CIRCUITO DO OURO: Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Santa Bárbara e Sabará

1/5 - (1 vote)

Se o nome já leva o nome de ouro, o Circuito do Ouro realmente é muito valioso e não ter como passar por Minas Gerais sem conhecer esta riqueza. São dezessete os municípios que fazem parte deste caminho, que nada mais é a rota desbravada pelos bandeirantes, que fica às margens do Rio das Velhas.

Mas andar por dezessete municípios, mesmo que a vontade seja grande, nem sempre é possível. Por isso escolhemos percorrer as belezas de Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Santa Bárbara, Sabará. E se a aventura foi grande somente nestas cidades, imagine nas outras então…

A começar por Ouro Preto, a cidade do Aleijadinho que tanto encanta aos turistas está entre as mais importantes e mais visitadas quando o assunto é conhecer mais sobre a cultura brasileira.

Os destaques vão para as famosas igrejas de Ouro Preto, mas dica difícil escolher qual visitar. Porém, seja lá qual for sua decisão, a famosa obra de arte de Aleijadinho, a Igreja São Francisco, e a mais rica de todo o estado devido à quantidade de ouro, Nossa Senhora do Pilar, não podem faltar jamais em sua jornada.

Vista da capela de São José, em Ouro Preto. - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vista da capela de São José, em Ouro Preto. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Teatro municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais. - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Teatro municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Fotos de Ouro Preto

Andando um pouco mais, Mariana é o berço de Minas, pois foi a primeira vila e depois a primeira capital mineira. Aqui o destaque fica por conta da Mina de Passagem, a maior mina de ouro aberta para visitação no mundo inteiro. Chega a 120 m de profundidade e é uma aventura diferente pelas cidades históricas.

Foto da praça e igrejas de Mariana, em Minas Gerais. - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da praça e igrejas de Mariana, em Minas Gerais. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Fotos de Mariana

Congonhas teve seu desenvolvimento justamente pelo Ciclo do Ouro e a Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, que reúne nada mais e nada menos do que um santuário com seis capelas e esculturas ao redor. E como não é muita novidade na região, esta é mais uma das grandes obras de Aleijadinho.

Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais, foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985. - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais, foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

+ Fotos de Congonhas

Depois ainda tem Santa Bárbara, bem no centro da Estrada Real, com a Igreja Matriz de Santa Bárbara que foi restaurada recentemente. Além disso, tantas outras igrejas são famosas na cidade que possui eventos como a cavalhada de Santo Amaro, que acontece no primeiro domingo de julho (já está chegando) e muitos outros ao longo do ano. É pacata, mas tem seus agitos!

Imagem Igreja Matriz de Santa Bárbara, em Minas Gerais. - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem Igreja Matriz de Santa Bárbara, em Minas Gerais. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

+ Viaje ainda mais por Santa Bárbara

E para terminar o Circuito de Ouro, não menos importante ou bela do que as demais, há Sabará, que foi uma das mais produtivas regiões na época do ouro e traz consigo grandes histórias. Sua beleza é feita dos casarões antigos que retratam a beleza antiga da cidade, com chafarizes como o Kaquende, na Rua São Pedro. Lógico que as igrejas também não faltam no local.

Imagem da igreja nossa senhora do Rosário, em Sabará. - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem da igreja nossa senhora do Rosário, em Sabará. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

+ Viaje ainda mais por Sabará

Ao andar pelo Circuito do Ouro o difícil é saber por onde passar de tanta vontade de visitar todos os lugares de Minas Gerais.

* Compartilhe no seu Facebook e convide os seus amigos para conhecer esses destinos maravilhosos!

Você poderá se intereessar também por

Por Guia Viagens Brasil Texto: Guia Viagens Brasil Fotos:  Ricardo Junior 02 de setembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.