Festival Comida di Buteco: Sabor de Tradição

Avalie este artigo

Quem não gosta de sair com os amigos curtir um happy hour, petiscar um tira-gosto saboroso junto a uma bebidinha gelada? Praticamente todo mundo. E em Minas Gerais, principalmente Belo Horizonte, isto é mais que um prazer. É uma tradição! E assim surgiu o Festival Comida di Buteco, que ganhou novos Estados adeptos e está rolando em 20 cidades. Saiba mais e aproveite!

Festival Comida di Buteco pelo Brasil

O festival mais gostoso do Brasil, que teve sua primeira edição singela em 2000, em Belo Horizonte, está em sua 15ª edição e amplia sua representatividade. Realizado entre 10 de abril e 10 de maio, este ano, o Festival Comida di Buteco(www.comidadibuteco.com.br) apresenta 500 pratos sob o tema “Frutas”.

No concurso é eleito o melhor aperitivo de boteco da cidade de acordo com o tem. Cada estabelecimento oferece seu petisco, tradicional, repaginado ou totalmente novo, e o público e um corpo de jurados realiza a votação no próprio local, sendo 50% do peso de votos para o público, 50% para o júri, bastante democrático. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação, que é apurado pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi em todas as cidades.

Realizado pela primeira vez em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco acontece simultaneamente em 20 cidades brasileiras: São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora. Brasília, Recife, Curitiba e Porto Alegre estrearam em 2015.

O concurso tem o objetivo de promover a cultura e culinária de boteco, alavancando a economia do setor e estimulando a criatividade dos chefs e cozinheiros. A cada edição, um tema é selecionado e os bares devem elaborar a comida com o que for pedido. Desta vez, o desafio é criar receitas que contenham frutas em sua composição. No preparo do prato, elas não precisam ser o essencial, podendo ficar reservadas a decoração, desde que sejam comestíveis.

A intenção de diferentes temas a cada ano é desafiar a originalidade dos cozinheiros e promover a pesquisa culinária, além de agregar novos sabores às receitas. O tema “Frutas” foi escolhido por estar ligado ao Brasil, onde mais de 200 espécies de frutas abrem um leque de possibilidades.

Festa da Saideira

Para encerrar o festival, é realizada a Saideira, a tradicional festa de premiação, onde o público toma conhecimento dos vencedores do ano e há oportunidade de saborear todas as receitas premiadas. Este ano a Festa da Saideira ocorre no dia 16 de maio, no Mineirão em Belo Horizonte, com a participação da banda Jota Quest, a partir das 12h. Os ingressos estão disponíveis online ou em pontos de vendas espalhados pela capital mineira.

Está disponível, tanto para iOS quanto para Android, um aplicativo do Festival de Comida di Buteco com informações sobre os estabelecimentos e os tira-gostos participantes.

Parcerias

Esta edição ainda conta com a parceria do aplicativo de celular 99Taxis, que oferece 10% de desconto nas corridas de casa para o boteco e do boteco para casa durante todo o período do festival. A ideia é estimular o consumo consciente de bebida alcoólica e evitar acidentes de trânsito.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Banco de Imagem 20 de abril de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.