Destinos para as FÉRIAS de JULHO com CRIANÇAS

Avalie este artigo

‘Férias de julho’ é sinônimo de viagem com crianças. Entreter os pequenos no destino escolhido pode ser mais simples que você imagina, basta dar uma atenção aos locais com atrações voltadas para os pequenos e programação especial.

O Guia Viagens Brasil selecionou alguns lugares ótimos para viajar com as crianças e se divertir durante todas as férias. Confira.

São Paulo

A capital com vida financeira e noturna movimentada também deixará as crianças encantadas. A atração mais requisitada pelas crianças em São Paulo é o Museu do Catavento(www.cataventocultural.org.br), cujo propósito é educar divertindo. O local mais parece uma grande e curiosa sala de aula, onde as crianças podem pegar e mexer em tudo, além de participar de dezenas de experimentos, seja para entender a ação da eletricidade nos cabelos, observar ilusões de ótica na Sala de Espelhos e Luzes, ou aprender sobre o Planeta Terra, a Natureza e o Corpo Humano. Em julho, o museu conta com programação especial, como o cinema 3D e o Desafio de Robôs. O Museu do Catavento fica próximo ao Mercado Público, que pode ser parada para reabastecer as energias em um lanchinho bem tradicional.

Museu do Catavendo, ótimo espaço para as crianças em São Paulo, SP. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Museu do Catavendo, ótimo espaço para as crianças em São Paulo, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Após o lanche, é possível visitar ainda o Museu da Língua Portuguesa(www.museudalinguaportuguesa.org.br), para aqueles que já estão na idade escolar é um passeio informativo e atrativo, pois há várias salas interativas onde se pode aprender mais sobre nosso idioma e todas as suas facetas.

Museu da Língua Portuguesa, espaço interativo para aprender e se divertir em São Paulo, SP. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Museu da Língua Portuguesa, espaço interativo para aprender e se divertir em São Paulo, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já para aqueles que adoram natureza e não abrem mão de ter um contato mais próximo, o Zoo Safári(www.zoologico.com.br) (ex-Simba Safári) e o Jardim Botânico(www.jardimbotanico.sp.gov.br) são sensacionais. O Zoo reúne em 80 mil m², dezenas de animais silvestres que podem ser observados de pertinho nos 3,9 quilômetros de trajeto, que pode ser realizado em veículo próprio ou do Zoo. Já o Jardim Botânico é onde os pequenos podem correr e passear livres, leves e soltos pelas áreas temáticas da Mata Atlântica e Cerrado, pelas várias trilhas interpretativas, conhecer mais das plantas do país no Museu Botânico “Dr. João Barbosa Rodrigues”, se divertir próximo ao Lago das Ninféias e ter novas sensações no Jardim dos Sentidos.

Para conhecer os animais marinhos e de rios, o Aquário de São Paulo (www.aquariodesaopaulo.com.br) é o local certo! Os espaços temáticos dos biomas Amazônia e Pantanal e trazem toda riqueza da fauna do Brasil. O Pinguinário abriga as aves vindas da Argentina, que se perdem pelo litoral paulista. No tanque de águas salgadas o Pancho é o ator principal – um tubarão-mangona de 18 anos, com 1,80 m de comprimento e 100 quilos, que hipnotiza quem o observa. Aurora e Peregrino são outros famosos no Aquário. O casal de ursos polares encanta a todos. As atrações continuam por vários ambientes diferentes e o show das sereias é ponto alto para a diversão da criançada.

Aquário reserva muitas curiosidades, animais coloridos e os temidos tubarões em São Paulo, SP. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Aquário reserva muitas curiosidades, animais coloridos e os temidos tubarões em São Paulo, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Borboletário Águias da Serra (www.borboletarioaguiasdaserra.com.br) é outro passeio adorável para quem gosta da natureza. Aberto em março, o local – que fica no bairro Engenheiro Marsilac, no extremo da Zona Sul – abriga cerca de 2 mil borboletas de várias espécies, coloridas e diferentes, que encantam a todos os visitantes. Durante o passeio é possível conhecer o ciclo de vida das borboletas, o local que era acampamento nas gravações do filme da novela infantil Carrossel e tirar fotos com a espécie olho de coruja, que fica paradinha no dedo dos visitantes. Vale a esticadinha também para a fazendinha que fica ao lado do Borboletário, com cavalos, vacas e galinhas, onde se pode aprender mais sobre a vida no campo (ingresso a parte).

