Destinos do NORDESTE para FUGIR do FRIO

Avalie este artigo

Nem todo mundo gosta do inverno e quem mora nas regiões sudeste e sul do país pode sofrer com temperaturas mais baixas da estação. Por sorte, dentro do próprio Brasil há lugares onde o calor impera, até mesmo entre junho e agosto. São estes os destinos ideais para curtir praia e sol como fosse verão e o nordeste é campeão. Confira.

Bahia

A Bahia tem em Salvador – a Capital da Alegria, uma cidade que amana diversão e hospitalidade. Os bairros de Barra e Ondina são charmosos e bem localizados com praias lindas para curtir o sol. Já o Pelourinho atrai o público com suas ladeiras e o ambiente de Centro Histórico, ponto ideal para almoçar e apreciar o visual dos casarios coloridos e antigos, como uma viagem no tempo. Ainda do alto do Elevador Lacerda é possível ver a Baía de Todos os Santos em incrível vista panorâmica e para quem não despensa uma ajudinha sagrada, a visita a Igreja do Bonfim é obrigatória.

foto-pelourinho-salvador-bahia-brasil-0729

A Bahia ainda tem praias paradisíacas, como as de Trancoso e Arraial D’Ajuda, considerada as de relax total no país. Cantinhos desertos com cenários de filme não faltam na região e é possível ir andando por toda orla, um trajeto espetacular.

Espetacular também é Morro de São Paulo com suas pequenas praias que mais parecem piscinas naturais. Próximo de Morro e na região de Abrolhos, o mergulho é obrigatório, de snorkel ou cilindro.

Alagoas

Um pouquinho acima da Bahia, em clima de sempre verão está o estado de Alagoas, que reúne as melhores piscinas naturais do país. Da movimentada Pajuçara à badalação de Maragogi, as piscinas agradam os visitantes de todas as idades.

Para quem fica na capital, Maceió, as Piscinas Naturais de Pajuçara são passeio obrigatório, com ótima infraestrutura turística e uma bela vista para a cidade. Aproveite para curtir o por do sol petiscando em uma barraca charmosa de Ponta Verde.

Já para Paripueira é possível fazer um bate-e-volta de Maceió, com passeio garantido pelas piscinas naturais e a observação da fauna e flora subaquáticas, que são exuberantes.

Maragogi fica mais distante e merece uma visita exclusiva, com mais dias para passear de barco, mergulhar junto aos peixinhos nas águas cristalinas e curtir as praias que chegam até Pernambuco.

foto-pisicna-natural-em-maragogi-alagoas-7761

Segipe

Juntinho a Alagoas está Sergipe, separados pelo Rio São Francisco, que encontra as águas do mar em uma foz belíssima. Passeio garantido para quem visita qualquer um dos estados. Bem como o Cânion do Xingó, que fica mais para o interior, em Canindé de São Francisco, e onde o sol também não dá trégua.

foto-canions-do-xingo-em-caninde-sao-francisco-8641

Aracaju têm praias ótimas e contam com orlas urbanizadas repletas de atrações, sendo consideradas as mais completas do país e com atividades dia e noite para toda família.

Paraíba

A capital da Paraíba, João Pessoa, foi considerada a orla de melhor urbanização no Brasil, com ciclovias, calçadão, quiosques, jardins e as praias sensacionais. A Praia do Jacaré, no por do sol, tem Bolero de Ravel sendo executada por Jurandy do Sax, imperdível. João Pessoa é um destino gostoso para quem gosta de aproveitar o litoral sem perder os confortos da cidade.

bicicleta-praia-camboinha-joao-pessoa-pb

Pernambuco

Já em Pernambuco, Recife e Olinda fazem uma dobradinha imperdível, com centros históricos riquíssimos, museus e centros culturais.

Saindo do continente, um dos lugares mais bonitos e exclusivos do Brasil, está Fernando de Noronha, que não é chamada de Paraíso Brasileiro por acaso. Considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, desde 2001, a ilha conta com ondas perfeitas para a prática de surf e esportes radicais, águas cristalinas e uma biodiversidade incrível para o mergulho. A Baia do Sancho é um dos cartões-postais da ilha e considerada uma das praias mais lindas do mundo. Há ainda a Baía dos Golfinhos para apreciar os bichanos, a Praia de Atalaia para mergulhar com as tartarugas e a Baía dos Porcos para apreciar o por do sol.

foto-ricardo-junior-mirante-do-boldro-por-do-sol-em-fernando-de-noronha

Rio Grande do Norte

Voltando ao continente, a capital mais próxima de Fernando de Noronha é Natal, a Cidade do Sol. Pelo apelido carinhoso já dá para saber o que esperar por lá: dias lindos, com céu azul e o sol deixando tudo mais alegre.

As dunas e lagoas de Natal são seu maior atrativo, onde o passeio pode ser de bugue ou de dromedário. A badalada culinária local rende a cidade muitas visitas, assim como o Maior Cajueiro do Mundo. Natal também tem muita história no Forte dos Reis Magos, construído em 1681 para defender a região.

foto-dunas-de-genipabu-em-natal-brasil-8387

No caminho ao Ceará, é possível parar em Mossoró e curtir as águas quentinhas das termas.

Ceará

Fortaleza dispensa apresentações. Com muitas praias urbanas movimentadas e vida cultural agitada, a capital cearense é destino de muitos nas férias. Para quem tem crianças, o Beach Park fica pertinho de Fortaleza, no município de Aquiraz – 16 quilômetros. Para um passeio mais agitado, de bate-e-volta, é possível ir até a Canoa Quebrada, que merece uma viagem exclusiva. Já, para quem não dispensa sossego, Jericoacoara é o ponto final, um verdadeiro recanto natural pertinho do Piauí.

descanso-lagoa-do-paraiso-lagoas-de-jijoca

Piauí

Na divisa entre Piauí e Maranhão está o Delta do Rio Parnaíba, no município de Parnaíba, um encontro diferenciado das águas doces ribeirinhas com as águas salgadas do mar. A paisagem é exótica, contando com igarapés, manguezais, mata ciliar, ilhotas, ilhas e muitas prainhas deliciosas. O passeio de barco é imperdível e inesquecível.

aguas-cristalinas-delta-parnaiba-pi

Maranhão

Não é só de praia que vive o nordeste. Considerado um dos passeios mais bonitos do mundo, os Lençóis Maranhenses são diferentes de qualquer outra coisa que é possível ver no Brasil. O Parque Nacional localizado no Maranhão tem diversos circuitos, com destaques para lagoas Azul e Bonita. As dunas de areia branquinha têm como porta de entrada as cidades de Barreirinhas e Atins e os meses de junho a setembro são os ideais para a viagem, já que as lagoas estão cheias no período. Um dos cenários mais lindos do Brasil ganham tons diferenciados no por do sol, que pode ser apreciado do alto das dunas.

dunas-circuito-lagoa-azul-barreirinhas-ma

Passeios com sol, clima quente e muita animação? Só escolher o Estado acima e boa viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 23 de julho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.