FERIADOS 2018: dicas de destinos para o ano que promete muitas viagens

Avalie este artigo

O ano de 2018 promete. Ainda não começou o ano, mas tem muito brasileiro já se planejando para a próxima temporada. E tudo por conta do grande número de feriados prolongados que o nosso país terá. E pode haver mais de dez feriadões, dependendo da cidade em que se mora, em datas que caem em uma segunda, terça, quinta ou sexta e é possível emendar. Quer coisa melhor para quem ama viajar?

Além dos dez feriados nacionais, os paulistanos, por exemplo, ainda terão mais três: aniversário da cidade (25 de janeiro), Revolução Constitucionalista (9 de julho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Já os cariocas também serão contemplados com este último, além do Dia de São Jorge (23 de abril). Outras capitais também terão a sorte de seus aniversários se tornarem feriadões. Enfim, em todo o Brasil não faltarão oportunidades para viajar no ano que vem. Veja os feriadões de 2018:

  • Confraternização Universal – 1º de Janeiro (Segunda)
  • Aniversário de São Paulo – 25 de Janeiro (Quinta)
  • Carnaval – 12 e 13 de Fevereiro (Segunda e Terça)
  • Quarta-feira de Cinzas – 14 de Fevereiro (Quarta)
  • Paixão de Cristo – 30 de Março (Sexta)
  • Tiradentes – 21 de Abril (Sábado)
  • São Jorge – 23 de Abril (Segunda) – No Rio de Janeiro!
  • Dia do Trabalho – 1º de Maio (Terça)
  • Corpus Christi – 31 de Maio (Quinta)
  • Data Magna do Estado – 9 de Julho (Segunda)
  • Independência do Brasil – 7 de Setembro (Sexta)
  • Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (Sexta)
  • Finados – 2 de Novembro (Sexta)
  • Proclamação da República – 15 de Novembro (Quinta)
  • Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro (Terça)
  • Natal – 25 de Dezembro (Terça)

Então que tal se planejar com antecedência e já pensar em cada viagem possível em 2018? Os feriadões são excelentes oportunidades para conhecer melhor o país! Então, vamos ajudá-lo a fazer o planejamento com as melhores ideias de viagem para 2018, uma para cada tipo de turista e para cada feriadão.

Feriados Nacionais

Carnaval (terça – 13/02)

Para Família

Indicamos Foz do Iguaçu. Por ser um feriado um pouco maior, que se estende de sábado até quarta – e ainda é possível negociar até o domingo seguinte algumas vezes -, o Carnaval é um bom momento para viagens um pouco maiores. E nada melhor que começar o ano conhecendo as maravilhosas quedas de Foz e ainda conhecer o Paraguai, que fica coladinho.

Confira as Cataratas do Iguaçu em 360 graus!

Ou para quem gosta de folia, Olinda, com seus bonecos gigantes que desfilam pelas ladeiras cantarolando as tradicionais marchinhas.

Confira mais dicas de Olinda!

Para Romance

Que tal curtir um litoral paradisíaco? Indicamos Ilha Grande. Perto de Angra dos Reis e Paraty, a ilha é um dos lugares mais bonitos do país. Com lugares lindos como Lopes Mendes, Dois Rios, Palmas, Lagoa Verde, Lagoa Azul e Aventureiro, além de inúmeras cachoeiras e trilhas, é a viagem perfeita para curtir a dois, apenas relaxando e aproveitando a natureza.

Reserve seu hotel ou pousada em Ilha Grande aqui!

 

Para Solteiros

Ah sem dúvida o Carnaval de Ouro Preto. Seja com galera ou mesmo sozinho, não falta diversão para pular o carnaval nas ladeiras da histórica cidade mineira. As muitas repúblicas estudantis recebem turistas de todos os cantos, com festas sem parar e um dos carnavais de rua mais reconhecidos e animados do país! Como bônus, ainda vai conhecer uma das cidades mais ricas em história no Brasil, com casarões coloniais, igrejas sem fim e muita cultura.

Mais dicas para o Carnaval aqui!

Ou, é claro, Salvador! Quem pensa em Carnaval logo vem a cabeça a capital baiana com seus trios-elétricos e muita diversão, dia e noite!