Para um dia mais rural, a Fazendinha Estação Natureza é fantástica. A fazenda fica no Brooklin e conta com ótima infraestrutura, muitos animais e atrações em meio a uma paisagem bucólica. As crianças podem alimentar os animais, passear de charrete e cavalo, ver a ordenha das vacas, fazer pão caseiro, além de se divertir nas áreas externas com brinquedos mais rústicos, mas muita segurança.

Outro passeio para conhecer a História do Brasil é no Museu do Ipiranga (Museu Paulista da Universidade de São Paulo), cujo acervo abriga objetos, móveis, utensílios, várias obras de arte e as coroas de Dom Pedro, que estão relacionadas à época da Independência do Brasil.

Museu do Ipiranga, para aprender mais da história da Independência do Brasil, em São Paulo, SP. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Museu do Ipiranga, para aprender mais da história da Independência do Brasil, em São Paulo, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ainda falando em história, o Museu da Imigração(www.museudaimigracao.org.br) mostra de forma criativa e interativa como os processos migratórios influenciaram na vida do Brasil, apresentando os movimentos recentes e o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes do Brás.

Para os amantes do esporte mais famoso do Brasil, o Museu do Futebol(www.museudofutebol.org.br) é visita obrigatória. O museu fica nas dependências do Estádio do Pacaembu e abriga um acervo com curiosidades, histórias e muitas peças, uniformes, bolas, taças, enfim, tudo que um torcedor fanático precisa ver.

As atrações de São Paulo não param por aí. Shoppings e teatros tem programação especial de férias, como a Cozinha do Mickey, no Shopping Jardim Sul; Pistas de Patinação no Gelo no Market Place e no Mooca Plaza; Festival de Férias do Teatro Folha; e o sempre divertido Parque da Mônica(www.parquedamonica.com.br) no SP Market.

Nos arredores

Para quem fica na capital durante todas as férias de julho, há ainda as atrações em cidades vizinhas, como o parque Wet’n Wild, na Rodovia dos Bandeirantes em direção a Campinas, no município de Itupeva, com atividades aquáticas para o dia inteiro (inclusive para os adultos).

Nas redondezas da capital, agora em Taubaté, está o Sítio do Pica-pau Amarelo, localizado na propriedade onde Monteiro Lobato – criador da história – cresceu. Os famosos personagens de Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, Cuca, entre outros, recebem a criançada com muita alegria e os divertem em várias atividades ao ar livre por entre pomares, gramados, jardins e parquinho. No Museu tem a hora da leitura e durante o mês de julho há programação especial.

Os personagens Emília e Visconde de Sabugosa dançando no Sítio do Pipa-pau Amarelo, em Taubaté, SP. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os personagens Emília e Visconde de Sabugosa dançando no Sítio do Pipa-pau Amarelo, em Taubaté, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro dispensa apresentação, com atrações para toda a família durante o ano inteiro. Em julho, a cidade ganha ainda mais visitantes devido às férias escolares e a criançada toma conta das várias praias e pontos turísticos.

As praias são, sem dúvida, os principais destinos de quem visita a Cidade Maravilhosa. Do Leme (Zona Sul) ao Pontal (Zona Oeste) – como dizia a canção, o turista encontra cenários agradáveis, ótima infraestrutura, águas mornas e praias agitadas ou tranquilas. Quem viaja com crianças tem a disposição ao longo da orla alguns quiosques com estrutura para os pequenos. O mais famoso do Leblon é o Baixo Bebê, com área demarcada na areia com brinquedos e guarda-sol, além de trocador para os bebês e banheiro exclusivo, deixando os pais sossegados curtindo a paisagem e uma água de coco. Outro quiosque do mesmo estilo você encontra em Ipanema, o IpaBebê.

