EMBU DAS ARTES: vida artística pertinho de São Paulo

Avalie este artigo

Embu das Artes é um dos locais mais procurados na alta temporada para roteiros variados, considerando sua ampla disposição cultural, artística e social em atrações turísticas.

A história da cidade surge de uma aldeia conhecida como “Cobra-grande”, em tupi-guarani. A aldeia foi fundada por jesuítas ente 1555 e 1559, crescendo a partir dos trabalhos feitos por padres da região. Os primeiros traços artísticos do local surgiram nas mãos dos católicos e indígenas, na construção da mais famosa marca da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que também abriga em anexo o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que mostra a história e tradição artística de Embu.

Um dos cartões-postais da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Embu das Artes, São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Um dos cartões-postais da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, em Embu das Artes, São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ainda falando em arte, a Galeria Fênix, palácio da arte plástica, abriga uma coleção que reúne pinturas e esculturas de 40 artistas renomados, como Inos Corradin e José Saboya.

Como berço da arte, a cidade recebeu artistas consagrados no século XX como Cássio M’Boy, Assis do Embu, Mestres Sakai e Gama, Solano Trindade, entre outros, responsáveis inclusive pela fundação da conhecia feira de Embu das Artes, que se tornou um movimento artístico crescente a partir de sua criação em 1969.

Tradicional feira de artes invade todo o centro e o coreto da praça principal, em Embu das Artes, São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Tradicional feira de artes invade todo o centro e o coreto da praça principal, em Embu das Artes, São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A feira, considerada a maior feira de artes do país, é tradição na cidade e conta com diversos artigos de ótima qualidade. Realizada nas ruas do Centro Histórico, sempre chama a atenção do público pelo alto número de artistas e artesãos expondo e vendendo suas mercadorias. Além disso, diversos ateliês também abrem suas portas e os visitantes são recebidos pelos próprios artistas.

Loja de artesanatos diversos, em Embu das Artes, São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Loja e ateliê de peças diversas, em Embu das Artes, São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Embu das Artes é conhecida também pelas atrações ecológicas, como a famosa Cidade das Abelhas, localizada em uma área de preservação ambiental no meio da Mata Atlântica. No passeio, permita-se conhecer um pouco mais sobre a vida de apicultor e a criação de abelhas.

Para quem deseja relaxar, uma boa ideia é fazer um passeio até o Parque do Lago Francisco Rizzo. Povoado por dezenas de espécies aquáticas, o lago acompanhado de um extenso espaço verde, é um ótimo lugar para descansar após o almoço.

Falando em comida, a gastronomia é um dos maiores focos da cidade, então, não deixe de conhecer a culinária de Embu das Artes. A Praça de Alimentação, maior complexo gastronômico do centro histórico da cidade, é uma opção aconchegante. E na vida noturna, é essencial aproveitar para comer em algum restaurante, com diferentes opções para todos os bolsos e gostos.

Loja de móveis no Centro Histórico e ao lado um restaurante, em Embu das Artes, São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Loja de móveis no Centro Histórico e ao lado um restaurante, em Embu das Artes, São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra dica para garantir a diversão nas férias em Embu das Artes é realizar sua visita durante a época do Festival de Flores. O FestFlores acontece sempre em setembro e é um dos mais famosos eventos locais. Com artesanato, mostras de paisagismo, decoração floral, feira gourmet e atrações musicais e culturais, a feira é um atrativo e tanto para viagem.

Se você está pertinho de São Paulo, nada de ficar em casa no final de semana ou feriado! Embu das Artes tem muitas atrações para te receber!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 30 de janeiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.