Curta a folia do Carnaval em Salvador: veja dicas

Sexta-Feira Santa (sexta – 30/03)

Para Família

Um dos lugares mais incríveis para passar a Semana Santa: Nova Jerusalém. A Paixão de Cristo da cidade pernambucana é uma das mais famosas do Brasil. Com uma réplica de Jerusalém para a encenação, o espetáculo já atraiu milhões de espectadores desde que foi inaugurado no fim da década de 1960. É o destino ideal para conhecer o interior do Nordeste e ainda vivenciar uma experiência diferente com a família na Páscoa.

Veja também: PÁSCOA NO CORAÇÃO DO BRASIL – a Paixão de Cristo em Planaltina/DF

Para Romance

Ibitipoca. Um dos destinos de ecoturismo mais procurados do Brasil, fica na Serra da Mantiqueira e está famoso pelo Parque Estadual que abriga. A pequena vila mineira, de ruas de pedra e clima rústico, fica ao lado de uma reserva natural de beleza incomparável. Tudo isso – além do forró para dançar, sempre presente – torna o local uma ótima alternativa para viajar em casal.

Confira mais destinos de Natureza e Aventura

Ou Itatiaia. No Rio de Janeiro preserva as mesmas características de Ibitipoca, porém com um pouco mais de charme e badalação. Linda natureza e ótimo cenário para relaxar a dois.

Para Solteiros

Belo Horizonte. A capital mineira é ótima para curtir a vida com os amigos, cheia de botecos perfeitos para tomar uma cerveja sem pensar em mais nada. A culinária local atrai gente de todo o Brasil, além de turistas estrangeiros, então é sempre possível fazer novas amizades enquanto curte também a cena cultural e a vida noturna de BH – fazendo de lá uma boa escolha para o fim de semana prolongado no fim de março.

Reserve seu hotel em Belo Horizonte aqui!

Ou Florianópolis! A capital catarinense reúne o melhor das praias e as baladas urbanas. A Lagoa da Conceição tem agito dia e noite, e ainda dá para aproveitar o calorzinho de final de março para curtir Jurerê, Joaquina, Daniela, a Ilha do Campeche, e tantas outras praias deliciosas da Ilha da Magia. Ainda dá pra fazer um bate-volta até Balneário Camboriú, ou vice-versa!

Hotel em Floripa é aqui!

Dia do Trabalho (terça – 01/05)

Para Família

A recomendação do Dia do Trabalho é relaxar em Porto de Galinhas. Considerada um dos destinos litorâneos mais interessantes para viajar com crianças, a cidade pernambucana oferece muitas atrações para a família inteira. Desde passeios de bugue e jangada até resorts com muita diversão para os pequenos, não vai faltar o que fazer no feriadão – além das praias, é claro. E o melhor, está pertinho de Recife.

Veja dicas para curtir PORTO DE GALINHAS COM CRIANÇAS!

Ou Curitiba! A capital verde do Brasil tem muitas atrações para todas as idades. O centro histórico com muita cultura, os parques sempre floridos e o passeio com a Linha Turismo agrada a todos! Ainda é possível fazer o trajeto de trem até Morretes e conhecer um pouco do litoral do Paraná e ainda provar o barreado, prato típico da região.

Para Romance

Sem dúvida os Lençóis Maranhenses. São quilômetros sem fim de dunas de areia branca e lagos perdidos na imensidão dos Lençóis. Os oásis ficam mais cheios a partir dessa época, no período de chuvas, e permitem aproveitar melhor a viagem – e tirar algumas das mais belas fotos da sua vida. A travessia pelo Parque Nacional pode ser feito dentro do espaço de um feriadão, mas é sempre preciso procurar agências ou guias para visitar a região.

Confira imagens em 360 graus dos Lençóis Maranhenses

Para Solteiros

Eis que Fernando de Noronha é a nossa recomendação. Está com disposição para conhecer o arquipélago mais famoso do Brasil? Pois Noronha merece a visita de qualquer um, e quem quer um pouco de aventura no feriadão não vai se arrepender com suas praias exuberantes, os mergulhos para observar a vida marinha e tudo mais que o local oferece. E, melhor ainda, fora da alta temporada.

Reserve sua pousada em Fernando de Noronha aqui!