O quiosque Baixo Bebê oferece infraestrutura para divertir os pequenos e tranquilizar os pais, no Leblon, Rio de Janeiro, RJ. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O quiosque Baixo Bebê oferece infraestrutura para divertir os pequenos e tranquilizar os pais, no Leblon, Rio de Janeiro, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E, para quem gosta de passear alugando uma bike, patins ou os quadriciclos familiares, e não despensa o visual de praia, todos os domingos a avenida da orla de Leblon ao Aterro do Flamengo fica fechada para carros, se tornando um grande point familiar.

Outra opção é passear pela Lagoa Rodrigo de Freitas, que também conta com área infantil, o Parque dos Patins que dispõe de aluguel de bikes e quadriciclos, além dos tradicionais pedalinhos, recreação certa para os pequenos.

Pedalinhos são ótimos passeios com as crianças na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, RJ. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pedalinhos são ótimos passeios com as crianças na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem não despensa o contato com as plantas e animais, recomenda-se curtir o Jardim Botânico(www.jbrj.gov.br), o Zoológico e o Parque Lage. O primeiro, além das tradicionais palmeiras imperiais, do belo orquidário, do lago com vitórias-régias e do jardim japonês, possui um parquinho bem estruturado, com balanços, escorregas, casa de bonecas e um grande tanque de areia onde a brincadeira é liberada. O Zoológico fica junto ao Parque da Quinta da Boa Vista, antiga residência da família imperial portuguesa, e é um dos mais antigos do Brasil, com 70 anos. No mês de julho o Zoo tem programação diferenciada e funciona diariamente para atender a demanda, que é gigantesca. Já o Parque Lage é um passeio mais tranquilo, onde as crianças podem brincar entre lagos, aquários, grutas artificiais, uma torre imitando um castelo, no parquinho e observando a movimentação de micos e macacos-prego nas árvores.

Assim como em São Paulo, no Rio existe a Fazendinha Estação Natureza (www.estacaonatureza.com.br) , opção fantástica para um dia mais rural. A fazenda fica em Vargem Grande, a 40 km da Zona Sul, após o Recreio dos Bandeirantes e conta com muitos animais e várias atrações voltadas a vida no campo, sempre com segurança e muita diversão.

Crianças em idade escolar (acima de 6 anos) irão adorar a visita ao Planetário na Gávea (www.planetariodorio.com.br), que passa um filme na cúpula e tem as poltronas reclináveis, dando a sensação de estar no espaço. O planetário elabora uma programação diferenciada para cada idade, principalmente no mês das férias.

Para os amantes do futebol, o passeio pelo Estádio do Maracanã(www.maracana.com) é sensacional. O local foi reformado para a Copa de 2014 e possui visita guiada pelas suas dependências, onde o visitante irá conhecer um pouco da história do esporte e saber dos acontecimentos mais importantes para o Brasil, como as copas e as finais de campeonatos nacionais.

O passeio de bondinho (www.bondinho.com.br) ao Pão-de-Açúcar e de trenzinho ao Corcovado(www.corcovado.com.br) e Cristo Redentor faz a alegria de todas as idades e é obrigatório para apreciar a paisagem do Rio de Janeiro do alto.

Passeio no bondinho até o Pão de Açúcar agrada a todas as idades, no Rio de Janeiro, RJ. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passeio no bondinho até o Pão de Açúcar agrada a todas as idades, no Rio de Janeiro, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Além destas atrações, os shoppings da cidade contam com áreas recreativas montadas para as crianças, como o Kid’s Park do Shopping Via Parque na Barra e do Shopping Leblon.

Belo Horizonte

A capital mineira, Belo Horizonte, tem opções ótimas de passeios de férias com crianças. O roteiro pode ser cultural ou de natureza, tudo com muita diversão.

O Museu dos Brinquedos é passeio obrigatório com as crianças. O seu acervo abriga mais de 800 peças de diversos países que despertam a curiosidade e encantam os baixinhos. No local há também exposições, shows, oficinas e espetáculos infantis, com programação especial no período de férias escolares. Complementando os brinquedos, visite o Museu Giramundo (www.giramundo.org), que abriga o maior acervo de bonecos usados em teatros da América Latina, sendo que alguns ainda estão em cartaz, como Pinóquio e 20 Mil Léguas Submarinas.

