FERIADOS 2015: Programe já a sua próxima viagem!

Avalie este artigo

Carnaval, o feriado prolongado queridinho de todo folião, já acabou e logo chega março onde recuperamos as energias (e as finanças) para aproveitarmos o restante dos feriados do ano.

E é só dar uma olhadinha para o calendário para ver que 2015 nos brindou com vários feriados que, para quem consegue, são ótimos para emendar.

Abril já começa com duas datas ótima, Páscoa e Tiradentes, e sem mentira do dia 01. Logo em seguida, maio merece um descanso no Dia do Trabalhador. Junho traz o friozinho e Corpus Christi caindo em uma quinta-feira. Férias de julho e chegamos a setembro, com o Dia da Independência na segunda-feira! Outubro com dia 12 na segundona! E novembro… adivinhem? Dia 02 na SEGUNDA! Só dia 15 de novembro que ficou no domingo, mas tudo bem, já deu para aproveitar bastante! Ah, só para lembrar: Natal e Ano Novo (25 e 01) estão na sexta-feira!

Pensando nos viajantes de plantão, o Guia Viagens Brasil separou algumas dicas para estes feriados. Confira as sugestões por data e boa viagem!

 

3 a 5 de abril: Sexta-Feira Santa e Páscoa

O doce feriado da Páscoa, que geralmente ocorre em março, em 2015 ficou em abril, no dia 3 Sexta-Feira Santa e dia 5 Domingo de Páscoa, criando duas folgas no mesmo mês.

Para os apaixonados por chocolates e também quem viaja com filhos, o destino da Serra Gaúcha é especial, mesmo sem a Chocofest, que não ocorre este ano devido a questões financeiras da empresa promotora. Além de todos os encantos das charmosas cidadezinhas, na região há várias empresas fabricantes de chocolates, que por si só já são uma atração que vale a pena.

Gramado e Canela concentram as principais atrações, mas visite também Garibaldi, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves e conheça toda a beleza da região.

Doce passeio pelas fábricas de chocolate em Gramado, Rio Grande do Sul. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Doce passeio pelas fábricas de chocolate em Gramado, Rio Grande do Sul.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra atração belíssima para ver é a encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, em Pernambuco. É de ficar arrepiado com a superprodução que reúne artistas famosos e a população em uma representação fantástica da vida de Jesus. Para quem estiver próximo a Brasília, o show é no Morro da Capelinha, em Planaltina, imperdível!

Já para os loucos por praia, esta data é ótima para ainda curtir o litoral, com menos turistas e ainda um sol que dá pra pegar um bronzeado. As praias de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo estão em alta. A costa do Rio de Janeiro abriga inúmeras atividades, principalmente em Búzios, Angra dos Reis e Paraty. Já o sul da Bahia nunca perde a majestade e continua lindo!

Atenção com as praias do nordeste, pois abril já pode começar as temporadas de chuva. Mas, nada que estrague os passeios.

 

18 a 21 de abril: Tiradentes

As dicas da Páscoa seguem válidas, pois o clima ainda fica bom para praia e ótimo para Serra.

Se quiser comemorar o aniversário de Brasília, que também é dia 21, a capital do Brasil tem muitos encantos, inclusive nos arredores, como Pirenópolis e Goiás Velho.

Foz do Iguaçu, na tríplice divisa Paraná-Argentina-Paraguai é imperdível e o interior de Minas Gerais na Rota do Ouro, com as cidades de Mariana e Ouro Preto, Congonhas e Tiradentes são ótimas pedidas para conhecer mais da história do Brasil e do líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Centro Histórico de Ouro Preto, uma viagem a época colonial do Brasil, em Minas Gerais. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Centro Histórico de Ouro Preto, uma viagem a época colonial do Brasil, em Minas Gerais.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E, como o feriadão pode ser de 4 dias, ou até mais para os cariocas, pois dia 23 é feriado estadual no Rio de Janeiro, os Parques Nacionais e seu entorno são lindas opções. Chapada dos Veadeiros e Alto Paraíso de Goiás; Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Pantanal do Mato Grosso; Chapada Diamantina e Lençóis na Bahia; Serra da Canastra, em Minas; o Pantanal sul-matogrossense, incluindo aí a incrível Bonito; e Aparados da Serra, na Serra Gaúcha e Catarinense.

 

1 a 3 de maio: Dia do Trabalho

Mais três dias incansáveis para aproveitar o Brasil.

Para o Dia do Trabalho (01 de maio), que tal passear pelas capitais, visitar museus, curtir peças de teatro e inúmeras outras atrações que podem passar despercebidas. Muitas prefeituras ainda organizam grandes festas, com shows gratuitos. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Maceió, Campo Grande, Manaus e Belém são incríveis e merecem uma visita!