Corpus Christi (quinta – 31/05)

Para Família

Partiu conhecer Bonito? A capital do ecoturismo no país é perfeita para levar a família inteira e se deliciar com algumas das paisagens mais deslumbrantes do Pantanal. Entre seus lagos cristalinos e grutas com estalactites e estalagmites, todos vão curtir bastante. Maio faz parte da estação de seca, garantindo tempo bom sempre e as águas mais transparentes (e com mais peixinhos).

Confira mais motivos para visitar Bonito!

 

Ou a Serra Gaúcha! E aí entram várias opções: Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos com as várias vinícolas e cantinas da melhor gastronomia italiana, além do passeio de trem até Carlos Barbosa com paisagens incríveis; Gramado e Canela: a dupla imbatível em termos de atrações tanto culturais, gastronômicas e de natureza, para adultos e crianças; os Cânions dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, em especial Itambezinho, Fortaleza e Monte Negro, todos com partida a partir de Cambará do Sul; Nova Petrópolis e os jardins da Serra, com direito a fazer rafting e visitar o Templo Budista em Três Coroas; ou curtir os espumantes e as belezas de Garibaldi. Difícil será escolher o destino!

 

Para Romance

Quem disse que o Jalapão não é romântico? A região possui 34 mil km de dunas, chapadas, rios e cachoeiras. Apesar do acesso um pouco mais difícil, é possível conhecer bem o Parque dentro do período de um feriado. Com clima romântico – principalmente para casais que apreciam natureza e aventura – o Jalapão é uma ótima pedida em maio com menos chuvas.

Dicas para curtir o Incrível Jalapão

Ou com o friozinho chegando Monte Verde, em Minas Gerais ganha destaque! A charmosa cidade atrai casais apaixonados em busca da natureza, do conforto dos hotéis e da gastronomia da região!

Reserve seu hotel em Monte Verde aqui!

 

Para Solteiros

Bóra pra Praia da Pipa! Localizada em Tibau do Sul, a 80 km de Natal, Pipa já é um dos destinos mais conhecidos no litoral potiguar. As praias, com suas falésias, são de tirar o fôlego, e visitá-la na baixa temporada pode ser o melhor para aproveitar ao máximo. E o centrinho da vila é sempre point de reunião de muita gente jovem e animada para comer, beber e ouvir música.

Imagens em 360 graus de Pipa e Tibau do Sul

Ou Porto Seguro, na Bahia. Sempre agitada a cidade baiana recebe muitos solteiros em busca das diversas festas nas diferentes praias locais. Aproveite muito o centrinho e a Passarela do Álcool para azarar e paquerar.

Confira o Guia Completo de Porto Seguro e arredores

Você está conferindo dicas de destinos para viajar nos feriados de 2018! Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Independência do Brasil (sexta – 07/09)

Para Família

Que tal a Chapada dos Veadeiros? Cercada de misticismo e muita natureza, a Chapada uma imensidão de cachoeiras que estão entre as mais incríveis do centro-oeste. O principal ponto de entrada é através de Alto Paraíso de Goiás, e de lá partem os melhores passeios. O Vale da Lua também está famoso como um dos pontos turísticos mais exóticos da região.

Confira hotéis e pousadas na Chapada dos Veadeiros aqui!

 

Ou a Praia do Forte, que tem tudo o que você e sua família precisam para um feriadão incrível! Praias, vila aconchegante repleta de restaurantes e pousadas charmosas, piscinas naturais, um castelo medieval e o Projeto Tamar com tartarugas e muita vida marinha. A Praia do Forte fica a 80 km de Salvador e ainda dá pra conhecer a capital baiana na mesma viagem!

PRAIA DO FORTE COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Ou ainda curtir a capital paulista? São Paulo tem muitos museus, casas de shows, parques e várias outras atrações que pode ser uma ótima alternativa para o feriadão de 7 de setembro.

Veja imagens em 360 graus de São Paulo

Em setembro também acontece a Festa das Flores em Holambra, ótimo passeio para curtir o evento e conhecer a cidade mais holandesa de São Paulo!