Outro passeio cultural e com muito conhecimento é no Museu de Ciências Naturais – PUC Minas, que possui mais de 70 mil peças com exemplares raros da fauna e flora já extintos, como alguns fósseis e ossadas de dinossauros. O Museu desenvolve atividades educacionais, científicas e culturais e conta com visitas guiadas com muita história.

Outras opções culturais para os pequenos são o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, com visitas e roteiros adaptados para cada idade, contação de histórias e oficinas; o Espaço do Conhecimento UFMG – na Praça da Liberdade, que abriga um planetário de última geração; e o Memorial Minas Gerais Vale, com momentos de leitura e interpretações de seu acervo, visitas guiadas e o projeto “Museu, lugar de criança”.

Para quem prefere passeios ao ar livre e contato com a natureza, Belo Horizonte conta com vários parques e um zoo. O Zoológico é um dos maiores e mais completos da América Latina, com cerca de 3 mil animais de mais de 250 espécies em espaços temáticos. Já no Jardim Botânico as crianças encontrarão um espaço ótimo para brincadeiras, entre lagos com espécies aquáticas, jardins floridos, muitas árvores, praças e recantos para descanso e lazer. O Parque Ecológico da Pampulha, administrado pela Fundação Zoo-Botânica de BH – o Zoo e o Jardim Botânico também são -, conta com programação especial para quem passear próximo ao coreto, com muitas oficinas de dança, música, artes e muitas brincadeiras para todas as idades.

Complexo da Lagoa da Pampulha possui o Parque Ecológico, com muitas atrações para os pequenos, em Belo Horizonte, MG. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Complexo da Lagoa da Pampulha possui o Parque Ecológico, com muitas atrações para os pequenos, em Belo Horizonte, MG.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

BH ainda conta com vários outros espaços verdes, com parquinhos, animais, ótimos para um piquenique ou simplesmente para correr livre, leve e solto pelas trilhas e áreas de lazer. Para citar alguns: Parque da Cidade Nova (com brinquedos e teatro de arena); Parque da Serra do Curral (com muitas trilhas e mirantes); Parque Municipal Burle Marx (popularmente conhecido como Parque das Águas pelas várias nascentes de rios presentes no local, conta com campos de futebol, quadras poliesportivas e playground); Parque das Mangabeiras (com recantos naturais, quadras de peteca, tênis, poliesportivas e brinquedos); Parque Mata das Borboletas (com centenas destes bichanos pelas trilhas ecológicas, além de mamíferos e aves) e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (construído em 1897 com inspiração nos parques Franceses da Belle Époque, possui jardim florido e coreto central).

Parque das Mangabeiras, ótimo passeio com as crianças em Belo Horizonte, MG. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Parque das Mangabeiras, ótimo passeio com as crianças em Belo Horizonte, MG.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O destaque vai para o Parque Guanabara (www.parqueguanabara.com.br), na Pampulha, um dos maiores parques de diversão da região, com mais de 20 brinquedos variados. Da roda-gigante ao carrossel diverte todas as idades e no período de férias tem atrações especiais, como a piscina chamada de Bumper Boat.

O Aquário No Mundo das Águas (www.nomundodasaguas.com.br) reúne mais de 30 tanques com cerca de 150 espécies de água doce e salgada, em salas temáticas, com a grande atração sendo os tubarões e o aquário aberto, onde é possível tocar nos ouriços e pepinos-do-mar. Uma experiência bem interessante e diferente para as crianças.

E para repor as energias do passeio, um lanche com pão de queijo e doce de leite mineiros é irresistível.

Brasília

A seca da Capital Federal em julho, não tira a animação das crianças, mas exige mais cuidados dos pais na hora da hidratação. Em Brasília e arredores, sempre passear levando água, sucos e lanchinhos saudáveis para a disposição não acabar mais cedo.

