DOMINGOS MARTINS: 6 motivos para conhecer esse recanto

Avalie este artigo

Quem pensa que o turismo no Espírito Santo se limita ao litoral está muito enganado. A serra capixaba também reserva muitos atrativos para o visitante, reunindo uma agradável mistura entre belezas naturais e muita cultura para quem chega lá. E um dos destinos mais procurados da região é a cidade de Domingos Martins.

Localizada a cerca de 50 km de Vitória, o trajeto desde a capital pode ser feito em uma hora de carro, tornando o local bastante acessível através do aeroporto Eurico de Aguiar Salles para visitantes de todos os pontos do Brasil. E as diversas opções de natureza, lazer e história no município de aproximadamente 35 mil habitantes e seus arredores fizeram o destino se tornar destaque aqui no Guia Viagens Brasil.

1. Parque Estadual da Pedra Azul

Não há dúvidas de que o grande ponto turístico de toda região é a Pedra Azul. A formação de granito possui 1822 metros de altura e a mata ao seu redor apresenta fauna e flora riquíssimas para os turistas que se aventuram por lá.

As trilhas do Parque possuem níveis fácil e médio/difícil, garantindo o acesso para pessoas de todos os tipos. No caminho, são muitos os mirantes, rios e cachoeiras. Para o percurso mais avançado, é necessário realizar agendamento prévio com a administração da reserva. De toda forma, quem visita Domingos Martins não pode deixar de conhecer o Parque Estadual e toda a sua beleza.

Reserve seu Hotel em Domingos Martins

2. A Cultura Alemã

A ambientação geral do município remete à colonização germânica. Os alemães chegaram em meados do século 19 e foram seguidos depois por italianos, mas em menor número. Por isso, é possível aproveitar o clima aconchegante em toda Domingos Martins com casinhas no estilo europeu relembrando os primeiros colonos.

O Marco da Colonização é um dos pontos turísticos que remetem ao assunto, assim como a Estação Germânia, o Monumento ao Colono Imigrante, o Museu da Colonização Alemã, o Fjordland e a Igreja Luterana local.

3. Gastronomia e Hospedagem de alto nível

Não são poucos os hotéis, pousadas e sítios de qualidade para receber os visitantes em Domingos Martins. E a maioria deles com o diferencial de oferecer uma ambientação e uma experiência dos tempos coloniais ao turista – principalmente com a influência alemã.

A gastronomia local também se destaca entre as atrações da cidade, com uma deliciosa mistura de sabores nos ótimos restaurantes locais. É possível aproveitar a culinária germânica e italiana dos colonizadores, mas também comidas mineiras por conta do Estado vizinho e os pratos típicos de frutos do mar tão comuns em todo o Espírito Santo. Por essas e outras, quem passa por lá não deixa de saborear a cozinha artesanal da cidade.

Para aproveitar tudo o que os hotéis e restaurantes oferecem de bom, uma das épocas mais charmosas para visita Domingos Martins é o inverno. Pela região serrana, as temperadas descem lá embaixo e os cenários ficam deslumbrantes, bem aquele clima que todo casal adora curtir em frente a lareira em uma pousada bem aconchegante! Vale a pena se programar com antecedência para garantir as reservas.

Você está conferindo os motivos para incluir Domingos Martins na sua lista de viagens. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

4. Passeio de Trem

Domingos Martins não é o ponto de partida nem o final, mas recebe o Trem das Montanhas Capixabas. O passeio de duas horas e meia começa na cidade de Viana e vai até Araguaia, percorrendo 46 km pela Serra do Mar e proporcionando um visual incrível para os turistas que viajam nele. A locomotiva chega a 530 metros de altitude passando por túneis, pontes e cachoeiras. Vale a pena curtir esse bucólico trajeto de trem.

5. Agroturismo em crescimento

Os muitos sítios de Domingos Martins e região passaram a oferecer experiências diferentes aos turistas. Fazer trilhas, explorar e aprender sobre os cultivos e plantações e colher frutas estão entre as atividades de agroturismo presentes por lá. Ah, e é claro que não faltam produtos e comidas tipicamente bucólicas à venda, desde queijos e embutidos até pães, doces e cervejas.

Entre as principais opções de sítios estão o Herança, o Chez Domaine, o Sabores da Montanha, o Sítio dos Palmitos e o Sítio das Flores. Bom mesmo é passar um dia em cada um!

Reserve seu Hotel em Domingos Martins

6. Festas típicas

O calendário de eventos de Domingos Martins reserva atrações para todos os gostos. O fim de janeiro é guardado para a Sommerfest: o Festival da Imigração Alemã, com bailes, comidas e bebidas típicas.

Em agosto vem a Festa do Morango, celebrando o cultivo da fruta na região. Já em setembro, a Pommerfest celebra a imigração de colonos da região alemã da Pomerânia, e no mesmo mês, o Pedro Blues & Jazz Festival promete levar a região ao mapa da música brasileira. E em outubro, a Blumenfest traz a Festa das Flores para Domingos Martins.

***
Entre casais buscando um refúgio romântico, jovens aventureiros e famílias de todas as regiões do país, Domingos Martins tem motivos o ano todo com muitas atrações para o turista conhecer a cidade e a região serrana do Espírito Santo!

Para saber mais sobre Domingos Martins e o turismo na região, visite ainda a página do destino no Guia Viagens Brasil!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 26 de agosto de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.