Curta flores e muitas atrações na Expoflora de Holambra

 

Para Romance

Campos do Jordão é a pedida para os apaixonados. Destino famoso entre casais, Campos do Jordão atrai com sua cultura suíça, arquitetura alpina e muitos atrativos para pombinhos de todas as idades. Em setembro ainda está um certo clima de friozinho que torna a cidade ideal para namorados, que podem aproveitar suas cervejas artesanais e fondues para todos os gostos – mas sem o tumulto do auge do inverno.

Reserve aqui seu hotel em Campos do Jordão

Ou, para quem prefere calor, a pedida de setembro são as piscinas naturais, como a Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo, Maragogi, Jericoacoara, Península de Maraú ou a Praia dos Carneiros. Todos são destinos aconchegantes, com pousadas gostosas e cenários dos sonhos para qualquer casal!

Para Solteiros

A Chapada Diamantina é boa pedida para quem passar o feriadão da Independência longe do agito e próximo da natureza. Com um ecossistema riquíssimo de rios, lagos,cachoeiras, grutas, cânions e muito mais, a Chapada baiana é um verdadeiro paraíso para os aventureiros. Trekking, rapel, tirolesa e rafting são alguns dos esportes muito vistos por lá. Ah, e em setembro rola o Festival de Jazz do Capão, atraindo muita gente para lá.

CHAPADA DIAMANTINA: o que saber antes de ir e o que fazer

 

Ou ainda que tal curtir a good vib em São Thomé das Letras? A cidade mineira é um dos points jovens mais famosos e é repleta de cachoeiras, riachos e o centrinho animado todo final de tarde. Isso sem falar do tradicional pôr do sol apreciado da pirâmide no alto do morro. Imperdível!

 

Dia de Nossa Senhora de Aparecida (sexta – 12/10)

Para Família

Dona do maior santuário do mundo dedicado a Nossa Senhora, Aparecida, a cidade paulista recebe cerca de 200 mil romeiros peregrinando para lá durante esse feriado. A imagem original da Santa foi encontrada no século 18 e fica dentro na Basílica Nova, uma das mais incríveis e belas de todo o mundo. Uma demonstração belíssima de fé. Vale a pena conferir essa festa!

Confira dicas para conhecer a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida

 

Quem não é religioso, a pedida para o feriadão de 12 de outubro é conhecer as Cidades Históricas de Minas Gerais! Chegando por Belo Horizonte é possível fazer o roteiro: Sabará, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes, e apreciar muita cultura, belíssimas obras de arte, histórias sensacionais do nosso país, além, é claro, da deliciosa culinária mineira.

Confira o GUIA COMPLETO das CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS

Para Romance

Que tal passear pelo Delta do Parnaíba? Destino não tão popular quanto merecia ser, o Delta do Parnaíba oferece uma das paisagens mais diferentes que você pode encontrar no Brasil. O passeio de barco pelos rios e manguezais é incomparável – e perfeito para casais apaixonados. As ilhas fluviais ainda apresentam algumas praias lindíssimas para curtir o feriadão.

Confira também a Rota das Emoções: sensacional para qualquer feriadão!

Outro lugar para outubro a dois é o litoral norte de São Paulo, com Ilhabela e Ubatuba, e algumas cidades cariocas logo acima, como Paraty. O destino é deslumbrante, repleto de cenários paradisíacos e a época sem grande lotação ainda.

8 Motivos porque você deveria ir para o Litoral Norte e SP

Para Solteiros

Blumenau, claro! E o motivo é simples: se chama Oktoberfest. A festa alemã da cerveja movimenta milhares de turistas na cidadezinha catarinense todos os anos, e dura do primeiro ao terceiro final de semana do mês. Além de provar muitas cervejas locais, nacionais e estrangeiras, ainda é possível conhecer a cultura germânica e aproveitar de quebra algumas das melhores praias de Santa Catarina, que ficam em Balneário Camboriú, a apenas 70 km de lá.

Reserve seu hotel para a Oktoberfest aqui!

E para quem quer tranquilidade e uma vib alternativa, indicamos a Ilha do Mel, um recanto delicioso para acampar e curtir a natureza. As duas vilas (Nova Brasília e Encantadas) sempre tem movimento no final de tarde e a noite, onde encontra-se muita gente para bater papo e paquerar.