O passeio pode começar pelo Zoológico de Brasília(www.zoo.df.gov.br), na Asa Sul. O espaço não é gigantesco, então é possível optar por curtir um único período do dia, mas tendo animais a diversão é garantida para os pequenos. O zoo tem elefante, girafa, leão, macacos e um borboletário interessante e divertido. O próximo passeio pode ser no Jardim Botânico(www.jardimbotanico.df.gov.br), um ótimo espaço para fazer um piquenique. O Jardim Japonês é parada obrigatória no local, assim como uma passadinha no circuito de equilíbrio, que auxilia a desenvolver a psicomotricidade das crianças de uma forma divertida. Uma dica prática: o parquinho das crianças fica na sombra pela manhã, horário mais tranquilo para diversão.

Para pais que também curtem aventuras, o passeio pelo Lago Paranoá, com SUP-Kids é ótima pedida, assim como o passeio de caiaque ou pedalinho pelo Lago na Asa Norte.

O Parque Nacional de Brasília (www.icmbio.gov.br) é outro passeio sensacional com as crianças. Há trilhas por entre o Cerrado e com sorte é possível observar os animais da região.

Além disso, não deixe de conhecer a Esplanada dos Ministérios e explicar um pouquinho como o Brasil é governado.

Links relacionados

Vitória

Para quem está em Vitória, no Espírito Santo, as praias são destinos certos para as crianças. As mais frequentadas são as praias de Camburi, Curva da Jurema e Ilha do Boi. As duas primeiras contam com quiosques e alguma infraestrutura de brinquedos, já a última é necessários levar lanches.

Depois da praia, visite o Galpão das Paneleiras de Goiabeiras, onde é possível conhecer o modo de fabricação das famosas panelas de barro capixabas. Um atrativo interessante para os pequenos, que se entretém com a fábrica.

Falando em fábrica, o passeio mais desejado pelos pequenos no Espírito Santo é conhecer a Garoto (www.garoto.com.br), a empresa de chocolates, que fica em Vila Velha, ao lado da capital. A visita guiada exige preparação com vestimenta adequada e assistir a um vídeo de segurança. Depois, o visitante percorrerá os setores de produção de três tipos de chocolate: os moldados (como Mundy, Opereta e Batom), os bombons (Serenata de Amor e Surreal) e os com cobertura (bombons de fruta em geral e o Crocante). São dois os momentos mais esperados: pausas para degustação – aqui pode provar à vontade! Na primeira parada são degustados os chocolates moldados e na segunda, no final do passeio, os bombons.

Uma curiosidade sobre a Garoto: sabe aquelas balinhas brancas de hortelã na embalagem verde? Elas que foram as precursoras da empresa e até hoje existem no mercado. Os chocolates vieram depois, mas ganharam maior notoriedade.

Curitiba

Curitiba está entre as cidades do Brasil considerada child friendly, um termo utilizado para designar cidades que tem preocupação com as crianças. Então, ótimo destino para férias com os pequenos.

Comece o passeio pelos parques, que, sem dúvida, são a grande atração da cidade. O Bosque do Alemão é sensacional para os menores, pois a trilha do bosque é do conto de João e Maria e a parada obrigatória é na Casa da Bruxa, no meio do parque – uma biblioteca onde há contação de histórias e programação especial para as crianças.

O Bosque Alemão, passeio ideal com as crianças para conhecer a história de João e Maria num divertido trajeto pelo bosque, em Curitiba, PR. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Bosque Alemão, passeio ideal com as crianças para conhecer a história de João e Maria num divertido trajeto pelo bosque, em Curitiba, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Jardim Botânico é cartão-postal da cidade e também lugar ideal para curtir com os pequenos. Os jardins sempre floridos encantam e o Jardim das Sensações traz experiências diferentes. Visite também o espaço educacional do meio ambiente, próximo ao lado, onde há exposições e outras atrações itinerantes.

