cota de trilhas, passeios para entrar em contato com a natureza e gastronomia de alta qualidade. Tanto para aqueles que gostam de ficar onde está fervendo, quanto para os que procuram tranquilidade e sossego, Floripa tem uma solução.

Viajar a Florianópolis com crianças é certeza de muitas brincadeiras no mar e na areia para os pequenos, mas também se divertir em dunas e lagoas, aprender sobre preservação ambiental e curtir alguns parques municipais muito agradáveis. Uma viagem com lazer, descanso e aprendizado para pais e filhos.

Para saber melhor como se preparar e o que não perder, separamos algumas dicas sobre Floripa para quem vai levar a família inteira ao arquipélago mais badalado do Brasil.

Como chegar em Florianópolis

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz atende a Floripa e fica na parte sul da ilha. Com voos de todas as partes do Brasil, não é muito difícil encontrar opções da sua cidade até a capital catarinense. Como a maioria parte deles vem do Rio de Janeiro ou de São Paulo, o mais comum é encontrar passagens com conexões ou escalas em um dos dois.

Moradores de todo o sul do país – e até mesmo de alguns pontos do estado de São Paulo – podem dirigir até Florianópolis sem perder muito tempo. Curitiba, por exemplo, está a apenas 300 km e 4 horas de viagem. Porto Alegre, a 460 km e 5 horas.

Reserve seu hotel ou pousada em Florianópolis aqui!

Chegando lá, é importante saber onde vai se hospedar para pensar o deslocamento. A maioria dos hotéis e pousadas de destaque ficam na Lagoa, no Centro ou na parte norte da ilha. Existem ônibus executivos e convencionais no aeroporto que levam até outros pontos de Floripa. Táxi ou uber podem ser opções mais confortáveis, mas um pouco caras por conta da distância – afinal, são 12 km até o Centro, 16 km até a Lagoa e 30 km até o norte.

Ponte Hercílio Luz, o cartão-postal de Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Quando ir

Uma das ilhas mais famosas do Brasil não poderia deixar de ferver durante o verão. Na alta temporada, principalmente janeiro, quem vai à praia costuma enfrentar engarrafamento na saída, mas em outros meses da estação é tudo menos cheio. Vale lembrar que o inverno pode ser bastante frio em Santa Catarina, e o mar também fica mais gelado… então não é uma boa ideia para quem pretende aproveitar as muitas praias da Ilha da Magia.

REVÉILLON na Ilha da Magia: confira dicas do Ano Novo em Florianópolis

Fora isso, em geral a cidade costuma ter bastante gente e muitas atrações o ano todo. Naturalmente, Carnaval e Revéillon são períodos lotados, não tão recomendados para quem viaja com a família – a não ser que seja realmente a ideia passar a virada do ano lá, o que pode ser um bom passeio e sem aborrecimentos se houver planejamento.

Você está conferindo dicas para curtir FLORIANÓPOLIS COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O que fazer em Florianópolis com crianças

Praias, muitas praias, como já era de se esperar. Elas são o verdadeiro cartão-postal de Floripa e é lá que vão passar a maior parte dos tempos. Mas sempre bom pesquisar antes as melhores opções para levar as crianças, não é? Praias famosas como a Mole e a Joaquina certamente valem a visita, mas o mar agitado não é muito propício aos pequenos, a não ser na beirinha com brincadeiras na areia e orla. Outras como Jurerê e Jurerê Internacional costumam ser centro de festas e muito tumulto, mas com águas mais tranquilas.

Compensa também visitar outras praias com crianças, como é o caso da Praia do Forte. Uma das mais gostosas da ilha, fica bem ao lado de Jurerê Internacional, mas com um ambiente bastante distinto. Com uma mini enseada, o mar é bem calmo e não há tanta procura. A faixa de areia grande permite que mesmo em dias mais cheios ainda sobre espaço.

Veja as MELHORES PRAIAS de FLORIANÓPOLIS

No caminho, vale a pena conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa – o forte que dá nome à praia. Inaugurada no século 18, servia para proteger o arquipélago de potenciais invasões e hoje possui um museu administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Além da aula de história, o local ainda conta com uma bela vista para as praias vizinhas.

Pai e filho apreciando a vista da Praia da Joaquina, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

A agitação da Praia Mole, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Seguindo na costa norte da ilha, a Praia da Daniela fica um pouco depois e guarda o meso clima de tranquilidade. Com grande presença de famílias, é perfeita para deixar a criançada brincando na areia ou no mar sem preocupação e apenas relaxar. As águas também são calminhas por serem voltadas para o continente, e não para o mar aberto. É possível andar do Forte até lá, uma caminhada com belíssimo visual.