Confira imagens em 360 graus da Ilha do Mel

Dia de Finados (sexta – 02/11)

Para Família

Caldas Novas é o lugar ideal! As fontes de água quente da cidade goiana atraem mais de um milhão de turistas todos os anos. Considerada a maior estância hidrotermal do mundo, até mesmo os hotéis e resorts oferecem piscinas quentinhas para os hóspedes – ideais para levar as crianças. E o Parque Estadual da Serra das Caldas possui trilhas, cachoeiras e muita fauna e flora típicas do serrado brasileiro.

Reserve seu hotel em Caldas Novas aqui!

 

Ou ainda visitar a Serra do Rio de Janeiro, com o trio sensacional: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Garantia de muitas atrações, cultura, história e belíssimas paisagens!

Confira também o Guia Completo de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo!

 

Para Romance

O Sul da Bahia é a boa pedida para o início de novembro. Em Porto Seguro e região é possível visitar algumas das melhores praias não só do litoral sul baiano, mas de toda a costa nacional. Basta escolher entre a cidade principal e outras próximas, como Caraíva, Praia do Espelho, Trancoso, Arraial D’Ajuda e mais. E todas elas oferecem o clima perfeito para curtir a dois, com um belo mar, muita paz e contato com a natureza.

Confira as 7 Melhores praias entre Trancoso e Arraial D’Ajuda

Ou curtir a pacata Tiradentes. A cidadezinha mineira é pequena e cheia de charme. Pousadas, lojinhas, restaurantes e barzinhos descolados fazem o clima que atraem muitos casais apaixonados.

Reserve sua pousada em Tiradentes aqui!

Ou ainda se deliciar na tranquila Canoa Quebrada que tem clima de interior todos os dias. Passeios de bugue levam para praias mais longe e igualmente belas, com falésias e um mar cristalino!

Curta Canoa Quebrada sem pressa: veja dicas!

Para Solteiros

A boa da vez é Morro de São Paulo. Outro destino litorâneo considerado perfeito para os solteiros, costuma ficar sempre mais agitada no verão. Mas como é sempre bom fugir do tumulto e dos preços da alta temporada, em novembro já está quente o suficiente para curtir as lindíssimas praias da ilha, que recebe turistas do mundo todo. Para ficar melhor, não faltam festas por lá, além de muitos bares com música e gente jovem o tempo inteiro.

Visite também a Ilha de Boipeba

E claro que Rio de Janeiro é sempre uma ótima opção para qualquer feriadão, com agito dia e noite, belas praias e muita cultura!

Guia Completo do Rio de Janeiro

Proclamação da República (quinta – 15/11)

Para Família

Agora é a vez de Jericoacoara para a família toda! Levar a criançada para a praia é sempre uma pedida. E se a praia for Jeri, melhor ainda. A 300 km de Fortaleza, a vila cearense funciona como uma espécie de refúgio, ainda não tão lotada, mas recebendo sua boa cota de turistas. Fugir do verão é sempre mais vantajoso, então aproveite o feriadão para conhecer as dunas, as lagoas e o mar incrível. E não se esqueça de tirar fotos nas famosas redes dentro d’água.

Confira pousadas em Jeri aqui!

E por ser um feriado ainda maior, caindo na quinta, uma boa dica é ir até Manaus e conhecer a exuberante Floresta Amazônica! Com passeios incríveis, a região é visitada por turistas do mundo todo e merece a sua também. A criançada adora passear entre as grandes árvores e conhecer mais da nossa biodiversidade. Passeio inesquecível para toda a família!

FLORESTA AMAZÔNICA: um destino exuberante do Brasil

 

Para Romance

O destino da vez para os casais é Maragogi. O Caribe Alagoano não recebe esse apelido por acaso. Os inúmeros recifes do mar de Maragogi formam as piscinas naturais mais deslumbrantes do país – e por isso mesmo a região se chama Costa dos Corais (fica entre Maceió e Recife). Com muitos coqueirais e beleza em todo lugar que se olha, a cidade é perfeita para os casais em busca de tranquilidade para fugir no feriado.

Reserve seu hotel em Maragogi aqui!

Você pode aproveitar os 4 dias de feriadão e percorrer a Rota Ecológica de Alagoas, com muitas praias paradisíacas e várias pousadinhas charmosas. Dá para planejar um roteiro menor e curtir muito mais!