Para quem está em Belo Horizonte, pode sair da capital e fazer o Circuito das Grutas, que engloba Cordisburgo, Sete Lagoas e Lagoa Santa. Ou ir ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, do lado da Capital.

Instituto Inhotim, em Brumadinho, do lado de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Instituto Inhotim, em Brumadinho, do lado de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em São Paulo, conheça Embu das Artes, com sua grande feira de artesanato, ou Paranapiacaba e viagem no tempo com a ferrovia.

No Paraná uma boa pedida é descer a Serra do Mar com o trem Serra Verde Express, saindo de Curitiba até Morretes, Antonina ou Paranaguá. Um passeio para apreciar a bela Estrada da Graciosa.

 

4 a 7 de junho: Corpus Christi

O friozinho do outono já convida para curtir as serras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Como o feriado é longo, as mais turísticas Gramado e Canela (RS), Campos do Jordão (SP), Petrópolis e Teresópolis (RJ), Monte Verde (MG) e São Joaquim (SC) podem lotar. Procure também pelas cidadezinhas menores e menos conhecidas, mas nem por isso menos lindas, como Santo Antônio do Pinhal (SP), Nova Petrópolis e Flores da Cunha (RS) e Urubici e Urupema (SC).

Pedra Furada no Morro da Igreja, ponto alto (literalmente) da visita a Urubici, em Santa Catarina. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pedra Furada no Morro da Igreja, ponto alto (literalmente) da visita a Urubici, em Santa Catarina.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As praias do litoral fluminense e paulista costumam ficar com tempo bom esta época do ano, sendo uma boa opção para quem não se importa com um friozinho na orla.

Outra dica legal é conhecer os Lençóis Maranhenses, onde as lagoas após as chuvas de maio ficam mais cheias e ainda mais lindas. O passeio pelo Delta do Parnaíba, no Piauí na divisa com o Maranhão, é outra opção incrível, além da Foz do Rio São Francisco e Rota do Cangaço, sempre encantando quem vai a Alagoas ou Sergipe.

E não esqueça de São João! Junho é o mês das festas juninas em todo Brasil, mas é em Campina Grande, na Paraíba, que acontece o Maior São João do Mundo. Durante 30 dias (de 6 de junho a 6 de julho) a cidade dobra o número de habitantes para a grande festa. No Parque do Povo, local do festejo, há danças e competições de quadrilhas, shows de forró, casamentos coletivos, atrações teatrais e muita comida típica!

A quadrilha, dança típica da Festa Junina, no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, na Paraíba. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A quadrilha, dança típica da Festa Junina, no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, na Paraíba.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

5 a 7 de setembro: Independência

As capitais do Centro-Oeste ficam com clima seco em setembro, o que muda a bela paisagem, não deixa frio, podendo aproveitar todas as cachoeiras, rios e lagos naturais próximos.

A Amazônia tem nos meses de julho a novembro uma época menos chuvosa, por isso, outra dica quentíssima (pelo calor local também!) é ir para Manaus, Belém e Rio Branco, capitais com muitas atrações dentro e fora da deslumbrante floresta amazônica.

Todas as capitais do nordeste cabem nos três dias de feriado. De São Luís, passando Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju até Salvador é uma época ótima para curtir as praias e as outras atrações locais.

Praia de Genipabu, em Natal, Rio Grande do Norte. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Genipabu, em Natal, Rio Grande do Norte.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E neste período há ainda outro espetáculo lindo no litoral: a presença das baleias Jubarte, que vem das águas frias da Antártida para se reproduzir no litoral brasileiro, englobando Santa Catarina até a Bahia, especialmente em Abrolhos.

E para não dizer que não falamos em flores… A Expoflora, a festa das flores, é sediada em Holambra, interior de São Paulo, e em 2015 vai de 28 de agosto a 27 de setembro. Reúne a cultura holandesa dos descendentes que se fixaram na região, com a brasileira, em um show de flores de muitas espécies, cores e tipos. Além disso, há apresentações artísticas, muita gastronomia e a famosa chuva de pétalas ao final da tarde.

 

10 a 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida

Para os devotos, destino certo deste feriado é a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, onde está a basílica da Padroeira do Brasil, que é celebrada no dia 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida. A festa reúne milhares de fiéis que saem em peregrinação e culmina com um dia de orações e comemoração na basílica. Pela grande movimentação, é preciso agendar hotéis e ver passagens com antecedência!

Para as crianças, que também tem seu dia no 12 de outubro, os parques temáticos como Beach Park, em Fortaleza; Hopi Hari, em São Paulo; e Beto Carreiro, no Balneário da Penha, em São Catarina, irão entreter todas as idades.

Para quem gosta de uma tradição, em Blumenau, São Catarina, ocorre a Oktoberfest, maior festa alemã da América Latina, que vai de 07 a 25 de outubro em 2015. Danças e comidas típicas alemãs, competição de tomadores de chopp, shows e o concurso da bela Rainha da festa são atividades garantidas na Oktoberfest de todos os anos.

