Festival de Música de Itajaí

Avalie este artigo

A graciosa Itajaí é uma das praias do litoral centro-oeste de Santa Catarina e atrai turistas durante o ano inteiro com o intuito de curtir as belezas naturais encontradas por aqui. O lugar se destacada em todo o Estado devido a intensa atividade artística que acontece na região. Aqui está a maior produção de teatro de grupo de SC. Você também encontra facilmente shows de artistas de rua e uma vida cultural agitada. É diversão garantida para os turistas, principalmente para os que gostam de apresentações mais alternativas.

Com todo esse clima artístico que há em Itajaí, não haveria outro lugar melhor para se realizar um festival de música. O evento é considerado o maior do Estado e um dos mais importantes do país. Em 2014, a festa reuniu mais de 12 mil pessoas, que conferiram shows de artistas nacionalmente reconhecidos, além de apresentações de grupos e bandas locais. Conheça um pouco mais sobre o evento!

O que acontece no Festival de Música de Itajaí

Na época do Festival você encontra de tudo um pouco. O universo da música muda-se para Itajaí nos dias da festa e dá para conhecer e ampliar seus horizontes com sons novos e muita mistura musical. Artistas nacionais de todos os estilos passam pelo palco principal, marcando cada dia do evento com apresentações incríveis e que reúnem o maior público.

Nos corredores do espaço ainda é possível encontrar workshops, oficinas de músicas, pequenas aulas de canto e instrumentais, cine música, mostras regionais de bandas com sons mais locais e alternativos, além de muitos outros eventos que acontecem em paralelo.

O Centreventos e o Teatro Municipal de Itajaí são os dois palcos centrais dos acontecimentos do Festival de Música. Alguns shows e amostras são totalmente gratuitos, atraindo ainda mais a atenção de quem está pela cidade.

Toda a organização do evento, assim como sua realização fica sob a responsabilidade da Fundação Cultural de Itajaí em parceria com o Conservatório de Música da cidade, o Conselho Municipal de Políticas Culturais e a Câmara Setorial de Música. Há também uma parte da arrecadação do festival que é doada para instituições de caridade do Vale do Itajaí.

Quando acontece

Todos os anos, o mês de setembro é o escolhido para receber a festa. Durante quase uma semana a cidade de Itajaí se transforma na capital das notas musicais. Para 2015, a Fundação Cultural pediu uma ampliação do evento junto ao Ministério da Cultura, mas esse só foi aprovado no dia 26 de agosto, tornando-se inviável realizar o evento na segunda semana de setembro, como estava programado.

Sendo assim, as datas foram alteradas. Prepare-se o 18º Festival de Música de Itajaí acontecerá este ano entre os dias 24 a 31 de outubro.

No site oficial(www.fundacaocultural.itajai.sc.gov.br) você confere a programação completa. O show de abertura deste ano é de Oswaldo Montenegro, que tocará no Centreventos com entrada gratuita.

Onde ficar e onde comer

A cidade de Itajaí possui uma ótima estrutura de hotéis e restaurantes para receber todos os turistas que chegam para ficar durante os dias do evento. Vale lembrar que é viável sempre reservar sua hospedagem com antecedência para não correr o risco de ficar de fora do evento.

Da gastronomia típica açoriana prove os pratos à base de peixes e frutos do mar, uma delícia.

Os pratos a base de frutos do mar são típicos da gastronomia açoriana presente em Itajaí, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os pratos a base de frutos do mar são típicos da gastronomia açoriana presente em Itajaí, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Turistando por Itajaí

Depois do show, visite Itajaí, que é conhecida nacionalmente pelo seu Porto Marítimo, o segundo mais importante do Brasil em termos de movimentação de carga. Além da importância econômica, a cidade possui belezas patrimoniais e muita história da colonização açoriana no seu Centro Histórico.

Conheça os prédios históricos, como o Palácio Marcos Konder, de 1925; a Casa Burghardt, de 1904; a Casa Malburg, do início do século 20; e a Casa da Cultura Dide Brandão, de 1913. Não deixe de visitar o Mercado Público, com arquitetura preservada. O espaço que movimentava o comércio na região nos anos de 1920 foi transformado no Centro de Cultura Popular, que além de produtos regionais e artesanato, conta com programação de shows musicais e apresentações artísticas.

Mercado Público, hoje Centro de Cultura Popular, no Centro Histórico de Itajaí, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mercado Público, hoje Centro de Cultura Popular, no Centro Histórico de Itajaí, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo dicas de Itajaí. Se está gostando compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para o Festival de Música!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Curta também suas belas praias. Itajaí tem um litoral para todos os estilos. A Praia de Cabeçudas é a mais movimentada e urbana, além de possuir excelente infraestrutura. Ali o turista desfruta de larga faixa de areia, mar de águas calmas e calçadão à beira-mar ótimo para caminhadas de final de tarde.

Praia de Cabeçudas, em Itajaí, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Cabeçudas, em Itajaí, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia dos Amores e a Praia de Atalaia são pequenas mais com belas paisagens, reduto dos que preferem mais sossego no seu dia de praia. E a Praia de Jeremias abriga o Bico do Papagaio, o mirante cartão-postal da região que certamente merece sua visita.

Outra praia em destaque é a Brava, rústica e quase deserta, é a preferida dos esportistas. Suas águas agitadas reúne os surfistas, o costão que emoldura a paisagem é ótimo para escaladas e trekking e a areia é point dos caminhantes e praticantes de futebol e vôlei. Além de tudo, é o local ideal para apreciar um fim de tarde especial.

Pôr do sol na Praia Brava, em Itajaí, SC. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pôr do sol na Praia Brava, em Itajaí, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Depois de curtir o Festival de Música e turistar muito pela cidade, conte para gente sua experiência!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 02 de outubro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.