Outra opção é curtir o feriadão visitando Maceió e Aracaju que serve de base para os passeios até o Cânion do Xingó e a Foz do Rio São Francisco. Destinos que todo mundo deve visitar!

Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelo Rio São Francisco

Para Solteiros

Balneário Camboriú tem muita badalação, belas praias e turistas do mundo todo, e é um dos destinos jovens mais agitados do Brasil. A cidade catarinense abriga algumas das boates mais famosas do país e novembro já funciona quase como alta temporada por lá. Para quem gosta de bares, baladas e agito, não há lugar melhor.

As Melhores Praias de Balneário Camboriú

Os solteiros e mochileiros também curtem visitar em novembro a Serra da Canastra, que abriga a Casca D’Anta, a primeira queda do Rio São Francisco. O destino tem muitas trilhas, muito verde e um povo querido demais!

Veja mais destinos de Natureza e Aventura

 

Natal (terça – 25/12)

Para Família

Gramado e Canela sem dúvida estão no topo da lista das indicadas para passar o Natal. As cidades gêmeas gaúchas são praticamente inseparáveis, quem visita uma também visita a outra. E o Natal Luz de Gramado é a principal atração de fim do ano em todo o país. Durante o período as ruas ficam todas iluminadas e enfeitadas de maneira temática – uma experiência inesquecível para a família.

NATAL LUZ em GRAMADO

Para Romance

Penedo é outra cidade famosa por seu Natal, já que é colônia finlandesa e enfeita-se toda para a época. A influência do país europeu em Penedo tornou-a uma verdadeira capital do assunto no estado do Rio de Janeiro, com a Casa do Papai Noel, fábricas de chocolate e gastronomia nórdica. Para os namorados, o clima aconchegante torna a viagem ainda mais saborosa.

PENEDO: um destino filandês no Brasil

Para Solteiros

Não vai passar o Natal com a família? Então aproveite para conhecer uma das capitais mais agradáveis do Brasil: Curitiba! Considerada a melhor em qualidade de vida, a capital paranaense é muito bem planejada e organizada, tornando fácil para qualquer um se virar – mesmo se for sozinho. Com muitas boates, bares e pubs de qualidade, a noite é uma criança por lá. E em dezembro você ainda foge do frio curitibano.

Reserve aqui seu hotel em Curitiba

Revéillon (terça – 01/01)

Para Família

E chegamos novamente na virada do ano e o Rio de Janeiro é destino desejado. O feriado mesmo só cai em 2019, mas a maioria das pessoas vai aproveitar para viajar já na sexta, dia 28, e curtir o último feriadão de 2018. E que tal fechar o ano na Cidade Maravilhosa? Apesar do enorme número de turistas que recebe para o Ano Novo, ainda assim o Rio é perfeito para famílias. São muitas as praias e pontos turísticos que tornam de lá uma viagem inesquecível para todos.

Confira o Rio de Janeiro em imagens em 30 graus

Para Romance

Ao lado de Morro de São Paulo fica outra ilha que os moradores de Salvador conhecem bem, mas que foi descoberta a pouco tempo pelos turistas de fora: Ilha de Boipeba. Mas, apesar da proximidade, ela é completamente diferente da badalada vizinha. Nela o que impera é a tranquilidade, com praias desertas e duas vilas de ambiente rústico. Tudo para um Revéillon romântico a dois, por mais que nessa época Boipeba fique mais cheia que o normal.

ILHA DE BOIPEBA: um paraíso na Bahia

Para Solteiros

A capital da badalação no final do ano no Brasil é mesmo Floripa. A Ilha da Magia oferece incontáveis festas para todas as tribos no Revéillon, principalmente na luxuosa Jurerê Internacional. Não falta gente rica, jovem e bonita por lá durante o período. E ainda é possível explorar as deliciosas praias do sul, como Lagoinha do Leste e Campeche – apontadas entre as mais belas do país.

REVÈILLON NA ILHA DA MAGIA

Feriados Regionais

Em São Paulo

O Aniversário da Cidade de São Paulo (quinta – 25/01) é uma ótima oportunidade para viajar para locais próximos no verão. Ilhabela, por exemplo, é destino ideal para todos os tipos de turista – famílias, casais e solteiros. Por lá existe de tudo, com belas praias e cachoeiras, bares e boates animados, recantos mais agitados ou mais isolados.