Desfile da Oktoberfest, em Blumenau, Santa Catarina. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Desfile da Oktoberfest, em Blumenau, Santa Catarina.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

31 de outubro a 2 de novembro: Finados

Já em novembro, o dia 02 faz um feriado de três dias e muitos já estão pensando em economizar um pouco para as festas de final de ano. Então, paulistas, mineiros e cariocas correm para o litoral. Florianópolis é uma ótima opção, ainda não muito lotada como no final de ano, mas já dá praia. O nordeste está sempre na lista das opções. E o litoral do Paraná, em especial Ilha do Mel, reforça o encanto e é um destino bastante procurado.

Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Se não quiser gastar muito, mas aproveitar bem a natureza, que tal visitar um Parque Nacional que esteja perto da sua região. No Brasil são 69 Unidades de Conservação espalhadas por todo território, preservando e apresentando as riquezas do País. Os mais procurados são: Parque Nacional da Tijuca/RJ; Parque Nacional do Iguaçu/PR; Parque Nacional de Brasília/DF; Parque Nacional de São Joaquim/SC; Parque Nacional da Serra dos Orgãos/RJ; Parque Nacional de Itatiaia/RJ; Parque Nacional de Ubajara/CE; Parque Nacional da Chapada dos Guimarães/MT; e Parque Nacional de Aparados da Serra/RS e SC. Parques Estaduais também são ótimas opções!

 

15 de novembro: Proclamação da República

15 de novembro é domingo! Mas, tudo bem, foi o único feriado que não deu pra esticar em 2015, mas nem por isso é preciso ficar em casa. Visite a sua cidade, ou a capital mais próxima no final de semana. Certamente há muita atração para curtir. Veja o exemplo de Vitória, no Espírito Santo, com muitas belezas arquitetônicas e praias deliciosas.

Palácio Anchieta, em frente ao Porto, em Vitória, Espírito Santo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Palácio Anchieta, em frente ao Porto, em Vitória, Espírito Santo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

20 a 22 de novembro: Consciência Negra

Em algumas cidades do Brasil, dia 20 de novembro é feriado e dá até para pensar em emendar também. As dicas do dia 02/novembro estão valendo, com as praias começando a receber mais turistas.

As Capitais continuam lindas, em especial Salvador, que faz uma linda homenagem a cultura negra nesta época, com algumas celebrações espalhadas pela cidade.

Dique do Tororó com os Orixás. Cultura afro presente no dia-a-dia de Salvador, Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dique do Tororó com os Orixás. Cultura afro presente no dia-a-dia de Salvador, Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E para quem está no Paraná, ou próximo, a München Fest agita a cidade de Ponta Grossa, próximo de Curitiba, no final de novembro a início de dezembro. A Festa Nacional do Chope Escuro é muito parecida com a Oktoberfest, com baile e comidas típicas, além de muitos shows durante os 10 dias da festa, que ainda não foram definidos para 2015. Aproveite o passeio para ir até o Parque Estadual de Vila Velha e ao Canyon Guartelá, em Tibagi, considerado um dos maiores do mundo pela sua extensão. E talvez você nem sabia, não é? Passeios lindos em meio à natureza que valem muito a pena.

 

25 a 27 de dezembro: Natal

Natal já é uma data que muitas empresas saem em recesso até janeiro e algumas tiram férias coletivas. Mas, se você só tem mesmo o feriado, sem problemas! Há muita festa linda natalina ocorrendo Brasil a fora.

Gramado é certamente o destino mais indicado. O Natal Luz da cidade encanta a todos, com programação variada de desfiles, show das águas, corais, apresentações artísticas e, é claro, a Aldeia do Papai Noel para a criançada.

A Aldeia do Papai Noel encanta a todos, em Gramado, Rio Grande do Sul. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Aldeia do Papai Noel encanta a todos, em Gramado, Rio Grande do Sul.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Curitiba também tem uma bela apresentação natalina no Palácio Avenida, na Rua XV, bem no Centro. Fique atento a programação.

 

31 de dezembro a 02 de janeiro: Ano Novo

O destino preferido dos brasileiros no Ano Novo é a Cidade Maravilhosa, com sua festa da virada nas areias de Copacabana. Florianópolis não fica atrás na orla da Avenida Beira Mar Norte com o show de fogos.

Ponte Hercílio Luz, palco da queima de fogos no Réveillon de Florianópolis, em Santa Catarina. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ponte Hercílio Luz, palco da queima de fogos no Réveillon de Florianópolis, em Santa Catarina.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já deu para perceber que 2015 vai deixar saudades com tantos feriados e viagens incríveis, não é mesmo? Acompanhe nosso Blog e conheça cada destino do nosso maravilhoso Brasil para curtir bem durante todo o ano!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 24 de fevereiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.