Festival Folclórico de Parintins: Festa no meio da Amazônia

Avalie este artigo

O Festival  Folclórico de Parintins está entre as festas populares de mais grandiosas do Brasil e da América Latina. Anualmente, a ‘Ilha Encantada’ do estado de Amazonas, como a cidade é conhecida, recebe milhares de turistas para conferir de perto a apresentação dos grupos folclóricos Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul). Cada um dos bois mostra, por meio de músicas, fantasias e carros alegóricos, uma história da cultura regional no chamado Bumbódromo.

Vale muito a pena conferir de perto pelo menos uma vez na vida essa manifestação cultural e ver como o Brasil é rico! O Festival de Parintins acontece sempre na última semana de junho.

Quer saber mais o que vai encontrar por lá? A gente te conta!

 

História do Festival de Parintins

A primeira vez que essa disputa amigável entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso aconteceu foi em 1965. Tudo surgiu de uma forma bem despretensiosa, durante o Festival Folclórico de Parintins. Os amigos Lucenor Barros, Xisto Pereira e Raimundo Muniz faziam parte de um grupo chamado Juventude Alegre Católica, o JACA, e buscando o incentivo às quadrilhas locais, criaram a festa.

No primeiro ano, 22 quadrilhas se apresentavam no festival e duas tinham como personagem principal, um boi. Pelo sucesso, os dois grupos foram chamados para disputarem entre si um festival exclusivo no ano seguinte e foi justamente quando a intenção da festa mudou completamente.

Os grupos “Boi Garantido” e “Boi Caprichoso” acirraram uma rivalidade sadia e transformaram uma festa simples da ilha, em uma das maiores manifestações culturais do Brasil. Nos primeiros anos, tinha uma data fixa para acontecer, mas desde 2005 passou a ser sempre no último final de semana do mês de junho.

Venda de Ingressos

Os ingressos para o Festival de Parintins podem ser comprados pela internet ou nos pontos de venda própria cidade. Geralmente, as vendas têm início em abril e vão até junho, ou quando a quantidade disponibilizada pela organização do evento esgotar.

Para 2015, o combo com ingressos para os três dias do Festival podem ser comprados por valores a partir de 600 reais. O combinado mais caro chega a 1.050 reais. O espectador também pode escolher se deseja ficar nas cadeiras ou arquibancadas da torcida do Boi Garantido ou do Boi Caprichoso.

Para quem viaja de outras cidades ou estados, também há a possibilidade de comprar pacotes turísticos já com os ingressos. É indicado que você pesquise com antecedência.

Parintins no período do Festival

O município de Parintins possui apenas 5.952 km² de extensão e pouco mais de 110 mil habitantes. Você encontrará uma cidade linda, mas sem grandes infraestruturas turísticas. Exatamente por esse motivo, você precisa se preparar com antecedência se não quiser ficar de fora do Festival de Parintins.

Todos os anos, cerca de 50 mil pessoas buscam por pousadas e hotéis na cidade e proximidades, por esse motivo a hospedagem pode ser um problema para os indecisos e viajantes de última hora. É bem comum ver moradores alugando seus quartos extras para suprir a necessidade dos turistas e também ganhar uma rendinha extra no mês.

A ideia acima é totalmente regulamentada e acompanhada pelo Governo do Estado do Amazonas. Intitulada de “Cama e Café da Manhã”, se você quer também economizar um pouco mais e saber como é ficar junto com as famílias da ilha, pode aproveitar a oportunidade sem medo. Contudo, não espere nada luxuoso ou com aparência de hotel.

Para quem deseja mais conforto e serviços de até quatro estrelas, Parintins conta com algumas pousadas e hotéis, sendo o mais luxuoso da cidade o Amazon River Resort. Por ser uma data diferenciada, você só encontrará pacotes especiais para o Festival de Parintins e não diárias isoladas.

Transporte

Já o transporte para chegar até Parintins são dois: avião e barco. Os voos saem diariamente de Manaus e duram cerca de 1h40min. Eles decolam a cada hora nos dias do Festival e as passagens podem ser compradas nas agências especializadas. Também não é indicado deixar para última hora. O valor varia a partir de 700 reais.

Para quem chegará à Parintins de barco, dependendo da embarcação, você pode levar até 1 dia inteiro para chegar na ilha. Todos os barcos saem do Porto de Manaus e custam em média 300 reais a travessia. Há lugar para redes e colchões, assim como camarotes especiais que podem chegar até 2 mil reais. As passagens para esse segundo meio de transporte só podem ser compradas no porto.

Também existem donos de lanchas e jatinhos que fazem o trajeto por valores diferenciados e, na maioria das vezes, menores. Não há regulamentação do serviço, mas é bastante comum.

Ir por conta própria ou pacote?

Esta é uma dúvida comum entre os turistas que querem ir para Parintins a fim de ver a festa. As duas formas são vantajosas, mas para quem vai por conta própria precisa de mais cuidado, dedicação e planejamento com a sua viagem. Do contrário, os custos podem sair até pelo dobro do valor vendido por agências de turismo.

Então se organize com pelo menos 8 meses de antecedência para não perder a festa. É um momento único e que precisa ser conferido de perto pelo menos uma vez. Você com certeza vai se encantar com o Festival de Parintins!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Banco de Imagem 08 de abril de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.