Os ninhos dos passarinhos em áreas do Jardim Botânico, sintonia com a natureza em Curitiba, PR.Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os ninhos dos passarinhos em áreas do Jardim Botânico, sintonia com a natureza em Curitiba, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Zoológico de Curitiba fica dentro do Parque Municipal do Iguaçu, próximo ao aeroporto, e abriga mais de 2300 espécies, entre aves, répteis, peixes e mamíferos, exóticos e nativos, com destaque para o leão, girafa e o simpático chimpanzé. Se você não quiser se deslocar tanto, no centro urbano da cidade está o Passeio Público( www.curitiba.pr.gov.br), o mais antigo parque de Curitiba, inaugurado em 1886. Ele abriga cerca de 390 pequenos animais de 150 espécies diferentes, entre eles os brincalhões macacos-aranha.

Já no Parque São Lourenço os grandinhos vão lembrar e as crianças se divertir em uma pista de carrinhos de rolimã. Para quem não sabe o que é, o carrinho feito de madeira era a diversão da garotada dos anos 70 e 80, e ainda conquista muitas crianças curitibanas. Um piquenique é sensacional entre as árvores do bosque, bem como alimentar os gansos e os peixinhos do lado. No parque ainda está o Centro de Criatividade de Curitiba, com mostras, exposições e atividades artísticas para crianças.

A entrada para todos os parques é gratuita.

Se o dia não está bom para brincar ao ar livre, vá ao Shopping Estação, onde está o Museu Ferroviário e também abriga o Dr. Botica (www.teatrodebonecosdrbotica.com.br), um teatro infantil onde bonecos encenam peças muito divertidas. Diariamente são, pelo menos, duas sessões e durante as férias a programação é especial. Outra opção de arte cênica é o Teatro José Maria Santos, que todo domingo às 11h tem atração especial para as crianças promovida pelo Teatro Guaíra. Vale a pena.
Para quem curte leitura, a Livraria Navegadores é voltada para o público infantil, com decoração temática e lúdica, onde as crianças ficam à vontade para folhear os livros e aprender sobre literatura. No período de férias, a Navegadores oferece programação cultural especial, com contação de histórias, oficinas de leitura e ateliê de artes.

Porto Alegre

Porto Alegre tem atrações ótimas para passar as férias com as crianças, que vão desde passeios ao ar livre a arte e ciência.

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS é visita obrigatória para as crianças, em especial no mês das férias, com programação especial de muitas brincadeiras e conhecimento – o Programa Férias no Museu. O museu é interativo e as crianças aprendem ciência brincando nas várias áreas temáticas, como o espaço Mamíferos Aquáticos, o Anfíbios, o de Ciência no Cinema, o Ciclomotor Elétrico, entre outros. Há também um Planetário e vários shows, como o eletrostático, que irão deixar as crianças de cabelo em pé e mostrar como a ciência pode ser divertida.

No Centro de Porto Alegre está a Casa de Cultura Mario Quintana (www.ccmq.com.br), onde acontecem muitas atividades voltadas para o público infantil, com oficinas, shows, exposições e contação de histórias junto a Biblioteca Lucília Minssen.

Os parques são outros passeios agradáveis com as crianças em Porto Alegre. O da Redenção é o principal, com parquinho, brinquedos, quadras e ampla área de lazer para correr e se divertir. O Parque Moinhos de Ventos também agrada os pequenos e proporciona um passeio gostoso para os adultos.

Já a Usina do Gasômetro (www2.portoalegre.rs.gov.br) fica às margens do Rio Guaíba e tem programação variada, podendo promover atividades para as crianças no mês de julho. O passeio pela orla já diverte muito as crianças.

Na Zona Sul estão as “praias” de Porto Alegre. As margens do Guaíba se transformam em um ponto de encontro de famílias inteiras e as crianças se divertem na areia e nos brinquedos da orla.

Arredores

Nos arredores de Porto Alegre também há muitas atrações. O Pampa Safari (www.pampasafari.com.br) é um passeio incrível e de contato com a natureza e os animais da região. São 36 km de Porto Alegre para cidade de Gravataí, que abriga o local. Os animais vivem soltos na área e o trajeto é feito de carro, no melhor estilo safari. É o maior parque do estilo na América Latina, com 320 hectares e mais de 2 mil animais.

Para quem tem tempo e quer ainda curtir o friozinho da Serra Gaúcha em julho, Gramado e Canela são destinos sensacionais para ir com as crianças.