Descendo cerca de 50 km ao sul de Florida, a Praia da Armação é outra sempre muito recomendada pelas famílias que visitam a cidade. O mesmo ambiente de mar tranquilo e muito sossego para aproveitar o dia sem transtornos. Como bônus, de lá é possível pegar um barco até a paradisíaca Ilha do Campeche, verdadeiro santuário marinho e cheia de sítios arqueológicos que remontam a períodos pré-históricos. Um passeio inesquecível pela beleza e pela cultura.

Agora na região leste da ilha, a Praia da Barra da Lagoa é a melhor opção na região central. Com boa estrutura de bares, quiosques e barracas, a faixa de areia é larga e não há muitas ondas. Para quem passa por lá, é bem mais adequada a crianças pequenas do que outras próximas, como a Mole e a Joaquina – mais badaladas e point de surfistas.

Barcos na Praia da Armação em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Praia Paradisíaca da Ilha Campeche em Florianópolis (SC) - Foto: Ricardo Junior Fotografias.com.br

Praia Paradisíaca da Ilha Campeche em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

E por falar nisso, a Lagoa da Conceição é um dos principais pontos turísticos da cidade. É possível caminhar no calçadão, encontrar playgrounds (principalmente no verão que armam brinquedos na água) e conhecer ótimas alternativas de bares e restaurantes. Na Lagoa fica a Avenida das Rendeiras, produto típico do artesanato local. Nas águas da lagoa é possível brincar e alugar pedalinhos e caiaques para se divertir com os filhos.

Criança se diverte nas águas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Brinquedos infláveis nas águas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Caiaques na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Ali bem perto ficam as Dunas da Joaquina. Nelas, a criançada pode brincar muito de descer a areia com pranchas específicas para isso – alugadas no local. É o famoso esquibunda, certeza de muitas risadas para a família toda. A Praia da Joaquina em si, embora tenha ondas fortes para deixar as crianças entrarem no mar, conta com algumas pedras no canto esquerdo que rendem boas fotos. Além de bares e restaurantes para sentar, comer e beber apreciando a paisagem.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

Dunas da Joaquina, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Pranchas de sandboard nas Dunas da Joaquina, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Crianças brincam nas Dunas da Joaquina, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior.

E que tal levar a garotada para aprender sobre preservação ambiental? O Projeto Tamar, dedicado à proteção de diversos tipos de tartarugas, fica logo ali na Barra da Lagoa. É o único centro do instituto na região sul do país e seus tanques apresentam muitos espécimes e área para os pequenos brincarem. É educativo e divertido para eles, que vão se encantar com os bichinhos.

Confira um Roteiro de 3, 5 e 7 dias em FLORIANÓPOLIS

Seguindo no clima de proteção à natureza, o Parque Ecológico do Córrego Grande também não está muito distante, no bairro de mesmo nome, colado ao Centro. Com trilhas, parquinhos e um pequeno lago, é ideal para caminhar sem pressa e curtir o visual bem no meio da cidade. Há ainda um borboletário e até um jacaré do papo amarelo que dá as caras de vez em quando. Bela opção de contato com o meio ambiente fora da costa de Floripa.

Voltando ao sul da ilha, o Parque Municipal Lagoa do Peri é outro point de ambiente bastante familiar, com a lagoa em si e muitas árvores – não falta espaço para os filhos brincarem. Mais um belo passeio para entrar em contato com a natureza fora do litoral de Floripa.

Projeto Tamar, uma das atrações de Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior

Crianças brincam na Lagoa do Peri, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior

Menina na Lagoa do Peri, em Florianópolis, SC.
Foto: Ricardo Junior

Reserve seu Hotel em Florianópolis

Na mesma região próxima ao Centro ficam outras opções de parques e boulevares para passear com os pequenos e apenas curtir a capital catarinense. O Parque da Luz, perto da ponte Hercílio Luz, tem playground para a criançada. O Trapiche da Avenida Beira Mar Norte tem ciclovia e brinquedos infantis. Atravessando para a parte continental de Floripa, o Parque de Coqueiros é um belo espaço de lazer recheado de famílias. Há ainda parques fechados como o BrincaMundi e a Cia do Lazer, cheio de atrações e games. Ou até o Água Show Park, parque aquático para quem quer fugir um pouquinho da areia e do mar.***
Com tantas alternativas de lazer, Florianópolis é uma cidade para ser degustada com calma, aproveitada ao máximo por adultos e crianças, seja nas praias ou no seu interior. E com a garantia de que todos vão querer voltar no futuro para relembrar as experiências ou conhecer o que ficou faltando.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 18 de dezembro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.