Já no meio do ano, no feriado da Revolução Constitucionalista (segunda – 09/07), é uma boa visitar Monte Verde. Apesar de ficar em Minas Gerais, a cidade está a menos de três horas de carro de São Paulo. E, em julho, recebe um dos principais festivais de inverno do país, com shows e muito mais. O local é perfeito para famílias, com muitas opções de ecoturismo. Também para casais, pelo estilo alpino da cidade. E os solteiros podem curtir o festival e muita aventura na região.

No Rio de Janeiro

Os cariocas têm o seu feriado próprio no Dia de São Jorge (segunda – 23/04), e ele ganhou um feriado particular para a capital do estado. Como há sempre calor por lá, abril ainda é um mês quente. Então nada melhor que aproveitar as muitas praias da Região dos Lagos, como a de Búzios, um dos destinos mais badalados do Brasil. Entre o agito da cidade, com seus bares e boates, e as belezas das praias da região, definitivamente a cidade é destino para famílias, casais ou solteiros – todos vão curtir do mesmo jeito.

Em Curitiba

O Aniversário de Curitiba (29/03 – quinta) apresenta uma bela oportunidade para viagens dos moradores locais ao litoral norte de Santa Catarina. A ilha de São Francisco do Sul, bem perto de Joinville, e também Porto Belo, é um destino perfeito para a ocasião – com sua paisagem incrível e praias que parecem feitas perfeitamente para relaxar e curtir a vida. E, como não é feriado catarinense nesse período, evita-se o grande trânsito que a cidadezinha costuma receber.

Em Porto Alegre

O Aniversário de Porto Alegre (26/03 – segunda) permite aos gaúchos três dias para viajar. Uma boa oportunidade para conhecer os cânions de Cambará do Sul, o Itaimbezinho e o Fortaleza. São três horas de estrada até a divisa com Santa Catarina, mas a jornada compensa com um dos lugares mais incríveis do sul do país. Os cânions chegam a 7 km de extensão e 900 metros de paredão, além de oferecerem trilhas, rios e cachoeiras na região.

 

Em Salvador

O Aniversário de Salvador (29/03 – quinta) pode ser o momento ideal para visitar Aracaju. Os soteropolitanos que ainda não conhecem a capital de Sergipe vão se surpreender. São apenas quatro horas de carro até a cidade, que reúne um misto de modernidade com interior. Com dunas, piscinas naturais e uma orla linda, as opções são muitas e para todos os gostos. A culinária sergipana oferece o melhor do Nordeste, e não falta forró para dançar quando o sol se põe.

Em Fortaleza

O Aniversário de Fortaleza (13/04 – sexta) dá aos cearenses a chance de fugir da rotina e conhecer lugares como a vizinha Natal. Um feriadão é suficiente para conhecer a capital potiguar, que fica a sete horas de carro e possui as dunas mais famosas do Brasil. Além disso, a gastronomia de Natal é uma das melhores do Nordeste, com restaurantes renomados e especializados em frutos do mar. O bairro de Ponta Negra é o mais famoso, mas a cidade tem ainda muito a oferecer.

Feriado em SP, RJ, MG, RS e algumas outras cidades

O Dia da Consciência Negra (terça – 20/11) é feriado em muitos lugares, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Para quem pode emendar o feriadão entre 15 e 20 de novembro, ótimo – e nossas sugestões já estão lá. Mas a maioria das pessoas terá de escolher entre um dos dois, já que dificilmente as empresas darão cinco dias seguidos de folga para os funcionários.

Os que conseguirem folgar apenas neste, podem aproveitar uma capital como João Pessoa, um daqueles lugares que não têm o reconhecimento que merecem. Como novembro ainda é antes do verão, não fica o mesmo tumulto da alta temporada. Para as famílias, é uma cidade muito aconchegante, cheia de história e cultura, além das praias lindas. Para os casais, o litoral da região oferece inúmeras alternativas para se isolar e curtir a dois. E para os solteiros, é um destino com ótimos bares e vida noturna, mesmo que não tão badalado.

***
E então? Lista pronta com os destinos a serem visitados nos feriados de 2018? Desejamos que você viaje em todos!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 11 de dezembro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.