Os museus e parques temáticos encantam visitantes de todas as idades, mas em Gramado, o Mini Mundo (www.minimundo.com.br) e o Mundo à Vapor vão deixar os pequenos enlouquecidos. O Lago Negro é o cartão-postal da cidade e o passeio de pedalinho é bem divertido. O Gramado Zoo (www.gramadozoo.com.br) e o Parque Terra Mágina Florybal(www.parqueterramagicaflorybal.com.br) vão entreter as crianças por um dia inteiro. Além disso, é possível visitar uma pequena cidade de gelo, no Mundo Gelado (www.parquemundogelado.com.br), a Aldeia do Papai Noel(www.papainoel.com)/, o Reino do Chocolate (www.oreinodochocolate.com.br) – parque temático dentro de uma fábrica de chocolates, e o Museu de Cera (www.dreamland.com.br) com várias personalidades famosas.

O surpreendente Mini Mundo, passeio que encanta todas as idades em Gramado, RS. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O surpreendente Mini Mundo, passeio que encanta todas as idades em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já em Canela a diversão fica por conta do Alpen Park(www.alpenpark.com.br) – com trenós de alta velocidade e montanhas-russas, e do Parque do Caracol, onde o passeio de trenzinho pelas trilhas vai encantar as crianças.

Estação de trem do passeio pelo Parque do Caracol, em Canela, RS. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Estação de trem do passeio pelo Parque do Caracol, em Canela, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Balneário Camboriú e Penha

Balneário Camboriú tem praias lindas e é destino sensacional em qualquer época. E pela proximidade com o Beto Carrero World torna o local ótimo para passar as férias com as crianças.

Após se deliciar nas praias da região e se divertir no Parque Unipraias – com bondinho, trilhas, arvorismo, tirolesa e trenó de montanha -, tire, no mínimo, dois dias para ir a Penha e curtir o parque do Beto Carrero (betocarrero.com.br), com várias atrações, áreas temáticas, zoológico, muitos brinquedos, shows e atrações artísticas, além de programação intensa e especial nas férias dos pequenos. Saiba mais neste outro post.

Muita diversão nos vários brinquedos e áreas temáticas do Beto Carrero World, em Penha, SC. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Muita diversão nos vários brinquedos e áreas temáticas do Beto Carrero World, em Penha, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Fortaleza

Fortaleza é um dos destinos mais procurados pelos turistas e a Praia do Futuro é ótimo point para ir com as crianças. As barracas locais oferecem infraestrutura completa para curtir a paisagem litorânea sossegado com toda família. Para os pequenos, há recreadores prontinhos para entreter com muitas brincadeiras. Piscinas exclusivas com toboáguas e vários brinquedos são atrativos ótimos para divertir os pequenos enquanto os pais aproveitam a praia.

Além disso, pertinho de Fortaleza, no município de Aquiraz, está o Beach Park (www.beachpark.com.br), o maior parque aquático da América Latina, com várias atrações. Saiba mais aqui.

Foz do Iguaçu

A cidade da tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, Foz do Iguaçu, também tem atrações incríveis para as crianças. Elas vão adorar conhecer as maiores cataratas do mundo em volume de água e se divertir por entre as trilhas da Mata Atlântica e nos passeios de barco. Próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as quedas, está o Parque das Aves (www.parquedasaves.com.br), onde os bichanos vivem soltos e até posam para as fotos, como os tucanos e araras. Veja dicas aqui.

Araras no Parque das Aves, ótimo passeio com as crianças, em For do Iguaçu, PR. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Araras no Parque das Aves, ótimo passeio com as crianças, em For do Iguaçu, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Caldas Novas e Rio Quente

Fugindo do frio para águas quentinhas está o circuito hidrotermal de Caldas Novas e Rio Quente, com vários parques, com destaque para o Hot Park(www.hotpark.com), Di Roma Acqua Park(www.diroma.com.br), Lagoa Termas Park(www.lagoaquente.com.br) e Water Park, todos com muitos brinquedos, toboáguas, piscinas térmicas, parquinhos, boias, lanchonete e muito mais para as crianças de todas as idades. Confira mais dicas aqui.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 09 de julho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.